[Fuxicos e Vícios #7] A 5ª Onda


Quem ai lembra do meu primeiro post aqui no Livros e Fuxicos? Um post onde eu me apresentei, falei do meu vicio/ritual de procurar novos livros e autores nessa internet da vida?! Lembra que eu falei de um lançamento super awesome? De um livro que oh-my-god todo mundo estava amando lá fora? E que uma editora super esperta já estava lançando ele por aqui? Well, well, esta viciada aqui ficou entrando toda hora na Saraiva pra ver se o dito livro já estava em pré-venda *e sempre que não o encontrava era uma decepção, affs* e quando eu finalmente o encontrei por lá não pensei duas vezes e já garanti o meu exemplar. Um longo e sofrido mês depois A 5ª Onda chegou na minha casa *neste momento eu, literalmente, fiz a dança da alegria, rs*, claro que não perdi meu tempo e fui logo matar a minha curiosidade e ler. E agora eu venho compartilhar com vocês queridos leitores a minha experiência com o livro do Sr. Yancey.

Já é do conhecimento de todo mundo que eu amo distopias, quando ela apresenta algo diferente daquilo que estou tão acostumada *alienígenas, oi* eu fico muito mais animada para ler, talvez tenha sido por isso que A 5ª Onda foi um livro tão esperado por mim, porque a premissa dele é diferente e eu aposto que a maioria de vocês ficou com um pouco de curiosidade para ler né? Então o Sr. Yancey acertou em cheio: distopia + diferencial alienígena = uma Mayara que não descansou enquanto não virou a última página do livro, e, acreditem, valeu a pena.

“Depois da primeira onda, só restou a escuridão.
Depois da segunda onda, somente os que tiveram sorte sobreviveram.
Depois da terceira onda, somente os que não tiveram sorte sobreviveram.
Depois da quarta onda, só há uma regra: não confie em ninguém.
Agora a quinta onda está começando...”

Esqueçam naves espaciais barulhentas que chegam piscando luzes vermelhas, aliens com aparência grotesca e de pele verde atacando a população, robôs de diferentes formatos e equipados com armas letais dizimando a humanidade... Nada disso acontece aqui. A Chegada foi sem alarde, silenciosa, ninguém sabia de fato o que os Outros queriam ou o que iriam fazer ou quem são os Outros, e quando perceberam já era tarde demais.


Agora a nova regra é: não confie em ninguém. Sério. Não confie. Em ninguém.

“Era nisso que a vida na Terra tinha se transformado desde a Chegada. Um mundo de dúvidas e incertezas.”

A 5ª Onda nos apresenta Cassie, de Cassiopeia (a constelação), uma garota cuja maior preocupação era chamar a atenção do garoto mais popular do colégio, Ben Parish, antes de A Chegada acontecer. Antes dos Outros chegarem. Agora ela tem que se virar sozinha para encontrar Sammy seu irmão, antes que os Outros a encontrem. E nesta jornada em busca de Sammy Cassie conhece Evan Walker, mas será que ela pode confiar nele? Será que ele é mesmo humano?

“Se o inimigo se parece com você, como lutar contra ele?”

Sinceramente? Eu não sei por onde começar a falar deste livro porque UAL que livro. Gente o universo criado pelo autor é fantástico *do jeitinho que eu estava esperando*, ele apresenta o mundo através dos olhos de Cassie *mas não somente sob o ponto de vista dela, mais pontos pro autor* e aos poucos vamos compreendendo de que forma aconteceu a invasão e as consequências que ela trouxe. Por meio de uma narrativa fluida e também engraçada *gente eu amei a Cassie por isso, ela narra de uma forma cômica e me peguei rindo em várias partes do livro* compreendemos o que são as ondas, como foi o desenrolar da primeira até a quarta e descobrimos, junto da protagonista, o que de fato é a quinta onda.

Rick Yancey é um cara genial, eu tiro meu chapéu pro autor que desenvolveu uma história fascinante, cheia de mistérios, cruel *sim, muito cruel* e inteligente. Tão inteligente que a regra ‘não confie em ninguém’ vale para nós leitores, porque a gente não sabe em quem confiar, até os momentos finais fica a dúvida e a incerteza de quem é quem na história (se amigo ou inimigo). E isso foi muito bacana, há tempos eu não lia um livro que me deixava sem saber em quem acreditar e qual personagem confiar, claro que sabendo do objetivo da protagonista não é difícil imaginar onde o autor nos levará, mas o caminho que ele nos faz percorrer é inusitado e super vale a pena conferir.

A 5ª Onda é um livro que tem ação, romance *ainda que pouco, foi encantador*, aventura... O livro fala de escolhas e nos faz questionar se em um mundo cada vez mais devastado ainda há lugar para a esperança, o amor, a felicidade?

“Não posso confiar nele. Preciso confiar nele.
Não posso ficar com ele. Não posso deixá-lo para trás.
Não se pode mais confiar na sorte. Os Outros me ensinaram essa lição.
Mas ainda é possível confiar no amor?”

O final é um encontro e um desencontro, não o considerei um cliffhanger daqueles, mas oh-my-god eu preciso da continuação pra ontem por motivos de ‘o fazendeiro’ rs, e eu não faço nem ideia de quando sairá a sequencia #comofazatélá?, Sr. Yancey sente-se em frente ao seu computador e escreva logo a continuação, por favor. E eu também não sei o que esperar do próximo livro. Sei que ação, um toque de romance e cenas cômicas não irão faltar. Só sei que não vejo a hora de poder ler e se eu fosse vocês corria conferir este livro que é awesome do início ao fim.

Detalhe do livro por fora e por dentro. *-*

A arte gráfica da editora esta linda, quanto a tradução/revisão da editora não posso deixar de comentar que encontrei alguns erros de digitação que passaram despercebidos, o que de fato não me incomodou, e mais para o final do livro encontrei um problema que me incomodou quando uma personagem estava falando/para pra pensar/continua a fala sabem?, a parte que ela está pensando foi colocada como outra fala, o que ficou muito confuso, se eu não estivesse prestando atenção talvez tivesse passado batido, mas eu estava e isso me irritou #poxavida #fiqueichateada.

Por último quero compartilhar com vocês algo que descobri ao sentar para escrever este post, o booktrailer do livro. Ok Mayara qual a novidade ai?! É que não é apenas um booktrailer do livro, mas quatro. Sim quatro. Cada um retratando uma das ondas. Eu achei isso o máximo e acredito que assim vocês podem ter uma ideia de como é a história além da sinopse.





Agora eu quero todo mundo saindo correndo pra garantir o seu exemplar e conferir o maravilhoso trabalho de Rick Yancey em A 5ª Onda entenderam?! Depois voltem e me contem tudo o que acharam. ^^

“Loucura: a nova normalidade.”

“Livros? São pesados e ocupam espaço na minha mochila já lotada. Mas aprecio os livros.”



“Algumas lembranças nunca podem ser deixadas para trás. Elas não pertencem ao passado. Elas pertencem a você.”


13 comentários:

  1. Oi May*

    Menina eu ainda não conhecia este livro e mesmo não me agradando muito do tema em si, aliás eu nunca li nada com alienigenas, vc conseguiu me deixar bem curiosa e com vontade de ler, isso pela sua empolgação e elogios ao livro.
    Aii, sabe que agora quero mesmo ler...
    Adoreiii sua resenha.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  2. Você me convenceu a ler. Eu nem sou fã de livros com aliens, mas realmente achei interessante a premissa e sua resenha foi tão empolgada.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  3. Eu tinha visto esse livro uma vez, mas ele não me chamou tanta atenção. Tolinha! Fiquei super curiosa agora, eu não curto muito histórias de alienígenas, mas quando você disse que eles não são grotescos logo me lembrei da série "V-Visitantes" que os alienígenas tomavam a forma dos humanos, imagino que seja assim nesse livro. Vou adicioná-lo na minha lista de desejos.
    Abraços,
    Raquel – Viajando com Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha Raquel eu não conhecia esta serie, V-Visitantes, vou dar uma olhada porque se for no mesmo clima do livro vou amar. *-*
      Adorei a dica e leia sim, porque vale a pena. \o/

      Beijos ;*
      Mayara

      Excluir
  4. Oi May, é tão bom quando pegamos em mãos um livrinho que faz tempo que queremos e esperamos neh? Senti isso com o livro Como salvar um vampiro apaixonado, da Beth Fantaskey. Faz pouco tempo que ouvi falar da 5ª Onda, mas adorei a premissa e fiquei bem curiosa para ler. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  5. Não chama muito minha atenção!
    O livro que mais quero pegar nas mãos é Uma prova de Amor - Emily Giffin
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi May *--* como sempre me deixou super curiosa, eu ja tinha lido sobre esse livros e surgiu uma votadinha de te-lo em minha mãos,o único problema e eu não poder ler, totalmente sem tempo e sem dinheiro.. e sem ter de quem emprestar :P.

    ResponderExcluir
  7. To louca pra ler este livro, flor! Ainda mais depois dessa resenha cheia de "oh-my-gods" ahahhaah tá no topo da listinha, vou ver se consigo comprar na Bienal, vai depender do preço ne... Essa junção de distopia + alienigenas nao pode dar errado! kkk

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Amanda, o quanto antes, porque VALE A PENA!

      Beijos ;*
      Mayara

      Excluir
  8. Eu terminei de ler o livro hj (comecei hj tb huahua) estou super curiosa, louca pelo próximo, eu ñ quero ela de beijinho com o B, ela DEVE ficar com o meu fazendeiro *-* sem dúvida vale muito a pena ler, é um dos livros mais perfeitos que eu já li *-*

    ResponderExcluir
  9. Quando terminei de ler o livro quase chorei por perceber que acabou, e vou ter que esperar a segunda e terceira parte, alguém sabe quando vai sair?

    ResponderExcluir
  10. Ansioso para começar a ler este livro.

    ResponderExcluir
  11. Eu ainda quero ler esse livro e está até na minha lista de desse ano, mas ainda não tive tempo. Já li muitas resenhas que falam que ele é bom e isso me fez querer saber como é pela minha visão, além de que o filme será lançado dia 21 (meu aniversário). Adorei o blog e já está em meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir