[Resenha] O Momento Mágico – Jeffrey Zaslow

Em uma cidadezinha, a 100 quilômetros de Detroit, há uma loja antiga com mais de 78 anos que se tornou um ícone em roupas para casamento e vestidos de noiva. Por ali já passaram mais de cem mil moças: noivas, mães e madrinhas. Seus vestidos vão além de roupas elegantes para mais uma cerimônia: eles representam, no imaginário das noivas e de seus pais, a garantia de uma noite de princesa, um símbolo do “felizes para sempre”. Para estas moças, este lugar é, certamente, uma linha divisória: de um lado está a fé no amor e no romance e, do outro, a ingenuidade e o medo. Da substância desses sentimentos contraditórios, Jeffrey Zaslow selecionou histórias que às vezes nos fazem rir, às vezes nos partem o coração, mas que oferecem um panorama do que é o casamento e do que as famílias ensinam às suas filhas sobre amor e compromisso.
Crônicas; Romance || 320 Páginas || Cortesia Novo Conceito || Skoob || Compare & Compre|| Resenha da Kamila Mendes
Algumas mulheres ao se verem diante de um vestido de noiva param para refletir sobre a vida e o amor. Por isso, uma loja de vestidos para noivas não é simplesmente uma loja onde se compra algo, é praticamente uma fábrica de sonhos que desperta as mais variadas emoções e revela o caráter de cada noiva. No interior do estado de Michigan, mais de mil noivas estrelam seus próprios filmes por ano. Mulheres frias, emocionadas, contidas, sonhadoras. Todas desfilando no palco da loja Becker’s Bridal
Quando comprei esse livro achei que estava levando pra casa mais um livro meloso sobre casamentos, mas assim que comecei a ler percebi que havia me enganado. O momento mágico é uma mistura de crônicas sobre noivas que vão à procura do vestido ideal na loja Becker’s Bridal e trechos da história desse local mágico.

O livro aborda questões como a evolução da cultura que pode ser analisada através da evolução dos vestidos de noiva, a relação mãe e filha ao passar das gerações, a visão de mundo dos jovens de cada época e a própria história da loja e a da família que a fundou no decorrer do tempo.
“Cento e cinquenta quilômetros a noroeste da minha casa, em uma cidadezinha rural com apenas um semáforo, eu encontrei um lugar onde cem mil filhas, acompanhadas de suas mães e seus pais, param para refletir sobre a palavra ‘amor’”. p. 11
Becker’s Bridal é a loja de vestidos de noiva mais frequentada do interior do E.U.A. Noivas de todo o país visitam a loja em busca do vestido de seus sonhos, afinal, talvez ele esteja entre os dois mil vestidos que a Becker’s comporta.
“Sábado sempre foi o dia mais movimentado na Becker’s, porque as noivas e suas mães não tinham de trabalhar ou ir à igreja. Em algumas manhãs de sábado, quando a loja promove exposições de grandes estilistas, a fila de noivas e acompanhantes já dobra a esquina antes mesmo de a loja abrir.” p. 37
O que torna a Becker’s uma loja fora do comum é a sala mágica. Uma sala revestida por espelhos do teto ao chão. No meio da sala há um palco redondo, chamado de pedestal, onde as vendedoras levam as noivas com os vestidos escolhidos para se olharem. Elas sabem que quando a noiva começa a chorar, o vestido será comprado.
Mas o livro não aborda só as histórias de noivas experimentando seus vestidos. Ele vai além. Mostra as estradas da vida que essas noivas percorreram até o momento. Histórias como a das irmãs que fizeram um voto de beijar apenas o homem com quem iriam se casar, ou como a da moça que sofre um acidente de carro dias antes do casamento, ou ainda a própria história de Shelley, a dona e administradora da Becker’s.
“Há um velho ditado judaico que diz: “Toda vez que acontece um casamento, um novo mundo é criado”. Todos os dias, em sua loja, Shelley testemunha as transições de um mundo antigo para um novo...”. p. 44
Resolvi comprar esse livro por três motivos: 1 - Amo crônicas; 2 – sou jornalista querendo ser escritora e não existe gênero literário que misture melhor jornalismo e literatura como a Crônica; 3 – minha irmã está planejando o próprio casamento e vive em lojas de vestidos de noiva e até o momento ainda não encontrou o escolhido.
Este é um livro simples e apaixonante. Daqueles que você lê e sente uma alegria leve, uma satisfação que não tem como explicar. Amei essa leitura e super indico para as românticas, sonhadoras e amantes de boa leitura.
Capa Original:



4 comentários:

  1. Kamila, só não entendi, as crônicas são fictícias ou baseadas em fatos reais. Essa loja existe? Confesso que não tinha me interessado pelo livro, mas depois da sua resenha fiquei com vontade de lê-lo. Valeu pela dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. as crônicas tanto podem ser fictícias quanto reais, Mirelle, mas as melhores são reais, elas são escritas como se fossem noticias, mas tem akele ar se literatura!
      A loja é real e as histórias contidas nele também são ^^

      Excluir
  2. A capa já é uma graça, e o livro em si também parece ótimo. Assim como você, sou apaixonada por crônicas, então assim que tiver a oportunidade vou pegar esse livro pra ler!

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parece ser perfeitoo. Estou doidaa para ler. *----------*

    ResponderExcluir