[Resenha] O Diário Secreto de Melissa - Letícia Kartalian

Melissa Stewart, apesar de ter apenas 18 anos, já viveu e passou por situações que muitas garotas em sua idade nem imaginariam um dia passar, e guarda segredos que poucas pessoas têm conhecimento. O que acontece quando ela encontra seu antigo diário, com todas as lembranças de um passado que ela gostaria de esquecer, e, de repente, precisa enfrentar todos os seus medos? O confronto com o passado pode ser difícil para ela, mas com a ajuda de seus amigos e de um grande amor, Melissa descobre que pode superar tudo.
New Adult || 180 Páginas || Skoob || Compre: Amazon || Classificação: 3,5
O Diário Secreto de Melissa é uma obra fluída e emocionante. Com uma densa carga de drama a autora iniciante Letícia Kartalian encanta o leitor com doses certeiras de mistério, romance e superação, ao mesmo tempo em que comove e instiga a reflexão acerca de um tema polêmico – e infelizmente comum – de nossa sociedade.  Tudo o que sabemos é que no passado, quando ainda era muito jovem, Melissa viu todos os seus sonhos ruírem. Traumatizada e marcada por uma fatídica noite de inverno ela precisou aprender a conviver com o medo e a insuportável mágoa que aflige seu coração, lutando dia após dia contra as lembranças da noite em que sua vida mudou completamente. De uma menina sonhadora e alegre Melissa se transformou em uma mulher reservada, repleta de inseguranças e de segredos que pesam sobre os seus ombros, segredos que ela anseia esquecer mas que infelizmente insistem em persegui-la – seja por meio de pesadelos, reencontros inesperados e, principalmente, pela prova escrita do que ela sonhou em ser um dia: seu diário secreto.
Depois do que aconteceu, eu mudei. Mudei completamente. E muito do que está escrito aí dentro – apontei para o diário – representa o que eu gostaria de ter sido e não pude.

Interligando a história atual da protagonista com partes do seu diário a autora une presente e passado para mostrar a mudança drástica que Melissa sofreu: todos os seus sonhos estão perdidos e ela não vê nenhuma forma de recuperá-los. E este é exatamente o foco principal da trama, que aos poucos vai apresentando algumas pistas do que realmente aconteceu com Melissa ao mesmo tempo em que a faz acordar desse pesadelo, forçando-a a lutar para escolher viver, sem medos e receios, sem a pretensão de esquecer tudo o que aconteceu, apenas com a esperança de superar, finalmente e completamente, seu passado.  

Fora o drama pessoal da mocinha, que de fato é bem forte mesmo que trabalhado superficialmente, ainda temos elementos – típicos dos new adults – que são sucesso garantido aos olhos dos leitores: um romance fofo demais, uma banda (SIM! Uma banda ) que nasce do improviso, casais de amigos dos personagens principais que também roubam a cena, e a menção de um possível triângulo amoroso. Isso sem falar na escrita da autora que é rápida o suficiente para prender o leitor, e que de bônus a narrativa conta com inúmeras citações musicais jovens e atuais que deixam o leitor ainda mais conectado com a história. – Sabe aquela sensação de se identificar com uma música ou com uma experiência universitária? Pois bem, é isso que temos aqui.
O que mais gostei no livro, sem dúvida, foi o amadurecimento da protagonista. Não é fácil passar pelo que ela passou e sair intacta de tal experiência, mas aos poucos, mesmo que dolorosamente, ela vai reconstruindo sua vida e participar disso é emocionante. Porém, ao passo que esse foi o ponto alto do livro ele de alguma maneira também me decepcionou, eu queria mais detalhes, mais explicações, um final melhor construído, contudo sei que essa não era a proposta da autora que deixa claro, logo na primeira página do livro, que os detalhes de sua história seriam abordados de forma objetiva e direta, e isso não é de todo ruim (já que permitiu que eu lesse o livro em poucas horas), entretanto não reclamaria nenhum pouco se a obra tivesse mais páginas e outros inúmeros detalhes sobre a trajetória dessa mocinha.
No geral só posso dizer que gostei do livro e estou ansiosa para ler mais histórias da Letícia, ela é nova e tem muito chão pela frente, mas não tenho dúvidas de que com o passar do tempo seus livros vão ficar cada vez melhores. E uma boa notícia para quem ficou curioso é que a autora divulgou que pretende lançar mais história do universo de O Diário Secreto de Melissa, mas agora sob o ponto de vista de outros personagens da trama, ou seja, a obra vai virar uma série!  O titulo da saga será Segredos, e irá dar “vida” a história dos amigos de Melissa. Para ficar por dentro das novidades, acompanhe o site da autora (aqui).   
Book Trailer
Trilha Sonora
Trecho (s) Marcante (s)
– Ainda dói tanto... (...). – Eu sei que dói, eu sei. Mas não dá para ficar na sombra dessa dor para sempre.
– Eu me senti... Roubada. – disse, relutante – Eu... Era como se eu tivesse assistindo a um filme de terror, só que eu era a protagonista. Eu me senti fraca, sem esperança, sem fé, sem nada.
Eu não sou mais a mesma pessoas de três dias atrás, eu não sou mais a pessoa que eu planejei ser, eu não penso mais da forma que deveria pensar, e vejo tudo de uma forma diferente agora. E no momento, tudo o que eu quero é não pensar, não ver e, talvez, não existir.
– Eu só queria que você percebesse que o tempo passa, ele nunca para, e que você pode se arrepender muito de não ter feiro a escolha certa.
Para ler ao som de...







Top Comentarista participe Aqui

23 comentários:

  1. estou achando tão legal as autoras (e autores, claro!) lançarem vários livros, cada um com o ponto de vista de um personagem *-*
    vi esse livro na amazon esses dias, mas acabei não comprando... o que me atraiu bastante, logo que cara, foi essa capa linda de morrer *-*
    me arrependi agora de não ter comprado ele :(

    ResponderExcluir
  2. Gostei dessa resenha, fiquei curiosa pra ler. Pra ler ao som de Christina Perri?! AMEI..
    beijoos

    Blog DAMA DE FERRO

    ResponderExcluir
  3. nossa fiquei super interessada nesse livro, Adoro esse tipo de historia, que mostra a superação e amadurecimento do personagem. Dá sempre pra tirar lições de livros assim, e adorei que vão lançar a versão de outros personagens,quero ler logo hahah

    ResponderExcluir
  4. Esse livro já foi comentado em uma outra coluna e tinha me interessado, agora me interessei mais. Com certeza vou ler

    ResponderExcluir
  5. Pah, você é má.. porque me torturou a resenha toda falando do drama da mocinha, que é forte, que é difícil e tal.. e agora quero saber o que aconteceu.. já estou com mil teorias na cabeça.. kkkk Gostei muito da resenha e a capa é linda.. mais um que entrou para a listinha. Beijão, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Estou amando as autoras (e autores) estarem lançando vários new adult, amo esse gênero literário :)
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Ganhei esse e-pub em uma promoção e estou ansiosa para fazer a leitura, gostei muito da resenha. Bom, eu já imagino qual seja o segredo da Melissa (o que ela passou), mas quero ler, estou curiosa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Eu adoro esses livros que misturam drama com amadurecimento do personagem principal.
    Este livro entrou para minha lista de compras.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Provavelmente também vou sentir falta de uma história com mais páginas e mais detalhes.
    Mas talvez mais pra frente eu procure ler esse livro, porque parece ser muito bom, apesar desse porém.

    ResponderExcluir
  10. Capa lindaaaaa.... adorei...
    Vou ver se leio ele logo, adoro livros desse gênero. Gosto de livros que prendem por conterem segredos, talvez eu tambem sinta falta de detalhes, já que gosto de entender tudo que esta nas entrelinhas.

    Bjussssss

    ResponderExcluir
  11. A capa desse livro é tão linda que só por isso já dá vontade de ler, e saber que tem mistérios e segredos (que são toques praticamente essenciais em um livro) me deixou com mais vontade ainda! :)

    http://prateleiraderascunhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Que historia boa! Fiquei curiosa pra saber o que houve de tão terrível na vida da Melissa, mas só lendo o livro né! Gosto de protagonistas fortes que superam seus dramas e amadurecem na historia, espero poder ler esse livro um dia, espero que seja lançado em livro físico, já que não leio e-book, infelizmente! Linda resenha, bjão! :)

    ResponderExcluir
  13. Sinceramente interessei pelo livro, mas ao ler que vai virar série não quero ler. Agora é manina tudo virar série. Quem sabe quando terminar a série não inicio. Estou dando mais prioridade a livros únicos, o que é raro.

    ResponderExcluir
  14. Primero o livro já me ganhou porque, você descreve que a leitura é rápida e que prende a gente, fora o enredo do livro que me levou a querer lê-lo agora. So não vou criar muuuuitas expectativas para ele, para eu não me decepcionar. Adorei saber que vai ser lançado outros livros sobre pontos de vista diferente da de Melissa, acho muito legal quando autores fazem isso. O que me leva a querer ler mais ainda.
    Amei os trechos.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Eu tenho um preconceito sobre mocinhas que guardam segredos. Normalmente fico super animada para descobrir o que é, criando mil expectativas e quando vou ver é uma coisa mais boba e sem sentido/graça. Isso sempre me broxa. Quando a série sair assistirei e caso gostar procurei o livro!
    XX

    ResponderExcluir
  16. Que capa linda *-*
    Fiquei bastante curiosa já que não conhecia o livro!!
    Sou uma leitora sonhadora gosto de mocinhas com segredos e ainda por cima com uma banda ♥
    Amei e acho que vai ser uma leitura rápida para mim !!
    Vou esperar lançar pelo manos mais um da saga e viajar por essa história!! *-*
    Bjus

    ResponderExcluir
  17. Definitivamente eu preciso comprar um Kindle ou um Kobo pra mim, eu tenho o aplicativo Kindle no meu iPad, mas é muito ruim ler por ele, ele é grande e cansa muito a visão, fico louca querendo ler esses e-books, mas fico com muita preguiça! mimimimimi...

    ResponderExcluir
  18. Oii Pah!
    Fiquei curiosa com esse livro!
    Em primeiro lugar a capa é muito linda!
    E a historia parece ser muito boa, adoro NA assim :D

    Adorei a resenha!
    Beijos!
    Karina

    ResponderExcluir
  19. Adorei a sinopse e a resenha..mais um livro que não conhecia e já tô louca pra ler...quero saber sobre esses mistérios,segredos e a banda..adorooo livros em que tenha alguma banda no meio ^^ simplesmente perfeita essa capa!!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá Paola :)
    Juro que não sabia que esse livro era um New Adult! rs.
    Preciso lê-lo, parece ser muito bom ><
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Eu me apaixonei pela capa e o título desse livro. Mas sou bastante cautelosa com relação a dramas porque quando na dosagem errada, a leitura acaba ficando pesada, chata, o drama do personagem fica repetitivo e eu sempre acabo abandonando.
    Mas esse livro parece ser diferente e depois da sua opinião vou correndo colocar na minha listinha para ver se já consigo comprar no BF essa semana.

    P.S.: O livro me ganhou pelos trechos de músicas.

    ResponderExcluir
  22. Eu até gosto bastante desse tipo de livro, me interessa muito, mas estou um pouco saturada de ler só livros assim, estou mudando os ares um pouco, então vou deixar pra ler ele mais pra frente. Mas adorei a história, o crescimento do personagem deve ser muito bom de acompanhar!

    ResponderExcluir
  23. Caramba, fiquei muito curiosa!
    O tempo todo abordando que ela passou por algo difícil em "uma fatídica noite de inverno", eu fiquei aqui tentando descobrir o que de fato aconteceu para a ter deixado tão introspectiva...
    Gostei muito da trilha sonora! Florence and the Machine, Regina Spektor, Christina Perri, McFly... Muito amor de uma vez só!

    ResponderExcluir