[Resenha] Álbum de Casamento - Nora Roberts

Quando crianças, as amigas Parker, Emma, Laurel e Mac adoravam fazer casamentos de mentirinha no jardim. E elas pensavam em todos os detalhes. Depois de anos dessa brincadeira, não é de surpreender que tenham fundado a Votos, uma empresa de organização de casamentos bem-sucedida. Mas, apesar de planejar e tornar real o dia perfeito para tantos casais, nenhuma delas teve no amor a mesma sorte que tem nos negócios. Até agora. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes.
Romance || 288 Páginas || Cortesia Editora Arqueiro || Skoob || Compare & Compre|| Classificação: 5/5
Doce e completamente apaixonante. Com a dosagem certa de romance e drama Nora Roberts nos apresenta ao quarteto, as amigas de infância Parker, Emma, Laurel e Mac, que a partir do que até então era uma brincadeira de criança (os constantes casamentos planejados entre elas e seus animaizinhos de estimação) criaram a empresa Votos, uma organização especializada em planejamento e preparação de casamentos. Sendo assim, em Álbum de Casamento além de conhecermos um pouco mais sobre essas mulheres, seus trabalhos e suas personalidades, mergulhamos na história de vida da Mac, a premiada fotógrafa matrimonial. Com uma infância conturbada que pode ser resumida em inúmeros relacionamentos fracassados de sua mãe – que deveria ser um grande exemplo para Mac, a jovem cresceu em um lar instável o suficiente para torna-la uma mulher avessa a relacionamentos duradouros. – Não que ela não sonhe com o grande amor, ela apenas não acredita que ele durará para sempre. Certa de suas convicções e contente com sua rotina exaustiva de trabalho ela leva um golpe do destino quando Carter, um antigo colega nerd da escola, aparece em seu estúdio e a faz almejar que os finais felizes para sempre fossem uma realidade, e não apenas obra da ficção.
O amor assusta e, às vezes, é passageiro. Mas vela a pena correr os riscos e ficar nervosa. Até se machucar vale a pena.

Uma das coisas que mais gosto nas histórias da Nora é como ela dá vida aos verdadeiros laços de amizade. Não tem um livro dela, pelo menos entre os que eu li, que não tem como pano de fundo a força de amigas que se ajudam (defendem, protegem, amam incondicionalmente) e que lutam juntas em busca da felicidade. Assim, nessa saga Quarteto das Noivas, é perceptível a importância da amizade que essas quatro amigas nutrem, fato que é ainda mais protuberante graças ao laço profissional que as une, já que elas vivem praticamente (ou seria literalmente?) juntas. E a respeito disso, como uma profissional formada em administração de empresas eu não posso deixar de comentar que me encantei com toda a parte administrativa da empresa Votos: é incrível ler sobre o detalhamento profissional das funções dessas quatro amigas, a forma como elas se organizam e dividem as tarefas, e como se entendem e se dedicam para tornar o sonho de cada noiva uma realidade. Além disso, dando voz ao meu lado “mulher sonhadora”, devo confessar que tanta riqueza de detalhes acerca do planejamento de uma festa de casamento só me deu mais vontade de casar, risos.
Até aqui é óbvio que Álbum de Casamento conta com uma trama encantadora, não é mesmo? Entretanto devemos acrescentar a ela mais dois pontos extremamente importantes antes de nossa avaliação final: as dificuldades encontradas pela mocinha e o romance – tocante e real – que ganha vida nas páginas desse livro. Nossa protagonista tem um problema muito sério quando o assunto é sua mãe, mesmo sendo dona de seu próprio nariz Mac ainda deixa que a família dite a forma que ela vê o mundo, fugindo de relacionamentos com medo de acabar como a mãe: separada, casada e enamorada por incontáveis vezes. Esse ponto de reflexão permitiu que a autora abordasse temas como superação, recomeços, e principalmente a maneira como um divórcio pode sim, afetar o crescimento e amadurecimento das crianças envolvidas nesse delicado processo. Fora isso, vemos com gosto a maneira que Mac, graças ao amor, permite se arriscar e conquistar um novo destino, o qual pode sim resultar em um “e viveram felizes para sempre”.  E aqui, vemos o amor em sua forma primordial, um sentimento que transforma e cura qualquer ferida.
E por falar de amor, como não dizer o quão incrível é o personagem masculino desse livro? Nada de homens dominantes e mandões, apenas um cara normal, meio nerd e rato de livraria, com um coração incrivelmente doce que se deixa levar pelo amor .
Quem poderia imaginar que o professor de inglês, o cara legal que dava com a cara na parede, podia beijar desse jeito? Parecia que os planos dele eram arrastá-la para a caverna mais próxima, arrancar-lhe as roupas e deixar que ela arrancasse as dele.
Eu ri, chorei e suspirei com esse livro. Com uma escrita rápida e objetiva a história é do tipo que nos prende a leitura, proporcionando-nos um entretenimento leve ao mesmo tempo em que nos faz sonhar e refletir sobre a realidade. E esse é o ponto principal do livro (e de todas as obras da Nora), por mais que suas histórias sejam claramente ficções românticas elas nunca deixam de lado temas reais e diários na vida de inúmeros leitores, principalmente das mulheres de todo o mundo que escolhem superar seus medos e lutar por sua felicidade. Eu sei que dizendo isso a história parece um grito feminino, mas de certa maneira, de mulher para mulher, eu não consigo deixar de ler nas entrelinhas – “vai lá, corre em busca da sua felicidade menina!”.
Sobre a Série

Álbum de Casamento é o primeiro volume da saga Quarteto das Noivas composta pelos livros: Vision in White (#1) , Bed of Roses (#2) , Savor the Moment (#3) e Happy Ever After (#4) .  Cada um desses livros narra a história de amor de uma das integrantes do Quarteto, um grupo de amigas que se mantém unido desde a infância.

No Brasil o segundo volume, que conta a história da florista Emma, já tem escolhidos o título e a capa.

Trecho (s) Marcante (s)
Lá da prateleira, os dois rostos sorriam para ela. Momentos vêm e vão, pensou. É o amor que une todos eles para formar uma vida.
 (...) a minha vida se abriu e se encheu de cores quando você entrou nela novamente.
– Não tenho como desistir dela – disse Carter. – Tenho esperado por ela quase a minha vida toda.
– É como se você soubesse que é o centro das atenções, a única coisa que ele vê. Nada mais além de você.





Participe Aqui

32 comentários:

  1. Olha depois que li sua resenha, eu acho que nem vou esperar para receber esse livro em cortesia. Acho que vou comprar, porque sinceramente todos estão falando que a história é maravilhosa e depois disso tudo que vc disse, nossa, me deixou ainda mais curiosa para saber sobre.
    Quero muito pegar o meu exemplar, já que agora estou fazendo uma compra grande na saraiva, vou aproveitar =)))
    Enfim...Adorei a postagem linda
    parabens...E as capas são mais lindas ainda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Que resenha linda, Pah! *.*
    Como não querer ler o livro depois dela?! Fiquei incrivelmente encantado. Sério mesmo! Nenhuma resenha que li do livro até agora me fez querer ler tanto quanto essa.
    Só li um livro da Nora - ou seja, não sou nada experiente quanto o assunto é a autora - e gostei bastante. Gosto da forma como ela envolve leitor/personagem e abordas problemáticas reais - ao menos no único livro que li.
    Álbum de Casamento já tinha me deixado curioso quando a arqueiro anunciou o lançamento. Agora então...
    Apenas correndo pra essa leitura. Uma amiga falou que o livro é clichê. Bem, se for... que importa?! Eu sou suspeito pra falar em clichês né?! Todos dizem isso de Sparks e ele continuará sendo meu autor favorito mesmo *.* Haha

    Abs,
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Já quero tanto esse livro. Não sabia que o homem desse livro era diferente, que bom! Vou ficar mais feliz ainda em ler então, adoro homens que leem rs.
    Ótima resenha!

    Beeijos
    depoisdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Eu não tinha me interessada muito por esse livro, mas sua resenha me conquistou, e agora eu quero ler. Amei tudo o que você disse, e agora estou ansiosa para ler. Só li dois livros da Nora Roberts, e um policial e outro sobrenatural, mas o romance presente é sempre de encher os olhos.

    bjks

    ResponderExcluir
  5. Pronto me apaixonei e nem li o livro, não entendo por que gosto tanto de histórias românticas e ainda com quatro amigas e um mocinho que gosta de ler... Já vou ter que adicionar este à minha lista de desejos muito desejados, por que vou ter que criar uma nova lista, a de desejos e a de desejos muito desejados... Beijos Linda!!

    ResponderExcluir
  6. Certeza, Absoluta, que vou ler esses livros....
    Bom, eu amo de paixão, qualquer coisa sobre planejamento do casamento. Amei as capas.
    Minhas expectativas estão no teto... apesar de, como eu já disse, preferir ler quando já estão todos publicados, acho que esse não vou esperar não. Eu realmente estou precisando desintoxicar dos New Adult.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. li até hoje somente um livro da Nora, que terminei essa semana, mas amei a escrita dela, e agora estou com vontade de ler todos os seus livros hahaha
    estou beeem curiosa para ler este, e não sabia que iria ser uma saga :O
    parece ser uma história incrível mesmo... esta é a primeira resenha que vejo do livro, mas parece ser ótimo *---*
    já estou até curiosa para ler este segundo... que capa linda eim :O
    já tem previsão de lançamento? ;~~

    ResponderExcluir
  8. Oi Pah!
    Eu ate´gostei desse livro, mas ele não me encantou, não me prendeu na leitura. mas estou ansiosa para ler o segundo livro.

    Beijos*

    ResponderExcluir
  9. Olá. Lindo o seu blog. Adorei a resenha. Como leitora compulsiva não posso ler uma boa resenha que a mãozinha já coça para ir correndo comprar o livro.
    Deixo aqui a divulgação do meu livro recém publicado. Dê uma conferida:
    https://clubedeautores.com.br/book/155823--O_Segredo_do_Vale#.UqsOhvRDvZE

    ResponderExcluir
  10. Oiee,
    Tô querendo esse livro a um tempo já, principalmente por que, pode parecer incrivel, mas eu ainda não li nenhum livro da Nora. E tudo que leio sobre as obras dela é positivo.
    Gostei muito da sua resenha, que foi super positiva e gostei muito do seu modo de escrever,me deu uma super vontade de ler. Vou colocar ele na minha listinha para comprar!

    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, Pah.
    Tinha me apaixonado pelo livro só pela capa, agora que li a sinopse e sua resenha, estou ainda mais curiosa, espero gostar tanto quanto você.
    Nunca li nada da Nora Roberts, mas falam tanto dela que espero gostar.
    Beijos.
    http://vidadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Adoro os livros da Nora ela é uma diva.Ainda não li esse livro mas vou procurar ler,parece ser fantástico.

    ResponderExcluir
  13. Amei sua resenha, Pah! E que capa linda! *o*
    Esse livro daria um ótimo filme, né? Haha.
    Beijos!
    livrosnaprateleirablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Não me mate Pah, mas nunca li nada da Nora, acredita? É uma das minhas maiores vergonhas como leitora! Mas essa série do quarteto de noivas me chamou a atenção desde o anúncio do lançamento, depois dessa sua resenha eu tô considerando seriamente "estrear" a Nora com ele! E a capa? LINDA *O*

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. É uma vergonha eu nunca ter lido nada de Nora Roberts, essa resenha ficou tão perfeita, fiquei com tanta vontade de começar por esse, tá na minha listinha de próximas aquisições.
    bjos Pah

    ResponderExcluir
  16. Ai Pah, se eu já estava afim de ler o livro, agora ele subiu e muito na minha listinha de leitura. Nunca li nada da Nora, mas confio no seu taco. Assim como você, adoro histórias que abordam fortes laços de amizade. Nunca tive uma "melhor amiga" e acho que esse foi meu sonho desde sempre, então tenho uma invejinha branca quando vejo amigas se dando tão bem, como por exemplo no seriado sex and the city que amo. E é provável que eu vá me identificar com a Mac em razão da sua relação com a mãe.. quero só ver o que vai sair dali. Valeu pela maravilhosa resenha. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  17. Ainda não tive a oportunidade de ler algum livro da Nora, mas parecem ser muito bons :)
    Beijoss

    ResponderExcluir
  18. Essa série vou ler com certeza, achei muito interessante pela autora ter reunido a amizade com o lado profissional, e o romance. Não li nenhum livro dela e espero começar bem com esses livros. Vou continuar acompanhando por resenhas até o último livro para depois iniciar a leitura, gosto de ler sem sequencia para não esquecer.

    ResponderExcluir
  19. Desde que eu vi a capa do livro e a sinopse já fiquei babando pelo livro, confesso que não li nenhum livro da Nora Roberts (ainda), mas já estou com muita vontade de começar a ler, principalmente Álbum de Casamento e espero te-lo e lê-lo logo.

    ResponderExcluir
  20. Esse livro é tão bonito, principalmente o kit que até com um véu vem!
    Eu adoro a escrita da Nora Roberts, mas nunca li nada dela deste gênero, então não sei o que esperar. Não sei se é uma leitura que eu faria nesse momento, já que acabei de ler um livro que também fala sobre casamento (O momento mágico, que inclusive eu super recomendo).
    E infelizmente, esses romances clichês e previsíveis não me prendem muito. Mas pela escrita dela deve valer muito a pena.

    ResponderExcluir
  21. Ah, Pah, eu confesso que nunca li nada dessa autora, mas apesar da sua resenha supimpa eu não compraria... quer dizer, não me dá muita vontade de ler esse estilo, apesar de ser claro um mega sucesso... eu sou meio preconceituosa kkkkkk, me parece algo melhorado dum romance de banca, sabe? (eu não curtia na minha adolescência não kkkkkkk)
    Uma coisa eu tenho que admitir as capas são lindas de viver!
    bjs e ah, obrigada por me mandar o link do tutorial de colocar o skoob, vc é uma fofa!

    ResponderExcluir
  22. Eu adoreeeei esse livro.Nora sempre surpreendendo né..tinha partes que eu fica oooouunnn e outras que eu tinha vontade de entrar no livro e estapear a Mac e a mãe dela..hahahahaha... em algumas partes não senti essa ligação com os protagonistas ele meio tapado demais e ela extremamente independente,mas no todo eu adorei e mal posso esperar pelo próximo :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Já estava super com vontade de ter esse livro (mais do que os outros três do quarteto) e devorá-lo, ainda mais porque é da Nora, minha diva s2, Mas depois da resenha veio a necessidade. Sem mais. Perfeito.

    ResponderExcluir
  24. *longo suspiro*
    Que livro é esse Pah? Eu não sei nem explicar ahah
    Os livros na Nora sempre me tocam muito, mas esse foi especial. Talvez pela Votos, ou pelo Carter *-*
    Só sei que tenho vontade de lê-lo e relê-lo a todo instante!
    Sua resenha ficou muito boa, e transmitiu bem tudo aquilo que o livro passa!
    Quem nunca teve a oportunidade de ser um livro da Nora pode começar com o pé direito! haha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  25. Aiaiaiai *-*
    Estou doida pra ler esse livro, Adoro a Nora e sei muito bem o quanto as histórias dele emocionam e inspiram!!
    Gosto do fato dela focar na amizade também não só no romance!!
    Estou adorando as capas da série uma mais linda que a outra!!
    Bjus

    ResponderExcluir
  26. Pah, amei a resenha e adorei a capa desse livro, a fonte do título e ser Nora Roberts, me encanta.
    Adorei a forma como você me fez querer ler desesperadamente esse livro.
    Parabéns, Pah!
    Beijos,Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Amei a resenha! Morro de vintade de ler um dos um dos livros de Nora Roberts. Dá pra ver que ela é bem versátil sobre a escrita de seus llivros, que vai de policias a romances. Vou esperar chegar o outro livro, pra poder comprá-lo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  28. Nunca li nada da Nora mas fiquei doida por esse livro! Já estou colocando no carrinho pra comprar, parece ser muito muito bom. O mocinho me deixou mais interessada ainda. É bom porque os livros são independentes, apesar de ser uma série, então da pra ler quantos quiser.

    ResponderExcluir
  29. Oii Pah!
    Eu amo os livros da (DIVA) Nora Roberts!
    Mas ela escreve tantos livros, que sempre fico em dúvida de qual ler primeiro. Estou muito ansiosa para ler "Álbum de Casamento", a historia já tinha me conquistado, parece ser muito boa, bem no estilo da Nora.
    Fiquei muito curiosa para conhecer esse mocinho! Hoje em dia mocinhos fofos estão um pouco raro no mercado kkkkk

    Adorei a resenha!
    Beijos!
    Karina

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  31. Estou doida para ler esse livro. Com certeza está dentro das minhas metas de 2014.
    Simplesmente lindas as capas do livro. Estou encantada

    ResponderExcluir
  32. Oi, Pah ! Já pela sinopse do livro eu vi que a história tem um grande conflito familiar . A separação dos pais da Mac , refletiu muito nela , lhe prejudicou muito , acabou que traumatizou a Mac . O que também tem muito a ver , com o nosso cotidiano , os pais se separam e acabam nem pensando no quão todo esse conflito pode prejudicar a criança.
    Nunca li nada da Nora , mas depois desta resenha fiquei super curiosa para conhecer a escrita da autora .
    Já a capa do livro , eu não gostei muito , sei lá não me chamou atenção . Mas a capa do segundo volume do quarteto eu adorei !!!

    ResponderExcluir