[Resenha] O Clã dos dragões – Ilkka Auer

Nos tempos antigos, o reino de Noridium era governado pelos temíveis Dragões Negros. Durante séculos, na fria região de Caldia, circularam lendas sobre a Bruxa do Gelo, que seria a descendente cruel e imortal dessas criaturas. Porém, essas lendas se tornarão realidade para a adolescente Nonna e para seu protetor, o urso polar de estimação Fenris. Depois de ver sua aldeia atacada e destruída, ela é forçada a deixar sua casa e sua vida para trás. Os rumores de que os deuses antigos voltaram à Terra aumentam a cada dia, e tudo começa a mudar. O grande temor é que o Clã dos Dragões recupere seu domínio. Nonna se vê, então, em meio a uma luta pelo poder, e ameaçada por um grande mal. Ao procurar defender-se, descobre mais sobre seus ancestrais, mas percebe que está mais envolvida com o futuro do reino do que poderia imaginar.
Fantasia || 336 Páginas || Cortesia Editora Gutenberg || Skoob || Compare & Compre|| Classificação: 4/5 || Resenha da Mayara R. da Cruz
Nonna é uma garota de 11 anos que vivia tranquila com sua família em Bariadia, ela não era uma garota comum e tinha como bicho de estimação um urso do gelo, Fenris, que era o seu melhor amigo e protetor, e teve sua vida transformada de uma hora para outra quando Bariadia é atacada e ela raptada por um terrível homem movido por forças obscuras e que no passado já assombrara a sua família.  
“[...] significa que todos temos escuridão, noite, mágoa – todas as coisas assim – dentro de nós. Assim como temos a luz, o brilho e a limpeza [...]”

Após ser raptada Fenris, o urso do gelo, sente que Nonna está em perigo através da forte ligação que tem com ela e parte em seu resgate, e a partir daqui acompanhamos Nonna em uma incrível jornada cheia de aventuras, mas principalmente de descobertas que ela nem sequer imaginava a respeito de seus antepassados, de si mesma e do seu destino e a ligação que tem com o futuro do reino.
O Clã dos Dragões é um livro encantador, seus cenários são belíssimos e o autor explorou ao máximo esta perspectiva em suas descrições, que não se tornou maçante, é um livro infanto-juvenil com um que de medieval e foi uma leitura gostosa e prazerosa. Apesar de ter muitos livros neste estilo no mercado O Clã dos Dragões diferencia-se dos demais com sua mitologia envolvendo os dragões e o seu despertar no mundo encantado de Nonna, diferente de tudo o que eu já li por ai.   
Adorei a forma que o autor contou a história de Nonna e as mensagens que ela passa, de fé, de amor e amizade, mostra a força dos laços familiares e o quão gratificante é ser bom e ter esperança de que tudo vai ficar bem (pelo menos eu fiquei com esta sensação ao terminar a leitura) e é perceptível na narrativa o cuidado que teve com todos os aspectos do livro.  
O tempo corre no passar das páginas, algo que no início causou estranhamento, afinal da página 20 até a 80 passa-se um ano sem que a gente perceba, e os acontecimentos se dão um atrás do outro sem dar folga a nossa protagonista e acabam ligando-se um com o outro, o que foi uma sacada bem inteligente do autor.  
Existem inúmeras personagens que mereciam ser comentadas, mas não quero estragar a leitura de ninguém, eu li sem conhecer muito e foi uma experiências ótima, e não se assustem com a estranheza dos nomes, até agora não decorei o nome de todos haha. O livro é narrado em terceira pessoa e assim podemos acompanhar, além de Nonna, Fenris, sua mãe, o vilão... E eu adorei isso, afinal sempre é bom podermos ter uma visão ampla dos acontecimentos em um livro.  
Eu não conhecia o livro então quando a Pah perguntou se eu tinha interesse em ler não pensei duas vezes e confesso que não me arrependi, acredito que por não conhecer e nem saber spoilers da história a leitura foi bem melhor aproveitada e com certeza eu indico para os leitores que adoram uma boa aventura. Vale a pena.
De olho na Diagramação
O livro tem uma capa belíssima que chama a nossa atenção logo de cara, sua diagramação interna também está linda e é visível o cuidado que a editora teve com o livro. A tradução está impecável principalmente levando em conta que o livro tem uma mitologia bem singular e achei muito bacana encontrar ao final do livro “anexos” com os nomes das personagens, deuses, criaturas mitológicas, calendário e reinos com especificações que esclareciam dúvidas surgidas em meio a leitura.  

Sobre a Série
O Clã dos Dragões é o primeiro volume da série Terras de Neve e Gelo, composta no total por quaro volumes:  Sysilouhien sukua (Lumen ja jään maa, #1) ; Varjoissa vaeltaja (Lumen ja jään maa, #2) ; Hyinen hauta (Lumen ja jään maa, #3) ; e Ikitalvi (Lumen ja jään maa, #4). 

Ainda não temos previsão de lançamento dos próximos livros no Brasil.
Beijos, 







Participe Aqui

24 comentários:

  1. Adorei!
    No momento em que eu vi a capa eu já queria o livro *-*
    Ótimo post, o ruin é que é uma série... detesto esperar pelas continuações.

    Gabriel - umpapoentrepáginas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu me apaixonei por esse livro quando vi a capa, a sinopse foi um ponto a mais!
    É a primeira resenha que leio dele e posso dizer de alcançou minhas expectativas! Pabarens pela resenha
    Espero poder lê-lo em breve! =)

    Ahhhh, lá no blog está rolando uma Gincana de Natal. A Ultima prova está no ar valendo o livro Na ilha! Tambem tem a ultima pova surpresa, valendo um kit com diversas coisas da Bruna Vieira e seus livros. Quem participar de duas provas ou mais, vai concorrer automaticamente a um kit com vários livros e uma ilustração sua! Confere lá ;D

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  3. Olá linda, tudo bem?
    Primeiramente gostaria de agradecer pela sua visitinha em meu blog
    e também dizer que adoro seus videos e principalmente as resenhas que você faz. Tenho acompanhado mais os videos do youtube, pois vi que vc se expressa muito bem para falar dos livros e espero que vc fale desse livro também, porque assim dá para ter uma ideia até melhor do que sentiu ao ler o livro. Seilá, eu prefiro sabe ? hehehe...Mas sua resenha me encantou, até porque esse livro ai eu vi numa livraria daqui da minha cidade um dia e quase o comprei, mas depois acabei largando de lado =/ BURRA !!!! hahaahahah...Mas deixa pra proxima, até porque a maioria dos livros que agora vou ganhar de natal foi por causa de vc e do seus videos hahahahaa...

    Enfim...Olha linda, eu já sigo o seu blog, me retribui também?
    E outra coisa, pela sua dedicação e tudo mais, gostaria de oferecer para você o selinho do meu BLOG I LOVE MY BOOKS e por isso gostaria que vc aceitasse e trouxesse para cá. Ficaria muito feliz =] Se quiser uma parceria com os nossos blogs é só me dar um toque, se não aceite como um presente !

    beijinhos e se cuida linda
    Depois passa lá para conferir uma resenha que fiz
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha! :)
    Gostei muito da capa :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa essa capa é bela! E juntou tudo o que gosto, um protetor urso branco (os acho belos) e ainda uma trama formidável e se entendi bem algo que envolva dragões (o que amo). Será que a editora vai continuar a série aqui? Meu medo é da descontinuação.

    ResponderExcluir
  6. Oi May,
    também não conhecia este livro até agora, e fiquei encantada.
    confesso que ele não é o meu estilo preferido de leitura, mas adoro histórias com ursos, o que é um pouco dificil de se achar né?!
    mas apesar de não ser o estilo que me agrade muito, fiquei curiosa depois desta sua resenha! :)
    ele é novo? foi lançado a pouco tempo?

    ResponderExcluir
  7. Oi, meninas!
    Me apaixonei logo de cara pela capa, e pelo enredo também, apesar de não ler muitos livros com essa temática, achei curioso.
    Pelo que vi nas fotos, o livro aparenta ter uma boa diagramação.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Mayara,
    Eu nunca tinha ouvido falar sobre esse livro, mas agora estou louca por ele! A diagramação é maravilhoooosa! E a sua resenha me deixou muito interessada pela narrativa também!
    Saber que é uma série só me deixou mais curiosa ainda, adoro séries porque demora mais tempo para o encanto acabar, rs.
    Farei de tudo para conseguir ler esse livro em 2014!

    Beeijos
    depoisdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie mayara
    ainda não tinha lido nada sobre o livro, e gostei muito.
    Amo tramas medievais, ainda mais quando é infantojuvenil.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro, mas achei a capa uma fofura! Não estou muito num momento para fantasias, então acho que não curtiria tanto, mas algumas vezes preciso delas. Boa dica!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Amo essas histórias com dragões e todo o tipo de seres mitológicos, pela resenha parece ser um livro muito bom, a única coisa que me fez sofrer um pouquinho foi a palavra "continuação" já perdi a conta de quantas estou aguardando, mas isso não chega a ser um empecilho para querer mais um livro. Obrigada pela dica Mayara!!! Bjo

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha...
    Fiquei super curiosa em conhecer essa linda historia de magia parece ser encantadora e envolvente*-*
    Fico bem ansiosa quando a continuações =S
    Adorei a diagramação muita linda ♥

    ResponderExcluir
  13. Oi Mayara, engraçado que lendo a sua resenha me lembrou muito Nárnia.. kkk Valeu a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  14. Bom já tinha ouvido falar sobre ele mas não me interessei,e não sei se algum dia vou ler.

    ResponderExcluir
  15. Oie!
    Achei bem bacana a ideia do livro, mas não faz meu tipo de forma alguma.
    A capa é mesmo linda.
    Beijos,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. A premissa não me chamou muito atenção, apesar de parecer uma história bem bacana para quem gosta desse gênero mais juvenil, de fantasia, etc. Não sei se eu leria, mas com certeza daria de presente nesse natal pelas lindas mensagens que passam. Belíssima capa, belíssima resenha!

    ResponderExcluir
  17. Não tive muito interesse no livro, mas a capa me lembrou A Bussola de Ouro
    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Adoro livros com mitologia...amo de paixão. Apesar de inúmeros livros, muito parecidos com esse, me empolgou por ter um urso... confesso que esse mês foi tenso... não li nadaaaa, quem sabe consigo ler esse antes de virar o ano...


    Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  19. Confesso que fiquei mais interessada por causa do Fenris, hehe. Adoro animais nas histórias, embora não seja fã de dragões, e também gosto muito de livros que passam mensagens bonitas, como esse pelo visto. E a capa é realmente belíssima, mas eu não gosto muito de séries, acho que a maioria delas dava pra se resolver em um livro mas esticam para vários sem necessidade.

    ResponderExcluir
  20. Olá, flor!
    Vim aqui pelo nome do livro e tal. Mas... Não, para tudo! A menina tem um urso polar. De estimação. OH MEU DEUS. Eu preciso disso.
    Bom, como tem mitologia, vou curtir. E não ligo pra nomes estranhos. Eles são bem mais bonitos, na verdade.
    Lembrei um pouquinho de A bússola de Ouro, porque o urso é bem ligado com a dona e sente quando ela está em perigo.
    Enfim. Beijão.

    ResponderExcluir
  21. Gostei da história, parece bem interessante.Nunca li algo com dragões [tirando HP], vou procurar mais sobre ele. Adorei a capa.

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia esse livro e achei bem interessante a snopse e a premissa do livro e o que falar dessa capa??? linda demais!!!! mais um livrinho na minha lista para 2014 :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oii!
    Não conhecia o livro, mas a sinopse é muito interessante.
    Eu não costumo ler muiiitos livros de fantasia, mas eu gosto do gênero.
    E esse parece ser muito bom :) E a capa é muito linda!

    Beijos!
    Karina

    ResponderExcluir
  24. Oi Mayara ! Bom , eu não sou muito fã de livros infanto-juvenil , e mesmo lendo a sua resenha -que eu achei muito bem escrita- eu não tive a curiosidade para lê-lo . Mas de uma coisa você tem razão , a capa do livro é belíssima . Logo que eu vi a capa do livro na resenha eu me apaixonei <3

    ResponderExcluir