[Resenha] O Lírio Dourado - Richelle Mead

Em sua última missão, a alquimista Sydney Sage foi enviada a um colégio interno na Califórnia para proteger a princesa Moroi Jill Dragomir, e assim evitar uma guerra civil entre os vampiros que certamente afetaria a humanidade. Porém, a convivência com Jill, Eddie e principalmente Adrian leva Sydney a perceber que talvez os Moroi não sejam criaturas tão terríveis assim - e ela passa a questionar os dogmas que lhe foram ensinados desde a infância. Tudo se torna ainda mais complicado quando Sydney descobre que talvez tenha a chave para evitar a transformação em Strigoi, vampiros malignos e imortais, mas esse poder mágico a assusta. Igualmente difícil é seu novo romance com Brayden, um cara bonito e inteligente que parece combinar com Sydney em todos os sentidos. Porém, por mais perfeito que ele seja, Sydney se sente atraída por outra pessoa - alguém proibido para ela. E quando um segredo chocante ameaça deixar o mundo dos vampiros em pedaços, a lealdade de Sydney será colocada mais uma vez à prova. Ela confiará nos alquimistas ou em seu coração?
Sobrenatural || 418 Páginas || Cortesia Editora Seguinte|| Skoob || Compare & Compre || Classificação: 5/5 Favorito
Livre de Spoilers
Após o clima intenso de ação e suspense apresentado em Laços de Sangue (primeiro volume da saga Bloodlines) confesso que esperava uma continuação tão eletrizante quando seu antecessor, entretanto, sem deixar o suspense de lado, em O Lírio Dourado a autora encanta o leitor ao focar no cotidiano seminormal de seus personagens principais e não na guerra que eles tentam abafar. O fato é que a alquimista Sydney Sage está em missão, para manter em segurança uma vampira de linhagem real a jovem – e uma equipe formada por Morois e Dampiros – fixou residência em Palm Springs, uma cidade tão ensolarada do Estado da Califórnia que poderia ser considerada o último refúgio lógico para um vampiro. Ainda assim, mesmo em um lugar tão inesperado, Sydney e seus protegidos enfrentaram inúmeros perigos, sobrevivendo a eles com muita força e dedicação. E como depois da tempestade sempre vem a calmaria, eles desfrutam agora de um período de relativa estabilidade, focando em suas aulas, amizades e romances. Porém, será que eles podem desfrutar sem medo dessa segurança? E Sydney poderia se sentir tão à vontade assim, estudando, criando amigos e se apaixonando, em meio aos seres que ela foi criada para odiar?
Fechei os olhos, sentindo o meu corpo todo derreter, consumido por aquele beijo. Eu não era nada. Eu era tudo.

O início do livro é delicioso por focar nas primeiras experiências normais de nossa protagonista. Responsável e profissional ao extremo, Sydney nunca teve tempo para desfrutar do dia a dia comum de um jovem de sua idade, o que faz com que o leitor se identifique com seus medos e inseguranças, ria de suas escolhas ruins, e torça para que ela descubra o que realmente quer. Pode parecer superficial, mas em meio a tantas batalhas e perigos eu achei incrível a autora abordar temas tão habituais, dando um toque mais escolar (com direito a bailes, provas e reuniões extracurriculares) a uma narrativa sempre tão extrema quando o assunto era defender o mundo humano, o que de fato nunca deixa de ser o grande objetivo desses personagens. Outro ponto bacana desse aspecto mais normal da trama é que tivemos a oportunidade de conhecer melhor os personagens dessa história, sem contar que observamos Sydney embarcar em um romance digno de muitas trapalhadas – vê-la em seu primeiro encontro foi, simplesmente, hilário – e nos deliciamos com a presença constante de velhos queridinhos dos leitores de Academia de Vampiros, afinal o Dimitri e o Adrian estão ainda mais incríveis nesse livro.
Mas, para os fãs de aventura, não posso deixar de dizer o quão surpreendente e instigante é essa história. Sob meu ponto de vista O Lírio Dourado foi o divisor de águas da trama descrita em Bloodlines, pois até então o foco principal dessa saga ainda parecia ser a proteção da sociedade política dos vampiros Moroi, porém depois desse livro fica claro que, independente das desavenças governamentais desses vampiros, eles possuem um novo inimigo, um grupo antiquado é verdade, mas forte o suficiente para matar sem questionar. Tal ameaça é inesperada, e dá força ao clima de ação do livro, fazendo-nos pensar nas consequências que a descoberta desse novo inimigo acarretará. Além disso, esse fato dá um novo rumo a série, criando para ela seu próprio conflito político, unindo vampiros, humanos, e alquimistas em uma única causa.
Indo além da exploração do cotidiano dos personagens e da inserção de muita ação, a autora nos ganha por completo com a consolidação de mais um romance ao melhor estilo Romeu e Julieta (mais um porque quem leu a série Academia de Vampiros dessa autora sabe como o casal principal sofreu por amor). Gente, sério, a contradição é tão grande: eles se apoiam, se ajudam, confiam um no outro sem medo, mas quando descobrem que estão amando vão a loucura, e pior, nos levam juntos nesse impasse. É um romance perigoso e proibido, mas ao mesmo tempo é um amor tão verdadeiro que torcer por esse sentimento é totalmente intrínseco do leitor, afinal é impossível não querer vê-los juntos. E ele, o personagem masculino desse enlace, me ganhou completamente. Tão lindo, tão verdadeiro, tão direto – Ah, acho que estou apaixonada por um personagem literário.
Mais uma vez a Richelle Mead se superou, me encantando, emocionando, surpreendendo e apaixonando. Tudo o que essa mulher escreve vira ouro sob o seu olhar, afinal com uma escrita tão envolvente, com personagens tão queridos, e com tanta ação e mistério, é impossível não se apaixonar.
Sobre a Série
O Lírio Dourado é o segundo volume da série Bloodlines composta por quatro livros já publicados pela autora, sendo que o quinto possui expectativa de lançamento para esse ano, e o sexto e último para 2015.
No Brasil o terceiro volume será publicado em 2014 com o título de O Feitiço Azul.
Quotes Preferidos
Nada do que ele disse poderia mudar o que penso de você. Já faz tempo que formei uma ideia sobre você... e é uma ideia muito boa.
Se eu fosse ele, teria dito que você é a criatura mais linda que já caminhou sobre a terra.
Mas quando estou com você, eu quero ser uma pessoa melhor porque... bem, porque parece certo. Porque eu quero. (...). Você me inspira em todas as ações, todas as palavras, todos os olhares.
Outras Capas aqui.






Participe Aqui

36 comentários:

  1. Oi querida!

    Não li a resenha pra fugir de spoilers. Eu adoro a série Academia de Vampiros, da mesma autora, mas ainda não consegui finaliza-la. Assim que conseguir passarei pra essa, ela tem sido bastante elogiada por ai!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já havia pensando em ler essa série, mas nunca tinha visto resenhas, então agora vi que não é para mim, não gosto muito dessa coisa de vampiros querendo viver no mundo humano, aflorando uma humanidade e etc, gosto menos ainda quando eles se apaixonam...

    Mas adorei a forma como você escreve, uma ótima resenha mesmo!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com muita vontade de ler, parece ser uma ótima série! A sinopse chamou bastante atenção, o enredo é muito cativante e as capas são lindas! Gostei muito de saber que tem muita ação e mistério, é meu tipo preferido de literatura!
    beijos ♥
    quemprecisadetvparaverbeyonce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amo Vampire Academy, confesso que to meio que com preguicinha de começar a ler essa saga, to meio que cansada do tema, maas ta na minha lista de livros pro fim de semana. ;)

    ResponderExcluir
  5. Ai Pah, cada vez estou mais tentada a ler os livros da Richelle. Uma amiga acabou de ler a série completa da AV e é doida nessas histórias.. e também só tenho escutado falar bem da série Bloodlines. Depois dessa sua resenha super entusiasmada, minha vontade de conhecer essas tramas só cresceu. Valeu a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Essa série parece ser muito boa! ainda não li o primeiro livro, mas acho que eu ia continuar suspirando pelo Dimitri...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar bastante de Laços de sangue, mas nunca cheguei a ler o livro e Vampire Academy sempre tive vontade de ler, só que ainda não tive a oportunidade. Os livros dela parecem ser bem legais.

    ResponderExcluir
  8. Da forma que você colocou fica difícil um não ler! Devo ler essa série, mas não agora.

    ResponderExcluir
  9. Oi Pah!
    Admito que não conheço a Academia de Vampiros, mas essa série me dá uma certa vontade de ler...
    Beijos e até mais,
    Ana.
    http://umlivroenadamais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho fixação por histórias com vampiros, não sabia que esse livro também traria a temática. Eu sou do tipo que julga o livro pela capa e nesse ela não me agradou assim como o título, eu nem mesmo sabia que se tratava de uma série por isso acabei não entendendo muito bem algumas coisas. Também não li academia de vampiros, então complicou mesmo. hahaha Gostei do fato de a história destacar a vida comum da personagem mas mesmo assim estou meio perdida entre ler ou não ler... Mas valeu a dica:) Bjs...
    anna-gabby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Será que só eu no mundo ainda não consegui ler VA?
    Eu estou com toda a coleção para ler e estou me roendo de ansiedade.
    Fico divida entre inicia-la ou continuar com TMI.. e depois ficar órfã de tudo! OMG.
    Ok, ok. Calma. Quando fiquei sabendo desse spin-off que não é pequeno, fiquei com mais vontade ainda de ler VA. Não li toda sua resenha - não sei o que pode ser spoiler. Mas só de saber que você continua se apaixonando pela autora me deixa mais animada ainda!!
    Estou confiando em você pah!

    Posso dizer uma coisa? As capas nacionais dão de dez a zero nas originais haha

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  12. Olá, adoro vampiros, e adoroooooo AV, espero conseguir ler essa série em breve, pois me parece muito boa. Parabéns pela tua resenha, muito boa, mesmo que eu não tenha lido ainda o anterior consegui entender um pouco e ter mais vontade ainda de ler (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Vampiros, amores proibidos, escolhas difíceis, tudo beeeem clichê... POR ISSO ME ENCANTA! E para levar 5/5 como classificação, deve ser tudo que a sinopse promete! Vai pra lista.

    ResponderExcluir
  14. Oi Pah!
    Eu já li todos os livros da série Academia de Vampiros e me apaixonei por ela. Não vejo a hora de finalmente poder ler sobre as aventuras da Sydney :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Ola Pah!

    Ainda estou lendo AV e estou adorando. Como gostei bastante da escrita Richelle Mead com certeza vou acabar comprando essa nova saga ainda mais que li na sua sinopse que aparece alguns personagens de AV.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  16. Ainda não lie Academia de Vampiros, a saga deve ser muita boa pelo que vi aqui e a resenha como sempre é boa
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. hum...Gente acho que sou de outro mundo ainda não tinha ouvido falar de AV, mais fiquei muito curiosa e acabando aqui vou procurarrrrr.
    Prefiro a versão das capas do Brasil...
    Gostei... Quando lançarem O feitiço Azul, eu vou tentar ler os tres... antes disso vou me atualizar sobre a AV.

    Beijosssssssssssss

    ResponderExcluir
  18. Quero mt ler o primeiro livro dessa série! Gostei bastante de Vampire Academy e estou bem curiosa sobre esse spin off e ler as resenhas positivas me deixam ainda mais ansiosa pela leitura.

    ResponderExcluir
  19. Sou louca pra ler esse spin off de vampire academy, mais ainda não terminei vampire academy e essa resenha me deixou mais ansiosa ainda. Acho que esse livros dariam um bom seriado.

    ResponderExcluir
  20. Da Mead só li mesmo os cinco primeiros livros de VA. Gosto bastante dessa série e ainda pretendo ler a série Bloodlines, mas somente pós que terminar VA (: As pessoas costumam falar bem desse off, então acho que vale a pena eu ler. E se você diz que ela se superou, eu acredito! HAHAHA

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu conheço a autora pela série Academia de Vampiros e Bloodlines parece uma ótima nova aposta da escritora. Sobrenatural é e acho que sempre será minha paixão e também achei que a editora seguinte caprichou bastante com o livro, pretendo ler e gostar tanto quanto você gostou *--*

    Beijoos

    ResponderExcluir
  22. Pra começo de conversa adorei a capa! E ainda lendo sua resenha, percebi que preciso dele urgentemente, você sabe indicar bons livros. Continue assim!

    ResponderExcluir
  23. Oi Pah ainda não conheço a escrita dessa autora mas as criticas são sempre bem positivas e estou bem curiosa!!
    Gosto do estilo e acho que vou me apaixonar pelo livros dela..
    Venho acompanhando as resenhas dessa série mas pretendo começar pela academia de vampiros primeiro!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Muito boa a resenha adorei, seu blog muito bom!

    ResponderExcluir
  25. Bloodlines parece ser incrível. A sinopse me levou para um mundo que eu sempre gosto de ir quando leio, para o mundo imaginário e isso me fez querer ainda mais ler a série.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  26. Acho essa série bem bacana, visualmente: os títulos dos livros são legais, as capas tem cores chamativas, mas a história não me despertou interesse. Não sei se leria. Histórias com vampiros nunca me deixam curiosas, me entediam facilmente. Mas os personagens parecem cativantes (o Adrian principalmente, porque vejo muitas meninas louca por ele). Não tá como prioridade, porque é uma série bem teen, mas não vou dizer também que eu nunca leria.

    ResponderExcluir
  27. Bom, vim pro post já não achando muita graça do livro, pelo nome e tal. Mas depois vi que a história é legalzinha e que gostaria de ler. Agora só preciso do primeiro livro, hehe.

    ResponderExcluir
  28. Estou muito curiosa em ler este livro .Achei que eles foram lançados rapidamente , parece ser um livro que eu iria gostar de ganhar . kkkk estou participando de um sorteio deste , se eu ganhar kkk ainda assim ficara difícil , pois não tenho dinheiro para o primeiro rs

    ResponderExcluir
  29. Oii Pah!
    Estou com muita vontade de ler essa série, mas ainda não terminei Academia de Vampiros, então vai ter que esperar um pouquinho...
    Também adoro os livros da Richelle, ele escreve muito bem :D

    Adorei a resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. Ainda não li essa serie e nem academia de vampiros mas pretendo ler todos..amooooo essas capas perfeitas demais!!!! acho essa a mais linda dos 3 ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu amei V.A, adorei o fato de que a Richelle manteve o mesmo ritmo em Bloodlines. Até o momento eu só li o primeiro volume, mas já tenho Lirio Dourado aqui em casa e pretendo ler ainda esse mês. Sydney é uma protagonista maravilhosa, não tanto quanto Rose, mas é. hahaha

    ResponderExcluir
  32. Oi Pah,
    Essa série já está na minha lista de desejados e estou com esperança de finalmente ganhar daqui a umas semanas, no meu aniversário.
    Além de as capas serem lidas (prefiro muuuito mais as brasileiras), a história parece ser eletrizante realmente, com muita aventura e uma escrita maravilhosa.
    Adorei a resenha!

    depoisdeumlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Essa saga está recebendo muitas críticas , e a maioria dessas críticas é positiva! E isso só me atraí mais pra esse livro *-* AMO o gênero sobrenatural , essa saga com certeza está na minha lista de leitura!
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  34. Semana passada li a série Academia de Vampiros, mas não me animei para ler essa nova série, mesmo tendo amado VA. Minhas amigas querem que eu leia, mas quem sabe mais tarde

    ResponderExcluir
  35. Não gosto de romances sobrenaturais, mas depois de ver tantas resenhas positivas a respeito este livro e desta saga, estou pensando seriamente em rever meus conceitos...
    Talvez eu leia... vou pensar melhor!!

    ResponderExcluir