[Resenha] O Segredo de Ella e Micha – Jessica Sorensen

Este livro que você vai ler agora arrancou suspiros de uma legião de leitores americanos, entusiasmados com a escrita provocante de Jéssica Sorensen. O Segredo de Ella e Micha trata do romance entre dois jovens, mas não é só isso. Os protagonistas vão tecendo, em primeira pessoa, uma trama complexa e ao mesmo tempo simples, que envolve temas delicados como dramas familiares, traumas psicológicos, medo do futuro e da morte, com naturalidade e sinceridade. Eis o que torna o livro tão comovente: sua realidade. Em qualquer lugar do mundo, cada jovem têm um pouco destes dois heróis paradoxalmente frágeis com seus traumas, mas fortes para enfrentar a dura realidade da existência e superar seus conflitos mais difíceis. Respire fundo, prepare-se para acompanhar uma história de amor com pitadas generosas de sensualidade e adrenalina.
New Adult || 264 Páginas || Cortesia Geração Editorial|| Skoob || Compare & Compre || Classificação: 5/5
Os melhores new adults não são aqueles que apresentam histórias universitárias com romances intensos e apaixonantes, mas sim os que conseguem descrever a realidade conflituosa dos “novos adultos”, que expõem a necessidade que esses jovens possuem de se encontrar profissionalmente e emocionalmente. E é exatamente por esse motivo que eu gosto tanto de O Segredo de Ella e Micha, por se tratar de uma obra rica em perspectivas reais do dia a dia dos recém-adultos (o que obviamente não faz dela uma história politicamente correta, mas sim um retrato desse período que separa a juventude da maturidade). Para quem já passou por essa fase é fácil se identificar com os personagens dessa história, com a vontade de abandonar os velhos sonhos e construir um novo futuro, com as incertezas quanto a que caminho seguir e, principalmente, com a busca diária da definição exata de quem somos. Desta forma, antes de qualquer coisa, esse livro aborda as dúvidas, os medos, e os segredos de Ella e Micha, dois jovens que tiveram suas vidas arruinadas por uma fatalidade e que, abandonando os sonhos e amores adolescentes, precisaram encarar a vida real e aprender, dolorosamente, o verdadeiro significado de ser um adulto.
“A garota que ele pensa amar precisa desaparecer. Não quero que esta noite vá além da lembrança, então me afasto, sentindo seu cheiro uma última vez. Saio de perto e o deixo na ponte debaixo da chuva, juntamente com a Ella que ele conheceu.” 
Crescendo em um bairro simples, e perigoso aos olhos de muitos, desde cedo Ella e Micha aprenderam a cuidar um do outro, aproveitando juntos o que a juventude tinha de melhor a oferecer – as festas intensas e os rachas alucinantes – ao mesmo tempo em que compartilhavam seus medos e problemas, como os casos de alcoolismo, ausência, e bipolaridade que afligiam suas famílias. Assim, tudo o que sabemos é que desde criança Ella e Micha eram amigos inseparáveis, mas que isso mudou completamente depois do dia em que a jovem Ella pegou suas coisas e partiu sem dizer para onde iria, abandonando sua cidadezinha, sua família, e seu melhor amigo. A noite que mudou a vida de Ella também transformou completamente Micha e, enquanto ela decidiu fugir da dor, ele ficou e lutou para encontrá-la, sonhando com o dia em que sua amiga estaria pronta para enfrentar o passado. E agora, depois de tanto tempo de espera, Ella está de volta, mas apenas como a sombra da garota que um dia foi. O fogo no olhar, a atitude irreverente, a personalidade marcante, tudo foi substituído por uma jovem calma e introspectiva, por uma máscara perfeitamente esculpida para esconder a dor, um disfarce que Micha está mais do que disposto a desvendar.  
Desta forma o ponto central da história é o segredo que mudou a vida de Ella e Micha, mas a abordagem da autora não recai diretamente na vontade de desvendar esse mistério, mas sim em observar como ele afetou esses jovens – e isso consegue ser ainda mais doloroso do que a revelação em si. O tema não é fácil, os problemas não são supérfluos e comuns, e a maneira como eles lidam com isso não segue o esperado. Ella e Micha sofrem, choram e se punem constantemente, o que torna impossível para o leitor não se compadecer com eles. Nesse ponto devo dizer que Ella não é uma personagem perfeita ou facilmente compreendida, ela perdeu muito e tento bloquear a dor abandonando tudo o que a fazia feliz no passado, por isso o processo de cura dela é lento, mas é fundamental para tornar a narrativa mais real e para fazer-nos compreender o papel de Micha em sua vida. Aqui a autora dá voz ao velho clichê de melhores amigos que se amam e que fogem desse sentimento, contudo Micha é um personagem tão verdadeiro e devotado a Ella e ao que sente por ela que é fácil aceitar esse amor. É Micha que nunca desiste de Ella, é ele que abdica dos seus sonhos por ela, é ele que se entrega sem medo e pressa, e é ele que ama sem limites. Revela-se então à outra faceta da obra, o lado mais esperado pelos leitores de new adult, o romance intenso e apaixonante.
Culpo a magnitude dessa história – tanto em romance quanto em reflexão – ao talento da autora. Sua escrita é emocional, rápida e jovem, e ao usar o artifício do ponto de vista alternado, mesclando a história entre a narrativa da Ella e a do Micha, ela conseguiu deixar tudo ainda mais real e verdadeiro. O fato é que sinto uma ligação com a autora, sua escrita me cativa por tratar de emoções conflitantes e por resultar não em um final feliz, mas em um passo importante para a superação e o florescer da esperança. Para mim isso é que é viver: errar e aprender, e esse livro nada mais é do que o retrato de dois jovens que sofreram por erros incontroláveis, mas que aprenderam e amadureceram com eles. Superar a perda não é fácil, mas a força está exatamente no processo de aprender a conviver com ela.
Só posso dizer então que não vejo a hora de ler a continuação da saga e, mesmo achando que esse livro pode não agradar todo leitor, acredito que a obra merece ao menos uma chance em sua imensa, eu imagino, pilha de leitura.
“Ella sempre foi curiosa com as coisas. Muitas vezes que fomos perseguidos por metermos o nariz onde não éramos chamados e apanhei várias vezes tê-la defendido. Mas eu faria de novo sem pestanejar; somos eu e ela contro o mundo. Sempre foi assim.”
Sobre a Série
O Segredo de Ella e Micha é o primeiro volume da saga O Segredo, composta por quatro livros: O Segredo de Ella e Micha, The Forever of Ella and Micha, The Temptation of Lila and Ethan, e The Ever After of Ella and Micha. Como percebemos pelos títulos, as histórias se mesclam na narrativa das experiências amorosas de dois casais de amigos: Ella e Micha () e Lila e Ethan. Ainda assim, mesmo com o foco em mais de um casal, é essencial ler os livros seguindo a ordem de publicação.







Participe Aqui

35 comentários:

  1. Oi Pah. Li esse livro, gostei da história mas não caí de amores, não consegui gostar muito de Ella e nem me afligir com os seus problemas, não senti muita conexão com a personagem, já os amigos dele Lila e Ethan me agradaram muito mais e fiquei feliz em saber que há um livro só deles. Mas, quero continuar a ler os outros livros da série :)
    Beijos
    All My Life in Books

    ResponderExcluir
  2. Só vejo criticas positivas do livro, e mais uma delas, que me deu mais vontade ainda de ler... Quero muito esse livro <3
    Sua resenha ficou 10 viu?

    Beijos.
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/02/parceria-editora-empireo.html
    Comenta lá ;)

    ResponderExcluir
  3. Otima resenha Pah;adoro seu blog e sempre acompanho.
    Começei meu blog agora se você puder dar uma olhadinha.
    blog: http://www.agarotaeoseulivro.blogspot.com.br/

    Se você tiver alguma dica para me dar, iria agradecer.
    segue meu email: ketlinkaroline08@gmail.com
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Olaá Pah, caramba sempre me identifico com os livros que você lê e recomenda pra gente principalmente quando são new adults, por coincidência comecei hoje a ler esse livro e quando venho no seu blog tem um nova resenha logo sobre ele. Sua resenha só me animou mais pra continuar a leitura, espero gostar também. :)
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Não li esse livro ainda, mas está na lista.
    Adorei sua resenha e se deixar coloco esse livro na frente de outros que tenho para ler, pois a estória me parece ser muito boa.
    Assim que der vou ler com certeza.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Pah,

    Que lindo o novo layout do blog, só vi agora e amei principalmente a ilustração *.*
    Já li O Segredo de Ella e Micha e amei, virou um dos meus favoritos e com certeza estou louca pela continuação.
    Nunca tinha visto as capas americanas da série e adorei, achei mais bonitas do que a capa nacional.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  7. Acabei de ler os dois primeiros volumes e confesso que causou um frisson na minha barriga. É intensa a narrativa da autora, uma menina quebrada por uma infância nada convencional mais que sempre teve com quem contar, um amigo pra todas as horas mais que também faz parte de um passado que ela tenta superar. Pode parecer meio clichê, mais não deixa de ser uma história maravilhosa. E agora que vi que tem continuação com mais dois livros...PIREI kkkk
    Muito boa a resenha!!

    ResponderExcluir
  8. eu li o livro, e apesar de ter gostado dele, não estou amando tanto igual estou vendo algumas resenhas por ai
    também acho que muita gente não vai gostar...
    é um NA diferente mesmo, e acho que vale a pena ser lido.
    a unica coisa que me desagradou um pouco na leitura, foi a autora, por muitas vezes ter se esquecido da Lila. ela ficava páginas e mais páginas sem comentar da garota, e derrepente do nada ela volta. achei isso meio estranho :S
    já quero os próximos livros *-*

    ResponderExcluir
  9. já tinha visto esse livro por aí, por ser um lançamento, mas não fazia ideia de que era um New Adult. pra mim era algo sobrenatural, sei lá haha mas gostei muito da resenha! o unico new adult que li (Se é que é considerado new adult) foi belo desastre e gostei demais, to doida pra ler mais livros desse gênero! gostei muito! beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Pah!
    Adorei o segredo de Ella e Micha não vejo a hora de ler a continuação. Adorei a escrita de autora e quando percebi já estava no final do livro, não conseguia parar.
    Pensava que ele fazia parte de um trilogia não sabia que iria ter um livro sobre outro casal.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Pah!
    Não vejo a hora do meu exemplar chegar! Saraiva, entrega logo rsrsrs

    ResponderExcluir
  12. Oi Pah!
    Não vejo a hora do meu exemplar chegar! Saraiva, entrega logo rsrsrs

    Bjs,

    Pati

    ResponderExcluir
  13. Apesar de ter esperado muito mais do segredo em si, gostei muito dos dois personagens e estou curiosa para ler o próximo. Outra coisa que eu queria muito era saber mais sobre a história da Lila e do Ethan, imagina minha alegria ao saber que eles tem um livro voltado para eles!? Adorooo! kkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  14. Quero muito ler O segredo de Ella e Micha! Parece ser um New Adult mais profundo nas emoções e sentimentos dos personagens e no que aconteceu para que Ella mudasse tão drasticamente.
    Acho ótimo quando a narrativa é alternada, pois assim podemos compreender melhor o ponto de vista de cada um.
    Espero poder ler esse livro em breve! A sua resenha só me deixou com mais vontade de lê-lo =)

    ResponderExcluir
  15. Não sabia que esse livro teria uma continuação, mas achava que o livro girava em torno de descobrir os mistérios, mas como você falou, não é bem assim. Isso me fez ter menos vontade de ler o livro, porque amo livros misteriosos! Mas ainda quero ler um dia!

    ResponderExcluir
  16. Mesmo o livro parecendo ser bom, fiquei desistimulada por se tratar de mais uma série, com mts livros e que provavelmente demorará um bom tempo até que todos os volumes tenham sido lançados no Brasil, então por enquanto não tenho vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  17. Ooooi!

    Eu fiquei encantada com esse livro, Não só pela capa linda, mas pela história em si, pela narrativa, pelos personagens... Virei super fã da autora, e já recomendei pra todas as minhas amigas. Fiquei muito feliz quando pesquisei e vi que terão continuações, e um livro pro Ethan e a Lila <3 esse menino me conquistou como personagem secundário, imagina como protagonista!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu curti bastante a premissa *-*
    Acho que vou adorar!! Fiquei curiosa pois vc disse que pode não agradar todo tipo de leitor!! ;)
    Adorei a narrativa ser intercalada entre os personagens assim além da leitura fluir melhor o leitor conhece melhor os dois personagens!! *-*
    Amei essa capa é linda Pah !!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Descobri esse livro em e-book , ainda não li , quer dizer li algumas paginas só , mas logo vi que eu iria gostar e parei e decidi esperar pelo lançamento do livro . Chegou ao Brasil rs mas como não consigo livros fácil , mais uma vez eu tinha que esperar rs , acabei ganhando ele , por conta de um erro em um sorteio , sorteio de um livro que eu queria muito também , o livro é super demais , Starters , morro de amores por essa distopia . Eu vou ler assim que chegar e espero não me decepcionar .

    ResponderExcluir
  20. Li esse livro já faz um tempo agora que saiu no Brasil já comprei, amei é lindo ....... No inicio foi indicação de uma amiga que tinha o E-book, comecei a ler, achando que ia ser o mesmo de sempre...............mas para minha surpresa me encantou.

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li este livro, mas parece ser muito bom mesmo! Acho o enredo muito interessante, com tantos mistérios e parece ser uma estória cativante, além de ter uma capa lindíssima!
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Completamente apaixonada por essa estória..preciso desses livros pra ontem ^^
    ameeei essa capa..super perfeitinha!!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Como se eu já não estivesse louca de vontade de ler o livro, você vem com essa resenha me de deixa louca porque iniciei um livro ontem e não vou poder pegar esse agora!
    Creio que vou me identificar muito com os personagens - ou melhor, já me identifiquei rs - e me envolver bastante com a história.
    A série tem um número razoável de livros, mas ca entre nós, a capa brasileira é 100% melhor haha

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  24. Só conhecia o livro pela capa e nunca me interessei em ler. Mas com sua resenha, fiquei fascinada com a proposta do livro. Não gosto muito de dramas, mas amo histórias realísticas, mesmo que o tempero principal for drama, vai entender.
    Pelo que vi, há muitas opiniões positivas a respeito do livro. Com certeza darei chance a ele, só não sei se estou preparada para a carga emocional que ele aparentemente tem.

    ResponderExcluir
  25. Na verdade, já tinha lido algumas coisas sobre esse livro e não gostei.
    Mas depois dessa resenha, vi com outros olhos. Acho que foi escrita de maneira que eu a aceitasse, hehe.
    Bom, vou procurar lê-lo algum dia.

    ResponderExcluir
  26. Sua resenha é mais uma que vejo pelos blogs, super positiva com relação a esse livro. E estou ansiosa pra ler, afinal, pelo que pude entender a autora soube bem descrever as perspectivas reais do dia a dia dos recém-adultos e isso ultimamente está faltando nos últimos lançamentos do gênero.

    ResponderExcluir
  27. Oi Pah!
    Eu já tentei ler esse livro, li o começo e acabei não gostando :( Mas do jeito que você resenhou eu fiquei com vontade de retomar a leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Oi, eu estou hiper ansiosa para ler esse livro, nossa, esta todo mundo falando tão bem dele, e na minha opinião ele tem tudo para me agradar, não vejo a hora de poder conhecer a Ella e o Micha melhor, o livro deve ter uma historia e tanto, coitada da Ella deve ser difícil ter pais problemáticos.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  29. Essa é a terceira resenha sobre esse livro que leio nesse mês , TODO MUNDO já leu esse livro , menos eu , é claro. Quero muito lê-lo! Mas acontece que como tenho uns mil aqui em casa , esperando pra serem lidos , fica difícil!
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  30. Nossa, é uma saga, não podia imaginar. Você sabe o quanto tenho dificuldades em gostar de new adults né?! Mas amei tanto a sua resenha. Gosto de livros com uma abordagem profunda, mas ao mesmo tempo fluida e fácil de digerir. Pronto, me decidi, vou ler assim que puder. Valeu amiga. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  31. Oii Pah!
    Eu não sei o que aconteceu quando li esse livro, porque eu não gostei dele. Parece que só eu que não gostei kkkk
    Tenho que reler!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  32. Li ele tem no inicio do ano passado e já achei o segundo. Confesso que não lembro dos detalhes e vou ter que reler o 1° para ler o 2°, mas foi um dos que adorei ter lido.

    ResponderExcluir
  33. Oi Pah, eu tenho bastante curiosidade con o livro, desde seu lançamento fico bem ansioso com a leitura, apesar de muitos comentários ruins, continuo animado par ler este livro. Descobri uma coisa aqui no post, que na verdade este livro é uma série!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  34. Nossa que incrivel, eu ouvi o playlist e amei, imagina eu ler o livro... rsrsrsrsr vamos ver se consigo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  35. Ai, ai, ai... Agora eu preciso ler esse livro! E o pior é que estou participando de um desafio que tem a opção de ler um livro que seja o primeiro de uma série de quatro.. *-* E agora? Como faz?
    E antes eu não dava nada por ele... mas você me convenceu!
    Beijos!

    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir