fevereiro 22, 2014

[Resenha] Tormento – John Boyne

Apesar de sentir falta do irmão mais velho, que estava fazendo faculdade em outro país, Danny aproveitava o tempo livre das férias para andar de bicicleta e jogar bola com seu melhor amigo, Luke Kennedy. Até que um dia volta para casa e, estranhamente, não vê sinal de sua mãe. Quando a sra. Delaney finalmente chega, vem acompanhada de dois policiais. Ela havia se envolvido em um acidente – atropelara um garotinho que agora estava em coma, com poucas chances de sobreviver. A sra. Delaney se afoga em culpa e se isola de todo mundo, inclusive do marido e de Danny. O garoto, por sua vez, não entende o que está acontecendo. Por que sua mãe se sente tão culpada quando a própria polícia disse que ela não era responsável pelo que tinha acontecido? E para complicar ainda mais a situação, uma garota estranha fica parada em frente à casa de Danny, claramente observando seus passos…

Infanto-juvenil || 88
Páginas
|| Cortesia Cia de Letras
||
Skoob || Compare & Compre|| Classificação:
4/5||
Resenha
da
 Kamila Mendes
Quando recebi esse livro pelo correio, meu primeiro
pensamento foi “mas é tão
fininho”
. Fiquei meio decepcionada pelo fato dele não ser encorpado.
São apenas 88 páginas, mas em tão pouco espaço John Boyne conseguiu me prender.
Admito que nunca li O
Menino do Pijama Listrado
não por preconceito, mas só para poupar minhas
emoções. Vi apenas duas cenas do filme e me desmanchei em lágrima e decidi que
leria a obra original apenas quando estive realmente preparada. Até hoje não
estou. Mas em Tormento, Boyne
realmente me conquistou. Este conto retrata um período curto, mas tenso na vida
de Danny Delaney. Através dos olhos desse garoto de 12 anos, o leitor acompanha
o drama vivido por uma família de classe média baixa europeia e como Danny é forçado
a lidar com essa situação.

Danny vivia as primeiras férias de verão longe de seu irmão
mais velho Pete, que está cursando o primeiro ano de faculdade na Escócia, e a
única coisa que o garoto deseja são férias tranquilas. Mas uma noite sua mãe se
atrasa para o jantar e chega tarde da noite escoltada por policiais. Ao que
parece, a mãe de Danny atropelou um garotinho chamado Andy e agora ele está em
coma no hospital. Juntando os cacos de informação que recebe, Danny monta a
história. Sua mãe estava dirigindo e o garotinho surgiu do nada correndo na
frente do carro. Sua mãe o socorreu e levou-o ao hospital, mas o menino está em
coma.

“(…) mamãe estava parada do lado de fora, sem olhar
para ele, mas também sem olhar pro chão. Parecia que ela estava encarando um
ponto fixo na parede atrás do papai e que ia continuar olhando naquela direção
para sempre.”

A vida vira de ponta cabeça e Danny vê sua mãe se
transformar numa outra pessoa: alheia as suas próprias necessidades e de
família, sua mãe passa os dias deitada na cama chorando e se preocupando com o
garotinho. Chega o ponto de dizer que o único garoto que importa é o Andy. No
meio desse caos, Danny conhece uma garota misteriosa, Sarah. O que promete ser
uma amizade com o poder de tornar seus dias mais refrescantes acaba virando um problema,
quando Danny, e depois sua família, descobre o segredo de Sarah.
O menino passa a se sentir só em um mundo que gira em torno
de um garotinho internado. Ele não entende como a vida da mãe pode parar dessa
forma e por que o irmão não volta pra casa, ou por que o pai não senta pra
conversar com ele. Sua mãe se quer olha pra ele e quando o faz, começa a chorar.
Parece demais para um garotinho, não acham?
Como já disse Tormento
é um conto que narra um período de tempo curto, porém intenso. É um texto gostoso
de ler e simples. O leitor acaba entendo os sentimentos de Danny em relação a
situação, seus medos, sua confusão, frustração e a vontade de ter a mãe de
volta.
Por ser um livro fininho, de leitura rápida, indico a todos
que gostam de uma leitura dinâmica, sem enredos intrincados, mas com uma boa
dose de tensão.
Gostei muito de John Boyne, mas ainda não estou preparada
para O Menino do Pijama Listrado. O.O





Participe Aqui

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

30 Comentários

  • Erica Oliveira
    13 junho, 2014

    Fiquei curiosa pra saber mais sobre a história. Eu amei O menino do pijama listrado, mesmo sendo uma história triste. Acredito que vc também vai gostar!

  • Tamires Pina
    04 março, 2014

    Ai acho que num do conta de ler esse livro, rsrsrsrs otima sua resenha… mais num consigo ler rsrsrsrs beijos

  • Pamela Verdan
    02 março, 2014

    Sofro disso de não ler alguns tipos de livros para poupar meus sentimentos. Acho que esse vai ser um desses. Mas sua resenha ficou interessante

  • Karina B.
    02 março, 2014

    Oi!
    Nunca li nenhum livro do autor.
    Não costumo ler muitos livros desse gênero, mas as vezes é bom sair da rotina 🙂
    Adorei a dica!

    Beijos!

  • Sika Gennargh Pelegrino
    28 fevereiro, 2014

    Fiquei já super curiosa pela sinopse, então imagina o que a resenha aprontou comigo! Haha. Mas fiquei com um pouco de medo do livro não satisfazer devido a sua carga emocional, apesar de tudo.
    Adorei seu primeiro pensamento. Já tive vários deles rs
    Já assisti O Menino do Pijama Listrado, mas como me frustei com o final, decidi não ler o livro de jeito algum.

  • Dani Kaulitz
    28 fevereiro, 2014

    Ainda não li O Menino do Pijama Listrado também, assisti o filme e sei o quanto é triste rsrs
    Não conhecia este livro e também achei a quantidade de páginas poucas, mas gostei de saber que mesmo assim o livro é muito cativante. Apesar da estória tensa, deve ser muito bom mesmo! 🙂

  • Rossana Batista
    26 fevereiro, 2014

    Não conhecia esse livro, mas deu pra perceber que é bem intenso.
    Também não li O menino do pijama listrado, mas porque ainda não deu pra comprar, mas estou eu processo de trocaa pelo skoob e então eu vou ler *-*

  • Anna Gabby
    26 fevereiro, 2014

    Eu também não me sinto preparada para ler O menino do Pijama Listrado… Enfim, eu não conhecia esse conto, achei bem interessante e complicado. Coitado do Danny e do Andy, crianças não deviam sofrer tanto.

  • Julia Costa
    26 fevereiro, 2014

    o menino do pijama listrado so vi o filme, e tbm morro de medo de ler o livro, porque o filme me fez ficar deprimida por alguns dias, chorei bastante :'( mas creio que esse não pareça ser tão assim, e adoro livros rapidinhos de ler! pra passar umas duas horas só aproveitando, como se fosse um filme! boa resenha! infelizmente me deu vontade de ler (minha lista ta enooooooooooooorme haha) beijos!

  • Thalita Sousa
    26 fevereiro, 2014

    Gostei da sinopse, mais não sei se é um tipo de leitura que eu gostaria, sou muito chorona e me sensibilizo com qualquer coisa histórias com drama e crianças nunca me fazem bem. Mas quem sabe no futuro eu me arrisco a ler né ?
    bjs

  • Julia Moraes
    25 fevereiro, 2014

    Leia "O menino do pijama listrado" imediatamente , é MUITO perfeito *-* Eu chorei demais , é claro.. é impossível não chorar rs É um livro que você lê e no final , quando fecha o livro , fica um tempão pensando sobre a tua vida e tal. Então , quando for ler , se prepare psicologicamente , porque é difícil rs
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

  • dreehleal
    25 fevereiro, 2014

    Eu nunca li nenhum livro do John, não tinha interesse neles.. mas venho mudando de opinião. Fiquei intrigada pelo enredo e por descobrir qual o segredo da menina, Sarah.
    Fico triste por ser apenas um conto. Quando a história é boa queremos mais e mais páginas dela, risos.

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

  • Raquel Ebooks
    25 fevereiro, 2014

    Eu ainda não li os livros dele , morro de vontade de ler O menino do pijama listrado rs

  • Ycaro Santana
    25 fevereiro, 2014

    Oi Kamila, acho que o John Boyne é fantástico, apesar de não ser um dos meus preferidos, suas palavras são ótimas companheiras reflexivas. Gostei bastante da resenha, mostrou que as aparências enganam!

    Bjs,

  • Anne Viana
    25 fevereiro, 2014

    Um pouco forte esse conto,mas me interessei por ele..ainda não li O Menino do Pijama Listado mas pretendo ler um dia e ver o filme também 🙂

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

  • Sleepy Reverie
    24 fevereiro, 2014

    Nunca li um livro desse jeito, mas me parece ser muito bom, mesmo sendo tão pequenininho me deu vontade ler, amei a sua resenha

    Ta rolando sorteio de um box de livros lá no meu blog…
    http://booksandflowers.blogspot.com.br/2014/02/sorteio.html

  • Pamela Liu
    24 fevereiro, 2014

    Oi Kamila.
    Gosto bastante dos livros do autor, mas ainda não li Tormento. Parece ser um ótimo livro, com uma trama que dá para entender porque a mãe ficou tão afetada com o acidente e como a vida de Danny muda do noite para o dia.
    Li o livro e vi o filme O menino do pijama listrado e confesso que gostei mais do filme. Achei o filme mais intenso do que o livro, que também é curtinho.

  • Rayme
    24 fevereiro, 2014

    nossa, só 88 páginas :O
    também não li O MEnino do Pijama Listado, só que diferente de você, eu vi o filme. me emocionei também que desisti de lê-lo por imaginar o quão emocionante é ;~~
    este parece ser ótimo também, e como não li nada do autor, acho que vou começar por este 😀

  • Suzi
    23 fevereiro, 2014

    Tamanho nem sempre é importante né!!
    Fiquei interessada acho que leria quando estivesse com uma ressaca literaria pois a leitura é rápida sem muitas enrolações!!
    Bjus

  • Jessica Lisboa
    23 fevereiro, 2014

    Juro que pensei a mesma coisa quando vi a quantidade de paginas, bem nao tenho muito a disser sobre autor, sei que ele consegue fazer qualquer um chorar com suas historias!

    xx

  • Jardani Dias
    23 fevereiro, 2014

    Ainda não li O menino do pijama listrado, não me lembro se assisti ou não o filme, eu acho que já, mas não dou certeza. Fiquei muito interessada em ler Tormento e como ele é curto, acabou me dando mais vontade de ler.

  • Ana Carolina
    23 fevereiro, 2014

    Olá Kamila!
    Confesso que também não li o menina do pijama listrado pois só o filme já me emocionou muito imagina então o livro. Só que sua resenha me deixou super curiosa sobre Tormento e por ser um livro tão curtinho fico imaginando como o autor desenvolveu uma estória que parece ser tão cheia de emoção em tão poucas paginas. Com certeza esta na minha lista de compras.
    Beijos.

  • Amanda T.
    23 fevereiro, 2014

    Eu passo pela mesma coisa com O menino do pijama listrado, Vi o filme inteiro e me acabei de chorar, não tive coragem de pegar o livro ainda. Mas um dia eu chego lá! Não conhecia essa outra obra do autor, achei bem interessante. Normalmente não pego livros tão fininhos pra ler, tenho receio da história não ser bem desenvolvida. Mas agora que sei que não é o caso desse, vou colocar na lista de futuras leituras!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

  • Andréia Renata
    23 fevereiro, 2014

    Não conhecia esse livro e assim como vc, até hoje ainda não tive coragem de O menino do pijama listrado. E me interessei por esse livro, ando tão sem tempo que estou a procura de livros com poucas páginas, já que quando começo a ler algo não consigo para de ler, rs.

  • Mirelle Candeloro
    23 fevereiro, 2014

    Oi Kamila, também não li e nem vi O Menino do Pijama Listrado pelo mesmo motivo que o seu. O John tende a escrever livros intensos que mexem conosco né?! E esse aparenta ser assim também. Às vezes é gostoso ler um livro curto, rápido, mas que consegue nos envolver da mesma forma. Fiquei super a fim de ler esse livro. Valeu a dica. Beijão, Mi

    http://www.recantodami.com

  • Gislaine Silva
    23 fevereiro, 2014

    Gostei da resenha e do enrendo do livro. Já li o livro O menino do pijama listrado e achei emocionante. No momento tenho evitado esse tipo de livro e tenho lido outros gênero, porque para ler esse tipo de livro o espírito deve estar bem e não me sinto 100%. Mas futuramente quem sabe eu não o leia!?

  • camila rosa
    23 fevereiro, 2014

    Ainda não li nenhum livro do autor, e quero muito ler O menino do pijama listrado, sei que vou derramar litros e litros de lagrimas, mas quero ler mesmo assim, acho que como você não estou preparada ainda, hahaha, Tormento parece ser um livro muito bom, que te prende sem você nem perceber e nossa ele é bem fininho achei que teria mais paginas.
    Beijos!!!

  • nathay ferrer
    22 fevereiro, 2014

    Acho que a leitura desse livro deve ser super triste, tive pena da mãe dele por ter atropelado uma pessoa sem querer e tive pena do próprio Danny. Se você não esta pronta pra ler O menino de pijama listrado, acho que também não estou tão pronta pra ler Tormento, que só pelo nome já me deixa receosa. :-[

  • Lanifer
    22 fevereiro, 2014

    São livros assim que nos fazem pensar na vida, pensar no sofrimento das outras pessoas além de nós mesmos e percebemos que há problemas além do que imaginamos então não devemos julgar os outros sem antes ter certeza.

  • Camila Rocha
    22 fevereiro, 2014

    Oi Ka…
    Confesso que nossas coincidências não é só no nome, mas também não me sinto preparada para ler O Menino do Pijama Listrado rsrsrrs
    Mas esse conto parece ser interessante, tadinho do Danny, não tem culpa do que aconteceu, mas se sente rejeitado. E Sarah, que segredo é esse… Fiquei curiosa, quando tiver oportunidade eu vou atrás desse livro e dar uma olhada.