[Resenha] De Repente Acontece – Susane Colasanti

De repente acontece fala daquelas paixões que começam do jeito errado e têm tudo para terminar errado – mas, depois de ler a última página, a gente acredita que o amor existe. Se você é uma menina, este livro vai ajudá-la a entender o que se passa na cabeça dos garotos. Se é um menino... Bem, se você é um menino, também vai gostar de De repente acontece. Uma história simpática, com cara de vida real. E que poderia acontecer com você ou com a sua melhor amiga!
Jovem Adulto || 288 Páginas || Editora Novo Conceito || Skoob || Compare & Compre|| Classificação: 4/5|| Resenha da Priscilla Gonçalves
Meu primeiro contato com as obras da Susane Colasanti foi através do livro Bem Mais Perto. Na ocasião, apesar de ter classificado esse livro com nota três, lembro-me de ter gostado da sua forma de escrever. Assim, como eu adoro uma história juvenil, quando vi o resumo desse lançamento da Novo Conceito não tive dúvidas de que seria o próximo da minha lista de leituras. O livro é uma narrativa em primeira pessoa e os capítulos são alternados entre os pontos de vista de Sara e Tobey, estudantes do High School (ensino médio) de uma escola em New Jersey. Particularmente, gosto muito deste recurso quando utilizado pelos autores porque desta forma podemos conhecer os dois lados da história.

Sara é uma adolescente comum. É considerada nerd por seus colegas simplesmente porque gosta de estudar. Quer ser arquiteta e fazer faculdade em Nova York. Ela sempre quis ser popular, pois em toda sua vida escolar foi ignorada pelos demais estudantes de seu colégio. Tudo isso muda quando começa a namorar Dave, um garoto lindo, a princípio interessante e que joga basquete. No entanto, já no primeiro encontro de casais com o pessoal da turma dele, Sara se questiona o que faz ali. Ela não se sente bem uma vez que para ser aceita tem que usar roupas que não é do seu estilo e tem que se policiar para não ser espontânea. Ela nem mesmo pode comer o que quer simplesmente para agradar os outros. Mesmo assim ela insiste no namoro com Dave, porque no fim ela quer o que toda garota da sua idade sonha: um amor verdadeiro.
Tobey é um desleixado. Mas um desleixado super carismático. Tem uma banda e seu maior sonho é se tornar um músico de sucesso. Sua meta para o ano é ganhar a Batalha de Bandas. Ao contrário de todos os alunos do colégio, ele não quer fazer faculdade e, por isso, não liga para suas notas. Apesar de ser inteligente, ele se recusa a fazer qualquer dever de casa e, por isso, suas notas não são boas. Ele se apaixona por Sara, e não se conforma com o relacionamento dela e Dave.
“Sei o que estou procurando, o que serve para mim. E sei o que é real. Abro o armário, afasto uma pilha de pares de All Star Converse da frente, uma velha guitarra de segunda mão e uma pilha de revistas, até chegar à minha caixa de sapatos. Nessa caixa guardo coisas íntimas. Sento no chão, encosto na parede e abro a caixa. Lá dentro tem um pouco de tudo. Pego a minha primeira palheta e me lembro de quando aprendi a usá-la. Tem a corda de guitarra quebrada no nosso primeiro ensaio, na nona série. Tem também as músicas que compus que falam de garotas e sexo, anotadas num caderno separado, porque minha mãe não pensa duas vezes para abrir minha mochila e espiar minhas coisas. Mesmo que eu já tenha dito a ela milhões de vezes que uma qualidade admirável nos pais é respeitar a privacidade dos filhos”.
O livro, apesar de muito previsível, é bem fofo e sua leitura é ágil. Eu o acrescentaria naquela lista de “Livros para se ler em um dia”. Os personagens são cativantes. A todo o momento você se vê torcendo não só pelos principais, como também pelos coadjuvantes. A história tem a cara daqueles clichês adolescentes norte-americanos. Eu não vejo problemas nisso, desde que seja bem escrita. Se você gosta de narrativas assim, com certeza vai amar essa.
Por fim, não posso deixar de mencionar a dedicatória que a autora fez porque apesar de ser muito simples, eu achei muito fofa: “PARA DERRICK, que prova que as almas gêmeas realmente existem”.






Participe Aqui

22 comentários:

  1. Oi, Priscilla
    Adoro livros com essa temática (apesar de ter passado um pouquinho dessa idade), são leituras leves, que nos deixam felizes e acreditando que no final tudo pode dar certo.
    Adorei sua resenha. a Sinopse me lembra aqueles filmes da sessão da tarde. Vou, com certeza, comprar e ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pri! Adoro livros para ler em um dia! Eu os chamo de "livro passatempo" pois são de leitura fácil! Achei muito fofa esta história e já tinha me interessado pela capa, mais agora lendo sua resenha adorei. Adoro livros que falam do comportamento das pessoas. Com certeza vou ler este livro!

    ResponderExcluir
  3. o primeiro contato que tive com a autora também foi em Bem mais Perto. gosto dos livros da autora, e apesar deles não serem super desenvolvidos, eles possuem uma leitura rápida e fluida, que acaba nos fazendo gostar da história né :D
    este ai não parece ser diferente! a história é super previsível mesmo, mas continuo com vontade de ler! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Priscila !
    Eu como você , conheci a Suzane Colasanti com o livro bem mais perto. Mas ao contrario de você ele me agradou bastante ! não só pela boa escrita da autora , mas também pela construção da historia.Quando vi este nos lançamentos da editora novo conceito , fiquei com um pé atras (julgando pela capa rs) , achei que a historia fosse clichê e tals , mas pensando bem , vou dar uma chance para livro. Ótima resenha , beijos !

    ResponderExcluir
  5. Este livro me chamou bastante a atenção desde seu lançamento!! E é a primeira resenha que leio sobre ele e realmente fiquei ainda mais animada para conferir e a leitura dele.Deve com toda certeza ser aquela leitura super agradável, e ele já esta na minha lista de lviros desejados!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  6. Oi Pri!
    Gosto bastante de "livros para serem lidos em um dia", acho que eles são a terapia perfeita para um dia estressante. Sou igual a você se a estória e escrita forem boas não me importo muito se é clichê ou não.
    Não conheço esse outro livro da autora vou dar uma procurada e quem sabe não faço um pacote com os dois...hehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Amo este tipo de livro! Juvenil! romantico! Cliche! Esses livros são super fofinhos, eu quero ele desde que eu vi ele lá no skoob!! Deve ser muito fofo!

    ResponderExcluir
  8. Amo este tipo de livro! Juvenil! romantico! Cliche! Esses livros são super fofinhos, eu quero ele desde que eu vi ele lá no skoob!! Deve ser muito fofo!

    ResponderExcluir
  9. nossa , esse livro parece ser otimo , bom eu amo historias juvenis , sla me sinto a vontade lendo um livro assim , e como bem me parece na minha escoola , nerds nau se dao muito bem coom jogadores d basquete , garotos e garotas populares , maais , esse liivro me interessou muito , e a capa é muuuuiiito lindaa , um tant romantica eu adorei , boaa postagen !

    ResponderExcluir
  10. Oi Pri. Que linda, adorei a sua resenha.
    Achei o livro muito interessante e fiquei com vontade de fazer a leitura.
    É muito comum esses livros clichês, né? Muitas vezes a gente já lê sabendo o que irá acontecer, mas mesmo assim, a sensação é ótima!
    Beijos!

    http://palacioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Priscilla!
    Já li e achei bem fofo.
    É o tipo de livro que a gente lê sem esperar grandes desfechos, né?
    Eu só esperava com a história seria mais conflitante. Que iria ficar um triângulo amoroso.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  12. Oi.
    Adoro a capa e morro de vontade de ler o livro, gosto de livros assim pra passar o tempo haha parece ser bem interessante.
    ótima resenha ;)

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-zon-o-rei-do-nada-andrei-simoes.html

    ResponderExcluir
  13. Já peguei confiança no livro quando disse que gostou da escrita da autora.
    A história se parece muito mesmo com a minha. A nerd, excluída sala, que se apaixona pelo esportista, começa a namora-lo, e passa a usar roupas diferentes das habituais.
    Poxa, é minha vida. Preciso ler isso. E seria bem interessante entender a mente masculina, como a sinopse diz.

    ResponderExcluir
  14. Oi Pri, também conheci a escrita da autora em Bem Mais Perto e achei bem gostosa de ler. Um livro teen fofo e divertido. Por isso tenho vontade de conferir as outras obras dela que são perfeitas para relaxar entre uma leitura e outra. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  15. Amei! Capa maravilhosa, sua resenha maravilhosa também e espero poder ler logo u.u

    ResponderExcluir
  16. A história parece ser leve e fofa, acho que esse é um daqueles livros que foram feitos pra serem lidos em um sábado tranquilo u.u
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  17. Esse livro foi um pouco de amor a primeira vista. Só de ler a sinopse eu já tive certeza que precisava ler, de ler a sua resenha então....
    E que dedicatória mais fofa essa *-*

    ResponderExcluir
  18. Amei a resenha e com certeza quero ler o livro u.u.
    Sei lá gosto de romances adolescentes apesar de ser meio clichê (me julguem. ..

    ResponderExcluir
  19. Gosto bastante de livros assim, despretensiosos, leves e fofos. Ainda não li nenhuma obra dessa autora, mas tenho muita curiosidade. Tenho certeza que vou gostar!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  20. Anotado o livro. Adoro livros assim para ler quando estou precisando de algo leve, fofo e clichê. Boa indicação.

    ResponderExcluir
  21. Own que livro mais fofo, eu ganhei ele, estou esperando chegar para poder ler, também não tenho nenhum problema com romances clichês, bem escritos é claro né, louca para saber mais sobre a Sara, vi que tenho algumas coisas em comum com ela, exceto o lance de ser popular, nunca quis isso, e não vejo a hora de poder conhecer melhor o Tobey, ele parece ser muito fofo.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  22. Já li resenhas controversas sobre esse livro. Como não é meu gênero preferido, melhor não arriscar e me decepcionar na leitura. Mas eu adorei a sua resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir