[Resenha] Fazendo Meu Filme 1 – Paula Pimenta

Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.
Chick-Lit || 327 Páginas|| Editora Gutemberg|| Skoob || Compare & Compre||Classificação: 5/5|| Resenha da Priscilla Gonçalves
Sou muito suspeita para falar de qualquer livro da Paula Pimenta. Como dizem por aí, eu leio até receita de bolo se tiver sido escrito por ela. Meu primeiro contato com a autora foi através do livro Minha Vida Fora de Série. Simplesmente me apaixonei! A partir de então quase tive uma “overdose” de Paula Pimenta porque imediatamente li o segundo livro da série e depois os quatro livros de Fazendo Meu Filme. Isso tudo em menos de um mês. Eu sou assim mesmo, compulsiva! Quando eu gosto, quero ler tudo para ontem! O difícil mesmo é ter que esperar as continuações que serão lançadas... risos.
Mas, voltando ao que interessa, Fazendo Meu Filme conta a história de Estefânia Castelino Belluz, ou Fani, como gosta de ser chamada. Ela é uma típica adolescente mineira, apaixonada por cinema. Tem dezesseis anos, cursa o segundo ano do Ensino Médio e nutre uma paixão platônica por Marquinho, seu professor de biologia. É uma garota extremamente responsável, tímida e que valoriza suas amizades. Ao contrário de sua amiga Nathália, Fani não gosta muito de baladas.
“Ufa. Prefiro sinceramente ficar no meu quarto, meu castelinho encantado, com meus livros, DVDs, computador...”.
Sua melhor amiga é a Gabi. Juntas elas compartilham as descobertas e confusões típicas da adolescência. Paixões, amores, medos, desejos, inseguranças e sonhos.  Seu melhor amigo é o Leo, um garoto de sua sala que é completamente apaixonado por ela, que nem percebe. No decorrer da história Fani descobre o quanto estava enganada com sua ilusão e constata que seu verdadeiro amor estava bem na sua frente e ela nem notou.
“O que eu ia falar do Leo (...)? Resolvi escrever uma frase do livro O Pequeno Príncipe (...). Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa... e, achando pouco, completei com: Espero que você não encha o saco de ter que ser eternamente responsável por mim!”.

“Pode desligar, você pode fugir de mim, mas acho que já passou da hora de você parar de fugir dos seus sentimentos... admita de uma vez por todas que está com ciúmes do Leo!”.
Mais para satisfazer a vontade da mãe, Fani faz uma prova para um intercâmbio na Inglaterra, acreditando que não irá passar. Para sua surpresa ela é aprovada em primeiro lugar e se vê diante de mais uma decisão fundamental que terá que tomar: mudar ou não para outro país.
Dois recursos utilizados pela autora me agradaram muito: as citações de filmes que a Paula colocou no início de cada capítulo, e as conversas por email, facebook e bilhetinhos em sala de aula. Achei que esses detalhes deixaram o texto mais dinâmico e envolvente.
O fato de a história acontecer em Belo Horizonte, cidade que eu amo e na qual morei durante cinco anos, me fez gostar mais ainda do livro. Tudo era muito real para mim. Cada descrição de cenário, locais, etc. A Paula conseguiu fazer um texto leve, fluido, com uma linguagem simples, porém escrito com maestria.  A leitura é fácil, rápida e agradável. O livro é narrado em primeira pessoa e conta apenas a versão da Fani. Os personagens são cativantes e muito bem construídos. O livro é juvenil, mas apesar disso é capaz de agradar a qualquer idade.







Participe Aqui

50 comentários:

  1. amei essa resenha , E meu deus esse Livro Me deu Arrepios , Parece ser ótimo , Tenho que ler esse Livro Nesse ano Ainda ,A Capa é linda !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,

      Que bom que gostou da resenha! =)
      O livro é realmente muito bom!

      Beijos

      Excluir
  2. amei essa resenha , E meu deus esse Livro Me deu Arrepios , Parece ser ótimo , Tenho que ler esse Livro Nesse ano Ainda ,A Capa é linda !!

    ResponderExcluir
  3. Oi.
    Ótima resenha, amo esse livro de paixão, desde a capa até a última página, com certeza uma das minhas séries favoritas <3

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-elevador-16-rodrigo-de-oliveira.html
    Comenta lá ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catharina,

      Também sou apaixonada por este livro!!!! hehehehe

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Pri, amei a sua resenha, você escreve muito bem!
    Em relação ao livro eu fiquei muito interessada, pois eu nunca li nada da autora, mas essa história me parece bastante juvenil e interessante.
    Com certeza este livro entrará na minha lista de compras.
    Beijos!

    http://palacioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia,

      Muito obrigada! Apesar do livro ser juvenil, eu adoro! Acho que não vai se arrepender.

      Beijos

      Excluir
  5. Ois, amei a resenha. Já tive bastante indicações deste livro, e estou louca para poder ler! Além da capa ser maravilhosa!
    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raynara,

      Muito obrigada!
      A capa é mesmo linda né?! Pode acrescentar o livro na sua lista que vai gostar.

      Beijos

      Excluir
  6. Não gosto muito desse gênero, mas esse livro talvez seja bem envolvente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,

      Gosto é gosto né. Eu, particularmente, adoro esse gênero... rsrs
      Se algum dia quiser se aventurar, acho que pode começar por este. É muito envolvente mesmo.

      beijos

      Excluir
  7. Adoro livros assim! Que criam certa interatividade com o leitor fugindo da tradicional narrativa direta e abrindo espaço para adendos. Adorei a história do livro, pois isso já aconteceu comigo..rsrs... escola, amor, morar em outro pais... ufa... A fase adolescente é muito divertida, você falando deste livro deu muita vontade de ler!! Quero saber o que ela fez!!! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tathiany,

      Toda a série nos faz voltar um pouco à nossa adolescência. É muito bom ler e recordar das nossas próprias confusões né... rsrs.

      beijos

      Excluir
  8. Ahhhhh eu sou louca para ler os livros da Paula Pimenta, essa série parece ser simplesmente maravilhosa, to vendo que muitas coisas hiper megas legais irão acontecer, imagina passar em primeiro lugar para um intercambio na Inglaterra? Eu ia amar hahaha a resenha esta simplesmente maravilhosa Pah.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,

      Muito obrigada!
      Com certeza fazer um intercâmbio desses seria um sonho!!!!

      beijos

      Excluir
  9. Oi Pri o primeiro livro que li da Paula Pimenta foi este mesmo FMF1 e assim como vc tive uma overdose, li a série inteira em 1 mês ainda bem que comecei ler a série assim que saiu o último livro se não acho que iria ter um treco rsrs, acho que a Paula Pimenta tem o poder de fazer isso com as pessoas rsrs! beijokas ;)

    www.paraisoempapel.com
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      Muito bom saber que não fui a única com "overdose"... hahahahaha...
      Já leu Minha Vida Fora de Série? Se ainda não leu, leia... rsrs

      beijos

      Excluir
  10. Todos falam bem desse livro,agora eu estou mega ansiosa para ler,e ouvi dizer que vai virar filme.
    Estou muito ansiosa.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana,

      O livro é realmente muito bom. Também fiquei sabendo que a Paula fechou o contrato para fazer o filme, mas está sem previsão ainda. =(
      Parece também que em breve ela lançará uma revista em quadrinho com os personagens... <3

      beijos

      Excluir
  11. Oi Pri, faz tanto tempo que escuto falar da autora. Nunca li nada dela porque os livros são muito caros :( Mas já folheei este e confesso que não me chamou atenção. Também adoro quando são inseridos no texto trechos de mensagens, torpedos, músicas, etc. Quem sabe um dia eu leia, para poder dar a minha opinião a respeito?! hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mirelle,

      Realmente os preços são um pouco salgados ainda... Quando eu comprei foi em uma promoção e mesmo assim não foram tão baratos... Ainda bem que eu gostei... rsrs
      Enfim, se algum dia tiver a oportunidade, não deixe de ler.

      Beijos

      Excluir
  12. Literatura brasileira, capa linda, tema muito muito muito bom mesmo, texto leve e bem escrito. Precisa de coisa melhor?
    Alias, já amei o livro pela sinopse. Então já sacou o que a resenha fez comigo né. Enfim. Sem mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sika,

      Você também gosta de literatura brasileira? Confesso que sou fã! Não entendo o preconceito que muitas pessoas tem.

      beijos

      Excluir
  13. Adoro essa série. Me apaixonei pelo Léo, ele é muito fofo. Indico "minha vida fora de série", que é sobre a Priscilla, amiga da Fani. Muito legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica,

      Vou confessar uma coisa, apesar de gostar do Leo eu sempre preferi o Cristian... hahahahha. Somente no último livro da série eu conformei e me rendi aos encantos do Leo... rsrs

      Beijos

      Excluir
  14. Adoro essa série. Adoro o Léo. Indico "Minha vida fora de série", muito legal também.

    ResponderExcluir
  15. Pela sua resenha, ele parece ser um livro e tanto!

    Até o próximo post!
    Luciana
    Tendo oportunidade, visite meu blog.
    http://www.apaixonadaporromances.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana,

      O livro é realmente muito bom. Entrou para os meus preferidos.

      Beijos

      Excluir
  16. Só eu que ainda não li esse livro??? que vergonha hahaha
    Adorei a resenha!!

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,

      Obrigada! Que nada. Com a quantidade e a qualidade de livros disponíveis hoje a gente fica até perdida nas opções... hehehe

      beijos

      Excluir
  17. Os livros da Paula Pimenta me fazem suspirar , rir , chorar (sim , eu chorei no final de "Fazendo meu filme 1) u.u AMO muito essa autora <3
    Fiquei sabendo que os livros da série "Fazendo meu filme" vão ser adaptados para o cinema *-* Espero que a notícia seja verdadeira!
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  18. Oie!
    Bom, eu admito que já ouvi falar demais dessa autora mas tenho certo preconceito ainda, espero conseguir ler um dia e quem sabe me apaixonar.
    Beijos e até mais,
    Ana.
    http://www.umlivroenadamais.com/

    ResponderExcluir
  19. Amei o livro, a resenha e a capa ...
    Estou louca para ler

    ResponderExcluir
  20. Amei a resenha, o livro a capa está tudo lindo...
    Estou louca pra ler.

    ResponderExcluir
  21. Adoro livros juvenis ♥
    Acho que independente da minha idade sempre vou amar!
    Quero muito ler esse livro *-*
    Já faz um bom tempo que está na minha lista de desejados ♥
    beijos

    ResponderExcluir
  22. A série e os livros da autora não são do meu gênero favorito, mas eu vejo tantos lançamentos, que fica difícil não ter uma curiosidade para ler e descobrir um pouco sobre a obra.
    Como o livro é mais voltado para o público juvenil, achei interessante a proposta da autora de tratar sobre as indecisões.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Oi Pri!
    Tenho até vergonha em admitir, mas nunca li nenhum livro da Paula Pimenta (foge para as colinas). Adorei sua resenha e fiquei super curiosa com a estória. Com certeza essa série já esta anotada na minha listinha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oi Pri, :)

    Eu nem sei mais a quanto tempo quero ler esse livro! rs'
    Ouvi tantos comentários positivos sobre ele que ficou impossível não ficar curiosa. Gostei do formato de escrita que você descreveu - já sei que vou amar as frases de filmes nos comecinhos dos capítulos *-* rs' - e, além de tudo, preciso mesmo dar mais chances para os autores nacionais me surpreenderem :)

    Ótima resenha! ^^

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  26. Oii!!
    Eu gosto bastante de ler livros juvenis, mas não li nenhum da Paula Pimenta. Eu quero muito começar a ler por essa série, já que não é a primeira vez que ouço falar bem dela. Espero poder fazer isso em breve.

    ResponderExcluir
  27. Não costumo ler livros juvenis desse gênero, mais como esse livro é da Paula Pimenta (os livros dela sempre da o gostinho de quero mais), e com essa resenha fiquei com muita vontade de ler esse, já que tinha visto bastante gente falar muito bem dele.
    Não tenho lido muitos livros nacionais mais com certeza irei ler toda a série!

    ResponderExcluir
  28. Oiii Eu sinceramente já tive curiosidade de ler esse livro, mas eu achei que seria uma coisa muito monótona e fofinha, ai eu vim aqui e li a sua resenha!!! Eu sinceramente vou dar uma chance para esse livro!! E se gostar, talvez eu também tenha uma overdose de Paula!! Uma amiga minha tem esse livro, vou pedi-la emprestado espero que ela faça isso! ;)

    ResponderExcluir
  29. Adorei demais sua resenha, fiquei morrendo de vontade de ler o livro e saber um pouco mais sobre a Fani e tudo o que acontece na vida dela. Parece ser uma leitura gostosinha demais!! E fico ainda mais animada por ser de uma autora nacional,com esta edição mais que linda.Espero poder conferir em breve!!

    ResponderExcluir
  30. Não conhecia essa autora, mas você falou dela de uma forma tão entusiasmada que fiquei curiosa pra conhecer as obras dela. E achei a capa desse livro linda demaaaais!

    ResponderExcluir
  31. oh Pri, não tinha lido este teu post ainda ;$
    acabei de ver ele pelo post "viajando com os livros" ;$
    eu ainda não li nada da Paula, mas tenho muita vontade de comprar ambas as série que você citou. já pesquisei para comprar todos (pq eu sei que se eu começar a ler não vou querer mais largar) mas os livros são carinhos para comprar tudo de uma vez só :(
    adoro livros juvenis assim, e este parece ser beeeem gostoso para se ler *-*
    e vamos combinar, as capas também são lindas né! hahahaha

    ResponderExcluir
  32. Sou louca para ler fazendo meu filme e viver as aventuras de Fani por BH ( acabei de ler ''viajando com os livros'' rsrs ), mas os livros da paula são caros ! mesmo por sites quanto livrarias físicas.E quanto entramos em sites para comprar e nos deparamos com outros interessantes e baratos...ja viu né ?rs
    Mas voltando ao livro... Esse serie é uma das mais conhecidas e adoradas pelo public brasileiro , só falta eu tomar vergonha nessa cara e ler. Beeijos >3

    ResponderExcluir
  33. Oi Pri, tudo bem?

    Muito legal saber da sua paixão pela Paula. Também sou super suspeita para falar dela, hahaha. Comecei também por "Minha Vida Fora de Série" e até hoje essa escritora linda não sai dos meus preferidos. Não li ainda Fazendo Meu Filme, mas dizem que é melhor que Minha Vida Fora de Série. Eu não penso assim... Pelo que vi são as personagens são bem diferentes e acredito que o rumo da história também. Vale a pena? Estou mesmo pensando em comprar! :p

    Amo tudo por aqui, já é um de meus blogs queridos.
    Beijos, Mi.

    ResponderExcluir
  34. Ah, essas resenhas só me fazem ficar com ainda mais vontade de ler os livros da Paula Pimenta, não acredito que ainda não li!
    Pelo enredo, essa história deve ser muito fofa e divertida. Já até me identifiquei com a Fani, e estou louca pra descobrir se ela viaja ou não (acho que sim), e conhecer a escrita dessa autora nacional, que tanto falam bem! =)
    Beijo

    ResponderExcluir
  35. Acho que passei da fase para esses livros, mas as vezes é bom para ler entre os livros mais tensos.

    ResponderExcluir
  36. Sinceramente a resenha com as características do livro está maravilhosa! Amo os Livros da Paula fiz exatamente como você li a Minha Vida Fora de serie 1,2 depois li fazendo meu filme 1,2,3,4. Amei todos me apaixonei, chorei, ri e era como se eu conhecesse cada personagem desde a minha infância, como se eu fosse encontra los ali na praça ou no clube! É tudo muito real e ao mesmo tempo ficticio. Realmente é dificil mesmo desgrudar dos livros da Paula eu quando li entrei em uma overdose de Paula Pimenta! Em todo lugar que eu ia, eu levava os livros da Paula, e quando terminei de ler comecei a chorar, por que era o fim, eu me apaixonei e me envolvi nas histórias dela! Alias quem não né?! Mas gostei muito da sua resenha, só acho que você deveria ter focado mais no livro e emitido menos opiniões... Mas fico linda :)

    ResponderExcluir