[Fuxicando sobre Romance de Época: Desafio de Abril] Metamorfose? – Gail Carriger

Nesta deliciosa e maldita sequência da série iniciada com Alma?, Alexia Tarabotti se encontra envolvida, só pra variar, em um mistério sobrenatural. Alexia Maccon, a esposa do Conde de Woolsey, é arrancada do sono cedo demais, no meio da tarde, porque o marido, que deveria estar dormindo como qualquer lobisomem normal, está aos berros. Dali a pouco, ele desaparece – deixando a cargo dela um regimento de soldados sobrenaturais acampados no jardim, vários fantasmas exorcizados e uma Rainha Vitória indignada. Mas Lady Maccon conta com sua fiel sombrinha, seus artigos da última moda e seu arsenal de respostas mordazes. Mesmo quando suas investigações a levam à Escócia, o cafundó do Judas onde abundam abomináveis coletes, ela está preparada e acaba provocando uma verdadeira reviravolta na dinâmica da alcateia, como só uma preternatural é capaz de fazer. Talvez até encontre tempo para procurar seu imprevisível marido. Mas apenas se... lhe der vontade. A série de STEAMPUNK mais cultuada do mundo!
Romance Histórico; Steampunk¹|| 320 Páginas || Cortesia Editora Valentina|| Skoob || Compare& Compre || Classificação: 5/5
Resenha livre de spoilers
Alma? foi um dos melhores livros que li ano passado, assim uma parte de mim estava extremamente ansiosa para ler Metamorfose? – sua continuação – enquanto a outra metade estava receosa de que o segundo volume da série não fosse tão bom quanto o primeiro. Dividida, acabei protelando para fazer a leitura desse livro e agora, após sua conclusão, só consigo pensar que errei feio em não dar prioridade à obra. Com uma narrativa ainda mais divertida, romântica, surpreendente e envolvente, Gail Carriger novamente comprova a grandiosidade do seu talento. E como resultado eu estou, mais uma vez, completamente encantada com os personagens despretensiosos e com o cenário sedutor que meneia sua narrativa.

O grande diferencial da série O Protetorado da Sombrinha é que ela une o melhor de dois estilos literários que eu adoro: as saias rodadas, os chás, as manhãs nubladas, os casais mais impróprios, e as convenções sociais típicas da sociedade inglesa do século XIX (ou seja, o melhor do romance histórico), com um cenário altamente tecnológico e sobrenatural, envolvendo a ciência própria do steampunk com um mundo “harmoniosamente” habitado por seres humanos, lobisomens, vampiros e outras criaturas antinaturais. A junção desses dois estilos garante a presença de uma mocinha irônica, de um mocinho casca dura BEM sentimental, de diálogos extremamente bem-humorados, de seres sobrenaturais hilários e atípicos, e de infinitos mistérios. Sendo assim, se no primeiro volume da saga Alexia descobre mais sobre o que realmente é e desvenda vários segredos do seu passado (de quebra encontrando o grande amor da sua vida ), no volume seguinte ela tem uma missão quase impossível: a de extinguir uma peste, de lidar com novas tentativas de assassinato, de menear o governo humano e sobrenatural, de lidar com uma possível espiã francesa, e tudo isso sem deixar de lado sua calorosa vida amorosa. Sim, eu sei, ela é quase uma versão feminina do Indiana Jones!
Recentemente os seres sobrenaturais de Londres passaram a presenciar algo que nunca viram antes: em uma determinada região da cidade eles simplesmente perdem todos seus poderes, voltando para sua forma humana enquanto estão nesse território. Seria mais fácil se o problema de Alexia fosse lidar com vampiros e lobisomens insatisfeitos, contudo – de certa forma – são esses seres que sustentam a estrutura de poder real da Inglaterra, sendo que se eles não estão seguros, a coroa também não está.  Assim nossa protagonista, munida de sua fiel sombrinha, sai em busca da causa de tal “peste de humanização”, aventura que leva Alexia ao confronto do passado do seu grande amor e, inexplicavelmente, permite que ela descubra fatos sobre si, e sua condição especial, que preferia que ficassem permanentemente enterrados. Portanto, entre lutas noturnas, viagens de dirigíveis, encontros amorosos e muitos mistérios, a autora nos faz embarcar em uma história envolvente, engraçada, romântica e, claro, surpreendente.
Eu gostei muito desse livro por, além do bom humor e dos mistérios, ele levar a protagonista a uma jornada interior, ou seja, fora seu papel fundamental para a resolução do problema de sua sociedade (e até mesmo de sua família), Alexia também acaba descobrindo muito sobre sua história e sua condição antinatural: já sabemos o que ela não é, mas ainda não compreendemos de fato o que ela é; e nesse livro a autora dá uma grande pista sobre as peculiaridades de nossa heroína. E para vocês terem uma ideia da importância dessas pistas devo dizer que o final dessa obra é avassalador, fiquei com meu coração nas mãos e não vejo a hora de ler o próximo volume da série, e digo isso do fundo da minha alma, estou completamente aflita pela Alexia – ela não merecia tamanho golpe!
Deu para perceber o clima de aventura, bom humor e suspense da trama? Pois é, o livro é tudo isso e muito mais! Então se você gosta de histórias surpreendentes, irônicas e envolventes, tenho certeza que você irá se apaixonar pela Alexia e por sua personalidade irreverente.
- Por que resolveu me distrair desse jeito? Eu estava totalmente concentrada e tudo o mais. O conde riu. – Alguém precisa tirá-la do sério, de outro modo, vai acabar tomando conta do império. Ou ao menos ordenando sua vil submissão.
[...] o conde se perguntou por que ansiara por uma mulher como aquela em sua vida. Ela se inclinou e mordiscou seu peito. Ah, sim, iniciativa e ingenuidade. (...). Bem como manipulação.
• Sobre a Série •
Metamorfose? é o segundo volume da série O Protetorado da Sombrinha, que nos apresenta a protagonista Alexia Tarabotti e suas inusitadas aventuras em um cenário Londrino Steampunk¹.  Nos EUA, até o momento, a saga conta com cinco livros publicados: Soulless, Changeless, Blameless, Heartless, e Timeless.  Já no Brasil, a série conta com dois volumes: Alma? (confira a resenha aqui) e Metamorfose?
Steampunk¹ é um gênero composto por obras ambientadas no passado no qual os paradigmas tecnológicos modernos ocorreram mais cedo do que na  história real, mas foram obtidos por meio da ciência já disponível naquela época, detalhes AQUI.
• Sobre o Desafio •
A meta de Abril do Desafio de romances de época era ler um romance que estava “parado” em nossa estante. Sendo assim, tomei coragem para ler Metamorfose? – continuação para a qual minhas expectativas eram tão altas que me fizeram protelar a leitura. E, ainda bem que eu li esse livro; que delícia de leitura, uma das melhores do ano, sem dúvida! Agora quero saber da escolha de vocês, conte-nos qual foi a obra lida e, se quiser, deixe sua resenha (ou o nome do livro) no quadro a seguir:









Participe Aqui

21 comentários:

  1. Oi, Paola
    Estou louca para ler essa série, pois ela tem romance de época e sobrenatural, dois gêneros que eu adoro. Além disso, só vejo resenhas positivas sobre ela.

    ResponderExcluir
  2. eu sou suspeita para falar de romance de época, amo mesmo! mas essa série não chamou a minha atenção... acho que não teve um click que despertasse a minha curiosidade. essa leitura eu passo :/

    ResponderExcluir
  3. Oii, nunca tinha ouvido falar desse série, não gosto muito de romances históricos, até leio, mais não curto muito. Achei bem legal a história do livro e o fato de ser sobrenatural me chamou bastante a atenção, adoro esse gênero, talvez eu até leia esse livro um dia, quando eu mudar a imagem que eu tenho de livros históricos, mais até lá, prefiro nem comprar esses livros, pelo fato de talvez me arrepender.
    Mais adorei a resenha, Bjoos!! *-*

    ResponderExcluir
  4. Morro de vontade de ler essa série. Parece ser bem interessante. Morria de medo de ler steampunks e não gostar, mas leio tantas resenhas positivas sobre O Protetorado da Sombrinha que acho que vou me deixar levar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Já tenho aqui Alma? e pretendo ler em breve! Estou com altas expectativas e espero gostar tando da leitura quanto você. Adorei a resenha de Metamorfose?, muito bom saber que a continuação está tão bom quanto o primeiro livro! :)
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi Pah!
    Infelizmente não gosto de romances de época (quer dizer, tem suas exceções, porém a maioria não). Maaas eu amo livros que os personagens tem que descobrir quem são e desvendar segredos para descobrir mais sobre sua própria vida.
    Fiquei na dúvida se realmente vou ler ou não, mas enfim...
    Parabéns pela resenha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho uma vontade enorme de ler essa série e sua resenha me deixou com mais vontade. Pelo que já li do primeiro livro, parece que ele é tão incrível quanto esse.
    Achei essa mistura de romance de época e fantasia genial.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Abril

    ResponderExcluir

  8. Ainda não li nenhum livro da série. Já havia lido algumas resenhas do primeiro livro, e tinha ficado apenas um pouco curiosa e interessada, mas sua resenha me deixou muito curiosa em relação a essa série. Além de ser Romance de Época, meu gênero preferido, sem falar que ela possui todos os elementos que eu curto numa história, incluindo o romance e sobrenatural. Espero lê-lo em breve!!

    ResponderExcluir
  9. Não costumo ler muito romances de época, acho que é porque ainda é algo novo para mim e tenho medo de não gostar muitoo, mas esse que envolve algo do tipo sobrenatural chamou muito a minha atenção.

    ResponderExcluir
  10. Gente, eu ainda não consigo entender sobre como é possível juntar dois estilos tão diferentes numa mesma história. Morro de curiosidade de ler esses livros e saber que o segundo consegue ser tão bom quanto o primeiro só me estimula. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  11. Os unicos romances de epoca que eu li ate hoje foram aqueles da JULIA lembra?? Sao bem antigos.. mas eram muito legais, uma leitura simples, facil de entender e gostosa! Quanto a essa serie e livros eu nao conhecia, mas depois dessa resenha fiquei bem interessada... bjos

    ResponderExcluir
  12. Oi,li várias resenhas positivas sobre o livro Alma? e fui ficando cada vez mais curiosa em relação ao livro. Confesso que o livro me surpreendeu, adorei a história. Estava enrolando para ler Metamorfose? mas agora quero lê-lo o mais rápido possível.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda nao li o primeiro livro, mas tenho muita vontade, tenho visto varios blogs falando bem dos livros, fiquei curioso pra conhecer essa historia, adoro esse clima de aventura, bom humor e suspense, acho que vou gostar muito... :D

    ResponderExcluir
  14. Eu meio que abandonei "Alma?", eu esperava tanto tanto tanto do livro e quando consegui comprá-lo, me atirei de cabeça no livro e puft não consegui engrenar na história, achei o começo meio fraco, não sei, não me envolvi e acabei deixando de lado, não abandonei pra sempre, entende? só por um tempo. Mas acho que vou voltar a lê-lo em breve. =)

    ResponderExcluir
  15. Alma? ainda está parado na minha estante e não é por ter dúvidas da qualidade do livro e sim por não ter toda a série publicada aqui no Brasil, se lesse o segundo volume e depois de um final desses não tivesse a continuação ia ser bem complicado, é uma das poucas histórias que envolvem vampiros que quero ler, e que a protagonista não é lenta, essa é como você mesmo disse uma Indiana Jones feminina.

    ResponderExcluir
  16. Estou doida pra começar a ler essa série. No começo não dei muita atenção, acho que por causa da capa e do nome, não me interessei muito. Mas pelo que já li sobre ela e pela sua resenha fiquei apaixonada. Tem tudo que gosto: romance de época, vampiros, lobisomens. Será que tem alguma promoção no submarino?? rsrs

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  17. por um lado eu tenho curiosidade em ler este livro, por outro, nem tanto
    não sei se a trama dele irá me agradar muito... estou com um pé atras :S
    e também, só vi resenhas positivas dele, e isso me assusta! hahaha
    a Alexia parece ser um personagem muito divertido! :D

    ResponderExcluir
  18. Não tinha dado muito crédito à saga quando vi o primeiro livro, mas com a resenha, mudei totalmente minha opinião. É como se estivesse lendo algo muito parecido com Supernatural, minha série de TV preferida.
    Humanos vivendo com seres sobrenaturais, muito humor e uma busca pra se encontrar e conhecer a própria história: ótimo! Gostei muito disso, e pretendo ler a obra ;)

    ResponderExcluir
  19. eu não gostei dessa capa , mas me disseram que esse livro é ótimo , este livro já tava na minha listinha rs
    ja vi variiiias resenhas super positivas estou super ansiosa para ler :)

    ResponderExcluir
  20. Li coisas boas sobre Alma? mas ainda n me interessei muito. Talvez mais pra frente

    ResponderExcluir
  21. Eu já havia visto o livro ,mas nem dei bola pq parecia chato ,mas a sinopse é simplesmente incrível ,adoro livros com personagens sobrenaturais ,e agora quero muito ler esse e o primeiro livro.

    ResponderExcluir