[Resenha] Princesa Adormecida – Paula Pimenta

Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...
Jovem Adulto || 192 Páginas || Cortesia Galera Record || Skoob || Compare & Compre || Classificação: 4/5
Imagine acordar em uma maca de hospital e descobrir que, além de ter sido enganada durante dezesseis anos por aqueles que você mais ama, na realidade você é uma princesa perdida? Rosa, ou melhor Áurea, foi criada pelos tios de uma forma extremamente protetora. Até os dezesseis anos a jovem, estudante de um colégio interno, nunca havia saído com suas amigas e muito menos conversado com um rapaz. Contudo, como um marco para uma nova vida, a jovem é incentivada pelas amigas a fugir da superproteção de seus tios, sem imaginar que essa escolha, que uma única noite em um bar da região, iria mudar sua vida completamente. Lá ela conhece a DJ Cinderela e revela seus sonhos de encontrar o verdadeiro amor, é lá que que ela descobre o quanto quer levar uma vida normal, e é a partir dessa noite que ela resolve jogar algumas regras para o ar e sonhar com seu final feliz.

O livro começa com Áurea deixando claro que sua vida mudou drasticamente. Até pouco tempo ela era uma jovem comum mas agora, após ter descoberto que na realidade é uma princesa, ela virou alvo de repórteres intrometidos e de canais de TV sensacionalistas. Desta maneira, a partir dessa revelação, a jovem começa a narrar os fatos passados que a levaram a essa descoberta, contando-nos mais sobre sua infância, sua família, seu dia a dia na escola, e como ela conheceu seu primeiro amor. Nesse momento a autora encanta o leitor com um texto divertido e jovem, que descreve em detalhes a rotina leve dos adolescentes. Outro ponto bacana é a troca de mensagens presente na história, já que com uma pitada de mistério a autora faz com que a mocinha se envolva com alguém que ela nunca viu, com um jovem que ela conheceu através de mensagens de texto.
Temos então diversão, romance, mistério e um toque de suspense digno de “A bela adormecida”. E é claro que, por se tratar da recontagem de uma história amplamente conhecida nos já sabemos os detalhes principais da trama, como por exemplo, um dedo espetado, uma princesa perdida e o despertar com um beijo. Porém o charme está na forma contemporânea e jovem com que a história da princesa Áurea nos é apresentada, em como os detalhes se encaixam para dar vida a esse belo conto de fadas.
Gostei então da narrativa da autora, que é rápida e divertida, de como ela deu uma nova vida a essa história, e de como o romance é fofo em demasia. Sério, que personagem masculino mais príncipe – e sim, quis dizer isso no duplo sentido! Porém, alguns detalhes da trama me incomodaram um pouco como: a forma confusa com a qual a narrativa mescla entre passado e presente; como a mocinha parece bem mais jovem do que realmente é (o que me fez concluir que seria muito mais fácil admitir sua personalidade e sua maneira de lidar com os problemas se ela tivesse quatorze para quinze anos, e não quinze para dezesseis – e digo isso porque tenho uma irmã dessa idade); e a maneira romantizada como tudo é rapidamente resolvido. Eu entendo que se trata de uma obra mais juvenil, entretanto não consigo deixar de pensar que a leveza, pelo menos em alguns momentos, deu lugar a infantilidade.
Ainda assim, entre altos e baixos, confesso que terminei a leitura com um sorriso bobo no rosto. Eu tenho vinte e três anos e consegui, mesmo com uma visão mais adulta e crítica, entender a protagonista e torcer por seu final feliz. Sem contar que, graças a última página do livro, que é fofa ao extremo, terminei a leitura acreditando que contos de fadas e que príncipes encantados realmente existem. Afinal, uma menina tem o direito de sonhar, não é mesmo?
 “Você treina em casa para ser tão fofo ou já nasceu assim?”
• Curiosidades •
A protagonista de Princesa Adormecida tem o dom de cantar e tocar piano, assim a jovem Áurea faz várias menções a música Rainbow, da Colbie Caillat, que eu adorei e achei bacana mostrar para vocês. Escuta lá:
Outro detalhe da trama é a citação da DJ Cinderela, conto que faz parte do Livro das Princesas, publicado pela Galera Record.








Participe Aqui

51 comentários:

  1. Tenho gostado dessa onda de releituras de contos de fadas que tenho visto ultimamente e fiquei feliz por uma grande autora brasileira ter abraçado a ideia. Realmente a Paula deu um outro rumo a história de maneira mais moderna e que pode até ser comparada com a vida de muita gente por aí, só achei que poderia ter mais páginas hah. Nunca li nada da Paula mas essa obra farei questão de ler!

    ResponderExcluir
  2. Acho a capa desse livro uma das mais lindas que eu já vi. Isso mais o fato de amar releituras de contos de fada faz com que seja uma leitura obrigatória para mim.
    Faço questão que esse seja o próximo livro que eu vou comprar.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Pah.
    Eu acabei de ler esse livro e achei super fofo, um tanto pré-adolescente demais, mas super fofo. Não foi a melhor leitura do ano, mas não foi uma leitura ruim.
    Acho a escrita da autora ótima e fico feliz que concorde, em certos pontos, comigo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. não gosto quando o livro intercala entre passado e presente, porque normalmente os autores se perdem nisso mesmo, e é uma pena a Paula ter pecado nisso.
    ainda não li nenhum dos livros da autora, mas tenho muita curiosidade. parece ser um livro ótimo!

    ResponderExcluir
  5. Eita, já amo a história original, agora com essa versão recontada com um toque atual, tenho certeza que ele fazer parte dos meus favoritos, aliás, vou avançá-lo em minha lista de leitura. Isso, vais ser um dos próximos, mas de Julho não passa....
    Sabe Pah, eu não conhecia Colbie Caillat, a descobri por causa do livro e gostei.

    Super Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Oi Pah

    Te confesso que este inicio de historia é o tipo que não me agrada muito. Ainda não li nada da autora, mas tenho curiosidade. Quem sabe eu leio este. Adoreii essa capa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tô esperando pra receber O Livro das Princesas por troca, e quero MUITO ler Princesa Adormecida! Tenho medo de ser infantil, mas vou confiar na Paula.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Amo quando o livro alterna entre passado e presente, mas tem que se ter muito cuidado com isso, é difícil. E é super original essas releituras de conto de fadas. E também, não podemos deixar de citar que a Paula é uma autora muito boa, eu gosto bastante da maneira como ela desenvolve os livros. Mais um para a listinha e a capa é linda!

    ResponderExcluir
  9. A capa desse livro é realmente uma graça e a sinopse de certa maneira causa muita curiosidade. Já li resenhas de algumas releituras de contos de fadas e particularmente não despertou em mim um interesse em lê-las. Vou me arriscar em ler alguma e ver se minha opinião muda! Beijo Pah :)

    ResponderExcluir
  10. Adoro releitura de clássicos, quero muito ler esse livro, a capa é fofa, a história parece ser uma graça e a autora escreve muito bem, tem tudo pra ser maravilhoso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi Pah! Pretendo ler esse livro, mas sem expectativas altas, vou ler e deixar que a história me surpreenda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Não li ainda nada da autora Paula Pimenta.
    E gostaria de começar a conhecer o trabalho dela por esse livro.

    ResponderExcluir
  13. Esse livro é bom muito, já li ele 3 vezes Paula Pimenta é realmente uma escritora incrível.
    Amei a resenha.

    http://blogandodignamente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Pah!
    Se eu te falar que eu estou morrendo de curiosidades para ler esse livro, você vai acreditar?! hahaha
    Amei a resenha e não consigo parar de escutar essa música, ela é muito fofa!

    xoxo

    http://melaniearaujo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Pah, tive a mesma percepção que você. O livro tinha um grande potencial que não foi explorado, as coisas foram resolvidas de maneira tão fácil que pareceram bobas, sem contar que a protagonista era infantil de dar dó. Ainda assim, é um livro rápido de ler, perfeito para aquelas tardes chuvosas de final de semana né?! Legal, não sabia que a DJ Cinderela era de outro livro. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  16. Oi, Paola
    Quero muito ler esse livro, pois adoro a Paula pimenta. E também sou fã de contos de fadas e suas releituras.

    ResponderExcluir
  17. Oi Pah! Adoro livros que recontam contos de fada.
    Estou na maior expectativa de ler Princesa Adormecida, pois a Paula esta se tornando uma das minhas escritoras preferidas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  18. Já li alguns livros da Paula Pimenta, e amei a escrita dela. Estou ansiosa para ler este!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Os livros da Paula sempre vão ser meus xodozinhos e tenho certeza que esse não vai ser diferente!! Já tenho ele aqui..vai ser uma das minhas próximas leituras ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/livroaoavesso

    ResponderExcluir
  20. Fiquei toda confusa agora porque confundi O livro das princesas com Princesa adormecida. Mas, pronto, já me situei!
    Ainda não li nada da Paula Pimenta, o que é constrangedor, eu sei. Mas estou querendo mudar isso já faz um tempo. Tenho medo de começar com um infantojuvenil de cara, então vou procurar mais antes de me aventurar em uma leitura dela.

    ResponderExcluir
  21. Oi Pah!

    Eu tenho um fraco por releituras de contos de fadas, tô sempre procurando novos títulos do gênero, e quase tive um treco quando fiquei sabendo de um com a autoria da minha querida Paula Pimenta. Queria lê-lo no mesmo instante, mas esperei as férias chegarem antes de solicitá-lo, pra que pudesse me dedicar totalmente a ele. Espero que chegue logo, porque tá difícil controlar a ansiedade. Fiquei surpresa e muito feliz em saber que a DJ Cinderela está nesse livro, gostei muito do conto dela em O livro das princesas. Mesmo com esses pontos negativos que você citou, eu tenho a sensação de que o livro vai se tornar um dos meus queridinhos. E eu amo a Colbie, adorei saber que o livro faz menção à ela!

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Muito boa a resenha, enfim eu tive uma visão diferente do livro, eu ainda não li, mas esperava uma coisa totalmente diferente, então acho que fiquei meio frustada. Mas eu vou dar uma chance sim ao livro, eu já tinha prometido pra mim mesma ler esse livro e eu vou ler, e também foi melhor porque na hora que eu fosse ler acabaria me decepcionando. Eu só espero não ser juvenil de mais, pois mesmo sendo nova tenho uma visão mais adulta.

    ResponderExcluir
  23. Eu adoro a narrativa da autora Paula Pimenta e estou louca pra ler Princesa adormecida, parece ser uma delicia de leitura, principalmente por ser uma releitura de um conto de fada tão conhecido.

    Bjok

    ResponderExcluir
  24. ansiosa pra ler Paula é ótima e já vi várias resenhas positivas sobre o livro logo logo chega a vez dele

    BeijoO0 ;)
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
  25. Oi Pahhh! Realmente o livro é lindo de tão fofo, literalmente quando terminei o livro saiam arco-iris dos meus olhos haha é tão fofo!!!! Ahhh adorei a releitura da historia e mais ainda por ter conhecido a Paula Pimenta.

    Amei <3

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  26. Não li nada da autora ainda, mas pretendo ler esse livro, todos dizem que ela é maravilhosa em sua escrita. Tudo o que sei é que é muito bom ler um livro com diversão, romance, mistério e um toque de suspense embutido nele.

    ResponderExcluir
  27. Parece muito fofo mesmo. Gostei da resenha, mas acho que não me interessa no momento. Sou um pouco chata com essa história de intercalar passado e presente, mas quem sabe daqui um tempo eu lembre dele e dê uma chance. Gosto de histórias de princesas, pode ser uma opção. Bjs

    ResponderExcluir
  28. Oi Pah, esse livro já está na minha estante e quase o comprei na semana passada. Eu gosto de releitura de contos de fadas e pela sua resenha acho que vou gostar desse apesar de ser mais juvenil. O próximo que vou ler vai ser Veneno, o primeiro livro da saga As Encantadas que também é releitura mas, pelo que me parece, com um certo humor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Eu não quis ler até o final com medo de ler alguma outra informação que eu não gostava haha. Eu imaginava uma coisa bem diferente pela sinopse, e agora não sei mais. Minhas expectativas mudaram depois dessa metade resenha, mas mesmo assim claro q vou ler, tá pra chegar o meu acho que semana que vem <3

    ResponderExcluir
  30. Quantos comentarios positivos , eu ja tinha visto varios outros videos sobre esse livro todos gostaram acho q tambem vou gostar porq vou conhecer um pouco mais a autora *-*

    ResponderExcluir
  31. Estou bastante curiosa para ler essas releituras dos contos das princesas, adoro a Paula e a Meg então esse é um dos motivos também. Bem... A capa é linda e eu adoro releituras então acho que deve ser uma leitura bem agradável.

    ResponderExcluir
  32. Estou louca por esse livro. Adoro a Paula e isso me faz sentir ainda mais interesse pela leitura.
    Contos de fadas contados em meio dos tempos atuais. Deve ser uma história genial, assim como a autora. Além de eu adoro histórias de princesas perdidas em que suas vidas mudam total depois de um longo período. Estou apostando nesse livro!!

    ResponderExcluir
  33. Oiee ^^
    Sou super fã da Paula Pimenta, mas ainda não consegui ler esse livro, mesmo ele estando no topo da minha listinha de desejados. Parece ser tão bom quanto a série Fazendo meu filme (♥), e espero gostar tanto dele quanto você :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Com a resenha lembrei um pouco da série do Diário da Princesa. Então é bem provável que eu morra de amores por Princesa Adormecida.
    E adorei a parte das mensagens de texto, quando a protagonista conhece um homem. Achei muito criativo mesmo!!!
    Ainda que tenha um toque de infantilidade nos fatos e resoluções dos problemas da mocinha, e seja bobinho (fofuuura!), leria sem medo, porque amo histórias levinhas.

    ResponderExcluir
  35. Oi, Pah!
    Já estou com a ansiedade no limite aqui para ler mais esse livro da Paula. Ela é uma daquelas escritoras que sabem dosar o romance de uma maneira sensível e meiga que eu particularmente amo, e o fato de ser uma releitura da Bela Adormecida é um atrativo ainda maior para a história! Mal posso esperar para conhecer o príncipe dessa história, e embarcar nesse romance lindo! <3
    Beijos...

    ResponderExcluir
  36. Mais um livro pra minha lista de desejados!! Sou apaixonada por essa capa e em releituras de contos de fada. Mesmo sendo mais voltada para os leitores adolescentes fiquei com vontade de ler e conhecer mais sobre os personagens e a história.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  37. Oi, flor!
    Adorei a resenha!
    Comprei esse livro recentemente pra minha filha e pretendo ler também.
    Pra começar o livro físico é lindo neh?!
    Mesmo sendo um livro com toque infantil, uma releitura (estou adorando essa fase de releituras), a leitura parece que vai me agradar porque é uma história fofa rs....

    Ainda não li nada da Paula Pimenta, preciso mesmo ler...

    Que bom que você no final da leitura deu seu aval positivo, mais um motivo pra gente ler rapidinho...
    Mil beijinhos!

    ResponderExcluir
  38. Oi!
    A primeira coisa que li da paula foi o conto da Dj Cinderela e achei fofo.
    Estou com vontade ler outras coisas dela. Queria começar com esse livro, mas agora fiquei receosa. Esses pontos que te incomodaram é bem provável que me incomodem também.
    Pah, sabe dizer se a Paula vai lançar um livro com o conto da Dj Cinderela?

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, que eu saiba o conto foi lançado para o livro "O livro das Princesas". Beijos

      Excluir
  39. Sou doido pra ler algo da Paula Pimenta, tenho visto falarem muito bem dos livros dela, adorei a sinopse desse livro, adoro essas releituras dos contos de fadas, fiquei imaginando aqui a DJ cinderela, queria ir numa balada e la tivesse a Dj cinderela... hahahaha
    tbm ja li livros que me confundiam ao mesclar passado e presente, confundi um pouco.. hahaha

    ResponderExcluir
  40. Nunca li algo na Paula Pimenta, apesar de ter vontade. Gostei da resenha e esse livro está com promoções boas na internet. Quando dinheiro aparecer quem sabe

    ResponderExcluir
  41. Nunca li nada da Paula Pimenta, mas esse livro é um otimo para começar. Eu sou completamente apaixonada por contos de fadas, preciso pra ontem ler esse livro auhauhaa
    Beijos!

    ResponderExcluir
  42. Eu nunca li nada da Paula, mas já vi que vou amar esse livro dela. Além de parecer ser muito fofo, é uma versão moderna de conta de fadas e só por isso,já me conquistou..Quero muito lê-lo..Estou doida pra ler as trocas de mensagens.

    ResponderExcluir
  43. Oi, Pah!
    Minha vida tem doces lembranças quando o assunto é conto de fadas, um dos primeiros livros que tive foi aquela coleção de contos de fadas. Quero muito ler esse livro para saber se a autora será capaz de me fazer relembrar do romance como no passado.
    Beijos e até mais,
    Ana.
    http://www.umlivroenadamais.com/

    ResponderExcluir
  44. apesar de ser uma historia infanto juvenil eu fiquei curiosa com esse livro, por que a historia da Cinderela era uma das minhas preferidas na infância, e como essa é uma releitura mais contemporânea, tendo elementos da atualidade, deve de ter ficado muito bacana, um conto de fadas diferente ;)

    ResponderExcluir
  45. amei o livro, e amo a escritora.. e decidi usar ele para um trabalho do colégio, só que fiquei muito em duvida sobre uma questão, essa história se passa em tempo cronológico ou psicológico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, tudo bem? Acho que pelo fato da personagem voltar no tempo para explicar como ela descobriu que estava vivendo uma mentira, pelo menos no começo, significa que a história siga um temo psicológico :)

      Excluir
  46. eu tenho esse livro e li ele inteirinho em um dia só eu ameiii

    ResponderExcluir
  47. Comprei o Princesas Adormecida e o Cinderela Pop e ao pesquisar mais, descobri O Livro das Princesas. Li o primeiro conto, mas agora to na duvida se leio o da Paula Pimenta, ou se lendo, vai estragar a leitura do livro... Ele é uma continuação ou um aprofundamento? Ou nenhum dos dois? hehehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O conto é de onde tudo começou. Depois dele é que surgiu a ideia de recontar a história dessas princesas. Tanto faz qual ler primeiro, eu mesma não li o conto para ler o livro :)

      Excluir
    2. Okay, então ou ver...
      beijinhos e obrigada!

      Excluir