[Resenha] Dexter HQ - Jeff Lindsay

Dexter, o psicopata dos psicopatas, depois de fazer grande sucesso nos livros e na TV, agora invade as páginas dos quadrinhos. Nessa história completa, o devotado personagem deve lidar com um fantasma de seu passado: Steve Gonzalez, um valentão que perseguiu Dexter na época da escola. Porém, ele hoje é um ‑ filantropo, considerado a Madre Teresa de Miami por causa de sua Fundação Esperança, que reabilita viciados. Após um inocente reencontro em uma festa, Dexter acredita que nunca mais o verá. No entanto, uma série de assassinatos coloca os dois em rota de colisão.
HQ; Suspense || 120 Páginas || Cortesia Editora Planeta || Skoob || Compre aqui
Não sou fã de suspense policial, ainda mais os que envolvem tortura e homicídio, contudo sempre tive curiosidade em saber mais sobre Dexter e sua história sanguínea. A dicotomia de um personagem que trabalha no departamento policial e que – ainda assim – é um serial killer (e que de quebra leva uma vida normal, com direito a família e tudo mais) sempre me instigou, fazendo-me refletir acerca das peculiaridades psicológicas desse anti-herói. Portanto, medrosa como sou, optei por matar minha curiosidade aproveitando a leveza gerada pelos quadrinhos, afinal, por mais emoção e suspense que eles transmitam, é fato que os HQ’s são mais superficiais (e não de uma maneira ruim) que os livros tradicionais. Assim, o resultado foi uma leitura fluída, engraçada e repleta de mistérios. E melhor, que não me deixou apavorada! Risos.

A obra narra o reencontro de Dexter com um conhecido dos tempos de escola, alguém que era um valentão e que agora, pelos menos aparentemente, se transformou em um dos maiores benfeitores de Miami. Steve Gonzalez é rico, sedutor e possui uma legião de admiradores, porém Dexter não confia nele, não confia que alguém como ele, que sempre esteve rodeado de maldade, é capaz de mudar, de se tornar uma boa pessoa. Assim, quando crimes sem explicação levam Dexter e sua irmã policial ao encontro de Steve, nosso protagonista fica determinado a descobrir a verdade e finalmente desmascarar seu inimigo.
Eu gostei da trama e do suspense. Sendo essa uma história inédita dividida em cinco partes, as peças do quebra-cabeça construído pelo autor vão se encaixando aos poucos, o que cativa e prende o leitor à narrativa. Também me diverti com Dexter e sua irmã, pois estes são personagens que fazem uso constante de ironias, o que sempre me encantou. – Afinal, quem não gosta de personagens metidos a espertalhões? Além disso, outro ponto positivo é a beleza da edição, que rica em detalhes torna a leitura ainda mais prazerosa. Dá uma espiadinha:

De ponto negativo a única coisa que não gostei é do início da narrativa. Não sei se todos os quadrinhos são assim, mais diretos, mas para mim faltou um detalhe a mais: mais explicações sobre o passado do Dexter, sobre seus gostos peculiares e/ou sobre sua relação com algo místico que ele chama de “escuridão”. Claro que para bom entendedor meia palavra basta e que o contexto nos faz compreender a trama, porém eu queria pelo menos um capítulo introdutório, algo que sanasse todas as minhas dúvidas. Entretanto, se formos pensar que os quadrinhos são para os fãs, que esse tipo de livro tende a focar em uma aventura por vez, e que para saber mais eu precisaria ler os livros, o começo da história passa a fazer sentido, não concordam? Por esse motivo eu quero ler mais quadrinhos, e quem sabe compreender mais sobre esse universo literário tão divertido, leve e emocionante. Será que teremos mais aventuras de Dexter? Espero que sim!



Participe Aqui

27 comentários:

  1. eu amo o Dexter. já assisti toda a série, mas de livros só vi o primeiro. confesso que não sabia que este livro seria em formato HQ, pensei que fosse como os outros livros do autor, mas confesso que agora fiquei mais curiosa ainda para adquiri-lo! *-*
    adorei a edição. ao menos pelas fotos ela parece incrível!!! hehe
    mais agora fiquei em dúvida: ele é a continuação dos outros livros ou não? talvez seja por isso que ele começa meio direto demais né??
    nem li este ai ainda, mas já quero mais neste formato HQ! hehe :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rayme, ele não é continuação não. É o primeiro volume então tem um pouco do começo da história dele, algo que me disseram está mais detalhado nos livros :)

      Excluir
  2. Para os que ficaram órfãos da série é uma ótima dica!

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo fala que ama Dexter e estou querendo muito ler algo dele, mas não vou começar com esses quadrinhos por causa de que falta detalhes do passado de Dexter, como você disse.
    Gostei do personagem ser um serial-killer e trabalhar na polícia ao mesmo tempo, bem original. E você tem razão, quem não gosta de personagens irônicos, metidos a espertalhões?
    Ótima resenha! Bjs, Pah <3

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nenhum HQ e nada do dexter, esse parece ser uma boa opção para se introduzir a esse mundo. Eu gosto de suspense policial e me interessei pela leitura.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ah, eu já gosto de suspense policial. Mas nunca li nem assisti a série Dexter. As HQ que eu vi eram realmente todas diretas mesmo. E fiquei aqui encantada com a qualidade do material. A editora caprichou!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  6. Oi Pah!
    Dexter é muito bom e eu me lembro de parte da série que eu assisti.
    Certa vez morei em uma pensão e comigo alguns rapazes da faculdade que amavam Dexter. Então eles alugaram os DVDs e ficaram assistindo e eu, curiosa, acompanhei parte. E foi bem interessante.
    Não sei se é, mas parece que a sua HQ não é uma das primeiras, porque, geralmente, são elas que explicam melhor seu personagem, incluindo o que o levou a ser policial e "assassino", se assim posso dizer.
    Abraços! LivreMente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Divana!

      Eu também pensei isso, mas esse é o primeiro volume sim. Acho que os detalhes que queria estão mais nos livros mesmo :)

      Beijos

      Excluir
  7. Oiee ^^
    Eu também não sou fã de suspense policial, mas fico curiosa sempre que vejo alguma coisa do Dexter. Falam super bem dos livros/série, e acho que vou tentar acompanhar algum deles. A editora fez um ótimo trabalho de diagramação, não?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu nunca assisti mas tenho um amigo que era viciado, falava muito sobre Dexter, mas o livro da pra ler em dia pode ser que entre na minha lista sim :D
    Um beijo, te espero no blog
    ⋙ ♥ Blog livros com café

    ResponderExcluir
  9. Ai Paola!
    Dexter é um assassino apaixonante como anti herói, não vi ainda nenhum apaixonado pela série televisiva e pelos livros que diga o contrário. Ele é interessante de ser analisado e todas as personagens secundárias formam uma obra divina. Sou fã de carteirinha da série, mas não sabia que tem o HQ. Vou ver se consigo comprar, assim amplio a coleção Dexter.
    E deixa de ser medrosa mulher, é tudo ficção...kkkkk
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho o primeiro livro da série, mas ainda não li. Pretendo ler e depois embarcar na HQ (que tem uma edição linda, por sinal). Adorei a resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
  11. Eu sou uma super fã do Dexter!
    Eu fiquei completamente viciada na série e sou doida pra ler todos os livros. Eu comecei a ler o primeiro e garanto que não tem nada que te deixe super assustada e com medo não. rs
    O fato de você ter sentido falta de mais explicações sobre o passado do Dexter, talvez seja porque não conhece muito, e já que o hq foi lançado depois dos livros, talvez seja por isso que não tenham inserido tanto essa parte.

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Minhas primas são loucas por dexter, já viram as séries todas e ficam me apurriando toda vez para eu ver. Já o livro eu já vi algumas pessoas falando dele que é muito bom.

    Jéssica Barbosa - http://livrosseriesemelodias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu sou bem medrosa,não sei se conseguiria encarar nem os quadrinhos rssss
    Até curto suspense policial,mas Dexter acho que é um pouco pesado pra mim!
    Bjus

    ResponderExcluir
  14. oi Paola, eu vi uns capítulos de Dexter e gostei mas aí depois deixei passar, mas acredito que os quadrinhos seriam legais. Gostei do livro e do formato dele. Além de que é de qualidade, o que faz toda a diferença também.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  15. Ahhhhhh adoro Dexter é incrível como agente se apaixona pelo serial killer! não sabia que tinha HQ, vou tentar ir atras para mim! Adorei!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. Eeu adoro HQ , Mais o gênero nao me agrada , pois nao gosto de suspense policial , entao acho que nao leria o livro ! mais quem sabe eu nao leia em breve !

    ResponderExcluir
  17. Eu gosto de HQs, mas não gosto desse tipo de história, é muito violenta, não tenho curiosidade em ler os livros também, se tivesse um pouquinho de romance, rsrs. Que bom que você gostou da leitura. Da para perceber pelas fotos que o livro tem uma qualidade ótima mesmo, tem muito capricho.

    ResponderExcluir
  18. Oi Pah.

    Achei a história até interessante, mas sinceramente não sei se consigo ler quadrinhos, acho que não consigo. Mas a resenha me deixou curiosa pela história, mas até que deve ser uma leitura rápida.

    beijos Fer

    ResponderExcluir
  19. Olá Pah!
    Nunca tive vontade de ler livros desse gênero, sou medrosa demais ao ponto de ficar tendo pesadelos depois rs
    Mas, acredito que este seria o indicado para eu conhecer e me acostumar com esse tipo de trama. Também nunca fui muito fã de ler quadrinhos, mas...quem sabe um dia?
    Mesmo não estando em minha zona de conforto fiquei curiosa para saber mais sobre a história, isso acontece com a maioria das suas resenhas que eu leio rsrs.
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Tanto pela série quanto ao livro, nunca busquei nada sobre o Dexter devido o mesmo medo que você, creio eu. Mas, fiquei muito intrigada com essas ironias e esse espertalhão. Creio que seria uma parte que acharia engraçada, mas temo pelas partes mais feias...

    ResponderExcluir
  21. Achei bem bonita a HQ, mas tenho que confessar que não tenho nenhuma na minha estante. Ainda não li nenhum doa livro da série, mas fiquei bem curiosa e espero que essa HQ seja a primeira na minha estante!!

    ResponderExcluir
  22. Esse é um dos meus gêneros favoritos e eu estou desejando muito esse HQ. Espero tê-lo em breve.
    Olhe, Pah, geralmente o HQ não conta com muitas explicações mesmo não. Mas, mesmo assim, acho que vale a leitura. Alguns HQ são muito bons.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nada de Dexter mas gostei bastante desse HQ já quero *o*

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro a personalidade do Dexter, essa dualidade dele. Só assiste o primeiro episódio da série e o começo do livro (fiquei meio receosa de ler hehe). Deve ser mais interessante ler o HQ mesmo, por ser mais descontraído! Tomara que deem continuidade

    ResponderExcluir
  25. Sou uma grande fã de Dxter (ainda terei todos seus livros :D ) e gostei bastante do seriando 9antes deles darem aquela derrapada terrível nas últimas temporadas)..mas, enfim..fiquei muito feliz quando vi que teriamos os quadrinho...como grande apreciadora de HQ e mangás essa foi uma noticia e tanto...e agora lendo sobre o HQ de Dexter fico feliz em ver que é do jeitinho que eu pensava que seria e isso me deixou mais ansiosa pra tê-lo... Essa parte que vc sentiu falta, inflezmente acontce em algun HQ ,mas nada que tire o brilho da leitura... bjsssssss

    ResponderExcluir