[Resenha] Se Eu Ficar – Gayle Forman

Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 
Jovem Adulto || 224 Páginas || Cortesia Novo Conceito|| Skoob || Compare & Compre || Classificação: 5/5
Se eu Ficar é um livro que toca profundamente o leitor. Independente de gostarmos ou não da história, é fato que a obra nos faz refletir sobre o destino e suas imprevisibilidades, sobre como um milésimo de segundo é capaz de mudar completamente o rumo de nossas vidas e daqueles que mais amamos. Ao falar de tragédias, de planos para o futuro perdidos em um acidente de carro, e da vida como ela realmente é: frágil e passageira, a autora nos faz mergulhar em uma história envolvente, profunda e extremamente emocionante. A trama gira em torno de pouco mais de um dia, contudo é justamente por isso que ela é tão comovente, por mostrar como cada minuto de nossas vidas é único e valioso.

Em uma manhã de neve, dia em que todos são liberados de suas obrigações, Mia sai com sua família para um passeio de carro que, infelizmente, acaba em tragédia. O acidente é abrupto e ocorre logo nas primeiras páginas do livro, depois disso temos então uma Mia perdida, que não sabe onde está e que, aos poucos, entre relatos diários e memórias do passado, vai assimilando sua triste realidade ao mesmo tempo em que relembra os momentos mais especiais de sua vida: o nascimento de seu irmão mais novo, o início de sua paixão pelo violoncelo e pela música clássica, como Adam – seu namorado – entrou em sua vida e roubou seu coração, e os planos que ela tinha para o futuro. Desta maneira, somos abocanhados pelo presente e pelo passado dessa jovem que está à beira do precipício, que está perdida entre a linha que separa a vida da morte; e acompanhá-la nessa jornada – em sua luta para tomar a decisão mais importante da sua vida e escolher em qual lado ficar – é, no mínimo, angustiante.

De começo não consegui sentir a emoção implícita na narrativa. Os fatos pareciam distantes de mim e acredito que isso tenha ocorrido porque, da mesma forma que a Mia, eu estava perdida entre as incertezas da atual realidade da protagonista. Os primeiros capítulos parecem um pesadelo do qual Mia não acredita fazer parte, portanto é apenas quando ela se dá conta do quanto perdeu no acidente que eu finalmente compreendi a emoção dessa história. Não vou dizer que o livro é puramente emocional; não, não se trata de um drama escrito para deixar o leitor em lágrimas, contudo quando Mia fala das perdas do acidente, em um momento de profunda e verdadeira dor, confesso que chorei ao lado dela. Fora que o drama por trás da situação de Mia também é algo que comove, afinal o dilema da protagonista é abandonar a vida e a dor para sempre, ou aceitar o futuro e a dor que ele trará. A escolha pode parecer simples para alguns, mas ao lado dessa jovem percebemos o quão difícil essa decisão é, o quanto ela precisará ser forte para resolver se deve ir ou ficar.
Não sei ao certo o que aconteceu comigo, e pela primeira vez no dia, não me importo nem um pouco. Não deveria me importar. Não deveria ter tentado tanto. Percebo agora que morrer é fácil. Viver é que é difícil.
A trama é rápida e fácil de se ler, do tipo de história que fluí e que faz o leitor ansiar pelas páginas finais. Outro ponto importante é que, indo além da tragédia, a autora aborda também os conflitos diários de um jovem adulto, dando voz ás dúvidas da protagonista que, por exemplo, tem medo de não ser aceita na universidade dos sonhos, não tem certeza a respeito do local ao qual pertence, e teme estar se distanciando do grande amor da sua vida. Também me surpreendi com a força da personagem principal, com o amor familiar descrito nessas páginas, e com a bela mensagem deixada pela autora. Além disso, me apaixonei por Adam e por sua banda de rock, e adorei a maneira como ele e Mia, dois jovens tão diferentes, se completam de uma forma única. Meu único erro foi ter lido o primeiro capítulo da continuação dessa história, se Se eu ficar acabou com meu coração, Para onde ela foi, sem dúvida, me deixará aos prantos. Não sei se estou preparada para essa continuação, mas ainda assim, estou ansiando por ela.

• Curiosidades •
O livro Se eu ficar já foi publicado no Brasil, em 2009, pela Editora Rocco. O diferencial da nova edição, lançada pela Novo Conceito, é um trecho do segundo livro (bônus que, confesso, deixou meu coração em frangalhos) e entrevistas – realizadas pela autora Gayle Forman – com os atores que interpretam Mia e Adam nos cinemas.
Sim, o livro já ganhou uma adaptação cinematográfica! O longa-metragem estreia em 22 de agosto nos EUA e em 4 de setembro no Brasil. Quem está ansioso?
• Sobre a Série •

Se eu ficar é o primeiro volume de uma duologia composta pelos livros: Se eu viver e Para onde ela foi. O segundo livro será lançado ainda em outubro desse ano.








Participe Aqui

36 comentários:

  1. Tô querendo tanto ler esse livro!
    Gostei da forma como nos emocionamos com ele, que é mostrando ao longo da história tudo o que Mia perdeu.
    O trailer do filme é tão S2
    Amei a resenha! Um abraço, Pah!!!

    ResponderExcluir
  2. Pah.... fiquei com meus olhos querendo encher de lágrimas. Posso estar enganada, mas foi aqui que vi o trailer pela 1ª vez e me encantei por ele e ai sim pleo livro, porque antes não dava a mínima para ele. Agora só sei que vou chorar e não vejo a hora de tê-lo em minha estante junto com a continuação. Não sei explicar, mas gosto de histórias que envolvem decisões que podem mudar drasticamente a vida de uma pessoa, se tiver um nome para isso, por favor me informe.

    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha Pah, estou louca para ler esse livro parece ser ótimo e sua resenha me empolgou ainda mais porque eu não sabia que falava sobre as duvidas como não entrar na universidade dos sonhos HSUAH Espero ler antes de sair o filme :D
    Beijoos,
    http://setimaondaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler esse livro!
    Que resenha linda você fez!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  5. Que resenha linda, acho que vai superar a culpa é das estrelas viu?

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Pah!
    Estou muito ansiosa pra ler esse livro. Ele parece ser arrebatador e cheio de ensinamentos, mesmo sendo de uma maneira diferente.
    Gostaria muito também de saber qual a escolha que Mia vai fazer, e em como ela vai conseguir voltar, se escolher essa opção!
    Abraços! LivreMente

    ResponderExcluir
  7. Amigaaaa, saudades! Estava ansiosa para ler Se eu ficar, mas infelizmente ele não me arrebatou como eu esperava. É lindo, triste, mas faltou algo a mais. Tentei ler o primeiro capítulo da continuação, mas não consegui, tive a sensação da leitura não ter fluido. Agora estou curiosa para ver o filme. Tenho a impressão de que será melhor que o livro.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Pah, passei direto pela resenha não li nadinha rsrs estou lendo este livro agora e quero ler sua resenha depois que eu terminar a minha. Assim que terminar venho aqui leio e digo o que achei rrsrsrs mas tenho certeza que sua resenha está ótima.

    Jéssica Barbosa - http://livrosseriesemelodias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Paola.
    Eu terminei de fazer essa leitura e precisei de uns dias pra digerir essa história que tem um final perturbador.
    Eu li a entrevista no final do livro, mas o primeiro capítulo de Para onde ela Foi seria um desgaste das minhas emoções antecipadamente...vou aguardar o lançamento do livro, e sofre de uma vez só rsrs.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Me apaixonei pela estória preciso ler antes de estrear o filme ^^ gostei mt da capa não tenho problema com a capa ser de filme ou ter pessoas nas capas mas qnd o segundo livro for lançado vai ser um pc estranho ficar com a capa original e o outro não..

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Desejando muito esse livro!A cada resenha me apaixono mais!
    A edição da Rocco era bem mais cara,como sempre acontece com os livros da editora.
    A da Novo Conceito com a capa do filme tá linda!Só achei meio estranha a capa da continuação,diferiu mto.
    Ansiosíssima pelo filme e pelo lançamento do livro Pra onde ela foi.
    Bjus

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muuuuito ler esse livro faz um tempinho que eu tinha visto o trailer do filme adorei , o livro entao como sera q é???? sua resenha me deixou muito curiosa e pareçe quue é um dos melhores livros *-*

    ResponderExcluir
  13. Oiiiiii Paaah!
    aaaah, acabei de ler esse livro AGORA. mentira, já faz algumas horinhas, mas ainda estou em estado de absorção da trama! O QUE FOI AQUELE PRIMEIRO CAPÍTULO?! fiquei esperando aparecer um Mia a cada linha que eu lia... não apareciaaaaaaa!! arghhhhh! estou super ansiosa para o lançamento do proximo livro e do filme!
    achei tão linda a sutileza que a autora aborda as emoções de Mia, nada daquela emoção apelativa, sabe?! Acho que é por isso que logo de cara não conseguimos nos envolver com o drama da protagonista!
    ainda não estou conformada com a modelo da capa ser loira de olhos claros! cade a deslocada da familia???
    Adorei a resenha Pah!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  14. Paola!
    Confesso que ando ansiosa por ler esse livro antes do filme chegar aqui no Brasil, mas infelizmente minha caixa da NC ainda não chegou...(roendo as unhas de ansiedade...kkkk).
    O enredo apesar de triste, é forte e carregado de ensinamentos.
    https://twitter.com/rudynalvasoares/status/499776679523254273

    ResponderExcluir
  15. Bem reflexiva o começo da sua resenha, estou louca para ler esse livro, a cada resenha que leio vejo detalhes novos e a curiosidade só aumenta, eu não sabia que era uma duologia, mais vendo as capas seria melhor se elas seguissem o mesmo padrão.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii Pah,
    que resenha linda! *-*
    estou super curiosa para conhecer esta trama. admito que gosto de histórias assim, tristes. me fazem pensar muito na vida ;~~
    preciso ler o livro antes que chegue ao cinema né.. hehe

    ResponderExcluir
  17. Oi Pah!
    Minha vontade de ler esse livro só aumentou depois da sua resenha! Não vejo a hora de iniciar minha leitura, pois agora estou muito curiosa para saber o que irá acontecer com Mia, só espero não chorar tanto...
    Que bom que o segundo volume será lançado ainda este ano, assim a espera não será muito grande :)
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Pah, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro!! Todos que eu conheço que já o leram dizem que é mesmo muito bonito e nos faz pensar em como a vida é frágil e que a única coisa da qual temos certeza é o agora. Espero poder ler antes de assistir ao filme *-*
    Beijos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  19. Oi Pah!!
    Primeiro de tudo: AMEI sua resenha!!
    Estou com muita vontade de ler esse livro. Na verdade eu não sabia da existência dele, tomei conhecimento da história no trailer do filme quando fui assistir "A Culpa é das Estrelas". Aí sim pesquisei e fiquei com muita vontade de ler. Vou ter que adiar um pouco essa leitura, claro porque devo parar de gastar tanto com livros. Mas com certeza vou ler!!
    Beijos!! :)

    ResponderExcluir
  20. Olá Pah!

    Não sabia que o livro tinha uma continuação!
    Estou tão ansiosa para ler este livro, com tantas expectativas altas... Que acho que vou me decepcionar, rs.
    Enfim, espero que isso não aconteça. Pela sua resenha, o livro parece ser realmente maravilhoso!

    Beijos,
    Ana M.
    www.vicioemlivros.com

    ResponderExcluir
  21. Cheguei a ler um capitulo amostra que achei para kindle e gostei bastante
    Um beijo, te espero no blog
    SUPER SORTEIO

    ResponderExcluir
  22. Sabe que eu tenho o livro mas decidi que primeiro vou ver o film e depois ler o livro para não ficar brava com o filme porque sempre faltam pedaços né? Mas já quero ler a continuação.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  23. Já encomendei o meu, já pela sinopse me ganhou, estou com muitas expectativas. Amei o trailer do filme, achei muito lindo, não vejo a hora da estreia.
    http://meuviciodiario.com/

    ResponderExcluir
  24. Um livro que passar em 24h?? Deve ser incrivel a narrativa! Estou com muitaaa vontade de ler o livro, pq tbm quero muitooo ver o filme. rsrsrs

    ResponderExcluir
  25. Foi ver o trailer uma vez e saber que tinha que ver o filme. E ler apenas duas resenhas e perceber o quanto eu preciso do livro! Tenho certeza que vou amar, pois sou fã de reflexões metafóricas sobre a vida. Amei sua resenha e mal vejo a hora de ter o livro em mãos!

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Pah! Se eu ficar será minha próxima leitura! mas eu já sei que vou amar, o trailer me cativou ainda mais com esta trilha sonora <3

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  27. *.*
    Oi!
    Esse livro é muito tocante.
    Lendo esse livro, a gente percebe o quanto nossa vida é frágil e nossos momentos aqui são passageiros. Que devemos aproveitar o tempo que nos cabe.
    O relacionamento da Mia com a família é tão fofo. *.* A gente percebe que tem muito amor ali. E sobre ela e o Adam, eu gostaria de ter lido mais coisas sobre o relacionamento deles. Achei tão pouco. Queria mais!!!

    Pah, não li o 1º capítulo do segundo livro. Não tive coragem. O título é um tanto revelador, mas com o final de "Se eu ficar", ainda sinto esperança. Mas só quero descobrir mais quando o livro for lançado e eu tiver eles em mãos.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  28. Oi Pah ! estoou muiiiiiiiiiiiito ansiosa pra ler esse livro , e para ver o filme tambem , a capa é mt linda ! e OMG esse trailer mexe mt cmg ! e o segundo livro estou prevendo q vai me dxar aos prantos tbm kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ! amei a sua resenha !

    ResponderExcluir
  29. Devido ao seu arrependimento de ter lido o primeiro capítulo do livro 2, agora já sei o que não devo ler ao terminar o livro um. Ainda bem que você disse, pois minha ansiedade é grande e nem sei como ia ficar. Quero muito ler esse livro, e espero gostar muito também.

    ResponderExcluir
  30. Estou doida por esse lançamento. Já imagino como esta história é angustiante, ainda mais por não saber como irá terminar, espero que bem. Quero ler esse livro logo, infelizmente não ganhei em nenhum sorteio da editora :( .Beijos

    ResponderExcluir
  31. Oi Pah.

    Nossa estou muito ansiosa por essa leitura, só espero achar tempo para ler antes do lançamento do filme. Não costumo fazer isso mas estou TÃO curiosa, que sou capaz de estragar tudo assistindo o filme primeiro, rs.

    Mas estou com medo do que vou encontrar nessa leitura rsrs.

    Beijos Fer

    ResponderExcluir
  32. Aiin, quero logo ler esse livro! Conheci a história pelo trailer do filme e me apaixonei por absolutamente tudo, até pelo violoncelo, um instrumento tão lindo! Tenho certeza que é um livro tocante e é o próximo da minha lista! (Até porque quero ver antes do filme lançar hehe)

    ResponderExcluir
  33. Oiee ^^
    Eu gostei muito desse livro, e mal vejo a hora de ler o segundo e ver o filme! Achei que lançar um segundo livro foi um spoiller enorme para quem ainda não leu Se eu ficar, mas disseram que é bom, então...

    ResponderExcluir
  34. Eu simplesmente amei esse livro, li ele a bastante tempo em e-book e estou bem ansiosa pela continuação. Bem... O livro é muito bom, só espero que o filme seja também, vi o trailer e estou super ansiosa pelo lançamento do filme aqui...

    ResponderExcluir
  35. Não sabia que esse livro já tinha sido publicado anteriormente no Brasil pela Rocco.
    Quanto à premissa do livro, eu gostei. Parece uma história envolvente. Não gosto muito de livros do gênero, mas leria esse, com certeza.
    Vou colocar na minha lista de futuras leituras.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  36. Uauuuuuuuuu...realmente esse livro é muito mais complexo, intenso do que eu imaginava... e realmente não é uma decisão fácil a que ela tomará ,pois ambas tem consequências... eu agora estou doida pra ler o livro e conhecer mais sobre a hitória da Mia e do todos que a cerção..a única certeza que tenho é que quero ler o livro antes de ver o filme, acredito que será mais mocionante ver as passagens do livro tomarem " vida"... parabéns pela resenha, ficou incrível...bjs

    ResponderExcluir