[Resenha + Sorteio] Cartas de Amor Aos Mortos - Ava Dellaira

Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky. Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.
Jovem Adulto || 344 Páginas || Cortesia Editora Seguinte|| Skoob || Compare & Compre|| Classificação: 5/5
Cartas de Amor aos Mortos é o tipo de livro que comove e que, a cada página lida, faz o leitor refletir a respeito de um dos pilares de nossa sociedade. Famílias desfeitas pelo arrependimento, jovens sobrecarregados com responsabilidades de adultos, adolescentes calados pelos monstros da vida, violência, preconceito, suicídio... esses são apenas alguns dos temas abordados pela autora Ava Dellaira que, com grande maestria, une a dor de uma jovem de quinze anos que acabou de perder a irmã – e precisa lidar com a culpa gerada por essa morte – com as dúvidas e descobertas tão características desse período de nossas vidas. Laurel não sabe a que lugar pertence ou muito menos o que esperar do futuro, e ainda que se sinta sozinha e perdida, terá que ser capaz de superar o passado, aprender com o presente, e construir um novo futuro. Prestes a iniciar o ensino médio em uma nova escola, onde ninguém saberá da tragédia que acompanha sua família, Laurel vai receber uma segunda chance, uma oportunidade de reescrever sua história.
(...) talvez amadurecer signifique que você não precisa ser uma personagem seguindo um roteiro. É saber que você pode ser a autora.
O grande diferencial desse livro é, sem dúvida, o fato de ele ser todo narrado por cartas. Na aula de inglês Laurel recebe a tarefa de escrever uma carta para uma personalidade – admirada por ela – que já faleceu, o que a faz criar uma espécie de diário em cartas, mensagens direcionadas a pessoas que já morreram: atores, escritores, e cantores que marcaram a vida da jovem. Assim, temos uma garota de quinze anos solitária, que perdeu sua grande confidente e melhor amiga, depositando em cartas todos os sentimentos que vem reprimindo ao longo dos meses. Laurel escreve então sobre a falta que a irmã faz, o sentimento de culpa que a aflige, os problemas familiares que vem enfrentando, o medo da verdade ser revelada, e sua rotina na nova escola (detalhe que dá um ar mais leve ao livro). Portanto, entre memórias e descrições diárias sofremos ao lado dessa jovem, mergulhando em sua triste realidade, ao mesmo tempo em que, graças as suas experiências juvenis, torcemos para que ela faça bons amigos e se apaixone perdidamente, como qualquer garota de sua idade. O charme da narrativa está então na voz ativa e emocional dessa jovem, e na mescla de passado e presente, de dor e esperança. 

De início as cartas de Laurel me pareceram muito densas; são tantos detalhes que fica difícil decifrar as emoções por trás de suas palavras. Contudo, não demorou muito para que eu compreendesse o grande dilema dessa jovem e me envolvesse completamente em sua história, em sua vontade de deixar o passado para trás, com a força de sua dor, e em como ela se fecha ao mundo, com medo de sofrer ainda mais. Porém, o ponto forte da história não são as cartas, as emoções conflitantes da protagonista, ou até mesmo os tabus abordados pela autora, é claro que esses são pontos positivos, mas o que realmente abocanha o leitor e nos deixa à beira das lágrimas é o segredo que essa jovem esconde. Em um determinado momento da narrativa é fácil imaginar o que aconteceu, mas isso não diminui nossa tristeza, perplexidade ou surpresa. Eu queria tanto ter sido a irmã mais velha dessa jovem, ter tido a oportunidade de protegê-la e de escutá-la. E mais, eu sou uma irmã mais velha e, confesso, a visão de Laurel e suas experiências fez com que eu avaliasse totalmente minhas ações como irmã.
Além de me levar às lagrimas, de me surpreender, de me fazer refletir sobre a sociedade e sobre o papel de um irmão mais velho, o livro também me alegrou por trazer o desenvolvimento de um belo romance e de amizades muito especiais. Sabe aquele velho clichê de que ninguém é feliz ou completo sozinho? Ou de que, para superar é preciso falar? Pois bem, em suma é isso que o livro aborda, fazendo-nos mergulhar na história de uma jovem que já sofreu e que agora, com a ajuda de pessoas muito especiais, vai aprender a seguir em frente e ser feliz. Atualmente é fácil encontrar livros com essa mesma mensagem, mas são raros os autores que conseguem unir tão bem a realidade com a ficção, dando vida a um personagem principal real e extremamente parecido com o leitor. – Sabe Ava Dellaira, sou dessas que tem fé na força das palavras, por isso as suas me conquistaram ainda mais, e fizeram de Laurel um reflexo de um pedaço de mim, de um pedaço de todos os jovens do mundo todo. Simplesmente adorei sua história.
Quero ser purificada, quero queimar todas as lembranças ruins. E talvez a paixão faça isso. Que uma vida, uma pessoa, um momento que você precisa manter, fique com você até a eternidade.

• Curiosidade •
É fato que livros como esse, com mensagens reais e tocantes voltadas ao público jovem adulto, estão na mira dos estúdios cinematográficos, assim, sem perder tempo, a Fox 2000 adquiriu os direitos da obra e, com os mesmos produtores de A Culpa é das Estrelas, está apostando alto nessa adaptação. Saiba mais aqui.
• Sorteio •
Gostou da resenha? Então que tal concorrer a um exemplar do livro? Para participar basta:
·         Possuir endereço de entrega no Brasil;
·         Comentar na resenha, SOBRE a resenha (Atenção: Comentários como “Participando”, “Eu quero” ou “Que legal” serão desconsiderados);
·         Preencher o seguinte formulário:
Prontinho, agora você já está participando! A promoção fica no ar até o dia 10 de Setembro e provavelmente o ganhador será divulgado no dia 15 do mesmo mês. Lembrando que o mesmo tem até 48 horas para responder o contato de solicitação de endereço, se não, realizaremos um novo sorteio. Além disso, vale lembrar que o envio do prêmio será realizado pela editora, o que significa que o mesmo pode demorar até 30 dias.
Boa sorte a todos!


111 comentários:

  1. Oi Pah! tudo bem?
    É a primeira vez que leio uma resenha desse livro e me surpreendi, pela sinopse e pelo titulo do livro não da pra saber a carga emocional forte que ele tem, e os dramas que a protagonista carrega... me interessei bastante! Quero muito ler!
    Beijos ;)

    ResponderExcluir
  2. OI PaH!!! eu li este livro e simplesmente adorei, chorei em algumas páginas tambem rsrsrs, fiquei com o coração na mão quando terminei e me fez pensar muito depois.

    Jéssica Barbosa - http://livrosseriesemelodias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Achei bem legal a trama desse livro, tratando de perdas e culpa. Fiquei curiosa pra saber qual é esse segredo de Laurel.
    Ainda bem que o livro não é completamente narrado em cartas, não ia gostar.
    Eu também sou irmã mais velha, Pah. Vou rever minhas atitudes lendo esse livro.
    Ótima resenha! E, claro, participando da promo! Bjs <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dilza, tudo bem?

      Ele é todo em cartas sim. Mas cartas como um diário, sabe? É bem bacana, fora que cada carta é para uma pessoa diferente :)

      Beijos

      Excluir
  4. Oi Pah
    Sua resenha é mais uma que me deixa mega curiosa para ler o livro. Parece ser emocionante e comovente.
    Adoro essa capa.
    Beijinho

    ResponderExcluir
  5. Sabe que vi uma resenha dele e mudou minha cabeça, por que sempre achei mega macabro a história de carta aos mortos!
    Está na minha lista infinita de leituras!
    bjo

    ResponderExcluir
  6. Já estou super participando da promoção, Pah.
    Esse livro parece realmente incrível. São poucas obras que nos fazem refletir de maneira tão magnifica sobre a família e os laços. Adorei e vou querer ler, sem dúvida.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  7. Adorei! Fiquei com medo de ser um livro muito triste e denso, mas pelo que você falou, ele é lindo! Tô muito curiosa pra ler. Acho que vou me emocionar também. :)

    ResponderExcluir
  8. Carta de Amor aos Mortos é o tipo de livro que eu gostaria de escrever para muita gente, mas acho que vivas, as minhas cantoras, sabe? Mas achei mega criativo o que foi feito e uma ótima ideia até mesmo para os que leem!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  9. Eu ando simplesmente LOUCA por esse livro.., depois dessa resenha fico querendo ainda mais!!! Todos os temas abordados pela autora são bastante atuais e ainda assim difíceis de lidar, né?! Somando isso ao fato do livro ser narrado através de cartas, só me aumenta a minha expectativa em relação a obra.
    Não sabia que os direitos já tinham sido comprados... Tomara quisera uma adaptação tão incrível quanto achei que ACEDE foi!
    Amei amei amei! Quero ler esse livro pra ontem *-*

    Beijo grande.
    Thati!

    ResponderExcluir
  10. Oi Pah! Acho que assim como eu, muitos que perderam alguém próximo iriam gostar de escrever uma carta para seu ente querido para contar como andam as coisas ou pra dizer que está com saudades. Me interessei muito por esse livro mas não pude comprar-lo ainda. Por isso vou tentar a sorte aqui. Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Oi Pah!
    Estou com muitas dúvidas sobre esse livro. Li uma resenha em um blog gringo sobre ele e me animei bastante, porque era bem positiva e prometia muito.
    Depois que ele foi lançado no Brasil li muitas outras resenhas e elas não foram tão positivas assim, estavam mais para um meio termo, 3 estrelas na classificação.
    Agora li a sua resenha com 5 estrelas e favoritado e me deu um nó na cabeça. Então, bom, por que não arriscar?
    Abraços! LivreMente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Divana, o livro tem seus altos e baixos, então acho que depende muito de cada leitor. Espero que você se arrisque e se apaixone pela obra. Abraços

      Excluir
  12. Esse livro parece despertar emoções no leitor e, por isso, estou com muita vontade de lê-lo desde o seu lançamento!
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. É a segunda resenha que leio desse livro e fico cada vez com mais vontade de ler!

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Eu ameeeei esse livro! Confesso que comprei ele só por causa da capa, mas não me arrependo nem um pouco. A história é maravilhosa, e muito emocionante mesmo ♥ Não sabia que ia virar filme *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Esse livro tem um diferencial incrível que é a narrativa em forma de cartas. Mas além disso temos uma carga emocional altíssima envolvida nas palavras da jovem Laurel. Maravilhoso poder descobrir mais sobre o que se passa na vida da personagem e também poder torcer para que as coisas mudem.
    Essa história parece imperdível e emocionante. Por essas e outras, não vejo a hora de ler.
    bjs

    ResponderExcluir
  16. Nossa esse livro parece ser ótimo, bastante emocionante, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha, esse livro parece ser incrível e emocionante! Já estou participando da promocão. =)

    ResponderExcluir
  18. Eu vi sobre esse lançamento e me interessei logo de cara, sua resenha foi muito reflexiva e gostei do diferencial que você citou dele ser escrito em formas de carta, nunca tinha visto um livro assim. Quero ler ele, assim que der.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. A história me pareceu tocante.Estou atrás de uma leitura assim,que me faça refletir e que me arranque um pouco de lágrimas.
    A proposta dele tbm é bem bacana.Fora a capa que está mto linda.
    Bjus

    ResponderExcluir
  20. Sua resenha me deixou muito curiosa pra ler o livro. Gosto muito de livro que meche com a gente, a capa também é maravilhosa, quero muito ler e me emocionar com ele. <3

    ResponderExcluir
  21. Oi Paaah!
    nossa, eu estou super ansiosa por essa leitura. Primeiramente adoro livros escritos por cartas. Acho que quando temos que colocar no papel tudo aquilo que queremos dizer... ou que pensamos fica tudo mais claro. Acho que assim como você me emocionarei MUITO lendo!
    e que bom que os produtores de ACEDE serão os responsáveis por essa adaptação, achei que eles fizeram um belissimo trabalho!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  22. Oi Pah!
    Me interessei pelo título desse livros desde que vi sua divulgação. Quero muito ler, mas acredito que não estou preparada no momento para encarar uma história assim. Li Os 13 Porquês recentemente e, apesar das histórias serem diferentes, ambas mexem demais com as emoções do leitor, não é mesmo?
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Pah estou lendo este livro no momento, o mesmo tem me transmitido mensagens otimas e tocantes, mas ainda sim estou meia assim com Laurel, mas quando você ler minha resenha vai entender.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  24. Ansiosa para ler e ter em mãos essa obra. A resenha me deixou com mais vontade rs espero que também me emocione lendo.

    ResponderExcluir
  25. Paola!
    Estou com um bolo aqui na garganta, sabia? Vários são os motivos: faço correspondência desde a adolescência e as cartas são uma catarse para mim, além das amizades, claro; no momento estou no lugar de irmã mais velha, já que meu irmão mais velho faleceu em janeiro desse ano e sinto-me (sempre me senti) responsável por minha irmã 8 anos mais nova que eu, é como se fosse uma filha e ela está passando por tantas coisas, além de me acusar de tê-la abandonado... nem sei como lidar com isso...
    Desabafos a parte, preciso da compreensão que esse livro pode me trazer...Vou ter de lê-lo de qualquer forma...
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rudy,
      Espero que o livro te ajude de alguma forma. E, independente disso, espero que você tenha muita força para superar suas dificuldades. Vai dar tudo certo, viu?

      Beijos

      Excluir
    2. Pah!
      Obrigada!
      Tenho essa certeza também, mas até lá, tento ir resolvendo como posso.
      Valeu o carinho.
      cheirinhos
      Rudy

      Excluir
  26. Assim q vi como lancamento nos eua fiwuei desejando... Eh tso lindo!!
    So tenho medo de nao gostar...
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. aiii Pah, estou bem curiosa para ler este livro logo. a trama dele parece ser incrível e tocante mesmo.
    quanto a adaptação, não sabia que os direitos autorais já tinha sido comprados :O
    preciso ler ele logo então... antes que chegue aos cinemas né... hahaha

    ResponderExcluir
  28. Eu estou enrolando pra ler esse livro, porque eu não fazia a menor ideia do que ele abordava. Mas acho que depois da resenha, ele será minha próxima leitura depois que eu terminar a trilogia delírio, porque eu realmente amo livros que a personagem está em uma superação e descobrindo novas coisas.
    Não sabia que ele iria virar filme, não vi ninguém comentando sobre isso, mas fico feliz já que ele é um livro muito indicado.

    http://livroseplaylists.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Quando vi a sinopse desse livro não dei muita bola sabe, mas agora com essa resenha fiquei super curiosa. Sou fã de histórias dramáticas, acho que fazem a gente repensar a vida, dar valor às pequenas coisas... Preciso comprar/ganhar o meu antes que saia o filme, pq odeio quando trocam a capa do livro por foto do filme rs. PS: o resultado do sorteio é bem no dia do meu niver, ia ser um presentão hehe

    ResponderExcluir
  30. Eu li esse livro recentemente e cara, que livro bom!
    Minhas expectativas estavam altíssimas e, thanks God, eu não me decepcionei.
    Adorei o modo como a autora construiu seus personagens e a história de cada um, o livro ao todo me comoveu bastante. Ótima resenha!
    Beijooos
    Gaby
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Assim que vi que esse livro seria publicado no Brasil fiquei super feliz (confesso que tenho uma preguiça enorme de treinar o inglês lendo livros :p ) e fiquei contente em esperar. Claro que agora lendo sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler, com certeza vou derramar alguma lágrimas por ele também!!
    Ah e que legal saber que o livro será adaptado para os cinemas, adoro!!
    Vou participar da promoção!!
    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  32. Oi Paola,
    gostei das suas impressões sobre o livro...
    já vi uma resenha de outro blogueiro que não tinha gostado desse livro, então tinha até perdido o interesse... mas acho que vou precisar ler logo pra poder tirar a prova se é bom ou não hehehe.. bjs

    ResponderExcluir
  33. Adoro quando livros trazem partes com cartas e bilhetes e afins, e saber que este é todo voltada para cartas me deixa muito animada pela leitura.
    O tema tratado parece ser mais denso que livros jovens, mas de leitura agradavel, eu quero le lo,
    fora que a capa é linda, espero ler em breve, beijos.

    ResponderExcluir
  34. Poxa eu não imaginava que a história desse livro fosse tão densa e tão tocante, se eu já queria lê-lo sem ter lido nenhuma resenha agora a minha vontade triplicou. Tenho certeza de que dará um ótimo filme.

    ResponderExcluir
  35. Oi Pah um livro narrado em formato de cartas já ganhou meu coração rsrs!
    Depois dessa resenha não tem como não participar desse sorteio! Beijos

    http://www.paraisoempapel.com
    http://www.contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Uau, eu simplesmente necessito ler Cartas de amor aos Mortos!
    Haha além de estar amando livros que me fazem chorar, e te fez chorar :') Amo livros escritos em forma de cartas, como As Vantagens de Ser Invisível, e O Garoto da Casa Ao Lado, este último não é choroso haha ...
    Aaaah e essa capa meu deus, simplesmente amei, e a carta que ela fez para o Kurt ficou incrível hehe <3
    Bjs
    Anny

    ResponderExcluir
  37. Caramba, não tinha lido nenhuma resenha desse livro, e a sua me surpreendeu muito positivamente, me deu uma vontade imensa de ler. Fora que a capa é linda demais, e depois tem um pouquinho de Kurt <3
    http://lecry.blogspot.com/2014/08/5-personagens-de-livros-favoritos.html

    ResponderExcluir
  38. Esse livro me ganhou no momento que descobri a carta pro Kurt Cobain <3 <3 <3 Só por isso tinha achado legal, mas não me fez compra-lo. Me surpreendi com sua resenha, parece q o livro e as cartas nos leva a mais reflexões sobre a vida que eu imaginei. A resenha me despertou vontade de realmente le-lo não somente pelo Kurt rs, mas pelo efeito que a leitura causa.

    ResponderExcluir
  39. Nossa, faz um tempão que eu ouço falar sobre esse livro, mas nunca tive a oportunidade de ler. Adorei a ideia da autora de criar um livro com esse tema, mandar cartas a pessoas que já faleceram (também mandaria uma carta para Amy Winehouse <3) achei super original. Além disso a capa e a contra-capa do livros são completamente perfeitas!

    ResponderExcluir
  40. Desde que vi este livro nos lançamentos eu fiquei completamente empolgada com a sinopse. E depois de ler n resenhas falando tãoooo bem deste livro, o quão lindo e tocante ele é, subiu TODOS os degraus da minha wishlist. Com certeza será próxima leitura!

    ResponderExcluir
  41. Ai Pah deu uma tristeza agora, eu queria tanto ganhar que nem vou participar, como nunca ganho nada na net e sempre bate a quela tristeza vou evitar esse sofrimento rsrsrs mas desejo boa sorte a todas
    Um beijo, te espero no blog
    ⋙ ♥ Blog livros com café

    ResponderExcluir
  42. Desde que vi esse livro me encantei.... agora lendo sua resenha e vendo que há mensagenes especiais nesse livro, quero muito lê-lo... e vai virar filme deve ser bom demaissss

    ResponderExcluir
  43. Cara, taí um livro que eu preciso pra ontem, sério, eu já o queria MUITO, depois da sua resenha, o quero mais ainda, já to me preparando para as lágrimas (porque sou uma manteiga derretida), porque perder alguém da família deve ser horrivelmente horrível, já to curiosa para saber do segredo da Laurel, enfim.. adorei a resenha, e estou super participando e torcendo muito.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  44. Nossa, só pela resenha já pude sentir a emoção e o sentimentos que o li traz. Com muitos assuntos abordados, só que vem de uma forma que nos prende, nos emociona e nos faz aprender. Eu gostaria muito de ler, seria uma experiencia nova e muito boa. Você passou muitos pontos sobre o livro, que nos quais me interessei muito. Já li outras resenhas, e essa foi uma das melhores, parabéns. Adoraria ler este livro. Bjs

    ResponderExcluir
  45. Oi Paola!
    Sick lit ( Não concordo com essa definição, nem sei se esse livro se enquadra nela) é um dos meus gêneros literários favoritos. Apesar de serem muito focados no emocional e me fazerem chorar, gosto da mensagem que passam, da realidade, gosto de dramas. Cartas de amor aos mortos me fará chorar, com certeza, não sei se irei lê-lo logo, mas irei ler. Livros compostos por cartas, nos deixam ainda mais próximos do personagem, me lembrei de As vantagens de ser invisível, um livro que gosto muito. Beijos

    ResponderExcluir
  46. Quando eu li o nome do livro há um tempinho atrás me deu aquela sensação de ''eu preciso ler isso, agora!'', comecei a ler o e-book, mas livros assim não consigo ler se não for físico, a mesma coisa aconteceu com A Lista Negra. Sua resenha me trouxe de volta a vontade de ler, também sou irmã e isso me faz querer o livro cada vez mais. Sobre virar filme: eu não sabia, mas nessa manhã de domingo nada me deixaria mais contente. ;) ahaha
    Beijos, nostalgemeas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Acho que o modo como a autora abordou o luto é mto original. Gosto mto dessa temática, como as pessoas passam pelas fases do luto e crescem depois da perda. As cartas devem ser bem legais!

    Miquilis

    ResponderExcluir
  48. BARBARA LUIZA DA SILVA ANDRADE25 de agosto de 2014 13:34

    Olá! Eu acho que o livro parece tratar do luto de uma forma diferente! Estou muito interessada para ver se a protagonista, no fim, conseguirá erguer a cabeça e se permitir ser feliz, mesmo com todos os obstáculos!

    ResponderExcluir
  49. Eu já vi diversas resenhas positivas sobre esse livro. Gostei muito como de como vc falou dele. Destacando seus pontos mais importantes, não só a história em si, mas o papel que ela desempenha na sociedade. Minha vontade de ler esse livro aumenta cada vez mais.
    Beijos e parabéns pela resenha.
    viciosemtres.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Oi, Pah! Fiquei muito curiosa sobre esse livro depois de ler uma resenha do Gus, do Jantando Livros. Fui procurar na internet e achei em pdf, quero muito ler e principalmente, quero o livro. Faz muito tempo que eu não passava aqui, e estou muito surpresa e admirada com o jeito como você coloca os sentimentos que o livro te causou. Logo que li as primeiras páginas de Cartas de Amor aos Mortos, adorei a escrita da Ava e me deu vontade de ler mais, embora tenha ficado um pouco confusa. Beijo!

    Letícia Valle
    Litteratura Mundi

    ResponderExcluir
  51. Confesso que quando vi a capa deste livro nao me interessei muito , mais depois de ler a resenha me surpreendi como o livro pode me deixar maravilhada , ja tinha ouvido falar deste livro e lido varias resenhas e todas elas me surpreenderam , eu nunca li um livro em que a protagonista mandava cartas de amor aos mortos , espero que este livro nao me decepcione ! beijos ! e amei a sua resenha ! Participando !

    ResponderExcluir
  52. Começando pela capa, eu já me apaixonei. Um livro com um assunto tão diferente, assim como a maneira da protagonista de lidar com a morte. Incrível! Sem contar que não houve se quer uma resenha negativa sobre esse livro... Esse tipo de temática sempre mexe com o leitor, estou ansiosa pra ler esse livro...

    ResponderExcluir
  53. Estou ansiosa para ler esse livro, a resenha me prendeu pra caramba, o assunto abordado me parece bastante emocional, fiquei simplesmente maravilhada, amei a capa também... Espero ganhar...

    Bjss

    Denise

    ResponderExcluir
  54. “O universo é maior do que qualquer coisa que cabe na sua cabeça.” Eu simplesmente amei o livro,umas dos melhores publicados pela editora.Apesar de ter lido em pdf,amei o livro.

    ResponderExcluir
  55. Parabéns pelo seu blog,umas dos melhores sobre informações de livros,que Deus continue abençoando você mais e mais.

    ResponderExcluir
  56. Quero ler meu deus!!! Amo a capa e a história parece ser super interessante. Beijos http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  57. Primeiramente o que mais me chamou atenção foi essa capa incrível! Lendo a sinopse e sua resenha fiquei muito mais interessada em ler esse livro, me parece ser bem emocionante. É um assunto diferente e ao mesmo tempo lindo, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  58. Quando li o título desse livro prensei que fosse de horror ou suspense, bem no estilo "Formaturas Infernais" kkkkk (me lembrei deste não sei por que). Achei super interessante essa ideia de relembrar pessoas que em alguma momento foram importantes para você e homenageá-las por cartas que nunca serão capazes de ler... Deve ser emocionante. Amei essa indicação. Estou torcendo para ganhar o sorteio, mas caso isso não aconteça vou comprar esse livro.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  59. Esse livro tem um teor profundo de sentimentalismo, creio que pega as emoções e torcem-nas de forma a mostrar tudo o que deseja, a autora parece que alcançou o que queria. E sei que vou amar lê-lo, talvez me deixe melancólica, mas acredito que compensa.

    ResponderExcluir
  60. Eu sempre vejo esse livro por todos os vlogs e blogs literários. E já vi trechos e achei muito legal. Talvez eu tenha a oportunidade de ler agora. :D

    ResponderExcluir
  61. Oi, Pah!
    Este parece ser daqueles livros reflexivos onde analisamos as emoções do personagem e também trazemos um pouco destes pensamentos para nós!!!
    Parece ser bem intenso e repletos de sentimentos!
    Ansiosa para ler!!!

    Beijos,
    Annamaria - Árvore dos Contos

    ResponderExcluir
  62. Nossa estou louca para ler esse livro. Parece ser um livro com uma história marcante, dramática e com momentos de profunda reflexão, e eu adoro livros assim. A capa do livro é linda e parece que dentro também. Estou morrendo de vontade de ler!

    ResponderExcluir
  63. Adoro essa capa é muito linda. Gostei bastante dessa ideia de escrever cartas para pessoas que foram impostantes para você mas que já se foram. Muito linda a ideia.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  64. Realmente é um livro bem marcante e que já vai ter um lugarzinho pra ele na minha estante ^^

    http://instagram.com/annezinhaviana

    ResponderExcluir
  65. Nossa, achei demais! Não só a temática diferente, mas vc me deixou muito curiosa pra saber o segredo da Laurel! Como tenho 4 irmãos, nem consigo imaginar o que seria perder um deles. Deve ser um livro tocante e emocionante. Eu quero!

    ResponderExcluir
  66. Gosto de livros que me emociona, faça refletir o meu modo de agir e melhorar meus atos. Pela resenha esse livro causa exatamente isso, espero lê-lo o mais rápido possível.

    ResponderExcluir
  67. Ola.
    Nunca pensei muito sobre o que o autor queria dizer quando colocou esse título mórbido para o livro e por conta disso eu sempre passei batido por ele toda vez que vou comprar livros.
    Por outro lado, não consegui ler sua resenha com medo de estragar a surpresa, mas li as primeiras frases de cada um dos seus parágrafos, o que me deixou com a curiosidade a flor da pele. Então o que eu posso dizer é: Obrigada por atiçar minha curiosidade. Espero ganhar o sorteio, mas caso não ganhe, comprarei o livro.
    Atenciosamente,
    Luiza.

    email: luizaceotto@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie. Queria dizer que não aguentei esperar e comprei o livro!
      E foi por conta da sua resenha!
      Tenha uma ótima quarta!
      Atenciosamente,
      Luiza.

      Excluir
  68. Essa sem dúvida foi a melhor resenha que li deste livro, porque você abordou algo diferente (a relação entre os irmãos e o papel de irmão mais velho)...eu sou a mais velha e sempre sinto que tenho que estar lá pra eles, auxiliando sempre que puder, dando exemplo...eu já estou aqui imaginando o que acontece nesse livro....além diso o livro aborda algo que sinto falta nos dias de hj, que é o uso de cartas, por mais que a tecnologia agilizou as nossa vida, as cartas eram pesoais, nos tornava mais intímos dos destinatários, comartilhávamos tudo (PS: não sou tão velha assim..srsr)...amei essa abordagem única que a Ava deu ao livro... Com certeza quero ler e muito..bjs e parabéns pela resenha...

    ResponderExcluir
  69. Gostei inicialmente do titulo do livro. Gosto de historias que tratem das emoções mais intensas dos personagens, seus sentimentos, seus pensamentos. Gosto qdo uma historia me toca, me faz refletir. Acho que esse livro será assim. Vontade intensa de ler. Bjksss.

    ResponderExcluir
  70. este livro deve ser de mais , pela resenha eu fiquei com mais vontade de ler,já tinha curiosidade agora então , vou esperar p/ sorte.

    ResponderExcluir
  71. adorei a resenha, tomara q eu tenha sorte

    ResponderExcluir
  72. Já tinha visto uma resenha cheia de elogios e depois de ler a sua me deu realmente uma vontade de ler o livro, acho que pelo fato de você ter dito que "faz o leitor refletir sobre os pilares da sociedade" e como eu amo esses livros que trazem esse tipo de reflexão. Ótima resenha.
    beijos

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  73. Que livro lindo <3
    É a primeira resenha que leio desse livro, e me surpreendi. A primeiro momento pensei que seria sobre espiritas e tals, mas realmente estava enganado!
    Sem falar que a capa é linda <3

    ResponderExcluir
  74. Eu tinha conhecido ele por causa de um post da Seguinte e na sessão de autógrafos da Kiera Cass ganhei um poste, achei bem maneiro este livro, mas acho meio sinistro, mas gostaria de ler bastante, algo que me cativou

    ResponderExcluir
  75. Eu estou louca pra ler esse livro. Acho que ele ser narrado por cartas só me deixa mais interessada, isso é bem diferente mesmo. Os personagens parecem ser bem construídos, e eu fiquei morrendo de curiosidade de saber o segredo que ela esconde *u*
    Espero ler esse livro logo e gostar tanto quanto você :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  76. Olá Pah, tudo bem?
    Desde o lançamento desse livro me interessei super, pela capa, pela história e pela sinopse.
    Li algumas resenhas não tão positivas sobre o livro e tinha uma ideia totalmente diferente sobre a história. Amei a resenha e fiquei ainda mais curiosa para lê-lo.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  77. Louca pela história de tão profundos sentimentos, sou irmã mais velha também e sei que as vezes estar presente em alguns momentos é muito importante, gosto de livros que passam qualquer tipo de mensagem, sempre vai ter alguém pra absorver algo bom dela.Muito boa sua resenha me fez pensar muito.

    ResponderExcluir
  78. Já tinha lido a sinopse numa livraria, mas como a classificação foi baixa não me animei muito em comprá-lo. Mas agora, lendo sua resenha, minha opinião mudou, fiquei ansiosa para ler. Adoro livros que nos façam refletir, que nos acrescentam algo.

    ResponderExcluir
  79. Oi!! Amo livros escritos em primeira pessoa. Me sinto bem mais próxima do personagem. Já li umas 3 resenhas sobre esse livro e, além da capa linda, senti vontade de ler por parecer uma "mistura" interessante entre fatos bobinhos da vida de uma adolescente com dramas fortes. Quero ler. bj

    ResponderExcluir
  80. A princípio, o livro não despertou minha curiosidade. Mas conforme as pessoas foram lendo e falando super bem e as resenhas sempre classificando positivamente, comecei a encarar este livro como um possível título que me encantará também!

    ResponderExcluir
  81. Já li resenha dizendo que o livro não é bom, muito cansativo, mas
    lendo a sua, consegui ver outro ângulo na história. E, como vivo
    escrevendo cartas que não serão lidas nunca, fiquei com muita
    vontade de ler o livro. Espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  82. Oi Pah *-*
    Menina eu tinha lido outra resenha que falava que esse livro tem muitos mas. Deixa eu explicar.
    É assim, tipo, "o livro é bom mas o final deixa a desejar", o livro é bom mas tem hora que é arrastado", o livro é bom mas...
    Então isso me afastou dele, porém sua resenha fala exatamente ao contrário e agora fiquei confusa.
    Então só lendo pra saber né, isso de ter cartas achei muito interessante, espero gostar tanto quanto você.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  83. Uma historia que traz muitas surpresas mas que ao mesmo tempo em determinadas passagens parece deixar a desejar...embora pela resenha pareça ser um livro para se envolver e volver em lagrimas...eu quero descobrir o segredo...eu quero ler o livro todo
    Quem sabe né?

    ResponderExcluir
  84. Estou muito ansiosa para começar a ler esse livro, apenas com um pouco de receio de talvez não gostar da forma o qual é escrito. Bom só lendo para saber né...
    amei a resenha!

    ResponderExcluir
  85. Oi Pah. Vi várias resenhas desse livro, todas bem positivas e fiquei bastante interessada. Li poucos livros epistolares, porém gostei bastante do que li, contrariando minha impressão de que não gostaria tanto de livros epistolares. Parece ser um livro muito emocionante e já está na minha wishlist. Espero lê-lo em breve. Beijos :*

    ResponderExcluir
  86. Eu gosto bastante de livros com cartas, mas não lembro de ter lido nenhum que sejam cartas para pessoas que já morreram..

    a primeira coisa que chamou minha atenção foi a capa e também o titulo
    que é bem instigante..
    parece ser bem intensoo e repleto de sentimentos..
    agora é só torcer pra ganhar...

    ResponderExcluir
  87. Hey Pah! Tudo bem?
    Já tem um tempo que estou de olho em Carta de Amor aos Mortos, as resenhas que leio são sempre positivas e me deixam cada vez mais com vontade de ler. O livro com certeza vai me encantar, e ele é todo narrado em cartas, eu já amo quando um livro contém mensagens de texto, ou emails trocados pelos personagens e esse é em cartas *---* então eu já gosto antes de ler. :3
    A sua resenha ficou ótima, e eu não sabia que os direitos do livros já haviam sido adquiridos para as telinhas, mais um motivo pra mim ler antes. *--*

    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr || @Mih_Francielle

    ResponderExcluir
  88. Eu ainda não tinha ouvido falar sobre o livro, mas achei a premissa dele bem interessante. Apesar de eu nunca ter lido um livro nesse formato de cartas, o tema abordado despertou minha curiosidade.

    ResponderExcluir
  89. Olá! Tudo bem?
    Adorei a resenha! Há muito tempo venho namorando essa obra, e seu relato aguçou ainda mais a minha curiosidade por ela. Achei super interessante o fato de a autora ter escrito o livro usando cartas destinadas à personalidades do mundo. Isso faz com que os mortos a quem a menina escreve se tornem "confidentes" da mesma, ao passo em que o livro também se torna um diário. Fiquei feliz em saber que em breve teremos um filme dessa obra!
    Abraços, Renata Borges
    renataborgges_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  90. Uma poeta carioca chamava seu diário de "caderno terapêutico" e acredito muito que diários e cartas são como terapia: muitos superam sofrimentos escrevendo. Parece muito interessante o plot do livro!

    ResponderExcluir
  91. Oiii Pah!
    Faz pouco tempo que estou acompanhando o blog e essa é a primeira resenha que eu leio sobre esse livro! Achei muito boa!!
    Adorei saber que se emocionou porque adoro livros que mexem com nossos sentimentos.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  92. Adorei o livro, a resenha e tudo. Desejando ele. Participando!!!

    ResponderExcluir
  93. Vamos lá neh é preciso ter fé \0/

    ResponderExcluir
  94. Faz tempo que eu tô sonhado com esse livro,eu nunca ganho em sorteios será que agora vai?

    ResponderExcluir
  95. Já li vááárias resenhas desse livro e sempre fico com mais e mais vontade de lê-lo. Sua resenha foi muito bacana e, como pode imaginar, me fez querer mais ainda ler este livro. Minha maior curiosidade acho que é saber para quem a personagem vai escrever sua próxima carta.

    ResponderExcluir
  96. ESTOU LOUCA PARA LER ESSE LIVRO!!!!

    Adorei a resenha e nunca li um livro em formato de cartas e morro de vontade. Espero lê-lo em breve =)

    ResponderExcluir
  97. Oi Pah, tudo bom?
    Bom, estou começando de fato minha vida como leitora. Nunca tinha me apaixonado tanto por livros como estou apaixonada atualmente, então, por causa disso tenho pouquinhos livros :(
    Adorei o livro e a resenha que você fez.
    Ahhh, já ia esquecendo... Meu aniversário é no começo do próximo mês, será que você pode me dar esse presente antecipado? haha
    Bjss

    ResponderExcluir
  98. Não vejo a hora de ler esse livro!! Adoro seu blog, e espero que eu também me apaixone por cartas de amor aos mortos. <3

    ResponderExcluir
  99. Amei sua resenha você explicou tudo bem detalhado.
    Já tinha ouvido muitas pessoas falando sobre esse livro, por sinal opiniões boas sobre ele. Já li varias resenhas dele em outros blogs e depois que li a sua me deu mais vontade de ler.Principalmente que ele é todo escrito em formas de cartas...deve ser lindo <3
    Adoro seu blog
    Na torcida pra ganhar huhuhuhu

    ResponderExcluir
  100. Ohhhhhhh ah..que alegria..queria demais esse livro...estou dando gritos de alegria aqui...
    bjs e já respondi seu email.

    ResponderExcluir
  101. Eu amo esse livro ! Sua resenha foi linda e descreve o livro muito bem, adorei. Sua resenha foi tão boa que me deu muita saudades do livro e me deixou com muita vontade de ler de novo.
    Parabéns pela resenha e pelo blog.
    Beijos !

    http://possibilidadesinfinitasdavivis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir