Newsletter

assine a newsletter!

E receba a notificação de novos posts por e-mail

setembro 09, 2014

[Resenha] Pó de Lua – Clarice Freire

Por Paola Aleksandra

Em 2011, discretamente, a publicitária Clarice Freire criou no Facebook uma página para reunir seus escritos e desenhos. Batizou-a como 'Pó de Lua', sua receita infalível 'para tirar a gravidade das coisas'. Desde então, ela vem conquistando uma legião de fãs fiéis e engajados, que se encantaram com a delicadeza de seus pensamentos, seu humor sutil e o traço despretensioso, que combina desenho e até fragmentos de palavras. Da internet para as páginas de um livro, foi mais um salto para a jovem autora recifense. Ela surpreende seus admiradores com uma proposta diferente. Pó de lua, o livro, tem o formato de um dos cadernos moleskine em que Clarice exercita sua criatividade. Inspirada pelas quatro fases da lua - minguante, nova, crescente e cheia - ela trata em frases concisas e certeiras de sentimentos como a saudade, o medo, a paixão e a alegria, sempre em sua caligrafia característica, ilustradas com muitos desenhos.

192 Páginas || Cortesia Editora Intrínseca || Skoob || Compare & Compre|| Classificação: 5/5 || Leia um Trecho
Pó de Lua é uma obra extremamente bela e reflexiva. A proposta do livro é inovadora: como um caderno moleskine ele traz – aliado a um design charmoso e a ilustrações cativantes –pensamentos, jogo de palavras, versos e poemas que não apenas refletem a alma da autora, como também os sentimentos humanos de pertencer, amar e se despir de medos e preconceitos. Você já teve a sensação sufocante de estar perdido entre pensamentos e emoções? Algumas vezes simplesmente precisamos tirar a gravidade das coisas; e é exatamente isso que o livro propõe, um emaranhado de palavras que libertam sentimentos, que tiram o peso do dia a dia e que, principalmente, fazem o leitor refletir sobre os altos e baixos da vida.

A obra segue as quatro fases da lua, contudo ainda assim a narrativa não possui uma linha previsível de raciocínio. Por se tratar de versos, frases e poemas, a autora brinca com as palavras e com os sentimentos por trás delas, falando de amor, dor, recomeços, liberdade e felicidade, e tudo isso sem soar repetitiva ou até mesmo lógica. O fato é que ela traduz sentimentos em palavras, o que faz do livro uma coletânea de emoções que confrontam a razão, que nos fazem enxergar além e compreender que o verdadeiro sentido da vida é a valorização do que verdadeiramente nos faz bem, dos sentimentos que libertam o coração – mais uma vez, que tiram a gravidade das coisas.
O talento da autora me surpreendeu. Seus versos são envolventes, o jogo que ela faz com as palavras é astuto, suas ilustrações são lindas, e as mensagens passadas são ainda mais tocantes e reais. Ela fala com simplicidade sobre o que vivemos no dia a dia, então é fácil se apegar com seus poemas – é fácil amar como ela brinca com as palavras.


Por ser escrito de forma leve e desenhada – com ilustrações da própria autora (que em alguns momentos parecem realmente feitas à mão, o que prova o belo trabalho de edição e digitalização feito pela editora) – o livro pode ser lido rapidamente, contudo por trazer reflexões tão importantes o leitor fica com vontade de saborear, demoradamente, cada palavra escrita pela Clarice. Eu mesma, a cada página lida parava, refletia, relia... Outro ponto positivo, como já mencionei, é o trabalho da editora, que aliada ao talento da autora, deu vida a um livro único que tem cara de diário. Realmente me apaixonei pela obra, vejo-a como um presente aos amantes das palavras.

Para os curiosos, um detalhe bacana é que o livro surgiu do blog, de nome Pó de Lua, da autora Clarice Freire, site no qual podemos encontrar um pouco mais do seu trabalho. 



Participe Aqui

Comentários via Facebook

42 comentários:

  1. Oi Pah
    Eu estive no fim de semana na livraria saraiva, eu não resisti e acabei lendo todo este livro. Ameii as ilustrações, todo ele é perfeito. Pretendo em breve comprá-lo.

    Beijos

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha e as imagens do Livro, me deu a maior vontade de ir correndo para livraria kkk
    Amei seguindo o Blog,
    Nova seguidora
    http://euemeuviciochamadoleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Hllo Pah!
    Eu ainda não tinha lido nenhuma resenha da obra nem sabia nada da autora, mas pela sua resenha eu diria que é o tipo de leitura que acrescentamos na listinha de livros para a vida toda, pois nos deixam um aprendizado e não são de auto ajuda!

    Gostei bastante de conhecer Pó de Lua pelas suas palavras, o trabalho da editora está lindo mesmo! Parabéns pelas fotos!
    bjos

    Leitura de Ouro
    leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, Pah
    Desde a primeira vez que folheei esse livro na livraria, já achei lindo demais e fiquei com vontade de ler, mas não peguei :(
    A sua resenha ficou linda, trouxe uma emoção que eu estou ansiosa para sentir, assim que eu puder ler.
    Também achei as ilustrações e o formato em versos e frases incríveis, e deixam a leitura mais dinâmica e gostosa.
    Quero muito ler, tenho certeza que vou amar.
    Beijos

    http://entrelinhaslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Achei bem delicadinho o livro! (: Ps: currtiii a cor do esmalte! :3

    ResponderExcluir
  6. A sinopse do livro me pareceu o oposto do que contou na sua resenha, sério.
    Eu gostei, as vezes é bom livros assim pra refletir. Eu estou nessa onda agora.
    Preciso ler logo.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Pah! Achei super fofo essa capa <3 O livro parece ser bem legal e reflexivo! Confesso que eu não fazia menor ideia que era assim, mas fiquei curiosa com a sua resenha! Adorei as fotografias *-* Ficaram ótimas!

    Beijos

    http://livros-nerdices-tudomais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu acho linda a capa desse livro, mais por dentro também é pelas fotos do seu poste. Nunca li um livro desse jeito mais gostei da frase da que fala sobre o volume.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Pah!! Vi "Pó de Lua" ontem na Saraiva e fiquei encantada!! Acabei dando uma lida por lá mesmo e realmente os versos da Clarice são maravilhosos e super reflexivos, eu adorei!! Não comprei porque né, se a gente for comprar todos os livros que aparecem vai à falência mas a beleza dele me deixou louca de vontade de tê-lo. Quem sabe um dia eu acho uma promoção e compro um pra mim!!
    Amei as tuas fotos!!
    Beijos! :)

    ResponderExcluir
  10. Oi Pah!
    Adorei o livro, o acabamento dele é perfeito! A capa é de um beleza a parte e a Clarice escreve de forma tão fluída que não da vontade que o livro acabe.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Oi Pah!
    Eu não pedi esse livro para a editora pelo simples fato de que acabo não me dando tempo para ler obras mais "desconexas", isto é, que não são romances. Sei que é besteira, pois o livro é simplesmente lindo e as mensagens que você separou são ótimas. Acho que a gente nem sempre para para pensar em coisas que estão em nosso cotidiano, e é isso que a Clarice fez. Vou ver se consigo encaixar essa leitura entre as minhas.

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  12. que lindo Pah!
    só tinha visto a capa dele (por foto) mas amei a edição dele. parece ser uma graça mesmo! *-*
    não sabia do blog. vou dar uma olhada :D
    e estou bem curiosa para comprar ele logo, principalmente por ser fofinho! hahaha

    ResponderExcluir
  13. Ai que livro tão liindoo! tão charmoso, e as frases que vc postou são muito boas! quero muito!

    byanak.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Pah!
    Esse livro me lembra muito o " Eu me chamo Antonio" curto esse tipo de livro pela beleza.
    Beijos,
    Ana.
    http://www.umlivroenadamais.com/

    ResponderExcluir
  15. Confesso que não tinha me interessado por esse livro justamente com medo dela soar repetitiva, mas agora passou o medo por causa da resenha e vou ler.
    Deve ser muito bom o jogo de palavras que a autora faz, eu gosto muito disso.
    O livro tá lindíssimo!!!
    Ótima resenha! Bjs, Pah <3

    ResponderExcluir
  16. Oi Pah!
    O livro parece ser muito bonito e fofo mas não é muito do meu gosto, eu prefiro livros com histórias mesmo, poesias, frases soltas não são muito o que eu procuro ao comprar um livro. beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu estou louca por esse livro! Não só pra ler, mas também pra ter essa belezinha na minha estante <3

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Gostei bastante das fotos Pah.
    Deram a leveza que o livro parece pedir. Parece ser um livro encantador e ótimo para ter na estante.
    Beijos
    http://blog-planetpink.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. O livro é mesmo lindo, principalmente pela simplicidade. Ótima resenha, e as fotografias estão lindas.
    Beijos

    http://achadosnaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo em tudo e principalmente as fotografias estao mesmo um show a parte! bjs

      Excluir
  20. Genteeeeeeee que livro lindo ^^, quero um pra mim ^^.

    Jéssica - http://livrosseriesemelodias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. ai meu Deus! esse livro é melhor do que eu imaginava!!! necessito ler urgente! adorei e alem de tudo é lindo!!! bjs
    quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
  22. Estou louca para comprar esse livro, sigo a Clarice Freire no instagram, e sempre amei tudo que ela escreve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Paola!
    O livro é lindo e bem diferente mesmo, achei muito fofo.
    Adoro pensamentos, versos e poemas e achei interessante a premissa de falar sobre as fases da lua, deve ser rico e bem gostoso de ler.
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  24. que LINDO! eu amei! a profundidade dos pensamentos, a beleza dos desenhos, da edição! muito lindo mesmo! tantas verdades tão bem escritas!

    ResponderExcluir
  25. e eu achei fantástico isso: Pó de Lua - receita infalível para tirar a gravidade das coisas! haha muito bom!

    ResponderExcluir
  26. Nossa, achei as fotos tão lindas, dignas de Tumblr e We♥It Pah, dpois da sua resenha eu vou ter que comprá-lo, o livro parece ser tão lindo :3

    ResponderExcluir
  27. Oii Pah!
    Tinha achado interessante a capa do livro em um grupo do face em que eu havia visto, porém, eu não sabia que era estilo Meu chamo Antônio. A Intriseca atualmente anda publicando muitos livros assim né? São bem interativos, pena que eu não gosto :c
    Beijo

    ResponderExcluir
  28. Oi Pah!

    Este livro parece ter aquela leitura leve e cativante que te faz perder a noção do tempo. Adorei as fotos que me fez ter vontade de tê-lo em minha estante só pelo fato de apresentar ilustrações tão legais. Também gostei da capa e de saber que o livro surgiu do blog!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Já li alguns trechos desse livro na livraria e, apesar de não ser meu gênero literário favorito, achei-o interessante. Achei que ele lembra o livro " Eu me chamo Antônio", pelo pouco que vi dos dois.

    ResponderExcluir
  30. Oláa!
    Gente esse livro é maravilhoso! a editora realmente caprichou, é incrível. Estou louca para conferir ele *-*
    beeeijos
    http://keetring.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Acompanho a page Pó de lua desde o começo de seu sucesso, a Clarice é uma fofa, seus desenhos sempre foram lindo *-----*

    ResponderExcluir
  32. Pah tinha duvidas se seria uma boa compra em adquirir Pó de Lua mas sua resenha me convenceu!, que livro fofo! e caprichado!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  33. Oiee ^^
    Queria muuito ter participado do evento de lançamento do livro e conhecido a autora *-* Ainda não li o livro, e essa foi a primeira resenha que eu vi dele, mas já estou muuito ansiosa para lê-lo. Adorei a diagramação, imagino que seja ainda mais linda pessoalmente ♥

    ResponderExcluir
  34. Nossa q livro mais lindo!!
    Ele me lembra a estrutura do Destrua este diário!
    Estou totalmente apaixonada por este livro!!
    É muito amoooooor!!

    ResponderExcluir
  35. O livro é lindo desde a capa até as folhas, acho lindo livros ilustrados. No início eu não sabia muito bem do que se tratava a obra, agora conseguir ter uma visão melhor do que me espera. Quero muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  36. Eu não tenho o livro, mas acompanho a página no face,gosto bastante..
    o livro além de bom é super lindo,,,

    ResponderExcluir
  37. Que livro lindo! Me lembrou um pouco de Eu me chamo Antônio, muito legal!

    ResponderExcluir
  38. Acho esse livro uma fofura e bem interessante, é uma proposta bem legal! Quero muito lê-lo. :)

    ResponderExcluir
  39. Ai minha nossa, quando soube que seria um livro de poesia, tinha imaginado outra coisa totalmente diferente... Que surpresa mais que agradável ver que é um livro lindo, fofo.. Preciso muito ter esse livro na minha estante... Adoreiiiiiiiiiii a forma que foi elaborado.
    bjs e parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  40. Esse livro é super fofooooooooooooooooo...já quero ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Adorei sua resenha. Não sabia do que se tratava o livro e fiquei com muita vontade de tê-lo. Adorei as ilustrações e quero ler todos os versinhos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir

Resenhas

© Livros & Fuxicos – Desenvolvimento com por Subir