[FLIM] 1ª Festa Literária de Maringá

Desde que iniciei o blog uma das minhas maiores reclamações é a falta de eventos literários na minha cidade – até porque, independente de ser um município do interior, Maringá é a terceira maior cidade do estado do Paraná. Por isso foi uma agradável surpresa ver Maringá sediando a primeira edição da FLIM, Festa Literária de Maringá, que aconteceu entre os dias 21 e 25 de outubro, e que contou com 80 estandes e mais de 3 mil metros quadrados de feira! Tive o prazer de participar do evento que, além de garantir promoções incríveis, ofereceu muita diversão e alegria. Vem conferir um pedacinho dessa festa:

Na praça central de Maringá, em frente a um dos maiores pontos turísticos da região, foi montado um pavilhão com mais de 3 mil metros quadrados que abrigou: editoras, livrarias, barracas artesanais, praça de alimentação, e espaços culturais para debates, palestras, encontro com autores e oficinas literárias. O espaço era bem simples, mas amplo e bem iluminado, o que compensou o calor do ambiente. Na realidade, fiquei tão empolgada com a feira, com sua dimensão e com o fato de ver tanta gente reunida em nome da paixão pela literatura, que não me incomodei com nada. Para mim estava tudo maravilhosamente incrível e já não vejo a hora da FLIM 2015 ♥. 

Como vocês podem observar nas fotos os corredores eram largos, os ambientes de café e alimentação bem divididos, e os estandes de interatividade – seja adulta ou infantil – um charme! Foi incrível encontrar grupos de leitores adultos discutindo seus livros favoritos e crianças reunidas em brincadeiras literárias e teatrais. Um bônus do ambiente é que ele focou na cultura da região, destacando o cenário agrícola e artesanal.




De autores estiveram por aqui o Ziraldo, grande homenageado da festa, a autora Lígia Guerra (que eu não consegui encontrar porque confundi o horário do evento dela #chateada), e o Augusto Cury (que não deu nenhuma palestra, mas veio passear na feira).


Também marcaram presença na feira os sebos e as livrarias da região. Tinha um estande com vários livros por 10,00$ e outros com os lançamentos da Novo Conceito por menos de 20,00 reais! Pena que eu já tinha todos, mas por outro lado meu bolso agradece.





Já entre as editoras (ai meu coração!) tivemos a participação da Leya e da Record. Logo que entrei me deparei com o estande da Record repleto de lançamentos e de promoções – foi nesse exato momento que eu pirei completamente com a feira! Fiz a festa e comprei quatro livros, mas um deles é presente então ele não está na foto com as minhas comprinhas. Mas gente, olha o que eu trouxe para casa: Breakable por 16 reais, tem como resistir?


Um evento assim é novidade na região e só posso dizer o quão feliz fiquei em participar dele. É tão bom ver minha cidade incentivando a literatura, mas é ainda melhor ver o sucesso que a festa foi. Eu me diverti bastante e passeei pela feira com um sorriso bobo no rosto. Pena que eu fui sozinha, se não teria mais fotos para mostrar para vocês, ainda assim, deu para sentir um gostinho do evento, não é mesmo?

Espero que tenham gostado!

Beijos, 


32 comentários:

  1. fico feliz em ver um evento deste aqui no paraná. também moro aqui, e acho um absurdo não ter eventos decentes. já fui em algumas feiras literárias aqui nas cidades vizinhas da minha, mas a unica coisa que elas servem é para passear, pois os preços nunca compensam.
    essas promoções de livros por 10 ou 20 reais, nunca vi por aqui =/
    fiquei muito feliz em ler seu post com tantas fotos assim, e confesso que se eu soubesse que teria aqui pertinho de mim, eu teria dado um jeito de ir ;~~

    ResponderExcluir
  2. Ai, gêmea, que delícia! Fiquei com ainda mais vontade de ter estado ai com você!
    Curiosa pelo presente *.*
    Um dia, quem sabe, algo assim acontece aqui em Mogi!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Ai que coisa boa!!
    Tomara que sempre aconteça dessa feira aí na sua cidade. Quando tem bienal aqui na minha cidade, eu fico com os olhinhos brilhando e feliz da vida hahaha
    Bejos

    ResponderExcluir
  4. Na onde moro nem tem esses eventos e nem espero, mais espero na cidade que morava que é a segunda maior do estado e nem tem essas coisas.
    Morro de vontade de ir em um evento literário.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Que máximo!
    Adoro feiras literárias!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Nossa que legal, os preços estavam bons,
    uma pena não ter coisas do tipo aqui e quando tem a feira se resume a um grande estante...de UMA livraria rsrs, isso não é feira né,
    mas ainda tenho esperanças que um dia isso mude,
    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Nossa, parece ter sido muito legal! Eu nunca fico sabendo dos eventos literários que tem aqui! Só vejo quando já passou! Hahaha
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Aaaah que delícia!Queria uma feira assim aqui na minha cidade.Deve ser mto bacana ver e se entrosar mais com o pessoal que tbm curte leituras.
    Bjus

    ResponderExcluir
  9. É sempre bom esses eventos, quem não gosta. Aqui em Recife vou ver se consigo ir para a Fliporto.

    Jéssica - http://livrosseriesemelodias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Pah!
    Que ótimo receber um evento literário na sua cidade. Pena que aqui em Petrópolis não tem :/ Mas, vou ficar na torcida para que eu tenha a mesma sorte rs.
    O evento parece ter sido bem organizado e os preços ótimos né? (sonho *-*)
    Parabéns pelas aquisições,,,também quero ler Breakable e o Diário Secreto de Lizzie Bennet!! :D
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. É muito bom quando acontece essas maravilhas, um evento assim na minha cidade só nos sonhos. rs Você deve ter amado, espero que um dia eu consiga ir num evento assim.

    ResponderExcluir
  12. Adorei essa feira, Pah. Tomara que essa festa literária continue se repetindo em Maringá. É bom para leitores apaixonados e também para formar novos leitores.
    Adorei as fotos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  13. Oi Paola,
    Muito legal o evento da sua cidade, aqui onde moro também não temos muito disso, legal esse esquema da Record....invejinha boa...rsrs
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Que linda as fotos, e quantos livros *-*. Nem tem eventos assim onde moro, e sem pensar que não tenho din $ pra ir viajar, felicidades as pessoas daí que sentiram. As fotos ficaram ótimas, TWD *-* e Breakable, que quero muito ler. Ahh sortuda parabéns, deve ter sido lindo o evento.
    Beijos Paola, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  15. Que legal! Que charme essa feira, adorei!

    Como é bom ir nesses eventos! E eu nao ligo de ir sozinha nao, ando pra caramba, babo muito e gasto quando e quanto posso ;)

    Na feira do livro de SP passei dos limites, mas valeu a pena ;)

    Beijos,

    Pati

    ResponderExcluir
  16. Awwn, você é do Paraná *-* sou de Marechal Cândido Rondon, Paola. Conhece? Pena que não tinha como ir pra lá semana passada, se não teria ido *-* Vontade de comprar livro agora HAUSHUAHSAHUSHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, conheço sim! É a cidade do boi no rolete? Ou tô doida? haha Se for fui aí uma vez e adorei a cidade :)

      Beijos

      Excluir
  17. Pahhh que coisa fantástica! Aqui em Porto Alegre vai começar a feira do livro, espero pegar bastante coisas e novidades e é claro também vou registrar tudo!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  18. Oi Pah!
    Ah se em todas as cidades pudesse ter um evento literário!! Um charme a Festa Literária! E os preços dos livros estavam compensando.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Uau, que maravilha!!! Queria que na minha cidade tivesse eventos literários, mas como é cidade pequena dificilmente tem. Adorei as fotos. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  20. *.* Que sonho!!!!!
    Pah, imagino você pirando nos estandes. hahaha...
    Não acredito que Breakable estava de 16 reais!!!!!!!!!!!! Eu quero!!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  21. Que legal essa festa. Na minha cidade não tem esse tipo de evento :(

    ResponderExcluir
  22. Pah!
    Tão bom quando eventos literários batem a nossa porta, não é verdade. E vi que deu para andar com calma, escolher bem e visitar os stands. Maravilha.
    Como estou em Maceió, ano que vem terá Bienal por aqui e espero que ainda esteja aqui para ir...
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  23. Oiii
    Digo o mesmo Paola, na minha cidade nunca tem eventos assim. Fico frustada.
    Que bom que você teve por aí.
    Bem legal as fotos, gostaria de estar aí..

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oi Pah!!
    Nossa menina, que legal!! Essa festa literária foi muito legal, gostei muito da organização!! Eu sou APAIXONADA por eventos literários e estou louca que chegue amanhã porque começa a 60º Feira do Livro aqui em Porto Alegre \o/ eu espero pela feira o ano todo, e sempre vou mais de uma vez rsrsrsrsrs...coisa de doida!
    Amei o post!!
    Beijos!! :)

    ResponderExcluir
  25. Poxa que bom ter um evento desse na sua cidade Pah! Meu sonho é ter um desse na minha cidade, ou pelo menos perto mas cidade do interior já viu né, pequena ainda por cima, nunca terá :/ rs Pelas fotos deu pra ver que foi bem gostoso a FLIM e que bom que tinha essa promoções e você pode aproveitar.

    ResponderExcluir
  26. Nossa, os preços estão MUITO melhores do que a bienal daqui de são paulo!!!

    ResponderExcluir
  27. Necessito conhecer uma feira de livro <3 Amei, amei...

    ResponderExcluir
  28. Que maravilha Pah! Já morei em cidade do interior, então sei como é! Mas que legal, esses eventos têm que ser difundidos mesmo!

    ResponderExcluir
  29. Poxa, não acredito que perdi esse evento na minha própria cidade! :( Da próxima vez que tiver algo similar aqui em Maringá, com certeza eu vou! Descobri seu blog quarta-feira, e to apaixonada por ele ♥ Você mora aqui também, que legal!

    ResponderExcluir
  30. AMO essas feiras de livros, que fazem a gente passar vontade de levar tudo hahaha é uma pena mesmo que quase não tem!!! :(

    ResponderExcluir
  31. Muito perfeitinho mesmo..pena que aqui em Fortaleza não tenha um evento assim..

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir