[Fuxicando Sobre Chick-Lits] Rainbow Rowell



"Chick-lit" é um gênero literário que abrange a vida da mulher moderna, sendo voltado, principalmente, para o sexo feminino. São romances leves, com um toque de humor, que narram o quotidiano e entram fundo nas dúvidas e emoções das personagens, transmitindo, normalmente, a sensação de estar lendo o relato de uma amiga. As história nesses livros poderiam facilmente ser uma conversa entre garotas ou mulheres, na qual há compartilhamento de sonhos, segredos, confissões.





BIOGRAFIA

Rainbow Rowell nasceu em 1973 no Nebraska, onde vive ainda hoje com o marido e dois filhos.
Independentemente de seus livros serem voltados ao público adulto ou jovem, a autora sempre escreve sobre pessoas apaixonadas e que falam demais.
Nas horas vagas, Rainbow lê histórias em quadrinhos, planeja viagens à Disney e discute sobre coisas que, na realidade, não importam.





OBRAS

- Young Adults (Publicados no Brasil)


  • Eleanor & Park
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

  • Fangirl
Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?


- Chick-lits adultos (Não publicados no Brasil)


  • Attachments 
Beth Fremont e Jennifer Scribner-Snyder sabem que alguém está monitorando seus emails de trabalho …
Mas elas não conseguem levar isso muito a sério. Jennifer diz à Beth tudo aquilo que não pode contar a seu marido sobre o porquê dela não querer começar uma família, e Beth diz tudo à Jennifer, especialmente o que ela acha que causará uma risada.
Lincoln O’Neil sabe que ele deveria parar de ler os emails de Beth e Jennifer. Porém, ele apenas envia a elas um aviso. Ele deveria ter feito isso na primeira vez que as pegou quebrando as regras da empresa.
Mas elas parecem tão legais… Elas são espertas e engraçadas e interessantes, e ele gosta delas. Especialmente de Beth.
Enquanto Lincoln se dá conta sobre o quanto sente em relação à Beth, é tarde demais para não ter lido todas as mensagens pessoais dela. E é muito tarde para se apresentar. O que ele deveria dizer? “Olá, eu sou o cara que lê seus emails, e, aliás, eu amo você…”
Mas ele não pode não fazer nada. Apaixonar-se por Beth o faz perceber que ele está sem fazer nada há muito tempo em sua vida.

  • Landline 
Georgie McCool sabe que seu casamento está com problemas e que vem estado assim há um bom tempo. Ela ainda ama seu marido, Neal, que também a ama profundamente, mas a questão talvez esteja além disso agora. Dois dias antes de eles supostamente visitarem a família de Neal em Omaha para o Natal, Georgie avisa o marido que ela não pode ir. Ela é uma roteirista de TV e algo aconteceu com seu show, exigindo a presença de Georgie em Los Angeles. Ela sabe que Neal ficará um pouco chateado com ela - aliás, ele sempre parece estar um pouco chateado -, mas ela não esperava que ele pegaria suas malas e as crianças e iria para a casa dos pais sem ela. Ela, então, questiona se ela finalmente arruinou com tudo. Na mesma noite, ela descobre uma forma de se comunicar com o Neal do passado. Não exatamente uma viagem no tempo, mas ela sente como se fosse dada a ela a chance de concertar seu casamento desde o começo... Fica, então, a pergunta: será que era para ser assim ou seria melhor se o casamento entre Georgie e Neal jamais tivesse acontecido?

Observação: as sinopses de Attachments e Landline foram traduzidas livremente por mim e, portanto, não são oficiais.



CURIOSIDADES
  • Attachments é seu primeiro romance;
  • Eleanor & Park e Fangirl foram escolhidos pelo The New York Times como alguns dos melhores young adults do ano. "Eleanor & Park" também foi escolhido pela Amazon como um dos 10 melhores livros de 2013, e pelo Goodreads como melhor young adult do ano. A DreamWorks está planejando adaptá-lo, sendo que Rowell foi convidada para escrever o roteiro.;
  • Rowell assinou um contrato de dois graphic novels com a First Second. Ambos livros serão young adults ao estilo de Fangirl e Eleanor & Park, sendo que o primeiro será ilustrado por Faith Erin Hicks. Nenhum dos livros tem  um título previsto.


Fontes: 1, 2, 3








Participe Aqui

33 comentários:

  1. Esse gênero parece bastante interessante, se der, é o próximo livro da minha lista.
    adorei o blog e a dica .
    Bjs Bi
    http://eraumavezumaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ain, só vejo maravilhas sobre Eleanor & Park, preciso dar um jeitinho de lê-lo logo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li nenhum dos livros desta autora, mas estou curiosíssima para ler!
    Gostaria de convidá-la a curtir minha fanpage, que guarda coisinhas encantadoras!
    https://www.facebook.com/pages/Entre-Reis-e-Rainhas/927152913967895
    Abs

    ResponderExcluir
  4. Preciso confessar... Não conhecia a obra, nem a autora :(
    Mas acabo de ficar encantada e louca para ler, com toda certeza irei me surpreender muitíssimo. (Acabei de me sentir lerda e desatualizada).
    Como não conhecia alguém tão bem conceituada assim???? :(
    #Medesculpepelavergonhaquepassei kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Aione!
    Infelizmente não li ainda nenhum desses chick lits, uma pena porque até achei interessantes, mas são tantos livros aqui que só Deus!!
    Gosto muito porque você explicita em detalhes sobre o gênero, os livros e autores,
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  6. aaah, Aione, tenho muita curiosidade em ler os livros desta autora...
    não sabia que ela tinha outros livros ainda não publicados por aqui, mas já fiquei curiosa também! hahahaha

    ResponderExcluir
  7. Nem tinha me ligado que esse livro Fangirl era dela.Agora com certeza eu vou querer ler!
    Eu ameeeeeeeeeeei Eleanor & Park.Espero que os outros livros dela sejam publicados logo aqui no Brazil.
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Da autora só li mesmo "Eleanor & Park" e não curti muito.
    Mas vou dar uma nova chance a autora e ler "Fangirl".
    Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Oi Aione!
    Adoro a Rainbow! Adorei Eleanor & Park, mas amei Fangirl, sério foi um dos meus livros preferidos desse ano! Quero muito que os outros livros dela sejam publicados.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Ao ver o nome a foto da autora não liguei ao livro Eleanor & Park.
    O Fangirl não me cativou muito, mas tenho vontade de ler o Eleanor & Park, pois parece ser um livro muito legal e com um casal nem um pouco convencional.
    Os livros adultos dela não chamaram muito a atenção também, Pah. Mas talvez eu dê uma oportunidade.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  11. Oi Aoine...
    Eu ainda não li os livros, mas vejo muitas resenhas positivas.
    Tenho vontade de ler Fangirl

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não conheço a escrita da autora, nunca li nada dela. Mas, amei saber um pouco sobre.

    ResponderExcluir
  13. Obrigada, eu não sabia o que eram chick lits, juro. Já tinha visto o Eleanor & Park, mas nunca pensei em comprar. Achei a Rainbow Rowell, uma mulher linda ♥, tomara que não seja só eu.Acho legal, criar uma história sem ser muito complexa e com muitos detalhes, mas sendo romance e sendo o tipo que gosto, tô dentro :D.
    Adorei o post.
    Beijos Aione, vi um vídeo seu, adorei a franja nova ♥ combinou super!

    ResponderExcluir
  14. Ola
    Eu quero ler os dois livros, mais principalmente fangirl parece ser um livro bem legal.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Nunca li nenhuma obra da autora AINDA, pretendo ler Eleanor&Park em breve, sou apaixonada por young adults!

    ResponderExcluir
  16. Oi Aione!
    Eleanor & Park está na minha lista de desejados há um tempo e pretendo ler em breve. Também estou lendo ótimos comentários sobre Fangirl e, por isso, estou bem curiosa para conhecer a escrita da Rainbow Rowell.
    Que bom que a DreamWorks irá adaptar Eleanor & Park para o cinema :) Adoro seus filmes!!
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Nunca lia nada da autora mas Eleanor & Park está na minha lista de desejados com toda certeza. Também gostei da sinopse dos dois chick-lits adultos, uma pena não terem sido publicados aqui.

    ResponderExcluir
  18. Oi Aione!! Sou fã da Rainbow, li "Eleanor e Park" e "Fangirl" e AMEI os dois. Quero muito que os outros livros dela sejam publicados por aqui. Não imaginei que poderíamos encaixar a Rainbow no gênero chick lit, achei que o gênero dela fosse jovem adulto/romance.
    Adorei o post!
    Beijos!! :)

    ResponderExcluir
  19. Amo chick-lits, é um dos meus gêneros favoritos, estou doida pra ler Eleanor & Park e Fangirl.

    ResponderExcluir
  20. Terminei de ler ontem Fangirl e gostei bastante, apesar de não o achar uma leitura tão surpreendente. Já li Eleanor & Park e também achei bem interessante. Estou ansiosa para conferir os outros títulos da autora. Sua narrativa é bem dinâmica e divertida. Beijos, Fê

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia a Rainbow, mas já ouvi falar de Eleanor & Park. Eu não tinha gostado da capa então resolvi nem procurar. Haha agora eu me interessei pelos livros dela e já vou adicionar nos "Vou ler". Hahaha
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Aione, td bem? Então, dessa autora já li Eleanor & Park e adorei. Já vi também resenhas positivas sobre Fangirl e fiquei interessada em ler.

    ResponderExcluir
  23. Eu apenas tenho FanGirl da autora que ganhei de presente de aniversário, e vou ler daqui a alguns dias! Eleanor&Park também deve ser maravilhoso *-* Os outros dois da autora já ouvi falar por uns booktubers internacionais que falavam que adoraram os livros.

    ResponderExcluir
  24. Meu Deus!, adorei todos
    Principalmente Eleonor e Park e Fangirl *---*
    As outras duas, espero ansiosamente por uma versão traduzida de alguma editora, pois esta autora já me conquistou pela sinopse!

    ResponderExcluir
  25. Eu adoro este genero, e ja comprei Eleanor mas ainda não recebi rs, assim que chegar vou começar a ler em seguida, ja anotei o nome do outro livro da autora, ela parece estar agradando a todos,
    beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oi Aione. Eu comprei Eleanor e Park faz pouco tempo, mas ainda não li, mas estou muito curiosa. Eu não achava que Fangirl não fosse tão interessante, sim, julguei pela capa, agora quero muito lê-lo. Espero que publiquem logo Attachments, quero ver como o Lincoln vai se declarar agora, rsrs. Beijos

    ResponderExcluir
  27. Ainda não li nenhuma obra da autora, mas quero muito Eleanor & Park e Fangirl, gostei bastante dos dois.

    ResponderExcluir
  28. Estou com Eleanor e Park em casa, mas ainda me falta tempo para ler, mas diante os elogios tenho certeza que vou amar!
    Me parece ser uma história linda!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  29. Amei todas as sinopses, ainda não tive oportunidade de ler livros da autora (acabei postergando Eleanor & Parker) mas sei que preciso ler! Todos parecem bem interessantes e bem levinhos, do jeito que amo

    ResponderExcluir
  30. Me falta tempo para le meus livros no momento mais Eleanor e Park em queria muito ler e vou ver se incluo na minha lista.

    ResponderExcluir
  31. Estou louca por esses livros desde o lançamento deles..as capas são super fofas,lindas e simples ao mesmo tempo,a cada resenha que vejo deles meu desejo de tê-los só cresce a cada dia :D

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Aione/Paola, nesse post você está querendo dizer que qualquer desses livros da Raibow é chick-lit? Fiquei confusa!

    Bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lisse! Não, só os dois últimos. Os primeiros são Y.A e New Adults :)

      Beijos

      Excluir