[Resenha] O Amor não tem Leis – Camila Moreira

Alexandre Ferraz é um renomado advogado criminalista apaixonado pelo que faz. Além do sucesso inquestionável na carreira jurídica, também usufrui do impacto devastador que provoca nas mulheres a sua volta. E com a sua nova estagiária Maria Clara não seria diferente. Recém-chegada de uma temporada fora do país, quando acompanhou o então namorado e cantor pop Dereck Mayer em turnê pelo mundo, a estudante de Direito está determinada a cumprir as horas de estágio para finalmente ganhar o diploma, nem que para isso tenha de resistir aos hipnotizantes olhos azuis do Dr. Ferraz. Assim como o seu chefe, a jovem leva uma vida descompromissada, curtindo o sexo oposto sem romantismo ou grandes demonstrações de afeto. O amor não tem leis traz a arrebatadora história de um homem e uma mulher que buscam, acima de tudo, o prazer, mas que quando colocados frente a frente terão de aprender a lidar com sentimentos até então desconhecidos para eles. O que esperar desses dois? O amor será capaz de transformá-los?

Romance Contemporâneo (+18) | 288 Páginas | Cortesia Suma de Letras | Skoob | Compare & Compre | Classificação: 4/5

A leitura de O amor não tem leis foi uma grande surpresa. Com uma narrativa direta e fluída a autora, logo nas primeiras páginas, abocanha o leitor com a personalidade dominante de seus personagens principais. Entretanto, o verdadeiro charme da trama está nas surpresas que ela reserva. De início tudo parece extremamente previsível: atração física que começa no ambiente de trabalho, personagens mandões e avessos a relacionamentos duradouros, e um sentimento proibido que nasce mesmo quando não é bem-vindo. Contudo, não demora muito para que o verdadeiro enfoque da trama seja revelado, momento em que a obra se transforma, deixando de lado o envolvimento físico e fazendo nascer uma bela e emocionante história de amor.

Alexandre Ferraz e Maria Clara, sua nova estagiária, são tão semelhantes que o combate entre eles é inevitável. Logo no primeiro encontro eles já refletem no olhar um desejo de dominar o outro, de mostrar o quão poderosos são na cama, na vida, e no trabalho. Tal sentimento, unido ao desejo, gera uma relação física intensa e perigosa. Acompanhamos então uma narrativa que segue o velho “mais do mesmo”, com um casal que vive como gato e rato e que se mantem unido apenas pelo prazer. Porém é nesse momento que a autora resolve inovar, pois, ao contrário dos outros livros do gênero, a mocinha não quer transformar essa relação carnal em algo sentimental, quem quer mais é o mocinho, que luta com todas as forças para conquistar o amor de Clara. O problema é que ele quer algo que ela nunca poderá dar: seu coração. 
"(...) Elas estão sempre esperando o seu príncipe encantado (...). – Grande parte das mulheres, sim, mas uma minoria, as que realmente sabem o que desejam, preferem o lobo-mau."

É óbvio que não posso dizer qual é o grande segredo da trama e o motivo por trás das escolhas de Clara, contudo posso prepará-los para uma mocinha completamente envolvente. Clara é forte, determinada, divertida e contrária às complicações tipicamente femininas, o único problema é que seu coração está fechado ao amor e a qualquer relação de afeto e entrega. Quando conhece Alexandre ela sabe que correrá perigo ao se envolver com ele, contudo Clara consegue se manter firme e forte, entregando seu corpo mas nunca seu coração. Temos então segredos, idas e vindas, um personagem principal que precisa provar com ações e palavras o seu amor, e uma mocinha que carrega nos ombros um fardo pesado e devastador. Assim, primeiro adoramos as personalidades de Clara e Alexandre, depois nos surpreendemos por ser ela a recusar o amor, em terceiro torcemos para que ele conquiste o coração dessa jovem, e por último – após uma revelação surpreendente e emocionante – imploramos para que Clara supere seus medos e siga em frente, para que ela encontre paz e amor.

Gostei do livro por ele ir além do desejo físico – se fosse só isso, se eu não conseguisse perceber emoção entre o casal, confesso que não teria gostado da trama. Outro ponto positivo é o drama da história, conversei com algumas pessoas que o acharam exagerado, mas no meu caso foi isso que me prendeu a leitura e que fez essa história tocar meu coração. Também é digna de nota a qualidade da escrita da Camila Moreira, que possui uma narrativa divertida, realística e envolvente (fora que o fato da trama ser intercalada entre os pontos de vista de Alexandre e Clara torna a história ainda mais gostosa de ler). O único ponto negativo é o final que, por ser tão abrupto, me deixou atônita. Só consegui pensar em “por que essa mocinha precisa sofrer tanto?”.


Em um parecer geral digo que o livro tem, pelo menos inicialmente, cara de uma “união superficial de vários clichês literários”, porém que ele se transforma aos poucos, emocionando, cativando e ganhando o leitor. Vale dizer que o conteúdo sexual faz parte da história e está presente logo nos primeiros capítulos, contudo que esse NÃO é o foco da trama, que vai muito além do desejo físico. Ainda assim, leia sabendo que ele possui conteúdo adulto e que a escrita da autora, assim como o Dr. Alexandre mais conhecido como lobo-mau, é extremamente sensual.

• Sobre a Série 

O Amor não te Leis é o primeiro volume da duologia composta pelos livros: O amor não tem Leis e O amor não tem Leis – O Julgamento Final. 



Participe Aqui

34 comentários:

  1. Amo esse livro!! Camila Moreira além de ser uma grande amiga, é minha diva! Amooooo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Pah
    É primeira resenha que eu leio desse livro e já gostei muito.
    Gostei do fato dele ter uma trama diferente de outros do gênero, parece ser perfeito.
    Quero ler!
    Bela resenha!!!
    E feliz aniversário!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. é mais do mesmo, mesmo! kkkkk
    principalmente no wattpad, que estou lendo bastante ultimamente, é comum encontrar histórias assim...
    mas, sinceramente? eu não me canso! hahaha
    saber que a mocinha se faz de difícil me fez ficar mais curiosa ainda! *-*
    uiii, lobo mal? kkkkkk
    não sabia que este livro tinha sequência :O

    ResponderExcluir
  4. Apesar de eu achar bem chato essa coisa de TODOS os livros eróticos começarem num ambiente de trabalho, com a mocinha se apaixonando pelo chefe e blablabla, esse livro até que me chamou a atenção e eu gostaria de lê-lo. Parece mesmo que a autora conseguiu colocar mais coisas além do sexo. E a capa é muito bonita também, nesse tom de preto e azul, fia misterioso. "O Julgamento Final" é um subtítulo um pouco forçado pro segundo livro né? Mas ok rs

    ResponderExcluir
  5. Eu leio pouco livro mais hot, não por que tenho problemas com as cenas rs, não é o problema, mas eu gosto de romance junto, um romance significativo e não raso.
    Mas este pelo jeito tem um casal diferente rs, onde é o mocinho correndo atrás, ja quero ler, eu confesso que pela capa eu achei que era so hot..e nada de romance rs, pretendo le lo,
    beijos.

    ResponderExcluir
  6. Esse estilo de livros não é mto minha zona de conforto.Não gosto mto do gênero msm.Mas esse me chama atenção por duas razões: é de autora nacional e por estar mto na mídia.Deve ser mto bom.
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Com toda certeza a Camila surpreendeu, o livro possui uma narrativa muito intensa, além de proporcionar risadas, e muito calooor, ele também tem o poder de te envolver e te deixar a beira de lágrimas, um romance fora do comum e inovador... Me apaixonei. O final me deixou em pânico e agora estou aguardando ansiosamente meu Lobo Mau 2 chegar para saber o desfecho dessa história. <3

    ResponderExcluir
  8. Genteeeeee... E essas capas??? Precisava voltar aqui e comentar. Ameiii, achei que ficaram sexys mas sem ser vulgar. Simplesmente lindas.

    ResponderExcluir
  9. Aiin, esse livro já está na minha listinha do Skoob há alguns dias, e eu quero muito ler. Espero que consiga logo! Haha
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Essa resenha me lembrou muito de Atraído! Mas lógico que as motivações dos personagens devem ser diferentes, até tenho umas ideias do que pôde ter deixado a mocinha tão fechada pro amor! Parece legal! Adoro mocinhos não tão mocinhos hehe

    ResponderExcluir
  11. Olá, Pah. Confesso que livros com pegadas hot não são os meus favoritos, mas esse parece ter todo uma trama por trás, com personagens fortes e etc. O fato de o protagonista ser advogado criminalista também me agrada.
    Bom que a autora conseguiu quebrar um pouco essa série de clichês.
    Talvez dê uma oportunidade ao livro, mas certamente não leria por agora.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  12. Oi Pah! Já estou um pouco cansada de tramas assim e acho que o livro não me agradaria...
    :(
    Mas gostei da sua resenha até porque já consegui tirar aquela dúvida, será que leio ou não, sabe?
    Beijos!! :)

    ResponderExcluir
  13. Oi Pah!
    Bem inusitado mesmo ser o mocinho a desejar levar o relacionamento para o lado mais sentimental. Acredito que Carla deva ter sofrido muito no passado para se fechar e se proteger tanto. Gostei de saber que muito além do físico temos a demonstração do romance, do sentimento, angústias e medos da personagem. Assim, o livro nos toca de uma forma mais especial, não é mesmo?
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Bom, para quem gosta do gênero parece ser um livro muito bom, mas eu não gosto, então ele não está na minha listinha, rs.

    ResponderExcluir
  15. Quero muito ler essa duologia, apesar de não ser muito fã dessa capa inicial. Só ouço comentários positivos e por isso estou mega ansiosa para conferir o enredo. Que bom que você curtiu essa leitura Pah. A história parece ser bem inovadora. Beijos, Fê.

    ResponderExcluir
  16. Ola, vi sobre esse livro e me interessei, só vi pessoas falando bem dele, legal saber que tem amor entre eles, estou curiosa para ler esse livro e a capa é bem chamativa.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. As capas são bem provocantes rsrsrs eu adorei

    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
  18. Pahhh tenho o livro aqui em casa, mas ainda não tive a oportunidade de ler, espero fazer em breve, pela sua resenha já fiquei mais instigada que estava antes de compra-lo. Tenho certeza que Camila é uma ótima autora!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  19. Oi Paola..
    Acho que só tinha visto uma resenha até hoje desse livro.
    Você tem razão, essas coisas que você citou de como o livro começa parece ser bem previsível. Que bom que o livro te surpreendeu.
    Eu também gosto quando leu um livro do gênero, e os casais não sentem apenas aquela atração física, e sim algo mais que isso.
    Gostaria de ler este livro um dia.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Pretendo ler essa série!
    Gosto do enredo dela e essa pegada hot!
    AS caps estão mto bonitas tbm, mas n é um livro q eu leria no ônibus, por exemplo..hahaa

    ResponderExcluir
  21. Essas capas são até interessantes, mas ainda não conseguem me fazer ter muita vontade de lê-los =/
    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Pah!
    O livro já começa bom pela capa, achei belíssima!
    E que enredo de amor interessante entre Clara e Alexandre.
    A Camila desenvolveu uma historia de amor que nos faz suspirar... Quero muito poder ler.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  23. Oi querida,
    Eu ainda não conhecia esse livro mas fiquei bem interessada, ainda mais por nos trazer uma perspectiva diferente dessa vez é a mocinha que não quer envolvimento. Achei muito interessante mesmo se tiver a oportunidade quero ler sim. Adorei suas fotos. A capa desse livro é magnética ne? Deve ser mais ainda pessoalmente.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Pah!
    Interessante a sinopse e o fato de ser o mocinho que quer que o relacionamento seja mais sério, mas ainda sim vou deixar passar dessa vez, estou com uma lista um pouco grande e ela esta cheia de romances mais hot...quem sabe mais pra frente!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. É bom saber que esse livro tem algo mais do que só o sexo em si, gostei disso, não gosto de livros muito dessa forma devido só dar ênfase a parte sexual, mas quando há algo mais acabo apreciando.

    ResponderExcluir
  26. Adoro este tipo de gênero, estou lendo a série De repente, o De repente, desejo.. É bem parecido com o que li nesta resenha, adoro temas assim, mesmo não querendo viver a realidade deste modo. E Acho legal pelo fato de ser nacional, não tenho preconceito nenhum sobre livros, mas já nas musicas sim, a capa do livro é linda e com certeza deve combinar com o enredo.
    Quero ler :)
    Beijos Paola, ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  27. Oi Pah! Então, nem a capa, nem o título me agradaram. Mas eu sou fã dos eróticos e dos romances de banca (sendo clichês ou não). Eu tenho aquele lance de não conseguir prosseguir em uma série se eu não conseguir me envolver emocionalmente com os personagens, mas parece que aqui foi exatamente o que a Camila conseguiu trazer né? Vou pensar em dar uma chance ao livro, mesmo eu não sendo muito fã de leitura nacional (shame on me!)
    Sua resenha ficou ótima, e curti as fotos tbm.
    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Esse gênero ta ficando tão saturado que não fico mais animada pra ler, são tantos livros com o tema mais sensual que fica dificil ser surpreendida. Não sei se vou ler, mais se ler espero me surpreender e gostar.

    ResponderExcluir
  29. Oi Paola!
    Eu não leio esse gênero, mas que bom que você se surpreendeu. E muito bom quando uma história toma rumos diferentes e nos agrada. Beijos

    ResponderExcluir
  30. Adoro esse gênero literário e depois de ler tua resenha e saber que esse livro não é tão clichê assim, animei-me para ler.

    ResponderExcluir
  31. EU ganhei esse livro em um sorteio, e estou louca para ler. Eu adoro o gênero e é bom autoras brasileiras estarem surpreendendo o leitor com sua boa escrita e uma boa trama.

    ResponderExcluir
  32. Gosto bastante desse gênero, gostei muito da capa ela chama muita atenção e é bem bonita.
    Vi algumas resenhas e fiquei curiosa pra conhecer mais essa duologia, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  33. Gente que capa é essa desses livros é para matar um do coração.

    ResponderExcluir
  34. Adoro esse gênero apesar de que já virou mesmice..mas as vzs é até bom pra descontrair de alguma leitura empacada e arrastada..muito bom saber que mais autores nacionais estão se destacando :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir