[Resenha] Ps. Ainda amo Você – Jenny Han

Lara Jean sempre teve uma vida amorosa muito movimentada, pelo menos na cabeça dela. Para cada garoto por quem se apaixonou e desapaixonou platonicamente, ela escreveu uma bela carta de despedida. Cartas muito dela, muito pessoais, que de repente e sem explicação foram parar nas mãos dos destinatários. Em "Para todos os garotos que já amei", Lara Jean não fazia ideia de como sair dessa enrascada, muito menos sabia que o namoro de mentirinha com Peter Kavinsky, inventado apenas para fugir do total constrangimento, se transformaria em algo mais. Agora, em "P.S.: Ainda amo você", Lara Jean tem que aprender como é estar em um relacionamento que, pela primeira vez, não é de faz de conta. E quando ela parece estar conseguindo, um garoto do passado cai de paraquedas bem no meio de tudo, e os sentimentos de Lara por ele também retornam. Uma história delicada e comovente que vai mostrar que se apaixonar é a parte fácil: emocionante mesmo é o que vem depois.
Jovem adulto | 304 Páginas | Cortesia Editora Intrínseca | Skoob | Compre: SubmarinoSaraivaAmazon | Classificação: 4/5
Ps.: Ainda amo Você é a continuação de Para todos os garotos que já amei – livros que fazem parte de uma duologia juvenil que me conquistou do início ao fim. Adorei o cenário criado pela autora, assim como amei seus protagonistas, os dramas trabalhados através da história, e o desfecho dado à saga. A escrita da Jenny Han encanta porque ela é capaz de descrever com maestria as atribulações do dia a dia de um jovem. Suas histórias sempre transportam o leitor para o ensino médio, recordando-nos de nossos medos, inseguranças, amizades, paixões, anseios e, principalmente, dos nossos sonhos. E é gostoso relembrar o que essa fase tem de melhor ao mesmo tempo em que refletimos o quanto amadurecemos. Sendo assim, Ps.: Ainda amo Você é, antes de qualquer coisa, um livro sobre crescimento, aprendizado, primeiras vezes, e muito frio na barriga. – Você sabe qual a sensação de se apaixonar, de ter borboletas na barriga, de não conseguir parar de sorrir ou de ter medo de amar demais? Então se prepare porque esse livro, e tudo o que a Jenny escreve, fará você se apaixonar como se fosse a primeira vez.

Em Para todos os garotos que já Amei, Lara Jean teve suas cartas secretas enviadas para todos os garotos que ela amou. Depois de algumas conversas e explicações constrangedoras suas cartas voltaram até ela, mas como resultado ela acabou se apaixonando novamente por um dos destinatários. Anos atrás ela amou Peter – de uma forma infantil e um tanto quanto idealizada, mas amou – só que depois de fingir namorá-lo apenas para enganar os outros garotos que receberam suas cartas, Lara descobriu que realmente sente algo por Peter e que o quer, ou acha que quer, em sua vida. Portanto, em PS.: Ainda amo você acompanhamos Lara e Peter mergulharem nas típicas inseguranças de um amor juvenil. Peter é o cara mais bonito do colégio, aquele que as meninas querem namorar e os rapazes querem ter como amigo. Além disso, sua ex-namorada é uma presença constante na vida do rapaz, assim Lara não sabe o que sentir por Peter ou se deve confiar nele para não quebrar seu coração. Fora o drama de ter medo de amar e de se entregar, a jovem tem que enfrentar a falta que a irmã mais velha faz, o amor imenso que sente por sua família, a vontade de ver o pai superar a morte da mãe e encontrar uma companheira, a inimizade que sente pela ex de Peter (que também é sua antiga melhor amiga), e o bullying cibernético que sofre depois de ter um momento íntimo vasado na internet. A vida de Lara está uma bela confusão, mas entre as inseguranças e os medos, vemos a jovem aprender a se divertir, a valorizar sua juventude e a aprender a ouvir seu coração.

Como esperado, amei a narrativa da autora e as reflexões que ela gera. Existe algo mágico nesse livro que nos transporta para nossa adolescência e nos faz sentir na pele os conflitos tão típicos desse período. Ao lado de Lara não só relembramos a confusão que é se apaixonar como também vivemos isso: os sorrisos, a confusão, a insegurança, o frio na barriga, a esperança no final feliz... Só lendo para entender, mas o clima do livro é real, envolvente e jovem o suficiente para nos fazer esquecer que somos adultos. Tanto é que os medos da protagonista, e seus constantes altos e baixos, em nenhum momento são cansativos ou irritantes, muito pelo contrário, eles são fundamentados porque nos lembram que também fomos exatamente como a jovem Lara Jean. Além disso, também amei o fato da história nos permitir acompanhar o processo de amadurecimento de seus protagonistas. Entre ciúmes, inseguranças, amizades perdidas e reconquistadas, dramas familiares, bullying e muitos primeiros amores, o leitor vê Lara descobrir quem é ao mesmo tempo em que aprende a se valorizar, a dar mais atenção a quem e a o que realmente importa, e a perceber que os tombos e os erros pelo caminho fazem parte do seu crescimento. E o mais gostoso é que ao acompanharmos o crescimento de Lara nós também temos a oportunidade de aprender e amadurecer – o que, simplificando, significa que a obra está recheada de valiosos ensinamentos.
Confesso que achei o primeiro livro melhor que o segundo. O encanto da narrativa se manteve, mas a inclusão de um triângulo amoroso deixou o romance um tiquinho menos mágico – e me senti incomodada por isso, afinal sempre adorei a Lara e o Peter juntos. Entretanto, mesmo com esse detalhe a história permanece incrível, envolvente, emocionante, divertida e reflexiva. Sempre digo isso sobre os livros dessa autora, mas o fato é que a capa e o próprio gênero literário podem criar uma imagem de superficialidade, porém as histórias da Jenny Han são jovens e fofas, mas nunca deixam a desejar e sempre abordam temas complexos e reais do nosso dia a sai. Portanto, indico esse livro e essa saga de olhos fechados para todos aqueles que gostam de histórias cativantes sobre crescimento e amor.
Aproveite e participe da promoção valendo os dois exemplares da saga.
• Sobre a Série •
PS.: Ainda amo Você é uma duologia composta pelos livros: Para todos os garotos que já amei e PS.: Ainda amo Você.  Os dois livros já foram publicados pela Editora Intrínseca.
Beijos,




Participe Aqui

30 comentários:

  1. Vou confessar de Cara, que não li a resenha completa, porque estou louca para ler os livros, e não quero saber nadinha, para não estragar a surpresa, então só li resenhas do primeiro livro, e fiquei louca para ler, pela sua nota já sei que é realmente bom...

    Queria muito participar do sorteio, eu quero tanto esses livros, mas infelizmente eu não tenho Facebook...

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Gostei muito do primeiro livro e já estou me preparando para ler o próximo. No início achei que seria um história muito teen, mas como você mesma citou, nós acabamos relembrando a nossa vida de adolescente e isso deixa o livro muito interessante. Parabéns pela resenha!

    http://booksimpressions.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Já li outros livros dela e não foram tudo isso, apesar de gostar das histórias. Mas esse parece ser um bem melhor que os outros. A trama é bem feita e tem uma história envolvente e que vale a pena ler. Os dois livros são bem legais e parece que o crescimento dos personagens faz tudo parecer real, você acaba se identificando. Gostei disso neles e quero ler em breve.

    ResponderExcluir
  4. Andava meio de saco cheio de YA, por isso me interessei 100 vezes mais pelo livro quando disse que ele foge um pouco do clichê que essas obras apresentam. Já ouvi tanta gente falar desses dois livros, que acho que não lia por pirraça mesmo... Hahaha

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Este é um livro que só ouço (e leio!) coisas boas, cada dia que passa tenho mais e mais vontade de ler! Sempre tem resenha dele em blogs que acompanho. Mas antes devo ler Para todos os Garotos que já amei. Espero não me arrepender.

    ResponderExcluir
  6. Paola,quero muito ler essa duologia ,já faz tempo que está na minha lista de leituras.Fico feliz que tenha gostado do desfecho dado à saga.Realmente voltarmos ao ensino médio é voltarmos em uma época em que as emoções,as dúvidas,os medos,as borboletas na barriga se fazem presentes,ou seja um turbilhão de sentimentos enche os nosso corações.Amei saber que é tudo como se fosse a primeira vez.Quero muito ver Lara e Peter mergulhando nas típicas inseguranças de um amor juvenil.Que legal que o clima do livro é real,envolvente e jovem o suficiente para esquecermos que somos adultos.Triângulos me incomodam um pouco também.Amo histórias sobre crescimento e amor.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Hey,

    Vejo as pessoas falando coisas positivas em respeito essa duologia. Só que eu não sentir " O chamado" pra lê-los. Espero que algum dia quem sabe eu der uma chance. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. voce deveria ler sim, a jenny han escreve muito bem.
      tenta ler os primeiros capitulos pela internet pra ve se gosta

      Excluir
  8. Quem sabe um dia eu der uma chance. Já li coisas positivas a respeito deles. :)

    ResponderExcluir
  9. Ja estou a um tempo querendo ler o primeiro livro,só li resenhas positivas sobre ele. mas até agora não tive aoportunidade. Com essa sua resenha me animou a começar logo a ler o primeiro.

    ResponderExcluir
  10. Estou apaixonada pelo livro Para todos os garotos que já amei, essa autora é incrível, P.s Ainda amo você quero muito. Amei a resenha. Tomara que eu ganhei no sorteio os livros.

    ResponderExcluir
  11. Amei o primeiro livro e já tenho o segundo mas ainda não li. Achei uma história tão delicada, muito apaixonante. E que tranporta a gente pra nossa adolescência...

    http://amo-os-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não li o primeiro, e ja tem segundo, o meu Pai, mercado editorial bombando, mas enfim, tenho curiosidade para poder ler esses livro da autora, achei bem criativa a ideia da autora!

    ResponderExcluir
  13. Oi Pah!
    Tava doida pra saber o que vc achou e, quanto a esse livro, pensamos parecido. Eu tb gostei mais do primeiro e fiquei surpresa com o triângulo amoroso. Mas senti falta do vizinho, ele podia ter aparecido mais pq foi mto importante no primeiro livro. Mas vc tem razão ao elogiar a autora, a escrita dela é uma delícia. São livros que lemos rápido e nos envolvem totalmente. Gostei mto dela! ;)

    ResponderExcluir
  14. Esses livros já me ganharam de cara pela capa e os títulos sugestivos. A cada resenha me animo mais. Esse é um daqueles que eu tenho vontade de ter mesmo na estante, e n ler em eBook ou emprestado.
    Dicas pra n falir na livraria: aceito.

    ResponderExcluir
  15. O primeiro livro sempre esteve na minha lista, mas nunca consegui ler. Espero poder logo.

    ResponderExcluir
  16. Estou bem curiosa com essa duologia, ainda não li nada da autora, mas confesso que estou bastante interessada nos livros, Lara Jean, é muito fofa, cheia de dúvidas e medos, ela é linda..está na minha lista de preferidos...

    ResponderExcluir
  17. Oi, Pah
    Essa duologia nunca me chamou tanta atenção quanto eu gostaria, mas você sempre tem algo nas suas palavras que me fazem repensar minhas leituras rs
    De fato o livro parece coisas que gosto, como relembrar nosso ensino médio e todos os desafios que passa-se nessa fase, e as "paixonites"!
    Uma pena que este volume não se superou, pode ser que se eu conhecesse o casal também não gostaria de outra pessoa sendo inclusa na história.
    Ainda vou dar uma chance aos livros.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi
    estou curiosa para ler essa duologia, parece ser fofa e legal que o encanto permaneceu nesse apesar do triangulo amoroso, a escrita da autora deve ser bem envolvente e acho as capas bem bonitas.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Ainda não li nenhum livro dessa autora. Apenas um conto no livro O presente do meu grande amor e gostei muito do conto, foi um dos meus favoritos.
    A maioria das resenhas que li sobre o primeiro livro foram bem positivas. Esse livro também pareceu bom, pena que tem um triangulo amoroso, pois não gosto. Mas mesmo assim vou ler, acho as capas bem legais!

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li nenhum dos dois livros, estou querendo ler o primeiro. A história é interessante fiquei interessada, todos os livros que li com cartas foram muito bons.

    ResponderExcluir
  21. Oi,
    ainda não li nenhum livro dessa autora... li a resenha do primeiro livro, mas não me senti atraida para ler. Lendo agora a segunda resenha ainda não deu aquele tcham para compra-lo hehehe quem sabe mais adiante não mudo de ideia né? Vai pra listinha de aquisição.
    bj bj

    ResponderExcluir
  22. Oi Paola, eu não li o primeiro livro mas tenho muita vontade, porque só leio elogios a esses dois livros eles parecem ser incríveis e como sempre sua resenha esta maravilhosa bjs.

    ResponderExcluir
  23. Já faz muito tempo que os livros da Jenny Han estão na minha lista de desejados. Sempre ouvi falar muito bem dela e amo romances adolescentes. Esse livro parece tratar de coisas que quase todo adolescente já passou, mal posso esperar pra ler. E ao contrário de você, amo triângulos amorosos rsrsrs, gosto sempre de torcer para alguém.

    ResponderExcluir
  24. Oi Pah,
    Quero muito ler essa duologia, pois só leio comentários bons a respeito dos livros, muitos elogios que fizeram com que eu colocasse ambos os livros na minha meta de leitura desse ano. Adoro acompanhar o amadurecimento e crescimento dos personagens, isso sempre me cativa numa leitura, e como você disse, é gostoso relembrar essa fase do ensino médio e refletirmos o quanto amadurecemos. Agora que sei que os livros trazem histórias envolventes, emocionantes, divertidas e reflexivas, fiquei ainda mais interessada em conhecer a história da Lara, espero poder ler o primeiro volume o quanto antes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi! Resenha ótima, super completa!
    Estou lendo várias resenhas falando muito bem desse livro, parece que é bom mesmo. Quero muito ler mas ainda não li o primeiro, quero terminar algumas leituras já meio encaminhadas antes, mas estou ansiosa haha

    Seu blog é muito bom e bonito, parabéns! Beijos!

    Eating Peanuts

    ResponderExcluir
  26. Infelizmente ainda ainda não tive a oportunidade de ler essa saga =/ , mais a tempos inclui ela na minha listinha, desde o lançamento do primeiro livro achei o enredo super fofo, imaginei q fosse um daqueles livros q ia me fazer suspirar, lendo sua resenha vejo q posso continuar tendo boas expetativas em relação a essa saga.

    ResponderExcluir
  27. Oi Pah!! Estou louca para ler esses dois livros há muito tempo, já vi inúmeros comentários positivos sobre eles e também sobre a autora, queria ler aquela série do verão dela também hahah, vou tentar adquirir o primeiro livro (Para todos os garotos que eu já amei) logo!! Preciso conhecer a Lana e me apaixonar por esse universo fofo e aparentemente atrapalhado!! Adorei a resenha, apesar de não ter lido o primeiro livro, consegui me situar! Beijos.

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Li a resenha do primeiro livro e mesmo a historia parecendo legal não foi algo que me interessou e agora acabei ficando curiosa sobre essa serie e quero dar uma chance para ver se gosto !!

    ResponderExcluir
  29. Eu preciso de um clube do livrroo meu deuss! SPOILERS talvez tenha!!!
    --
    --
    Li o livro em hooooras, os dois. Amei a narrativa, adorei o desenrolar, realmente te transporta. Mas uma que só eu torcia por John Ambrose Mcclaren? Li o primeiro livro vibrando esperando a tao chegada do John (tinha ctz que ele seria um bom garoto), mas no primeiro ele aparece rapido e sem enfoque, fiquei tao sem esperança e ele aparece atraves de uma coincidencia e eles passam por momentos legais, poxa eu nao gosto de Peter :(, meu sonho nao foi concluido nessa obra da Jenny Han mas apesar dos pesares é um livro que te cativa, os personagns e tudo. Vai ser um dos livros que vou reler.

    ResponderExcluir