abril 05, 2016

Especial Série Trono de Vidro: Trono de Vidro, Corte da Meia Noite e Herdeira do Fogo – Sarah J. Maas

Trono de Vidro é uma série escrita pela autora americana Sarah J. Mass que alcançou um estrondoso sucesso mundo afora, seu primeiro volume, Trono de Vidro, foi eleito um dos melhores livros do ano pela Amazon, pela Kirkus e pela YALSA, além de estar entre os finalistas do Watertones Teen Book of the Year. Todos os títulos da série também ficaram entre os finalistas do Good Reads Awards e são Best-sellers do New York Times. A série é recomendada para os fãs da Cassandra Clare e George R. R. Martin, pois tem uma mistura de fantasia épica com medieval, além de contar com batalhas, guerras, magia, romance e uma protagonista extremamente forte e determinada. 

No Brasil a série é lançada pela Editora Galera Record e faz um estrondoso sucesso entre os leitores. Originalmente a série era para contar com três volumes, porém a autora resolveu estender e publicar 6 livros a pedido da sua editora, o que eu achei maravilhoso, pois Celaena tem muito a contar ainda e não estou pronta para me desapegar desta história tão incrível. Confiram a ordem dos livros:

  1. Trono de Vidro (2013), tem resenha lá no May e os Vícios.
  2.  Coroa da Meia-Noite (2014), tem resenha lá no May e os Vícios.
  3. Herdeira do Fogo (2015).
  4. Rainha das Sombras (2016).
  5. Empire of Storms (Outubro de 2016).
  6. Sem título definido ainda – Previsão para 2017.

 

Extra: A Lâmina da Assassina, livro que reúne 5 contos da série onde podemos conhecer Celaena antes da série começar. 

Uma curiosidade sobre a série é que a autora escreveu o primeiro esboço da saga de Celaena quando tinha 16 anos e o publicou como fanfic, e desta forma a série começou a ser conhecida, fazendo um grande sucesso e tornando-se então esta saga que por enquanto conta com seis volumes planejados. A série teve os direitos de adaptação comprados pela The Mark Gordon Company para transformar Trono de Vidro em uma série, UMA SÉRIE que será FANTÁSTICA, não vejo a hora de poder ver e tomara, TOMARA, que não demore.

A série foca em nossa heroína e guerreira Celaena Sardothien e em sua jornada de autoconhecimento e de descobertas. Enquanto ela enfrenta cara a cara seu destino, aceitando seu legado e salvando o seu povo, ao mesmo tempo tem que superar seus próprios medos e um mal inexplicável que habita o reino. A história se passa em Erilea e nesta terra conhecemos inúmeros cenários, diferentes climas e culturas, assim cada livro nos apresenta um pouco do universo incrível desenvolvido pela autora, sejam as paisagens, as criaturas, a natureza ou as personagens que são inseridas no decorrer da narrativa que acrescentam mais e nos fazem ficar mais encantados ainda com o trabalho da autora. O mapa abaixo mostra toda a extensão de Erilea e foi desenhado por uma fã de Sarah.

 

Trono de Vidro

“Nas sombrias e sujas minas de sal de Endovier, uma jovem de 18 anos está cumprindo sua sentença. Celaena é uma assassina, e a melhor de Adarlan. Aprisionada e fraca, ela está quase perdendo as esperanças quando recebe uma proposta. Terá de volta sua liberdade se representar o príncipe de Adarlan em uma competição, lutando contra os mais habilidosos assassinos e larápios do reino. Endovier é uma sentença de morte, e cada duelo em Adarlan será para viver ou morrer. Mas se o preço é ser livre, ela está disposta a tudo.”

No primeiro volume da série conhecemos Celaena saindo das minas de Sal de Endovier onde foi presa como escrava. Por ser a maior Assassina do Reino de Adarlan, ela recebe uma proposta do Príncipe Dorian para representá-lo num torneio para tornar-se a campeã do Rei, se vencedora ela deverá servir ao Rei cumprindo suas ordens de exterminar seus inimigos por um determinado tempo e, posteriormente, conquistará sua liberdade. Celaena então deve preparar-se para lutar contra 23 oponentes que são assassinos vis e cruéis e farão de tudo para serem vencedores. Nesta jornada em que se encontra no castelo do Rei, Celaena cria um laço de amizade com o Príncipe e Chaol, o Capitão da Guarda, ao mesmo tempo em que começa a desvendar os pequenos mistérios que rondam o castelo e o grande poder que o Rei possui. Aqui temos o início de uma aventura eletrizante, vamos conhecendo Celaena aos poucos, sua jornada e como ela foi parar em Endovier, além de começarmos a ter uma visão de sua verdadeira origem. Celaena é uma protagonista incrível e a leitura é extremamente viciante, principalmente por ser em terceira pessoa e podermos ter uma visão geral de tudo o que acontece na história. Sarah J. Maas escreve com maestria e fluidez, nos apresenta a uma história singular de uma mulher forte e extremamente badass, nos deixando vidrados durante a leitura.

 

Coroa da Meia-Noite

“Celaena Sardothien, a melhor assassina de Adarlan, tornou-se a assassina real depois de vencer a competição do rei e se livrar da escravidão das Minas de Sal de Endovier. Mas sua lealdade nunca esteve com a coroa. Tudo o que deseja é ser livre — e fazer justiça. Nos arredores do castelo, surgem rumores a respeito de uma conspiração contra misteriosos planos do rei, mas antes de cuidar dos traidores, Celaena quer descobrir exatamente que planos são esses. O que ela não imaginava é que acabaria em meio a uma perigosa trama de segredos e traições tecida ao redor da coroa. Enquanto a amizade entre ela e o capitão Westfall cresce cada vez mais, o príncipe Dorian se afasta, imerso em seus próprios dilemas e descobertas. A princesa Nehemia acaba se tornando uma conselheira e confidente, mas sua atenção está mais voltada para outros assuntos. Em Adarlan, um segredo parece se esconder por trás de cada porta trancada, e Celaena está determinada a desvendar todos eles para proteger aqueles que aprendeu a amar. Mas o tempo é curto, e as ameaças ao redor castelo de vidro estão cada vez mais próximas. Quando menos se espera, uma trágica noite mudará a vida de todos no reino, e mais do que nunca Celaena quer descobrir a verdade para fazer justiça.”

No segundo volume da série acompanhamos Celaena como Campeã do Rei que sai no cumprimento das missões dadas por ele. Aqui Celaena se envolve em uma trama intricada de política e poder, junto de Chael e da Princesa Nehemia, outra personagem feminina extremamente forte desenvolvida pela autora. Aqui Celaena vai aos poucos desvendando um terrível mistério que ronda o castelo e que está diretamente ligado ao poder do Rei de Adarlan, um homem temido e poderoso e cruel, ao mesmo tempo em que finalmente temos a resposta para sua verdadeira origem e mais um vislumbre do que está por vir no próximo livro sobre qual é o seu destino. Celaena mais uma vez volta com garra e determinação, mostra mais uma vez o quão poderosa é, e além disso temos o começo de um romance talvez proibido, e grandes reviravoltas na trama que nos fazem ficar vidrados na leitura. Sarah, mais uma vez, me conquistou com sua narrativa ágil e fluida e com sua história de tirar o fôlego – e é claro de partir meu coração, pois ela não teve dó nem piedade em acabar com a vida de personagens que nos conquistaram tanto e foram importantes para o desenvolvimento da trama, fiquei agoniada e ter a continuação em mãos é imprescindível para não morrermos de ansiedade esperando.

Herdeira do Fogo

“Celaena ressurge das cinzas ainda mais forte e letal. E parte em uma jornada em busca de uma obscura verdade: uma informação sobre sua herança e seus antepassados que pode mudar sua vida e o futuro de dois reinos para sempre. Enquanto isso, forças sinistras começam a despontar no horizonte e têm planos malignos para dominar o seu mundo. Agora, depende de Celaena encontrar coragem para enfrentar tais perigos, além de seus próprios demônios, e fazer a escolha mais difícil da sua vida.”

No terceiro volume da saga Trono de Vidro encontramos uma Celaena marcada pela dor da perda, pelo luto e destruída por dentro, e isso nos destrói também. Nossa heroína parte em uma nova missão para o Rei de Adarlan em outro reino, mas desta vez vai em uma missão pessoal também para descobrir informações sobre sua linhagem, sobre sua verdadeira natureza e também sobre os mistérios das marcas de Wyrd e a origem do grande e tenebroso poder do Rei, e uma forma de poder destruí-lo. Celaena passa a treinar e no meio disso a aceitar quem ela realmente é, superando um pouco mais seus traumas e curando um pouco das cicatrizes de seu coração. Neste volume a autora nos apresenta novos personagens como Rowan e Manon, acompanhamos estas personagens ao mesmo tempo em que vemos Chaol e Dorian em Adarlan tentando entender seus papéis na iminente revolta, superando preconceitos e reafirmando o valor da amizade. Este volume é marcado por descobertas e preparação, tanto de nossa protagonista como do Rei e dos clãs das bruxas (que tem um grande destaque neste volume), para a grande batalha que está por vir. Temos um livro que traz novos cenários, novas personagens, novas descrições, novas revelações e novos romances, e por mais que seja um livro extenso nem percebemos as páginas passarem, pois é impossível parar a leitura e ficar sem saber o que acontece em seguida.

Gente, eu não tenho palavras para descrever tudo o que eu sinto em relação a esta série fantástica, pois nada descreve as emoções que sinto ao ler estes livros. Sarah J. Maas me encanta, pois desenvolveu uma história cheia de reviravoltas, com personagens singulares e de uma personalidade ímpar que conquistam nosso coração. Suas personagens femininas são fortes e guerreiras, símbolos e referência para nós mulheres; seus mocinhos são imperfeitos e aprendem mais a cada livro; seus vilões são terríveis, de coração duro, maligno e cruel, e tiram nosso sono tamanha a maldade; o universo que ela desenvolveu encanta, suas descrições nos prendem mais ainda à narrativa; a mitologia que criou fecha com chave de ouro a personalidade das personagens e a singularidade do reino. Eu recomendo muito a leitura desta série maravilhosa e não vejo a hora de ter meu exemplar de Rainha das Sombras em mãos, pois Herdeira do Fogo me deixou curiosíssima para saber o que vem por aí. Se você ainda não leu, deixo meu apelo para que leia, principalmente se você gosta de séries fantásticas, épicas, com fantasia e personagens fortes e marcantes, e ainda vale lembrar que você precisa ter um coração forte para ler a série, pois as perdas pelo caminho são inevitáveis.

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

23 Comentários

  • Guaraci almeida
    20 julho, 2023

    Aqui em casa estamos apaixonados por está série, fazemos resenha sobre a obra todo noite, cada um está lendo um volume e é muito gostosa a leitura. Parabéns.

  • […] o momento, é composto por sete volumes. Os primeiros, que já foram publicados no Brasil, são: Trono de Vidro, Corte da Meia Noite, Herdeira do Fogo, Rainha das Sombras e Império de Tempestades (que foi […]

  • Carol Minion
    30 dezembro, 2016

    Eu amo essa série!Agora tô esperando o quinto livro chegar em março de 2017 no Brasil.Tomara que chegue logo!
    #AMOTRONODEVIDRO

  • Rhoana Lersch
    30 abril, 2016

    Oi Mayara!! Tenho lido bastante sobre essa série e só vejo comentários positivos!! Me interesso muito por esse gênero, mas ainda li nenhum dessa saga, adicionei na minha listinha de desejados!! Amei a resenha, beijos!!

  • Ana Paula Lelis
    28 abril, 2016

    Nossa, eu quero tanto ler essa série, parece incrível! Eu tenho que ler logo antes do 5 ser lançado aqui hahah Eu coloquei o primeiro livro da serie na minha meta dos 16 livros que quero ler em 2016, então esse ano sai! super animada 😀

    https://www.youtube.com/watch?v=SW6ee6cBjR4

  • Larissa Alves
    18 abril, 2016

    Olá,
    só conhecia o primeiro da série, Trono de Vidro, mas não o li, acho a história interessante mas não é o gênero que mais me chama a atenção.

    Beijos.
    http://feminicesdalari.blogspot.com.br/

  • suzana cariri
    18 abril, 2016

    Oi!
    Adorei esse post, comecei a ler Trono de Vidro ano passado e não parei mais a cada livro os personagens vão me conquistando principalmente a Celaena que vai me surpreendendo a cada livro e com certeza esse mundo que a Sarah J. Maas criou e incriável estou doida para ler o próximo livro !

  • Maria Fernanda Medeiros
    15 abril, 2016

    Mayara, eu sou completamente apaixonada por esse tipo de história! Não sei quando terei o prazer de entrar no universo criado por essa autora, mas espero que não demore muito. Sua descrição me deixou totalmente envolvida!
    Pelo seu histórico, acredito que você iria gostar também de Estudos Sobre Veneno, da Maria V. Snyder. Fica aí a dica para quem gosta de heroínas fortes e ambientes meio medievais, envoltos em fantasia.

    • Mayara R.
      05 maio, 2016

      Oi Maria, tudo beem?

      Awn, quando você conseguir ler me conta o que achou, é uma série fascinante e sei que vai amar.

      Sobre sua sugestão: acertou em cheio, eu já li o primeiro volume da trilogia e AMEI. Outra história envolvente e com uma protagonista super forte, você já leu os próximos? Eu tenho aqui mas ainda não consegui ler, sabe procrastinação? hahahhaa. :/

      Super beijo,
      May – http://mayeosvicios.blogspot.com.br/

  • Rayane Colombo Gomes
    14 abril, 2016

    achei que esta serie fosse ser mto infantil mas acho que nao. me conquistou essa resenha e a trama parece ser mto bom escrita! mais um pra estante

  • Leticia Golz
    10 abril, 2016

    Oi, Mayara
    Sempre tive vontade de ler essa série, mesmo não considerando como leitura obrigatória.
    O post está muito completo, principalmente para quem deseja conhecer melhor a série.
    A autora parece que te conquistou mesmo hein! Se a série e a escrita dela tem todos esses elementos incríveis, eu preciso muito ler rs…ainda mais porque amo histórias épicas.

  • Sofia Noronha
    09 abril, 2016

    Post super completo. Parece ser uma série interessante pra quem gosta do gênero, não faz muito meu estilo de leitura (sou mais do lado de romances haha). Mas quem sabe um dia eu de uma chance. Já ouvi comentários muito bons da série, pessoas apaixonadas mesmo! Essa personagem principal deve ser cativante e forte, apesar de não gostar muito de fantasias desse estilo, amo personagens assim! Beijos

  • Lara Cardoso
    09 abril, 2016

    Estou lendo o segundo livro da trilogia e to super curiosa para ver a adaptação para as telinhas. Tomara que não me decepcione.

  • Vinicius Magalhães
    09 abril, 2016

    Oi Paola, tudo bem?
    O que mais me faz vontade de ler essa série de livros é saber que a autora começou a escrever quando tenho 16 anos, não é maravilhoso isso?!
    Eu tenho muita vontade de ler Trono de Vidro, só não li ainda pelo fato se que eu quero ler mesmo é a versão física.
    Muito legal também é que a personagem é uma heroína, ela deve lembrar muito a Katniss (personagem forte e guerreira).
    Espero muito poder ler todos os livros <3
    Beijos,

    Vinicius
    Omeninoeolivro.blogspot.com

  • Vania Correa
    08 abril, 2016

    Série mais que perfeita, a diagramação: sem palavras, gosto dessa mistura que envolve medieval e aventura, a Celaena é demais, fiquei apaixonada, vai para a minha lista de preferidos, com certeza, beijos…

  • Micheli Pegoraro
    07 abril, 2016

    Olá Mayara,
    Já tinha fica interessada nessa série a um bom tempo, mas agora você simplesmente me deixou sem rumo hahahahah Tenho tantas leituras que já faz um tempinho que quero ler, mas esse post veio pra embaralhar a meta de leitura já programada 😉 Fui fisgada pela série, pois adoro histórias criadas na época medieval, cheia de reviravoltas, sem falar na magia, batalhas e romance, que nunca pode faltar, é claro. Além de tudo isso, adoro personagens femininas fortes e guerreiras. Mais uma série pra lista de desejados.
    Beijos

  • Crika Regina
    07 abril, 2016

    Oi Mayara!!!
    Vejo que essa série faz o maior sucesso por aí com muita gente, mas nunca consegui me interessar de verdade. Às vezes, curto uma distopia, mas essa aí ainda não me cativou. Quem sabe um dia né? rsrs.

  • Theresa Cavalcanti
    07 abril, 2016

    Amo essa saga! Li ano passado e me apaixonei por ela. Preciso dos proximos livros para ontem. <3

  • Beatriz
    06 abril, 2016

    Acho eu que nunca ouvi falar dessa saga, mas como eu adoro livros desse tipo fiquei curiosa para ler! Ainda mais depois de você falar que é recomendado para fãs da escrita da Cassandra Clare e George R. R. Martin pois amo os livros deles!
    Beijos

  • RUDYNALVA
    06 abril, 2016

    Mayara!
    Parece uma série extremamente interessante, criativa, carregada de ação e com uma protagonista heroína.
    Quero muito ter a oportunidade de ler todos os livros, tenho apenas um aqui.
    “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista especial de aniversário em abril: com 6 livros 5 ganhadores, participem!

  • Bruna Lago
    05 abril, 2016

    Ai que legal! Adoro esse tipo de leitura, no momento estou em uma parevidissima. E falou em mulher forte, já sabe ne.. Conquista na hora.
    Boa noite, Pah.

  • Talita Oliveira
    05 abril, 2016

    Que capas! Sempre fico adiando a leitura dessa série, sei lá… Mas essa resenha me fez ver um lado da série q eu não conhecia. Pelo q vi é um livro bem dinâmico, isso me cativa bastante, principalmente por ser uma mitologia, é um mundo totalmente diferente do nosso, e esses vilões… Hehe, altas emoções!

  • Dan Igor
    05 abril, 2016

    Que postagem perfeita! Super completa, descobri muitas curiosidades nela. Só por suas palavras dá pra sentir o quando ama essa saga *–* Estou mais louco do que nunca para ler, as capas e as premissas são simplesmente perfeitas! Abraços 🙂