As Bibliotecas mais lindas do Mundo



Como todo amante de livros, confesso que sou apaixonada por belas livrarias e bibliotecas. É impossível ver o tempo passar quando estamos em uma livraria, e essa sensação só cresce se ela for tão magnífica quanto as que reuni nessa postagem. Preparem-se para amar cada uma dessas bibliotecas e, principalmente, para sonhar com o dia que poderão vê-las pessoalmente.
Real Gabinete Português de Leitura, Rio de Janeiro – Brasil



Bienal do Livro é no Rio esse ano, não é mesmo? Então vamos ir um dia antes para o Rio e visitar essa biblioteca tão linda. Fico vendo fotos dela e pensando o quanto os portugueses esbanjaram riqueza em suas construções no Brasil; sério, estou apaixonada.

Para efeitos de curiosidade: “A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de quarenta e três imigrantes portugueses, refugiados políticos, para promover a cultura entre a comunidade portuguesa na então capital do Império.” (Veja mais aqui).
Boekenberg Spijkenisse, Spijkenisse – Países Baixos (Holanda do Sul)



Aqui temos um complexo que une biblioteca, cinemas, café e outros comércios. A ideia da construção era deixar os livros de forma visível para chamar a atenção da população – o que, definitivamente, deu certo. Além de ser um ícone arquitetônico, o local foi planejado na intenção de diminuir a taxa de analfabetismo no país (por isso tinha que ser algo diferente que chamasse a atenção da população). Legal, não é?

Achei um charme; toda vez que passasse em frente dessa construção ficaria babando. Com certeza é um local que quero conhecer.  (Veja mais aqui)
St. Florian Monastery, St. Florian – Áustria



Desde que vi uma foto interna dessa biblioteca fiquei APAIXONADA. – Ela não seria um cenário perfeito para o filme de A Bela e a Fera?

St. Florian Monastery é uma das bibliotecas mais antigas da Áustria e faz parte de um mosteiro. A pintura do teto data 1747 e o seu acervo é 150 mil livros (entre eles, 60.000 foram escritos antes de 1900). Dito isso, só consigo pensar na carga histórica que esse local carrega. Simplesmente magnifico! (Veja mais aqui).
Admont Abbey Library, Admont – Áustria


Mais uma biblioteca MARAVILHOSA na Áustria. Alguém me diz que construções incríveis são essas?

Essa biblioteca faz parte da Abadia de Admont, foi construída em 1776 e conta com 70 Mil títulos (a abadia como um todo em 200 mil). Além de a coleção conter livros raros, o local é conhecido como referência arquitetônica.


Linda demais, não é mesmo? AMO esse tipo de construção.
Biblioteca da Universidade de Trinity, Dublin – Irlanda




Essa é a maior biblioteca da Irlanda e foi criada em 1592, assim que a universidade surgiu (que, para quem não sabe, foi fundada na intenção de aceitar apenas alunos protestantes e demonstrar a força do poder Inglês dentro da Irlanda).  Além disso, ela tem mais de 6 milhões – isso mesmo, milhões – de livros e também serviu de cenário para algumas cenas de Harry Potter.

Só consigo pensar que levaríamos meses para passear por todos os corredores dessa maravilhosa biblioteca. A Irlanda é um dos países que mais tenho vontade de conhecer, então quem sabe um dia visitarei esse lugar maravilhoso, #sonho. (Veja mais aqui).
Bibliothèque Mazarine, Paris – França




Todo fã de literatura sonha com sua própria biblioteca, até mesmo os cardeais do século XVII. Tanto é que essa maravilha em Paris nasceu para que o Cardeal Mazarin pudesse ter um belo e prático local de estudo – nada mais justo do que escolher ficar perto do rio Sena e do museu do Louvre, não é mesmo? Vocês conseguem imaginar o poder econômico e social que esse cardeal tinha na época em que começou a construir essa biblioteca? Fico pasma com a história desse lugar.

Maravilhosa, clássica, linda e charmosa. Amei essa biblioteca, quem sabe um dia não construa uma igualzinha para mim? Risos. (Veja mais aqui).
Biblioteca Nacional da França, Paris – França




Ainda na França, e só porque não resisti a esses vitrais maravilhosos, também coloquei na lista a Biblioteca Nacional da França.

Criada em 1461, conta com mais de 40 milhões de livros e possui sete ambientes. Pelo que entendi, a biblioteca é dividida em sete locais diferentes, tanto é que fica difícil encontrar na internet sua entrada – mais um motivo para irmos visitá-la e entendermos com exatidão sua arquitetura, não é mesmo?

Sou a louca dos vitrais, então é só o colocar em uma biblioteca para ter a certeza de que a amarei para sempre.
The British Library, Londres – Inglaterra




Eis uma das maiores bibliotecas do mundo. Estabelecida em 1973, ela conta com mais de 150 milhões de itens catalogados. Além disso, os livros e afins estão dispostos em 625 Km de prateleiras que crescem doze quilômetros a cada ano – dá para imaginar?

E calma que melhora: “A Magna Carta está em destaque em um pequeno anexo, mas nos poucos metros quadrados da sala dos tesouros estão, lado a lado, manuscritos de Leonardo da Vinci, a Bíblia de Gutenberg, as primeiras impressões das peças de Shakespeare, partituras de Haendel, Mozart e Beethoven, letras de sucessos dos Beatles escritas à mão por Lennon e McCartney, manuscritos de Freud, cartas de Darwin…” (Fonte).

Para fãs de história e de Londres, assim como eu, é impossível não sonhar em conhecer essa biblioteca – que pode não ser a mais linda dessa lista, mas que em contrapartida é uma das mais ricas em conteúdo artístico. EU QUERO!
The George Peabody Library , Baltimore – Estados Unidos
 



A biblioteca The George Peabody, que foi criada em 1878, conta com um acervo de mais de 300 mil títulos. Mas o que chama a atenção mesmo é a sua beleza.

LIDE COM ISSO: The George Peabody também é um local de eventos e casamentos. – Como é que eu não sabia disso? Posso renovar meus votos lá? Fico vendo as fotos dos casamentos (aqui) e fico babando. Que sonho!
Biblioteca Nacional de Mafra, Mafra (distrito de Lisboa) – Portugal




Começamos com os portugueses, então nada melhor do terminarmos com eles. Essa biblioteca faz parte do convento de Mafra e está situada no final do segundo piso do palácio construído em 1717.

Considerada uma das mais bonitas do mundo, o local inspirou o romance “Memorial do Convento”, de José Saramago. E não é que ela é inspiradora mesmo? Imagino que pessoalmente a biblioteca deva ser ainda mais encantadora e charmosa. É simplesmente impossível olhar essas fotos e não ficar encantado – mais uma vez os portugueses mostram que sabem ostentar e construir bibliotecas magníficas.

Não dá vontade de viajar e correr conhecer cada uma dessas bibliotecas? Qual dessas vocês gostaram mais? E tem alguma que não está na lista mas que merecemos conhecê-la?
Espero que tenham gostado!
Beijos,



Participe Aqui

28 comentários:

  1. Estou boquiaberta com tanta beleza! Realmente esses lugares são inspiradores... Lindo post!
    bjs

    http://amo-os-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. nossa!fiquei de boca aberta!não sei qual gostaria de conhecer primeiro!acho que nem saberia por onde olhar rsrs
    uma mais linda que a outra!
    http://adeliadanielablog.blogspot.com.br/2017/01/eu-li_27.html

    ResponderExcluir
  3. Oi Pah!
    Gente cada biblioteca linda!
    Daria um super tour. Imagina ir em todas essas belezas. Ficaria horas e mais horas. Principalmente a da Holanda, Áustria e a de Londres que foram as que achei mais bonitas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Paola!
    Meu Deus! Estou apaixonada por essas bibliotecas!! Não consigo nem escolher a minha favorita. Se eu tiver a oportunidade algum dia, quero conhecer todas! Hahaha Eu ficaria horas admirando a beleza dessas construções. Simplesmente amei!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  5. Lindas!!! Cada uma mais bela e encantadora que a outra. É o paraiso dos livros!!!!
    Sem falar que os locais que eles fazem nas bibliotecas pra leitores poderem leem seus livros por la mesmo, sao bem arejados e iluminados. Não tem como nao querer parar para ler um pouco.
    Adorei...de todas, a que eu mais amei foi a da Austria. Não estou menosprezando nenhuma, mas a da Austria, de fato, foi a que eu mais amei.
    Beijao!!!

    ResponderExcluir
  6. Pah, não sei escolher qual é a mais impressionante. Tudo tão perfeito. Aquela mistura de clássico com moderno, se eu entrasse em alguma delas com certeza ficaria perdida, tanto pelo tamanho que elas possuem quanto pelas variedades. A do Rio de Janeiro, Inglaterra e da Holanda do Sul foram as quais que mais me encantaram.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Paola!!
    Adorei a postagem!! Fiquei deslumbrada com a beleza dessas bibliotecas!! A que mais chamou minha atenção foi a da Áustria e da Irlanda. São bibliotecas maravilhosas e muito bonitas!! Uma biblioteca que merece entrar na lista também é a A Biblioteca do Congresso que fica em Washington, Estados Unidos sempre achei essa biblioteca maravilhosa!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  8. Olá, Paola!
    Eu adorei seu post, essas são bibliotecas muito bonitas mesmo. Dá vontade de aparatar para cada uma delas e ler a maior quantidade de livros possível :)
    Aquela que mais me encantou foi a Biblioteca Boekenberg Spijkenisse, porque é mais moderna, algo que ainda não nos acostumamos a imaginar quando falamos de bibliotecas.
    Beijos açucarados <3

    ResponderExcluir
  9. Ai que sonho! Nossa são muito lindas. Acho que nem conseguiria ler num lugar desse kkk ficaria tentando conhecer cada cantinho, ver cada livro e as horas iam passar voando... Quero muito conhecer pelo menos uma dessas bibliotecas um dia. Quem sabe um dia né?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. oiii ! Real Gabinete Português de Leitura e as da Austria foi as que eu mais gostei, mas são todas lindaaaas, essa branca ai é espetaculaaaaar meu Deus, e saber que uma dessas bibliotecas serviu para gravar algumas cenas de Harry Potter me da vontade de ir la só p sentar no mesmo lugar que eles sentaram hahahaha, eu tbm sou apaixonada por bibliotecas e livrarias, geeente, apaixonada aqui !

    ResponderExcluir
  11. uau ! Fiquei aqui babando, com certeza não tem um leitor que não ache lindas e fique bobo por essas bibliotecas. Parecem ate de outro mundo kkkk
    Espero ter a chance de poder visitar ao menos um desses lugares :)

    ResponderExcluir
  12. Cada uma biblioteca mais linda que a outra! Eu mesma não sabia da existia de muitas dessas. A que achei mais maravilhosa foi a Admont Abbey Library, é muito linda, esse branco com detalhes dourados deixa o ambiente tão aconchegante pra ficar nele lendo o dia todo!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Pah
    Meu Deus, quantas construções incríveis! Não conhecia essa do Rio. Com certeza conforme os dias que poderei ficar no Rio na Bienal eu vou querer visitar essa biblioteca. Depois dessa, fico com as da Áustria em beleza. Parecem ser tantos detalhes! Pura arte! Daria um belo cenário de A bela e a fera realmente.
    Amei o post!! <3

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus! Assim meu coração não aguenta.
    Se só de ver essas fotos já perco algumas batidas do coração, imagina conhecer esses lugares pessoalmente.
    Uma mais linda que a outra, sério.
    Quando for rica, quero fazer uma viagem só pra conhecer essas belezuras haha
    Essa que foi gravada cenas de Harry Potter é um sonho pra qualquer fã né?
    Adorei o post e achei muito bacana conhecer um pouquinho desses lugares.
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  15. Uau.. dificil é escolher qual a mais linda ne Paola.. amei todas

    ANa Paula
    http://paixaoporleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Paah, enlouqueci com essas bibliotecas!! São simplesmente MARAVILHOSAS! Espero mesmo um dia visitar todas e realizar um sonho! Amei a postagem, você arrasa!! Super Beijo

    ResponderExcluir
  17. Ai Pah!
    Acredito que terei de juntar dinheiro para ir conhecer cada uma dessas bibliotecas, começando pela do RJ que está mais perto e é uma das mais lindas, nem sabia que ela era tão grande e organizada.
    Desejo uma ótima semana!
    “A parte que ignoramos é muito maior que tudo quanto sabemos.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Nossaaaa, uma mais linda que a outra, a biblioteca de Dublin, logo que vi a primeira foto interna já pensei, super combina com filmes do Harry Potter, e não é que combinava mesmo, kkkk. A de Baltimore eu renovava fácil meus votos de casamento lá, é meu marido querer. Já a biblioteca nacional de Mafra, em Portugal, é muito cara de filmes do Robert Langdon, não é???

    ResponderExcluir
  19. Não acredito que essa biblioteca maravilinda fica no Brasil!! Amei a da Irlanda e na hora lembrei de HP *_*
    Essa sua lista mudou totalmente minha rota de viagens dos sonhos kkk

    ResponderExcluir
  20. Olha não dá nem para citar qual é a mais bonita, todas são demais. A do Brasil é incrível e também a mais fácil de conhecer. Amei saber que algumas cenas foram gravadas na da Irlanda. Já li O Memorial do Convento, que conta o processo de construção e nunca tive a curiosidade de pesquisá-lo, gostei de ver a biblioteca dele aqui.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  21. OMG! Que bibliotecas lindas! Se eu tivesse que escolher apenas uma pra ir eu ia escolher a St. Florian Monastery, St. Florian – Áustria. Achei maravilhosa! Mas se tivesse um bom dinheiro eu com certeza ia visitar eram todas elas :D

    ResponderExcluir
  22. Aqui na Nova Zelandia eles tem biblipoteca tambem, nao 'e tao linda quanto essas das fotos mas 'e super democratica, os moradores de rua estao sempre la lendo, junto com as criancas brincados, pessoas estudando... 'e muito legal!

    ResponderExcluir
  23. É uma mais incrível que a outra!
    Jesus!
    Amei todas <3

    ResponderExcluir
  24. Olá,
    Quase chorei agora lendo a sua postagem! É tanto lugar lindo e eu sem dinheiro para conhecer nem mesmo a do Rio rsrs
    Amei conhecer um pouco mais sobre esses lugares incríveis e suas histórias. A que mais chamou minha atenção foi a da Holanda!!

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir
  25. Realmente são incríveis! Uma verdadeira viagem no tempo. Gostei do conceito da biblioteca holandesa, assim temos os livros e o espaço mais acessíveis a todos, não é só para admirar, e sim interagir.

    Mony
    Um blog sobre esmaltes e livros


    ResponderExcluir
  26. Oii Pah, nem dá pra falar de qual biblioteca eu mais gostei, todas são tão linda; mas se fosse pra conhecer uma com certeza seria Admont Abbey Library, Admont – Áustria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. JESUS ME ABANA
    Que lugares incríveis, Pah! Nem consigo decidir qual é o mais encantador.
    Legal essa que foi usada nos filmes de HP *-*
    E não sabia que tínhamos uma biblioteca tão bela aqui no Brasil! Agora sim me interessei em viajar pro RJ haha

    Beijos,
    Kemmy - Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Maravilhosos, são tantas bibliotecas tão lindas que realmente eu não consigo escolher qual é a mais bonita, acho que acaba uma tem sua própria cara, suas próprias arquiteturas e são obras de artes, ficaria até com dó de tirar um livro da estante !!

    ResponderExcluir