[Resenha] Aconteceu Naquele Verão – Stephanie Perkins (+ Sorteio)

Bem-vindos à estação mais ensolarada e apaixonante de todas! No verão, somos todos iguais, diz um dos personagens do conto "Mil maneiras de tudo isso dar errado". No Brasil, nos Estados Unidos ou em qualquer lugar do globo, uma coisa é certa: no verão, nossos corações ficam mais leves, mais corajosos, impetuosos e confiantes - talvez por isso esta seja a estação perfeita para se apaixonar... e Aconteceu naquele verão é o livro ideal para quem adora histórias de amor. Mas essa coletânea tem algo ainda mais especial. Algumas histórias têm uma pitada de estranheza, de mistério, um toque sobrenatural. Em "Cabeça, escamas, língua, calda", a lagoa de uma cidadezinha é morada de um monstro marinho que só uma menina vê. No intrigante "Inércia", dois grandes amigos há muito afastados vão se encontrar num quarto de hospital para uma última visita. No belo "O mapa das pequenas coisas perfeitas" é sempre dia 4 de agosto. Presos num loop temporal, dois jovens vão comprovar do que a força do amor é capaz. A lição é simples: o amor não escolhe lugar nem hora para surgir. Coloque seus óculos escuros e abra sua cadeira de praia, porque neste verão você terá doze motivos para suspirar e se apaixonar.
Jovem Adulto| 384 Páginas|  Editora Intrínseca| Skoob | Compare & Compre: SaraivaSubmarinoAmazon | Classificação 4,5/5
Aconteceu Naquele Verão é um tributo ao verão e ao que ele tem de melhor: férias, sol, praia e muita diversão. A obra traz doze contos ambientados no universo jovem adulto, por isso fala com propriedade sobre os dilemas típicos da idade: trabalho de férias, drama escolar ou familiar, reencontros e despedidas, erros e recomeços, inseguranças, romances de verão e – meu preferido – amadurecimento. Todo jovem possui um verão que marcou e impactou seu coração, e é exatamente sobre isso que lemos nesses contos apaixonantes, bem-humorados e surpreendentemente reflexivos. 


Cada conto foi escrito por um autor diferente: Leigh Bardugo, Nina Lacour, Libba Bray, Francesca Lia Block, Stephanie Perkins, Tim Federle, Veronica Roth, Jon Skovron, Brandy Colbert, Cassandra Clare, Jennifer E. Smith, e Lev Grossman. Não conhecia todos esses autores, mas confesso que fiquei encantada com tamanho talento. Surpreendeu-me ver que cada um deles, sem deixar de lado as principais características de sua narrativa, criou uma história de verão impactante, misteriosa e muito gostosa de ler. Entre esses contos temos tanto histórias de fantasia (circos itinerantes assombrados por demônios, dragões d’água, filmes amaldiçoados, e até mesmo uma sociedade futurista), quanto narrativas contemporâneas baseadas exclusivamente na vida real. Mas, independente do conto ter ou não elementos fantásticos, é unanime a reflexão gerada por todos eles. Foi uma surpresa encontrar histórias que falam sobre sexualidade, aceitação, depressão, perdão e até mesmo sobre o autismo. Amo livros que unem leveza a temas mais densos e reais, portanto foi impossível não me apaixonar por essa leitura.
Meus contos preferidos foram: Inércia (Veronica Roth) e Mil Maneiras de Tudo isso dar Errado (Jennifer E. Smith). O primeiro narra à história de dois amigos separados pelo destino mas que agora se reencontram no pior momento possível: Na Visita, a última visita que um deles terá antes de morrer – tecnologia criada para auxiliar pacientes à beira da morte a conversarem com alguém que amam. Foi muito tocante sentir a força do laço entre eles, ver o quanto estavam quebrados e necessitados um do outro e, principalmente, angustiante por sabermos que um deles está morrendo. Já o segundo narra um encontro amoroso complexo e incomum. Aqui a autora traz tanto um romance fofo e cativante, quanto à importância de darmos mais atenção às crianças e jovens com autismo. Achei maravilhosa a maneira sutil e simples com a qual a Jennifer E. Smith trabalhou o preconceito e a falta de conhecimento acerca do autismo. Tenho que dar destaque também ao maravilhoso conto da Cassandra Clare, que é bem fantasioso e típico dela e de seus demônios e protagonistas fortes, e ao da Stephanie Perkins, que surpreende os fãs ao trazer a continuação do conto que ela criou para a coletânea de O Presente do meu grande Amor – AMEI rever esse casal!
Uma coisa importante sobre esse livro é que ele possui, em alguns contos mais e em outros menos, elementos dolorosos e sombrios que fazem o leitor repensar seus valores e prioridades. Em contra partida, também temos contos mais leves, superficiais e que acabam com um clima de final feliz extremamente adocicado e contagiante – porque sim, clichês são ótimos quando bem escritos. Assim, temos uma obra que une muito bem diversão, amadurecimento e os infinitos recomeços que a juventude garante. Amei o livro do começo ao fim e, mesmo tendo achado alguns contos bem mais ou menos (tem dois ali que achei mais fraquinhos que os demais), o fato é que adorei a leitura e indico demais para os fãs de histórias jovens, bem-humoradas e muito tocantes.
• Sorteio •

Gostou da resenha? Então que tal concorrer a um exemplar do livro? Para participar basta:
·         Possuir endereço de entrega no Brasil;
·         Comentar na resenha SOBRE a resenha (Atenção: Comentários como “Participando”, “Eu quero” ou “Que legal” serão desconsiderados);
·         Preencher o seguinte formulário:
Prontinho, agora você já está participando! A promoção fica no ar até o dia 25 de Fevereiro e o ganhador será divulgado no dia seguinte. Lembrando que o mesmo tem até 48 horas para responder o contato de solicitação de endereço, se não, realizaremos um novo sorteio. Além disso, vale salientar que o envio do prêmio pode demorar até 40 dias.

Beijos e Boa Sorte!




43 comentários:

  1. Impossível não morrer de curiosidade em relação aos livros que você resenha, Pah!
    Nunca li livros assim, com contos de diversos autores, fiquei curiosa!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Gostei da resenha e do livro que parece conter contos muito interessantes e que me deixou positivamente surpresa por tratar dentre outros temas importantes sobre depressão, um tema que merece toda atenção e ser explorado nas leituras. Sobre os contos que você citou como sendo os que vc mais gostou, achei todos promissores e gostei em especial do conto da Verônica "Inércia", essa questão da última visita deve render uma história emocionante.
    O bom de livros de conto é que podemos apreciar a escrita de vários autores e começar a conhecer e se adaptar aqueles que são novos, mas que já tínhamos vontade de conhecer e ainda por cima somos presenteados com várias histórias inspiradoras. Gostei demais da resenha e vou participar ;)

    ResponderExcluir
  3. Aii que lindo!! Tenho "O presente do meu grande amor", mas quero ler no Natal haha. Tô doida pra ler esse livro desde que eu li sobre o lançamento, mas to tentando não comprar livros enquanto não diminuir os que eu tenho aqui kkkk. Amo seus vídeos e resenhas. Bjos

    ResponderExcluir
  4. Ahhhhhh, eu posso até não ser muito do tipo que gosta de ler contos (muito curtos, prefiro histórias grandes e bem aproveitadas em todo o potencial), mas esse é um dos poucos em coletânea que eu tenho interesse *--*

    Adorei a resenha! Agora estou com mais vontade ainda de ler (participando do sorteio, heeein), pelo conjunto da obra: seus comentários positivos, os autores conhecidos presentes na obra e a pegada reflexiva que o livro, sem dúvidas, traz 😍

    ResponderExcluir
  5. Pá, amei a resenha! Fiquei bem curiosa para conhecer o livro, amo o verão! E essa capa maravilhosa!

    ResponderExcluir
  6. Paah, amei a resenha!! Eu tinha visto esse livro em uma livraria e fiquei curiosa para saber mais, assim acabei esperando você resenhar!! Com sua resenha minha vontade aumentou, pois adoro livros sobre verão!! Super Beijoo

    ResponderExcluir
  7. Apesar de o verão ser minha estação preferida do ano gosto mais de ler livros que se passam no inverno, mas fiquei bem interessada pelo livro, principalmente por ser composto por contos, quem sabe assim, com histórias mais curtas, acabo gostando um pouco mais de narrativas que se passam nesta estação?!

    ResponderExcluir
  8. Por causa da semana de divulgação tenho visto muitos blogs falando sobre o livro, e por fiquei bastante curiosa para saber mais sobre esse contos. Com certeza todo mundo te uma história legal para contar sobre o verão e nessa narrativa não e diferente. Também não conhece quase nenhum desses autores que escreveram os contos, porém fiquei feliz em saber que eles conseguiram desenvolver bem as histórias.

    ResponderExcluir
  9. Não sou fã de contos, mas o alvoroço em torno desse livro tem me deixado bem curiosa rsrs
    Quero muito ler Inércia, e o da Cassandra Claire, assim como os outros com um toque sobrenatural

    ResponderExcluir
  10. Sou completamente apaixonada pela primeira organização da Perkins, AMEI os 12 contos de Natal/Ano Novo e agora mal vejo a hora de ler esse novo livro e essas 12 novas histórias.
    Adoro a escrita de alguns autores e tenho certeza que vou curtir bastante ler suas histórias. Estou bem curiosa em relação a outros que nunca li também.
    Sua resenha me deixou bem animada e espero poder conferir essa obra em breve.
    Cada história parece ter um "quesito" bem bacana e delicinha :)
    Beijos,
    Caroline Garcia

    ResponderExcluir
  11. Estou doida pra conferir esse livro. Achei muito legal aquele antigo e fiquei bem animada com o lançamento desse de verão. É legal poder conferir o trabalho de vários autores sem ter um livrão pra ler de cada. Sei lá, achei bacana. E tem aqueles que a gente já conhece e é sempre bom ver mais.
    Agora, como assim tem continuação daquele conto O Presente do meu grande Amor?! Genteeee! Surtei *-*
    Amei aquele conto, foi um dos meus favoritos e agora já vi que vou ficar muito feliz por poder rever aqueles dois. Que amor ^-^

    ResponderExcluir
  12. Gosto de ler contos quando só tenho um tempinho pra ler, algumas horinhas, e quero saber logo o final. O bom de livros assim é que dá pra conhecer vários autores. De modo geral, estou achando os livros Y. A. mais maduros e tenho tido ótimos leituras.

    ResponderExcluir
  13. Amei a resenha
    Eu adoro livros de contos, mas infelizmente não vejo muita gente indicando livros desse gênero.
    Não pude deixar de notar o livro ¨o presente do meu grande amor¨ na foto acima, que estava nas metas de leituras do ano passado que infelizmente não conseguir lê-lo ( mas desse ano NÃO PASSA).
    Sem falar da seleção de escritores S2, a maioria eu não conheço, mas esta ai uma otima oportunidade
    Estou apaixonada por essa obra como um todo.

    PS. Quero ler pra ontem!

    ResponderExcluir
  14. Adorei a capa! Amarela, minha cor favorita! Quero ler esse livro. Atualmente estou lendo "Presentes para meu grande amor" que é da mesma autora e estou gostando.
    Não sei se consigo ler ainda este ano, porque já tenho muitos livros na minha lista,mas qualquer brecha que tiver, vou encaixar mais alguns...kkkk super beijo!!!!
    Inté.

    ResponderExcluir
  15. Oi Paola! Adorei a resenha!
    Fiquei muito curiosa para ler este livro e conhecer essas doze histórias de amor. Adoro ler contos e achei muito interessante e diferente os autores incluírem elementos de mistério e seres sobrenaturais em um romance. Também chamou muito a minha atenção os contos trabalharem temas sérios e reais, como o autismo, que você mesma citou.
    Tudo isso me deixou, como já falei, muito curiosa pela leitura. Até porque o livro tem autoras que eu gosto muito ;)
    Espero ter a oportunidade de lê-lo e já vou adicioná-lo nas minhas metas de leitura :D
    Bjos!

    ResponderExcluir
  16. Páh, gosto muito de contos, especialmente aqueles que falam de amor... gostei muito de saber que alguns deles tem uma pitada de mistério sobrenatural e lógico tendo como pano de fundo o verão.Legal que alguns falem sobre sexualidade, aceitação , depressão, perdão e até o meu tema favorito autismo.Gostei de saber que tem alguns clichês.😘❤

    ResponderExcluir
  17. Pah!
    O livro deve ser ótimo para leitura.
    Gosto demais de livros de contos e se falam de amor e verão, não tem coisa melhor.
    E vários dos autores são conhecidos, o que nos dá ainda uma maior segurança na leitura.

    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Desejo um final de semana abençoado!
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  18. Oi Paola,tudo bem?
    Adoro contos. E desde que fiquei sabendo sobre esse livro,fiquei louca para lê-lo.
    Tenho o livro O Presente do Meu grande Amor, e gostei demais dos contos de Natal.
    E agora quero ler os contos sobre o verão
    Ah!!!!!
    E fiquei bem surpresa em descobrir que o conto de Stephanie Perkins,vai ter uma continuação. Pois foi um dos meus favoritos.

    ResponderExcluir
  19. Parece o livro ideal para quem gosta de histórias de amor. Raramente encontra-se romances apaixonantes, e que fogem dos clichês. Gosto muito quando um livro fala de problemas reais (como autismo, etc.) e ao mesmo tempo consegue fazer isso de uma forma mágica. Causando a nossa reflexão sobre determinados assuntos, isso para mim é muito importante. Identifiquei alguns autores muito queridos! E sobre a resenha, como sempre impecável... Meu blog preferido da vida!

    ResponderExcluir
  20. Sinceramente, sou muito apaixonada por todo tipo de romance, mas nunca peguei um livro que fosse dividido em diversos contos. Eu, particularmente sou apaixonada pela Stephanie Perkins, leio qualquer coisa que ela tenha escrito kkkkk
    Parece um livro leve de se ler, e como eu estou tentando curar uma ressaca literária, vou tentar a sorte aqui kkk.
    Bjokas

    ResponderExcluir
  21. Oii Pah, amei a resenha. Fiquei com muita vontade de ler os contos, principalmente o da Veronica Roth, que parece ser bem bacana.
    Gosto muito de clichês bem escritos também.
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Gostei dessa historia de em algum contos ter elementos dolorosos e sombrios , acho q um livro de contos não precisa ser todo levinho, o bacana é justamente aproveitar essa faceta de um livro de contos , colocar todos com o mesmo tema mas com nuances diferentes. Já havia escutado falar sobre o lançamento deste livro , e há um bom tempo estou tentando comprar o primeiro mas nunca dá certo, quem sabe agora coloco ele na frente da minha lista de desejados....

    ResponderExcluir
  23. Já li o livro de natal organizado por ela e amei demais! Estou com muita expectativas pra esse também.
    Bom saber que mistura contos leves e alguns com alguma problemática, assim não fica muito enjoativo.
    Ansiosa pela leitura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Fiquei com mais vontade de ler. Como sempre a resenha maravilhosa.

    ResponderExcluir
  25. Vendo essa capa bem verão, acho engraçado ter contos sobrenaturais, achei que todos deveriam ter uma pegada leve e inspiradora rs. Tua resenha tá muito boa e bem sincera, apreciar ou não os contos, vai ser questão de gosto mesmo :D

    ResponderExcluir
  26. Estou doida pra ler esse livro, curto muito contos, alguns desses autores já conheço e gosto muito da escrita, Stephanie Perkins, Veronica Roth, Cassandra Clare e Jennifer E. Smith, e os outros estou super curiosa em conferi, amei essa capa e cada resenha que leio dele me deixa ainda mais curiosa em conferi cada um dos contos.

    ResponderExcluir
  27. Oi Pah,
    nossa, eu não sabia que era um livro tão profundo e tocante assim!
    Pensei que fossem contos fofos de verão, mas nada tão aprofundando, com temas tão reflexivos e marcantes como autismo, amadurecimento, sexualidade, etc.
    Fiquei com muito mais vontade de lê-lo agora, parece ser um livro muito gostoso e de crescimento para nós, leitores.
    Ainda não li O Presente do meu grande amor, mas também quero, rs
    bjss

    ResponderExcluir
  28. Oi, Pah
    Pois é, todos temos um verão que nos foi inesquecível. Acho que esses contos são mesmo uma delicinha de ler.
    São muitos autores, né? Que eu me lembre, acho que não li nada de nenhum deles ainda.
    Contos reflexivos e bem-humorados são comigo mesmo. Com certeza uma ótima dica.

    ResponderExcluir
  29. Simplesmente adorei a resenha e fiquei com muita vontade de ler esse livro...Definitivamente vai entrar na minha listinha!! Beijoos

    ResponderExcluir
  30. Parece ser um livro muito gostoso de ler. Mesmo tendo alguns contos mais ou menos, o fator de outros serem muito bom supera o que falta. E também tem assuntos diversos e até atuais. Preciso muito ler esse livro.

    ResponderExcluir
  31. Diferente do livro, a estação que mais acho para ser apaixonar é a primaverai. Motivo? Eu não sei, haha. Enfim, sobre a resenha: o capa do livro já mostra que historia é encantadora, por ter ser alegre e colorida. Gosto bastante de livros de contos, ainda mais com fantasia envolvida. Interessante e quantidade de autores na obra, e união que eles tiveram que ter para fazer livro tão gostoso de se ler. Já que parece ser tão agradável.

    ResponderExcluir
  32. Ainda estou terminando O Presente do Meu Grande Amor, e apesar de não gostado de alguns contos, outros fizeram todo o livro valer a pena! Então tô apostando que essa nova coletânea de contos também guarda ótimas surpresas, como você me confirmou agora!!

    ResponderExcluir
  33. Eu amei o outro livro muito de de contos e gostei muito da maneira que eles se ligavam, não sei se vai ser assim neste mas já estou com muita vontade de ler os dois contos que citou, falar sobre alguma deficiência e sempre um aprendiçado. A capa ficou uma graça fico tentando imaginar quem e quem.

    ResponderExcluir
  34. Vejo muita gente falando desse livro, muita gente amando kkk, estou doida pra ler o livro, parece ser ótimo, acho que nunca tive algo tão importante ou marcante no meu verão, são sempre as mesmas coisas kkjk, mas adorei essa organização q a Stephanie perkins fez, parecem ser otimos contos, apesar de alguns serem fraquinhos, e não é a primeira vez que alguem fala que amou o conto da Inércia e Mil Maneiras de Tudo isso dar Errado, mas tbm abordam temas bastante importantes ! quero muito ler, e em uma resenha, a blogueira falou que na capa, cada detalhezinho ali, diz a respeito de algum conto. estou bem curiosa.

    ResponderExcluir
  35. Adoro livros de contos e este parece ser maravilhoso!! Com certeza nós leitores iremos saborear um livro que traz uma pitada de humor e reflexão. Uma narração apaixonante onde são abordados dilemas como: trabalho de férias, drama escolar ou familiar, reencontros e despedidas, erros e recomeços, inseguranças, romances de verão e amadurecimento!! Já quero ler!!

    ResponderExcluir
  36. Amei a resenha e a capa do livro é linda gostaria muito de ganhar

    ResponderExcluir
  37. Ameiiiii a resenha! Adoro livros com o tema verão, já quero muito ler! Sem falar da capa né kkkk linda demais!

    ResponderExcluir
  38. A capa do livro é bem bonitinha. Não sou muito fã de livro de contos, mas gostaria muito de ler esse, pois os autores merecem a devida atenção e Stephaine Perkins teve muito carinho para organizar. Gostei da resenha.

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Gostei bastante de O Presente do Meu Grande Amor, e estava ansiosa para o lançamento de Aconteceu naquele verão!
    Assim como a sua resenha, a maioria que li, até o momento, está sendo bem positiva. Você escreveu que teve dois contos mais fraquinhos, mas acredito que isso é um pouco normal. Em O Presente do Meu Grande Amor, também teve, contudo os contos bons me marcaram mais que os fracos. Espero que isso também ocorra com esse livro! Gostei de saber que o conto da Stephanie Perkins ganha uma continuação, pois foi um dos que mais gostei no primeiro livro. Também fiquei feliz em saber que há contos mais leves e outros que tocam em temas mais importantes.

    ResponderExcluir
  40. Oi Pah,
    meu primeiro contato com o blog foi recentemente com a sua resenha de "Aprendendo a Seduzir". Vi seu vídeo no youtube falando tão bem que quis logo ler! Já tinha lido outras obras da Meg como a trilogia da Rainha da Fofoca e Ela foi até o fim então fiquei mais ansiosa ainda pra ler outra obra da autora, só que dessa vez num romance histórico. Amo filmes de romances históricos mas confesso que nunca tinha lido nenhum livro. Os clássicos só tinha mesmo visto o filme!
    Mas li esse livro agora em fevereiro e simplesmente me apaixonei!!! Quero ler muito mais e muitos nesse estilo também!
    Já vi vários vídeos e já anotei várias dicas de inúmeros livros que você recomendou!
    Então, como fiquei empolgada com praticamente todos os livros que você descreve, esse não é uma exceção!!
    Beijos,
    Júlia de Oliveira Guimarães

    ResponderExcluir
  41. Estou lendo o presente do meu grande amor, e gostei muito deste livro porque você conhece um pouco da escrita de cada autor, e são lindos os contos! Fiquei curiosa p saber mais sobre o novo livro, e sem falar que já adoro o livro, a capa, os contos... Enfim
    Ótima resenha, fiquei muito curiosa, preciso de mais, sempre mais! Rs bjinhos pah ;*

    ResponderExcluir
  42. Olá, tudo bem? Tenho o primeiro livro já, "O presente do meu grande amor", mas não li ainda... Esse também parece ser ótimo e já estou de olho nele. Adorei sua resenha! <3

    ResponderExcluir
  43. Lindinha a capa!! Não conheço a maioria dos autores, mas achei os temas dos contos bem variados. Fiquei com muita vontade de ler o conto que fala sobre autismo, pois esse ano temos 2 autistas na escola e esto lendo tudo que posso sobre o assunto. Vou ficar aqui torcendo pra ter sorte!!

    ResponderExcluir