Newsletter

assine a newsletter!

E receba a notificação de novos posts por e-mail

Oi galera! Tudo bem com vocês? Hoje teremos mais um post da semana de debate sobre o bullying, só que dessa vez indicarei filmes que giram em torno desse tema.
O bacana de assistirmos filmes que falam sobre o assunto é que a crueldade do bullying torna-se visual, impactando ainda mais os telespectadores. Ás vezes, precisamos de um choque de realidade para entender o quão sério é o debate contra o bullying, portanto preparem-se para filmes dolorosamente reais. Vêm ver:

O Silêncio de Melinda é baseado em um dos meus livros preferidos – Fale!, da autora Laurie H. Anderson. Aqui acompanhamos a crueldade dirigida a uma jovem calada e solitária que esconde um grande segredo.  Já vi vários filmes sobre o assunto mas, sem dúvida, esse é um dos meus preferidos. 
O bullying contra Melinda é do tipo que começa com boatos, fica mais forte através de apelidos maldosos e, a cada dia, faz dessa jovem uma párea esquisitona. O problema é que ninguém percebe que tanta opressão fez Melinda se calar, mesmo após viver uma situação traumática, por causa do medo de criar ainda mais animosidade. Aqui, entendemos o quanto é importante ensinarmos aos nossos filhos que o outro, por mais diferente que ele seja, é um ser humano cheio de medo, tristeza e insegurança. E que o mais importante na vida não é excluir o diferente, mas incluir, entender e – principalmente – procurar ouvir. A outra pessoa pode estar precisando de um ombro amigo, de alguém que diga que ela não está sozinha. Então o que levei dessa história é o quanto vivemos em uma sociedade que gosta de falar, de apontar o dedo e de rir dos outros, mas não está preparada para ouvir os apelos dos necessitados.

Bullying Virtual é tocante, verdadeiro e extremamente real. Pense nisso: vivemos em um mundo em que achamos que podemos tudo na internet. Que brincar com os sentimentos das pessoas é normal – afinal é só uma brincadeirinha de nada – e que dizer o que pensamos (mesmo sendo um julgamento precipitado e errôneo) é nosso direito. Aqui entendemos o quanto palavras podem ferir e, mais ainda, o quanto é importante pedir ajuda e entender que não precisamos carregar o ódio do mundo nos ombros.
A Girl Like Her foi gravado como um documentário e mostra os dois lados de uma mesma moeda: o valentão do colégio (a garota mais popular e linda e aclamada e que na realidade tem um lado maldoso que ninguém quer enxergar) e a sua ex-melhor amiga, uma vítima constante de seus ataques. A ideia aqui foi provar que as aparências enganam e podem esconder corações negros e corrompidos. Trata-se de um filme que marca, emociona, e que infelizmente apresenta a realidade cruel de muitos colégios do ensino médio.
Um Grito de Socorro é ainda mais real, pois mostra tanto a crueldade que cometemos contra aqueles que são diferentes – e que fogem dos padrões estipulados pela sociedade – quanto a necessidade de assumirmos um papel ativo na luta contra o bullying. Não adianta nada não concordarmos com as ações dos valentões e, ainda assim, não tomarmos uma atitude para pará-los. Só vamos mudar o mundo se transformarmos palavras bonitas em ações de respeito e amor ao próximo, por isso a mensagem desse filme é tão importante.

Para deixar a lista mais leve, também temos três filmes divertidos, meio previsíveis, e que abordam o bullying de uma maneira direta e reflexiva: Meninas Malvadas, The Duff e A Mentira.
Em Meninas Malvadas entendemos os efeitos causados pelos padrões de beleza pregados pela indústria da moda. Ao acompanharmos a rotina dessas meninas, que vivem para segregar e excluir seus colegas de classe, percebemos o quanto os valores pregados por nossa sociedade são deturbados. Dizem: você tem que ser popular, você tem que ser magra, você tem que usar as melhores roupas e você tem que, não importa como, ser a mais linda de todas. – Mas será que é isso que importa? Beleza e popularidade? O filme é um dos romances mais aclamados da minha geração e fala sobre a importância de ser você mesma; não importa o que digam, a única coisa que você tem que fazer para ser feliz é aprender a amar seu interior.
The Duff também traz a mesma ideia, mas foca ainda mais nas aparências. Aqui temos uma garota bacana que, por causa do peso e das roupas, é considerada a amiga feia que torna as outras garotas ainda mais bonitas. Ao longo da história ela tenta mudar seu visual e a maneira que age – na esperança de agradar os outros e provar que não é uma Duff. Contudo, no final dessa jornada a jovem finalmente entende que não importa o que digam, que o que realmente conta é o fato dela amar o reflexo que vê no espelho. Toda vez que colaboramos para a criação de um padrão de beleza, permitimos que jovens espalhadas pelo mundo se sintam imperfeitas. E histórias como essas, mesmo clichês e um tiquinho bobinhas, mostram a importância de entendermos que a beleza abrange todos os tipos de corpo, cor, credo e religião.
Já em A Mentira acompanhamos o poder de uma fofoca. Ela ajuda um amigo dizendo que transou com ele e poucos dias depois é vista como a “vadia da escola que já ficou com vários caras”. Aqui o final é feliz, mas já pensou se não fosse? Já pensou se essa garota deixasse o peso do julgamento alheio influenciar suas escolhas e atitudes? O importante desse filme é entender como fofocas e pré-julgamentos também são atos de bullying, e como devemos ensinar nossos jovens a não se deixarem levar por opiniões alheias.
Temos vários filmes que abordam esse assunto, então separei outras dicas que vi por aí. Ainda não assisti todos eles, mas achei que valia a pena mencionar essas tramas tão reflexivas (procurem os trailers, vale mesmo a pena, parecem filmes muito emocionantes – principalmente Elefante, que me lembrou da leitura de A Lista Negra):


E aí, gostaram das dicas? Possuem algum filme sobre o assunto que gostariam de indicar? E, ainda, o que estão achando da semana #pararefletir?


Beijos,



Participe Aqui

Comentários via Facebook

14 comentários:

  1. Gostei muito das indicações, já assisti The Duff, A mentira e A girl like her. São filmes diferentes mas que abordam um tema polêmico, todos muito bons. E claro que vou assistir suas indicações. Me interessei por Bullying Virtual. Adoro seu blog. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adoro filmes que fala sobre Bullying, porque acho necessário pessoas assistir porque assim podemos ver o que essa pessoas que sofrem passa nesta situações, e como geralmente filmes mostra como lidar com aquilo, faz a gente descobrir o que fazer quando isso acontecer. Eu já assistir Bullyng Virtual, e bem forte, achei incrivel a historia, pois já ouvir pessoas passarem por aquilo, e não é nada legal. Duff, Meninas Malvadas, A Mentira, Carrie, foram outros que assistir. Obrigada por lista alguns filmes, com certeza estarei assistindo.

    ResponderExcluir
  3. OI Pah.
    Os filmes que já assistir dos que citou foi: The Duff eu adorei, mas adiei também o prejulgamento é uma cosia tão ruim e pior que o dela não parou por ai, os videos tudo, foi simplesmente trite.
    Eu também assistir Carrie a estranha, e acho que esse filme já é o resultado do que aconteceu com ela por anos, é triste, mas serve para abrir os olhos.
    BJS.

    ResponderExcluir
  4. Pah, amei as dicas! Muitos filmes que você indicou ainda não tinha assistido, mas irei. Todas as vezes que assisto filmes com essa temática, reflito nas minhas ações como um todo! Muito legal mesmo, Pah, sua abordagem aqui no blog. Super Beijo

    ResponderExcluir
  5. Oi Paola! Adorei as dicas!
    Também estou adorando acompanhar os posts especiais desta semana.
    Dos filmes que você indicou, eu já assisti Carrie, A mentira e O silêncio de Melinda, que para mim foi o mais tocante de todos.
    Fiquei curiosa para assistir as outras indicações. Esses filmes são muito importantes não só para refletir sobre o assunto, mas também para que possamos mudar nossas atitudes para com os outros e para com nós mesmos.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Pah
    Adorei o post! Não conhecia muitos desses filmes e gostei de O silêncio de Melinda.
    Já assisti Carrie, a estranha e Meninas malvadas. Sobre esse último adoro essa mensagem também, Pah, que devemos amar como somos.
    Bullying é um tema muito forte, né? Precisa ser discutido e trabalhado para o público.

    ResponderExcluir
  7. Pah!
    Nem sabia que tinha tantos filmes com a temática e como sempre falo e repito, temos mesmo que discutir o assunto, porque o índice de agressões tem aumentado muito nas escolas, trazendo por vezes consequências irreparáveis.
    “Não há nada bom nem mau a não ser estas duas coisas: a sabedoria que é um bem e a ignorância que é um mal.” (Platão)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, nossa são filme bem chocante...porque e um tema bastante preocupante porque muitos sofrem e nunca fazem nada...e ja vi esse filme Bullying Virtual, e acho bem interessante a historia, de como o personagens sofrem com isso,e acaba não aguentando mas...e um tema que deveria ser muito cuidado ao pratica!

    ResponderExcluir
  9. Meninas Malvadas o clássico favorito e amado pelo publico rs, amo esse filme já assisti muitas vezes. Carrie é um dos quais mais gosto também e eu quero assistir The Duff. Acho muito bacana trazerem assuntos reais nos filmes.

    ResponderExcluir
  10. O único filme que eu assisti desses ai, foi Meninas Malvadas, mas já quero assistir todos esses. O problema é que eu to em uma vibe de série, e não consigo mais assistir filmes :/

    ResponderExcluir
  11. Oi Paola, desses filme o único que eu assisti foi Duff, e gostei muito. Ele fala sobre bullying de uma forma divertida sem deixar de ser sério.
    Super recomendo.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  12. Gostei bastante do tema, acho super importante discutir esses que muitas vezes são ignorados, afinal, muitos pensam que é "apenas" uma brincadeira e que não causa mal a ninguém, mas nem sempre é assim, já assisti a maioria desses filmes e podemos olhar para eles de dois modos diferentes, como se fossem apenas filmes normais ou parando para refletir sobre a sociedade que vivemos e os padrões que somos obrigados a seguir.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Eu amo esse tipo de filme, porque eles passam um ensinamento e buscam nos fazer refletir sobre nosso comportamento.

    ResponderExcluir
  14. Muito legal essa temática de Bullying, as indicações foram ótimas! Meninas Malvadas e Duff são meus queridinhos <3 hahaha'

    Beijo!
    http://www.tresdeabril.com.br/

    ResponderExcluir

Resenhas

© Livros & Fuxicos – Desenvolvimento com por Subir