[Resenha] Sonhos de Nina – Caroline Verban (+ Sorteio)

Nina é uma pequena órfã que vive com sua nonna na cidade medieval de San Gimignano, que fica localizada em Toscana. É bastante sonhadora mas carrega certa melancolia, pois não consegue se relacionar bem com seus amiguinhos ricos da escola. Leva uma vida feliz com sua nonna que faz tudo pela neta. Até o dia em que sua nonna também morre, ficando Nina em risco de ir para um orfanato. Nesse momento é colocado em sua vida um amigo, Enzo, um garotinho inglês de férias na Toscana, que vai ajudá-la a fugir desse destino infeliz. Inspirada pela visita de um gnomo mal humorado, Nina e Enzo acionam um portal que os leva a um Mundo mágico onde várias aventuras os aguardam. Lá, em vilas habitadas por fadas, magos, ratinhas costureiras, altezas reais e amantes das Artes, rodeados por imensas cachoeiras e florestas encantadas, terão que desvendar esses mistérios e enfrentar a terrível decisão de voltar, ou não, para o Mundo real. Com a ajuda de todos, Nina e Enzo enfrentarão todos os desafios, verão crescer o afeto que os une, e tomarão a decisão mais difícil de suas vidas.
Infanto-Juvenil (Fantasia)| 144 Páginas|  Chiado Editora | Skoob | Compare & Compre: Editora ChiadoLivraria Cultura | Conheça a Autora| Classificação 4/5
Quem é que adora livros protagonizados por crianças fofas? Eu! Faz um tempinho que tenho lido livros mais jovens (na intenção de indicar obras infanto-juvenis por aqui, algo que vocês pedem muito) e o fato é que ando cada vez mais apaixonada por essas histórias doces e, ainda assim, reflexivas. Na história da Nina, por exemplo, somos transportados para um mundo de magia repleto de fadas, gnomos e princesas. Contudo, mesmo nesse universo especial, debatemos assuntos como: bullying, luto, perdão e recomeço. Ou seja, unimos duas coisas que amo: fofura e reflexão.

Nina é uma garotinha de oito anos que vive na região de Toscana. Após a morte dos pais sua Nonna (avó) era tudo o que ela tinha no mundo, e juntas – mesmo diante das dificuldades – elas partilhavam dias de muita alegria e amor. Contudo, agora que a avó também morreu Nina ficou completamente sozinha. A perspectiva de ir para um orfanato assusta a pequena que, solitária e confusa, recorrerá ao inimaginável: com a ajuda de um gnomo, e de um novo melhor amigo, Nina irá parar no Mundo Mágico, um local habitado por seres bons e surpreendentes. Mas será que esse lugar é o destino final da garotinha? Quais aventuras ela viverá nesse mundo de fantasia?
“-Você nunca imagina um mundo magico? Você nun­ca fecha seus olhos e se vê em um lugar melhor que esse mundo? Você nunca fantasia em suas noites antes de dormir?”
A história da Nina é perfeita para lermos com uma criança, pois aguça a imaginação (graças aos personagens mágicos e divertidos) ao mesmo tempo em que gera reflexões importantes e reais: amor ao próximo, honestidade, aceitação do diferente e, principalmente, superação do luto. A garotinha é engraçada, direta e cheia de amor para dar. Ela incita no leitor sentimentos bons e puros, além de mostrar com seu coração gigante o quanto é importante ter fé no amanhã e nunca desistir – não importa a dor e o medo que sinta, Nina mostra em cada página que vale a pena lutar e sonhar com um amanhã melhor e feliz.
“Meu anjo, Deus não os tirou de você e nem nun­ca vai tirar. Seus avós e seus pais vão estar sem­pre com você aqui, dentro do seu coraçãozinho, nas lindas lembranças que você tem deles.”
Além de uma mensagem muito bonita e de trabalhar temas importantes, Sonhos de Nina também é um livro cheio de aventura (ir para esse Mundo da Fantasia vai permitir que Nina viva experiências únicas e instigantes), amor (seja familiar ou aquele amor que nasce da pureza do coração das crianças), diversão (tanto pela personalidade da protagonista quanto pelos avoados dos gnomos que a ajudam a chegar no Mundo da Fantasia) e fantasia. Além disso, o livro traz ilustrações bem fofas e dignas de uma criança da idade da Nina – o que é extremamente importante para a história, já que a existência desses desenhos tem relação com a trama.

Não vou dizer que o livro não é clichê. Ele traz temas que já vimos em muitos livros infantis, mas achei que Nina trouxe uma leveza que há muito não via nesse tipo de leitura, o que torna a história diferente das que vemos por aí – nada como uma protagonista iluminada para encantar qualquer leitor, seja qual for a idade dele. Em linhas gerais indico o livro para adultos que gostam de livros infantis ou para aqueles que querem presentear crianças do seu convívio. A trama é muito fofa, mesmo!

Gostou da resenha? Então que tal concorrer a um exemplar do livro? Para participar basta:
• Possuir endereço de entrega no Brasil;
• Preencher o seguinte formulário:
Prontinho, agora você já está participando! A promoção fica no ar até o dia 26 de Junho e o ganhador será divulgado no dia seguinte. Lembrando que o mesmo tem até 48 horas para responder o contato de solicitação de endereço, se não, realizaremos um novo sorteio. Além disso, vale salientar que o envio do prêmio pode demorar até 40 dias.

Beijos, 




26 comentários:

  1. Adorei o livro, sou apaixonada por essas histórias lindas e fofinhas, mas que traz uma reflexão enorme para o leitor.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza deve ser uma leitura muito fofa cheia de momentos encantadores!! Eu tenho uma afilhada de 7 anos e gostaria muito q ela conhecesse a Nina!! 😊😘

    ResponderExcluir
  3. Esse livro me lembrou um pouquinho de Pollyana (embora tenha a história um pouco diferente) meu primeiro livro com narrativa de criança & simplesmente ameeei.. já fiquei super ansiosa para ler este..

    ResponderExcluir
  4. Adorei o livro desde do dia que você mostrou ele em um dos seus vídeos anteriores. Não tenho muitos livros infantis, então vai ser super fofo adquirir um exemplar de Nina!
    Super beijos!

    ResponderExcluir
  5. Também gosto de histórias assim, são doces e nos fazem parar pra refletir sobre a vida um pouco.. Adoraria ler! Não participarei da promoção, mas boa sorte a todos!
    Bjoxx ♥

    ResponderExcluir
  6. Que livro incrível, e pela sua resenha não e só focada no publico infantil, pois também nos faz refletir sobre diversas questão que encontramos em nosso dia a dia. Essa premissa me cativou e muito, e tenho certeza que minha irmã de 9 anos também iria amar se aventurar nessa leitura.
    Participando.
    lannawesley@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Esses livros são tão fofinhos; quando contados pelas crianças a gente se sente até mais amável e é uma leitura ideal para os pequeninos :)
    Realmente já percebi que as dicas desse gênero vêm aumentando muito por aqui, e as dicas são ótimas, assim como todos os outros gêneros.
    Achei lindas todas as reflexões que o livro traz, o legal do livro infantil é esse: Sempre trazer algo que vai engrandecer a criança e torná-la alguém melhor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Pah!
    Adoro livros infantis s2 Adorei Nina e a relação dela de superação de tantas perdas na vida. Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  9. Oi Paola!
    Que graça a premissa deste livro!
    Parece ser uma história muito leve, divertida e reflexiva.
    Me lembrou os livros que eu lia na minha infância!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Confesso que não sou muito de ler esse tipo de livro, mas esse parece ser bem interessante. Fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  11. Que livro mais completinho Pah, protagonistas crianças, trama reflexiva e aventuras nesse mundo de magia. Com certeza vou querer ler essa história fofa, mas sem duvida é uma boa dica para presentear minha sobrinha, ela é novinha e esta começando a aprendendo a ler ainda, mas já esta mostrando sinais de que vai ser que nem a titia, amante de livros ♥
    Ela vai adorar acompanhar as aventuras da Nina, e ainda assim aprender temas tão importantes com essa leveza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. PAH!
    simplesmente amo livros infantos porque trazem a pureza e a inocência infantil, além de sempre trazerem grandes lições de vida, tanto para os pequenos como para nós, crianças um pouco maiores.
    Amei!

    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    RUDYNALVA CORREIA SOARES
    rudynalva@yahoo.com.br
    “A única sabedoria que uma pessoa pode esperar adquirir é a sabedoria da humildade.” (T. S. Eliot)
    Cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA DE JUNHO 3 livros, 3 ganhadores, participem.
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Boa noite!
    Amo livros infantis, são todos muitos fofos.
    Melhor ainda quando trazem ótimas lições, como este.
    Adorei a personalidade da Nina, um exemplo não só para crianças mas sim para os adultos.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  14. tenho uma prima de 7 anos e estou tentando despertar nela o gosto que eu tenho pela leitura. Esse livro parece ser perfeito pra uma criança começar a gostar de ler e pelo jeito não encanta só crianças, acho que também me apaixonarei pela história haha
    Faça mais resenhas de livros para crianças, são histórias incríveis e apaixonantes

    ResponderExcluir
  15. Amei♥♥♥ uma ótima história!!

    ResponderExcluir
  16. Confesso que tenho um fraco por coisas infantis, não posso ver um filme de animação ou um livro infantil que já fico louca pra assistir/ler! Amo essa atmosfera mais leve e inocente, é tudo de bomm

    ResponderExcluir
  17. Muito bonitinho o livro! Livros para crianças realmente são gostosos e muito leves.

    ResponderExcluir
  18. Participando!
    Nome de seguidora: ninha.
    http://coisasdeanalima.blogspot.com.br/
    quero muito!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  19. Participando
    dora101966@hotmail.com
    Que lindinho adorei a história, vou amar ler já que o vídeo da resenha ficou maravilhoso.

    ResponderExcluir
  20. Eu amo livros infantis, sempre que tenho oportunidade lei algum, adorei o video resenha, com certeza quero ler!!!
    Participando!!
    lucia_esantos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Pah,
    Que fofura de livro, sempre gosto de livro que tem como protagonismo de criança, elas são pessoas inocentes, indefesas e sempre tem uma coisa sincera em si e isso e incrivel. O livro e encantadou tem aquela leitura leve e apaixonante, e também parece tem sempre uma lição por trás da historia toda.

    ResponderExcluir
  22. Está na lista de próximas aquisições!! Ou se ganhar o sorteio, melhor Ainda!! �������� Vamos adorar a leitura!! Bjoss Pah! ����

    ResponderExcluir
  23. Livros de fantasia não é o meu forte, apesar de ter alguns que entram na lista de meus preferidos. Mas esse livro infelizmente não chamou minha atenção, pareceu bem infantil. A història é boa, mas não é pra mim.

    ResponderExcluir
  24. Que lindo!! Um livro cheio de fantasia, gnomos, fadas, completamente fofo!! Não sou mais criança, mas adoro livros infantis, acho divertido demais!

    ResponderExcluir