Newsletter

assine a newsletter!

E receba a notificação de novos posts por e-mail

dezembro 31, 2017

NOSSAS MELHORES LEITURAS DE 2017

Por Paola Aleksandra


Oi, galera. Tudo bem com vocês?

Final do ano chegando e só falamos em retrospectiva, não é mesmo? Sei o quanto vocês gostam de saber quais foram nossas melhores leituras. Por isso, reuni a equipe do LeF e os desafiei a escolherem suas leituras mais especiais. O resultado é uma lista surpreendente (e maravilhosa). Vem conferir:

Aione

Escolher apenas três leituras como melhores do ano em uma lista de cerca de 100 livros, dos quais pelo menos 20 foram cinco estrelas, certamente não foi tarefa fácil. Como escolher entre aqueles que encantaram por sua construção ou aqueles que mexeram com as emoções? Como definir quais leituras faziam parte desses dois grupos, sendo que, após o êxtase final que um bom livro nos proporciona, as impressões positivas parecem todas se misturar?

Sendo bem sincera, não coloco minha mão no fogo para dizer que esse foi meu Top 3 de 2017. Certamente outros me conquistaram tanto quanto esses, cada um por um motivo específico. Porém, em nome de uma objetividade, tentei pensar naqueles que não poderiam faltar de forma alguma nesse ranking, cujas leituras tanto me envolveram quanto me deixaram maravilhada pela engenhosidade de cada autora. E sim, fiquei extremamente feliz em ver que, coincidentemente, minhas escolhas foram definidas entre mulheres. Mostrar nosso Girl Power nunca é demais, não é mesmo?



O Segredo do Meu Marido - Liane Moriarty

Leitura feita em Janeiro de 2017, e desde lá eu sabia que esse seria um dos melhores do ano. Liane Moriarty me conquistou por apresentar um livro com uma narrativa completamente leve e envolvente, tão despretensiosamente típica de um bom chick-lit — ao menos em uma primeira impressão. Com maestria e sem perder essa atmosfera, a autora consegue se aprofundar em cada personagem, em cada enredo, trazendo aos leitores uma trama completamente intrincada, repleta de personagens complexas. Acompanhamos seus conflitos e anseios e nos enxergamos em suas qualidades e defeitos. Sobretudo, a autora traz à luz discussões completamente pertinentes ao universo feminino, no sentido de discutir questões como maternidade e casamento como algo ainda ligados às mulheres, mostrando o quanto somos afetadas pelos papéis que nos são impostos. Um livro que me ganhou por sua narrativa, por suas temáticas e pela maneira impactante e surpreendente com que foi finalizado.

Vasto Mar de Sargaços - Jean Rhys

Quem leu Jane Eyre já está familiarizado com a personagem Bertha Mason. Os que não leram, fiquem despreocupados, não darei mais detalhes. Importa dizer que, no romance gótico de Charlotte Brontë, a personagem é apresentada de maneira um tanto quanto parcial. Jean Rhys ficou extremamente incomodada pela maneira injusta com que a personagem, a seus olhos, foi retratada e decidiu dar voz a ela. Assim, nasceu Vasto Mar de Sargaços, uma espécie de prequel de Jane Eyre, que narra a história prévia de Bertha — ou Aintoinette, como descobrimos ser seu verdadeiro nome. Jean Rhys divide a narrativa em três partes e sua escrita é bastante impressionista: temos acesso às impressões das personagens sobre cenários, acontecimentos e umas sobre as outras. Acima de tudo, enxergamos em cada uma dessas impressões suas próprias personalidades e pré-conceitos refletidas no que vêem. O livro fala de loucura, de opressão à mulher, de sexualidade, do poder de colonizadores sobre colonizados, de preconceito racial; em linhas gerais, demonstra as diferentes e desiguais relações de poder em que sempre uma parte é a que controla e a outra é controlada. Foi uma leitura incrível, que abriu minha mente para enxergar situações com outros olhos, além de ter me proporcionado uma imersão completa em uma escrita maravilhosamente bem construída.

A Casa do Lago - Kate Morton

Esse, certamente, foi o livro que mais me surpreendeu no ano. Não esperava que A Casa do Lago tirasse meu fôlego como tirou, nem que me proporcionasse a leitura extremamente envolvente com que fui presenteada. As horas que passei ao lado da obra de Kate Morton me fizeram esquecer do mundo ao meu redor. Apesar de um livro denso por conta do detalhamento esmerado que a autora dá na descrição de cenários e personagens, encontrei uma leitura totalmente fluida, na qual cada detalhe se mostrou imprescindível para que Morton conseguisse construir o que desejava e guiar o leitor pelo caminho que ela pretendia. O livro me surpreendeu do começo ao fim, cada hora me enganando de uma maneira diferente. Entrega suspense, romance, drama, contexto histórico. Tem características metalinguísticas, fala de amor, família, perda, medos, remorsos, esperança. Acima de tudo, fala de buscas, aquelas que fazemos sobre nós e sobre nossas vidas. Sem dúvidas, um dos livros mais completos a que já tive o prazer de ler e que me proporcionou experimentar as mais diversas sensações ao longo de suas páginas.

Mayara

Entre tantas leituras incríveis, algumas fantasias ganharam meu coração:




Trono de Vidro, Império de Tempestades - Sarah J. Maas 

Mais um capítulo épico da saga da nossa rainha Aelin que veio cheio de reviravoltas, surpresas, destruição, paixão e guerra, aqui alianças são formadas, decisões difíceis tomadas, a guerra está cada dia mais próxima, e o inimigo cada dia mais forte. Este livro foi arrasador e como toda obra desta autora maravilhosa me arrebatou e deixou querendo mais.

A Fúria e a Aurora - Renée Ahdieh

Esta obra me surpreendeu e conquistou completamente meu coração, aqui temos magia, uma terrível maldição que precisa ser quebrada e um romance arrebatador e que cresce aos poucos aquecendo nosso coração, temos personagens fortes, um cenário belíssimo é uma cultura diferente e que vale a pena conhecer, é um retelling maravilhoso, mágico e que vale a pena cada momento de leitura. 

Sonhos de Avalon, A Última Profecia - Bianca Briones

Sei que não é surpresa esta obra estar aqui, mas não poderia deixar de incluir em meus favoritos esta obra após ser publicada. Aqui temos uma fantasia rica em detalhes, com cenários mágicos, cheia de aventuras e com um romance arrebatador e que faz doer o coração. Eu amo esta história de todo o meu coração e a levarei para a vida, pois é maravilhosa.


Paola

Vocês já viram meu vídeo de favoritos do ano, não é mesmo? Lá abri meu coração e coloquei mais de 10 livros preferidos. Mas, se precisasse escolher apenas três, provavelmente eles seriam:


It Ends With Us

MARAVILHOSO. Doloroso, cruel e sincero. O livro aborda um tema completo e real - que representa muitos relacionamentos atuais. É o tipo de leitura que machuca, mas ao mesmo tempo ensina valiosas lições aos leitores. 

Corte de Névoa e Fúria

Incrível é pouco para descrever essa história. Fazia tempo que uma fantasia não me cativava tanto. Fiquei apaixonada pela autora, pela trama e por esses personagens maravilhosos.

Outros Jeitos de Usar a Boca

Livro de poema que acabou comigo. Chorei muito lendo e vi muito de mim - de quem já fui e de quem me tornei - nesses poemas. Eles são cruéis, reais, sensuais e sinceros e, exatamente por isso, fazem com que o leitor não se sinta sozinho. Recomendo demais!


Espero que tenham gostado de conferir nossas melhores leituras de 2017! E que 2018 seja um ano ainda mais maravilhoso e, claro, repleto de ótimos livros.



Beijos






Comentários via Facebook

1 comentários:

  1. Pah!
    Os da Aione já tinha visto no vídeo dela.
    Adorei as escolhas da Mayara e da Paola e quero ler todos.
    Desejo uma semana abençoada e Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova.”(G. K. Chesterton)
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Resenhas

© Livros & Fuxicos – Desenvolvimento com por Subir