Newsletter

assine a newsletter!

E receba a notificação de novos posts por e-mail

março 20, 2018

Orgulho & Paixão: Uma novela para os fãs de romance

Por Paola Aleksandra



Orgulho e Paixão é a próxima nova novela da Rede Globo e estreia hoje, dia 20 de Março, às 18 horas. Escrita por Marcos Bernstein, a trama promete muito romance, diversão e, principalmente, personagens femininas cativantes e empoderadas.

A trama gira em torno dos dilemas do começo do século XX e, no fictício Vale do Café no interior de São Paulo, traz como protagonista a família Benedito. A matriarca, Ofélia, sonha em casar as cinco filhas com homens de posses, mas as meninas sonham com muito mais. Assim, a novela gira em torno dos sonhos de uma mãe, das personalidades distintas de suas filhas e do papel feminino na sociedade daquela época – e tudo isso com um toque de época que eu amo!


Em Fevereiro tive a oportunidade, ao lado de outras fãs de literatura, de conhecer os bastidores da novela já que – algo que pela sinopse os fãs já devem ter percebido – ela foi inspirada em algumas obras da Jane Austen. A família principal vem de Orgulho e Preconceito, assim como as irmãs Elizabeta, Jane e Lídia. As personalidades e os conflitos de Razão e Sensibilidade e A Abadia de Northanger, deram origem as jovens Mariana e Cecília. Ainda, a melhor amiga de Elizabeta será inspirada na protagonista do romance Emma. E, não menos importante, a vilã Susana foi baseada em Lady Susan.


Veja a lista completa dos atores escalados e seus personagens aqui.

Como todo fã, confesso que meu maior medo era de que as obras não fossem respeitadas ou exaltadas tanto quanto deveriam. Mas, em poucos minutos conversando com o autor tive a certeza de que a novela é, não uma adaptação, mas sim uma inspiração. Marcos reuniu o que mais gosta nos livros da Jane Austen e criou seu próprio universo. O clima é de romance, diversão, leves pitadas de reflexão e vestidos lindíssimos, o que significa que a novela é perfeita não apenas para os fãs de Austen, mas também para todos que amam bons romances de época.



Algumas curiosidades que descobrimos na visita:

• As personagens vão falar sobre empoderamento de uma maneira leve e atual;
• Cada uma das irmãs Benedito usarão roupas de uma determinada cor – a ideia é que o telespectador visualize o quanto são únicas e especiais;
• Os cenários estão incríveis;
• Muitos dos atores leram os livros para se inspirar (conversamos com Anajú, que interpretará Cecília – e que por sinal é uma fofa – e ela disse que foi importante mergulhar no mundo dos livros para se inspirar, e que até Harry Potter ela releu para criar a mente cheia de imaginação da sua personagem);
• As conversas irão respeitar o período e a época, mas não serão formais em demasia.

Quer saber mais sobre o cenário e alguns detalhes da trama? Então olha o vídeo que gravei da visita (não podemos gravar muito, mas valeu a pena ver os bastidores dessa novela tão bem estudada e criada):




Ou veja direto no Youtube: aqui.


A novela começa hoje e já estou ansiosa para o primeiro capítulo! Vamos levar em conta que se trata de uma inspiração e se jogar nesse universo romântico e surpreendente.

Beijos


Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Nossa fiquei com uma super vontade de ver, tentei ver uns trechos no site hoje, mas não terminei, achei engraçado a parte que vi, acho que vou dar uma chance!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo Pah! Novela de época sempre tem um charme, agora uma inspirada em Jane Austen é demais para os nossos corações! Uma pena que eu não consiga acompanhar :/

    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não pude acompanhar direito a novela, mas no único episódio que assisti pude sentir um sentimento de alegria por estar vendo personagens tão queridos agora na versão br <3. Agora saindo um pouquinho do universo Jane Austen: Paola, você precisa ler "Preciso Saber", da Karen Cleveland, porque pense numa trama maravilhosa, além de ter uma personagem principal extremamente humana. Estou no chão com o livro, bem na vibe do "Que tiro foi esse?" Se você ler, faz uma resenha, pfvr!

    No mais, parabéns pelo blog, Bj!

    ResponderExcluir
  4. Ual, que mágico. Espero que atenda as minhas expectativas assim como os livros que li.
    portalmeraki.blogspot.com

    ResponderExcluir

Resenhas

© Livros e Fuxicos • Por Paola Aleksandra – Desenvolvimento com por Subir