Newsletter

assine a newsletter!

E receba a notificação de novos posts por e-mail

O primeiro livro da série de Jéssica Cluess, perfeito para surpreender fãs de fantasias já bem habituados com magia, profecias e triângulos amorosos. Henrietta Howel tem o poder de explodir em chamas. Quando é obrigada a expor suas habilidades ela tem certeza de que será executada. Apenas os feiticeiros podem usar magia, e nenhum deles é mulher. Ela se surpreende quando não só é poupada da guilhotina, mas também nomeada a primeira feiticeira em séculos. Ela é a garota profetizada, aquela que derrotará os Ancestrais – seres sanguinários que aterrorizam a humanidade. Henrietta então passa a treinar dia e noite com um grupo de feiticeiros ansiosos para testar as habilidades – e o coração – da garota da profecia. Mas será que Henrietta é mesmo a garota da profecia?

Fantasia | 336 Páginas | Editora Galera Record | Classificação 4,5/5
Skoob | Compare & Compre: SaraivaAmazon | Resenha @mayeosvicios

Ambientado em uma época medieval, onde os homens dominavam o mundo e somente eles estavam em posição de poder, uma época onde a magia existe e os feiticeiros são a esperança de todo o povo diante da ameaça dos sete Ancestrais, uma sociedade machista, conservadora e fechada, Uma Sombra Ardente e Brilhante apresenta Henrietta Howel, uma garota negra, e talvez a garota da profecia que que terá o poder de salvar a todos. Aqui a jovem precisa enfrentar muitos obstáculos para conquistar o seu lugar, se fazer ser ouvida e obter respeito de todos ao seu redor. Talvez este seja um dos elementos mais importantes da narrativa, pois em uma obra de fantasia mais uma vez vemos a representatividade feminina sendo abordada e de forma a nos fazer pensar, refletir e a torcer pela protagonista.



Howel é uma garota comum que descobre ter o poder das chamas dentro de si, ela vive em uma comunidade remota, um vilarejo, onde leciona para garotas em uma escola super conservadora e que sofre nas mãos de seu diretor, um homem abusivo. Certo dia eles recebem a visita de um feiticeiro que está à procura de uma garota com poderes especiais, a garota da profecia. Howel tenta se esconder e acalmar as chamas que ardem dentro de si, mas mesmo com a ajuda de seu amigo Rook ela é descoberta e levada para a casa deste feiticeiro, onde será treinada para receber sua comenda e se preparar para lutar contra os temidos Ancestrais, que aterrorizam o mundo com sua sede de sangue e destruição.

Entretanto Howel não sabe nada sobre seu passado, sua origem e a origem de seus poderes, e uma vez em treinamento perceberá o quão difícil será dominar o seu dom. E nesta busca pelo conhecimento, domínio e aprendizado, ela embarcará em uma jornada de autoconhecimento, desvendando os mistérios do seu passado, o que significa realmente esta profecia e qual seu papel na história. Howel tem uma personalidade muito forte e no início parece ser uma garota teimosa, entretanto com o passar das páginas percebemos que não é este o ponto e sim a forma que ela encontra de lutar para ser ouvida e respeitada neste universo totalmente machista e dominado pelos homens, afinal se hoje precisamos do dobro de esforço para sermos reconhecidas de forma igual a um homem, imagina numa época em que não tínhamos voz? E aqui mais uma percebemos como nós garotas e mulheres somos a todo momento testadas, como passamos a duvidar de nós mesmas e a questionar se somos realmente merecedoras de tal título ou posição, ponto extremante reflexivo na obra e que nos conecta mais ainda a protagonista.

Outro aspecto que gostei muito na narrativa é o laço de amizade entre a protagonista e Rook, pois desde pequenos protegem um ao outro, e agora com as responsabilidades que cada um adquire têm que se proteger mais ainda. Rook é um garoto marcado pela crueldade dos Ancestrais e consequentemente rejeitado por todos ao seu redor, então o carinho e amizade entre os dois é algo lindo de ver, pois Howel não mede esforços para proteger quem ama, não importa quem terá que enfrentar, e mesmo que o destino os leve por caminhos opostos, eles sempre tentam se manter na vida um do outro, mantendo sua amizade.

Gostei muito da leitura, e com certeza o primeiro livro desta trilogia nos deixa ansiosos por suas continuações e curiosos em saber quais serão os próximos desafios de nossa protagonista. Com certeza é uma obra que vale a pena ser lida e que encantará tanto aqueles que curtem uma boa fantasia quanto os leitores que procuram por temas atuais e reflexivos.

Sobre a Série


Uma Sombra Ardente e Brilhante é o primeiro volume da série Kingdom on Fire, até o momento composta por três livros (já publicados pela autora, mas ainda não lançados no Brasil).




Beijos

Comentários via Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Resenhas

© Livros e Fuxicos • Por Paola Aleksandra – Desenvolvimento com por Subir