Newsletter

assine a newsletter!

E receba a notificação de novos posts por e-mail


Oi, galera! Tudo bem? Hoje vamos conversar sobre profissão, futuro e oportunidades de emprego!

Está pensando em mudar de emprego ou sair do desemprego? O acabou de sair da faculdade e estar a procura de boas oportunidades? O primeiro passo para alcançar os seus objetivos profissionais é saber como elaborar um currículo que se destaque e que te ajude a conquistar a vaga que você tanto almeja. Criamos um passo a passo mesmo de como elaborar um currículo vencedor e ter uma chuva de propostas de emprego. Vem ver:


Reúna as principais informações
O primeiro passo para entender como elaborar um currículo é ter a consciência que ele é um documento que reúne sua experiência profissional e sua trajetória. Por isso é essencial elaborar um currículo com carinho, inteligência e prestando atenção em todos os pontos.

Junte todas as informações relacionadas a sua profissão, cursos, viagens, workshops, anote tudo de incrível que você já fez e vamos para o próximo de como elaborar um currículo.



Capriche na ortografia

Um dos pontos mais analisados em todas as vagas seja qual for o setor é a ortografia e gramática. Mesmo sendo um documento com bloco de textos o português é fundamental para você que está pensando em como montar um currículo.

Se tiver dúvidas consulte um dicionário, mas não deixe de caprichar em um bom texto no seu currículo.
Revise, revise e revise mais uma vez 
Existe uma técnica usada no jornalismo que é o texto de gaveta. Ao ficar muito tempo focado em um texto você pode não notar os errinhos, por isso é importante deixar um pouco o texto de lado, dar uma volta, respirar e voltar.

Ao pegar o texto novamente você irá ver com outros olhos.

Parece bobagem, mas revisar é um ponto essencial na hora de entender os passos de como elaborar um currículo.
Mostre todos os seus talentos
Você manda bem em planilhas? coloque no currículo! Por isso aquele primeiro passo de reunir todas as informações é importante. Você vai puxar na memória todas as suas qualidades e todos os seus talentos que vão fazer o seu currículo ser vencedor e ser escolhido para a vaga que você deseja.

Vale até perguntar para as pessoas próximas quais seus talentos e quais áreas você tem mais facilidade. Isso vai ajudar a entender como elaborar um currículo que de fato combine com você.

Deixe a modéstia de lado e reconheça seus talentos, isso vai contar pontos no processo seletivo.
Peça para alguém da área avaliar o seu currículo
Você já reuniu todas as principais informações, escreveu seu currículo, revisou, incluiu todos os seus dons,  agora hora de ver se dá para melhorar (sempre dá) ou então seu currículo já está um sucesso e perfeito para a vaga dos sonhos.

Para isso conte com a ajuda de alguém da área que possa analisar seu currículo e te dar algumas dicas preciosas.

Caso você não conheça ninguém, pode entrar em grupos no Facebook, pesquisar no LinkedIn e fazer seu network e de quebra conseguir uma opinião sincera sobre o seu currículo.
Como anda o seu Linkedin?
E por falar em LinkedIn, como ele está? A empresa antes de te chamar para uma entrevista fará um levantamento sobre a sua vida inteira nas redes sociais, e o LinkedIn é uma rede social voltada para o trabalho por isso é importante mantê-la atualizada.

Você pode inclusive depois de entender como elaborar o seu currículo postar lá, assim você já mostra que é craque no assunto e leva a sério a sua carreira profissional.

Procure fotos mais profissionais, compartilhar textos da área e fazer conexões relevantes, isso vai te ajudar a ganhar uma estrelas no processo seletivo. 
Apresentação campeã
Pronto, você já entendeu como elaborar um currículo e está empolgado para divulgar o seu currículo vencedor para todas as vagas que te interessam.

Agora é hora de mandar bem na apresentação, dois parágrafos resumindo: quem você é e seu objetivo vão complementar o envio do currículo.

Essa carta de apresentação é o primeiro contato entre você e a empresa, por isso precisa ser uma apresentação campeã que vai te ajudar a emplacar o trabalho dos sonhos.

Seja claro, objetivo, criativo e mostre disponibilidade. As empresas gostam de pessoas animadas e que demonstram paixão pela profissão. Será que você tem feito isso da forma certa?

Lembra da dica de como elaborar um currículo de mostrar para alguém da área? Então já manda a cartinha de apresentação junto e tenha uma segunda opinião sobre como você se coloca no mercado de trabalho. 
Check list do currículo vencedor 
Para você não perder nenhuma informação vamos ao check list!
  • Fonte e tamanho do texto alinhado com o seu objetivo profissional;
  • E-mail de envio sem apelido carinhoso;
  • Todas as informações atualizadas;
  • Atividades extras e talentos bem posicionados;
  • Ortografia e gramática impecáveis;
  • Carta de apresentação caprichada;
  • Arquivo salvo em PDF com nomeação conivente;
  • Redes sociais atualizadas de forma profissional.

Agora é só separar os seus documentos e se preparar para começar a trabalhar em um emprego que seja importante para a sua carreira e que te ajude a conquistar seus objetivos.

Entender como elaborar um currículo que seja conivente com a sua personalidade, meta e posição no mercado de trabalho é essencial até mesmo para ajudar os amigos em situação de desemprego e poder dar um UP na sua carreira.

Aproveite todas as dicas, faça o check list e coloque tudo em prática. Saia da área de conforto e pense como elaborar um currículo que seja tão bom que irá se destacar em meio a todos os outros.

Capriche no título do e-mail, na apresentação e em cada detalhe do seu currículo. Temos certeza que você terá sucesso nessa empreitada. Aproveita e compartilha esse texto com seus amigos e familiares que estão precisando de dicas de como elaborar um currículo.


Boa sorte!








Esta postagem é um publieditorial. O texto foi enviado para publicação e o crédito da primeira imagem pertence ao Livros & Fuxicos.

Comentários via Facebook

4 comentários:

  1. Oi Pah.
    Que bacana essa postagem, principalmente para quem está entrando no mercado de trabalho agora. O currículo é o primeiro contato com a empresa, ou seja, é importantíssimo a boa apresentação.
    Beijos

    Divagando Palavras
    www.divagandopalavras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! E são poucas páginas para apresentarmos tudo o que somos, né? Que bom que gostou da postagem, fico feliz ♥

      Excluir
  2. Nossa Pah! Amei amei! Não sabe como suas dicas me ajudou! Você sempre posta as coisas na hora certa!! Haha♥️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fico muito feliz! É tão bom quando as dicas que posto por aqui realmente ajudam e inspiram vocês ♥

      Excluir

Resenhas

© Livros e Fuxicos • Por Paola Aleksandra – Desenvolvimento com por Subir