agosto 14, 2018

[Resenha + Sorteio] Os Últimos Dias – Bela Dias

OS_ULTIMOS_DIAS_BELA_DIAS_ResenhaO tempo é algo subjetivo. Ele pode ser infinito para alguns e efêmero para outros. No entanto, uma coisa é certa: todos nós temos nosso tempo. E o de Raquel e Gabriel está acabando, pois ambos foram diagnosticados com leucemia. Ela tem 16 anos e ele, 6. Apesar da diferença de idade, ao se conhecerem no hospital, os dois rapidamente se tornam melhores amigos. Juntos, descobrem como aproveitar seus últimos dias, em meio a tantos tratamentos, remédios, dores, exames e olhares piedosos, tornando a dura e triste rotina do hospital um pouco mais divertida. Seja com uma coleção de pores do sol, observando formatos de nuvens, assistindo a desenhos infantis ou lendo O Pequeno Príncipe , mas, principalmente, acreditando que em todo fim existe um novo começo.

Editora: Novo Século l 128 Páginas l Jovem Adulto l Compre: Amazon Saraiva l Skoob l Classificação: 4,5/5

Os Últimos Dias é o tipo de livro que emociona logo nas primeiras páginas – nós sabemos que não será fácil e que o tema abordado partirá nossos corações, ainda assim, mergulhamos de cabeça na leitura e nos deixamos levar pela jornada de uma jovem enfrentando seu pior inimigo: o câncer.

Raquel é o tipo de garota reservada, sem amigos e, principalmente, avessa ao compartilhamento gratuito de emoções. Ela é naturalmente desconfiada, o que só piora quando é diagnosticada com câncer. Assim que a doença toma conta, Raquel mergulha em um mundo de dor e desânimo. As pessoas a tratam com pena, algo que só a machuca ainda mais, e seu único conforto é Gabriel, um garotinho de seis anos que ela conhece no hospital. Ambos lutam como podem contra o câncer e juntos, em uma amizade inspiradora e tocante, aproveitam seus últimos dias – seja no hospital ou nesse mundo.

O livro tem um clima bem jovem: problemas na escola, primeiros amores e dificuldades em fazer amizade. É bacana mergulhar na mente da Raquel e perceber como ela não consegue entender e muito menos expressar suas emoções – algo tipicamente jovem, por sinal. Contudo, a verdade é que o câncer rouba a cena no livro: tratamento, insegurança e a piedade nos olhos dos outros são assuntos constantemente abordados. Aqui, a autora trouxe uma visão do câncer que vai além da dor física, mas que corrói aos poucos a esperança quase inexistente de Raquel. Portanto, ao mesmo tempo em que o livro é juvenil, ele também é denso e emocionante.

Contudo, preciso dizer que quem deixou meu coração apertado foi o Gabriel – amo histórias com crianças e essa em especial me conquistou logo nas primeiras páginas. O carisma do jovem é tamanho que Raquel, várias vezes, diz que Gabriel é seu pequeno príncipe (fazendo referência ao livro do Antoine de Saint-Exupéry) e é exatamente isso que senti. Gabriel é como luz que guia nossa protagonista e ilumina as páginas desse livro com seus sorrisos contagiantes e seus abraços acolhedores. Amei esse garotinho tanto quanto odiei vê-lo com câncer.

Devo dizer que a trama é recheada de clichês – o que não me incomoda nenhum pouco! Defendo a ideia de que os clichês existem porque são bons. Aqui a autora emociona e ensina na medida certa. E, mesmo que o leitor já saiba o que esperar da história, a verdade é que no final o que importa é a mensagem que fica.

No geral trata-se de uma leitura jovem, rápida (sério, li o livro em praticamente uma hora) e muito emocionante. Recomendo para todos que gostam de tramas com belas mensagens de amadurecimento e superação.

Fico curioso? Então vem acompanhar a autora nas redes sociais: Facebook SiteInstagram

Sorteio

Que tal concorrer a esse livro lindo? Para participar basta:

  • Possuir endereço de entrega no Brasil;
  • Comentar nessa resenha (Só serão aceitos comentários relacionados com o conteúdo da postagem);
  • Preencher o seguinte formulário: a Rafflecopter giveaway

Prontinho, agora você já está participando! A promoção fica no ar até o dia 14 de Setembro e o ganhador será divulgado na segunda-feira, dia 17. Lembrando que o mesmo tem até 48 horas para responder o contato de solicitação de endereço, se não, realizaremos um novo sorteio. Além disso, vale salientar que o envio do prêmio pode demorar até 40 dias.

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

13 Comentários

  • Unknown
    13 setembro, 2018

    Que lindo Pah, só de ler a resenha me bateu uma vontade imensa de conhecer e apreciar a escrita dessa autora. Tema delicado, onde somente quem acompanha/ou de perto sabe o quão é difícil. Espero que um dia possamos amenizar essa doença que já levou tantas pessoas queridas, inclusive minhas ://. Ansiosa desde já pelo sorteio, amo seu blog ��

  • Adriana C.
    03 setembro, 2018

    Esses temas que envolvem pessoas doentes são extremamente emocionantes!E acontece na vida real , de repente a gente encontra as pessoas mais maravilhosas do mundo nos momentos mais difíceis da vida. Já amei o Gabriel e quero muito saber o final dessa história e saber se a vida dará uma outra chance a eles.

  • Fabiana Scola
    30 agosto, 2018

    Certamente é uma daquelas historias lindamente tristes, cheias de aprendizado e profundidade, a começar com a apresentação dessa narrativa, digo isso pq quem está nessa situação de "ultimos dias" não vai pensar nas horas extras que deixaram de fazer e sim nos momentos que perdeu com os que amava, os nascer do sol, o gosto de uma comida enfim, isso tudo dão banal e tão importante ao mesmo tempo e que muitos nãos e dão conta.. O modo que tu apresentou esse livro foi bastante sincera o que é bacana, concordo que mesmo sendo super juvenil ele apresenta lindas lições e tudo relacionado a crianças ainda mais dodoi, tocam o leitor de forma impactante. Deve ser muito bem escolhido o momento de leitura.

    • Paola Aleksandra
      14 setembro, 2018

      Parabéns Fabi! Você foi a grande sorteada ♥ Espero que goste do livro tanto quanto eu gostei 🙂

  • Francisca Elizabete
    29 agosto, 2018

    Raquel e Gabriel são daqueles personagens que tem muito a nos ensinar! Gosto de livros que ensinam alguma coisa de bom e me emocionam!! Nós que já passamos pela fase da adolescência, sabemos o quão difícil é, o quanto precisamos de carinho e compreensão!! E que bom Raquel e Gabriel se conheceram, pois um ajuda o outro na luta contra essa doença devastadora!!

  • Douglas Fernandes
    18 agosto, 2018

    Minhas leituras são bem diferentes, gosto muito de ler romance policial, um suspense ou terror estilo Stephen king, mas gosto de ler um pouco de tudo, as vezes saio do que costumo ler e pego um livro no estilo mais romance, Enfim esse livro parece ser bem interessante, me lembrou um pouco de mim que sou bem tímido e calado, me lembrei na escola que tinha dificuldade em fazer amizades e conversar… hahahaha
    Participando da promoção e torcendo!!

  • Paula Carvalho
    18 agosto, 2018

    Eu me emocionei só em ler a resenha, quem dirá com o livro por completo. Amo e odeio ao mesmo tempo esse tipo de leitura, por causa daquele nó que fica na garganta, sabe. Mas é tão bom olhar por um outro ângulo essas situações que todos tratam da mesma forma. Gostaria muito de ler, de verdade. 🙂

  • Nicole Longhi
    18 agosto, 2018

    Não conhecia o livro, mas achei encantadora essa premissa!
    Gosto de clichês em livro assim, parece ser obvio ma sempre nos emociona.
    Já coloquei na listinha.

    beijinhos
    She is a Bookaholic

  • Duas Livrólatras
    15 agosto, 2018

    Este livro me parece ser muito emocionante, além de se tratar de uma história com o tema câncer, ainda envolve crianças que confesso ser também meu ponto fraco. Fiquei super curiosa pela leitura. Amei a resenha Pah!

  • Ana Carolina Mendes
    15 agosto, 2018

    Amo livros que fazem a gente refletir com mensagens de superação.. Quero muito ler 'Os útimos dias'! Beijo Pah!

  • Patricia FQ
    15 agosto, 2018

    Que assunto pesado. Não consigo imaginar o quanto é difícil passar por uma situação dessas, muito triste. Gostei do livro ser curto, assim sofremos menos.

  • Anna Mendes
    15 agosto, 2018

    Oi Paola!
    Adorei a resenha!
    Nossa, que linda a premissa desse livro!
    Deve ser uma história realmente triste, mas também muito emocionante!
    Só da autora fazer referência ao Pequeno Príncipe, já fico com o coração apertado!
    Vou torcer para conseguir ganhar um exemplar e ter a chance de conhecer essa história 🙂
    Bjos!

  • RUDYNALVA
    15 agosto, 2018

    Pah!
    O livro parece tão enternecedor e cheio de clichês que amo, com grande lições de vida e de fácil leitura.
    Bem quero ler!

    Participo e sairá divulgação no blog.
    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Uma ótima semana!
    “As religiões são caminhos diferentes convergindo para o mesmo ponto. Que importância faz se seguimos por caminhos diferentes, desde que alcancemos o mesmo objetivo?.” (Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA AGOSTO – 5 GANHADORES – BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!