Anúncios
fevereiro 12, 2021

CLICHÊS LITERÁRIOS

Olá, galera! Tudo bem com vocês? Hoje vamos falar sobre algo que divide muitas opiniões no universo literário. Porém quando bem construídos, não podemos negar que faz toda a diferença na história. E estamos falando dos Clichês Literários!

Sabe quando você lê um livro e pensa “Aaaah, já sei o que vai acontecer e como isso vai acabar”? Pois bem, normalmente isso acontece quando aparece alguma situação em que já estamos acostumados a ver e saber o final, porque (na maioria das vezes) são iguais haha

Mas lembrando que nem todo clichê significa falta de criatividade, algumas histórias começam de um jeito e dão uma reviravolta tão grande que nos surpreendem. Além disso, eles são os maiores remédios para curar uma ressaca literária, já que não existe nada melhor do que ler um clichê que adoramos muito.

Pensando nisso, o Livros & Fuxicos resolveu fazer uma lista com os Clichês Literários mais comuns e que quando a gente bate o olho já sabe como vai terminar:

  • Triângulo Amoroso: Esse é um dos maiores da história da literatura. Quem nunca ficou na dúvida de com quem a mocinha ou o mocinho vai terminar? Triângulos bem construídos nos deixam aflitos pelo final, mas em outros casos sempre tem alguém sobrando e a gente realmente já espera o final.
  • Se apaixonar pelo(a) melhor amigo(a): Outro clássico dos clichês é essa paixão avassaladora que é descoberta com o passar do tempo. Os amigos estão juntos até que, de repente, um olha de maneira diferente para o outro, começa a reparar em coisas que nunca reparou antes e nós já esperamos por esse final em que torcemos desde o início, não é mesmo?
  • A(O) Escolhida(o): Esse lidera as histórias de fantasia. O(A) personagem principal tem sua vida tranquila e longe de toda confusão do mundo. Até que batem na casa dele(a), avisam que existe uma longa missão pela frente e que só ele(a) pode resolver todo o caos. Quem nunca ouviu falar de uma história assim? Mas a verdade é que a gente ama e fica esperando pelo fim de qualquer jeito.
  • Amor Proibido: O casal que não pode ficar junto é um dos líderes nesse segmento também. Ou as famílias são rivais, ou as famílias não aceitam quem o outro é, ou eles vão mudar de cidade, entre outros fatores. Sempre tem algo que tenta impedir o amor entre os protagonistas das histórias, mas do lado de cá a gente vibra, chora e nas últimas páginas torce mais do que nunca para que tudo dê certo.
  • Se apaixonar pela pessoa que odeia: E aquele casal que sai no tapa todas as vezes que se encontram, enchem um ao outro de desaforo, mas a gente sente que tem um negócio ali? Os famosos “cão e gato” também são destaques nos clichês que conquistam os nossos corações e a cada vez que eles se encontram, as coisas vão mudando e nós vamos nos apaixonando juntos. 
  • Casal que divide o mesmo ambiente: “Alugamos uma casa que só tem um quarto” hahaha. A gente lê essa frase na sinopse e já sabe como vai ser o final do livro, não é mesmo? Mas o mais interessante é o quanto a história nos envolve da mesma forma, como se a gente não soubesse de nada. Porém, amamos igualmente!
  • Mocinha que sonha com o mocinho: É claro que tinha que ter esse clichê super épico, a mocinha que sonha exatamente com o mocinho que, um tempo depois, vai aparecer pra ela. Quem nunca? E quando o encontro acontece, sempre vem o flashback do sonho, a troca de olhares e tudo o que a gente ama em um romance.
  • Namoro de conveniência: Ai, ai, esse clichê! Sempre tem alguém precisando de socorro amoroso em um momento desesperador. Um baile de formatura, um casamento da(o) ex, uma festa de aniversário e sempre tem um estranho(a) que caiu do céu e está ali para a salvação. A energia bate na hora e todo mundo já conhece o desfecho de todas essas histórias, né?
  • Nerd X Popular: Por último, mas não menos importante, temos também o velho clichê da pessoa nerd que se aproxima da pessoa popular no grupo de estudos ou no serviço comunitário da escola e começam uma relação super especial. No final são eles contra o mundo e isso é totalmente fofo, vai!

 

E aí, gente? Gostaram desses clichês super legais e que, com certeza, amamos tanto? Deixem nos comentários outros que não foram citados aqui, mas que vocês também adoram no momento da leitura!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário