novembro 08, 2013

[Resenha] Polícia Paranormal – Kiersten White

Evie trabalha para a Agência Internacional de Contenção Paranormal: sua melhor amiga é uma sereia, seu ex-namorado é uma fada, ela está se apaixonando por um transmorfo e é a única que pode ver através do glamour paranormal. Mas a chegada de Lend, um metamorfo misterioso, e muito, muito gato, à AICP vai despertar várias dúvidas que Evie não sabia que carregava dentro de si. Seria ela mesma uma paranormal? Seria a AICP tão nobre quanto parece? 

Editora: Galera Record l 384 Páginas l Jovem Adulto Sobrenatural l Compre aqui: Amazon l Skoob l Classificação: 4/5

 

Paranormalcy foi uma das minhas grandes surpresas literárias de 2012, chegando até a figurar com destaque minha lista de romances favoritos. Quando li o livro, curiosa demais para aguardar sua publicação nacional, me apaixonei perdidamente por essa história misteriosa e surpreendente. Naquela época eu me deixava emocionar e envolver fácil pelas tramas sobrenaturais, até porque não é segredo para ninguém que sempre gostei de literatura juvenil figurada por vampiros, lobisomens e outras espécies do submundo, entretanto de um ano para outro minhas predileções literárias mudaram, fato que me fez iniciar a leitura de Polícia Paranormal tomada por um intenso sentimento de dúvida: um lado meu tinha certeza que eu iria me envolver com a releitura tanto quanto aconteceu com o meu primeiro contato com o livro (que lembro até hoje de ter sido em uma madrugada de sexta-feira, a qual eu virei a noite lendo a obra) enquanto a outra parte estava receosa por já conhecer os grandes mistérios dessa surpreendente narrativa. Porém, já não diziam os sábios que nunca se lê duas vezes o mesmo livro? Pois bem, ano novo, Paola nova, edição nova, perspectiva nova e, principalmente, livro novo.

“- Não vai nos matar? (…). Sério, eu pareço algum tipo de assassino psicopata? Talvez sejam os tênis cor-de-rosa. Ou os brincos de coração?”

Em Polícia Paranormal eu fui novamente surpreendida pela ideia genial da autora Kiersten White. Em uma época (tenham em mente a data de lançamento original do livro: 2010) em que vampiros e lobisomens tomavam conta da literatura juvenil como mocinhos apaixonantes, lindos e populares, a autora apresenta algo inovador: A AICP, uma agência de controle e classificação de atividade paranormal, agência a qual somos apresentados pelo olhar crítico e corajoso de uma jovem adolescente apaixonada por rosa, roupas da moda e seriados juvenis. Evie tem tudo para ser considerada completamente normal, entretanto ela tem o dom de ver além da aparência de todos os seres sobrenaturais – ela os enxerga como eles realmente são, ou seja, nada de vampiros lindos de morrer ou lobisomens com o abdômen sarado, ela vê sob o glamour e falsa beleza, o que faz dela uma ferramenta em potencial para AICP, fato que de certa maneira garante a jovem um lugar no mundo.

Como órfã tudo o que Evie conhece é a AICP e seu sistema pouco convencional de proteger os humanos; é na AICP que ela cresce, aprende e faz amizades (ela não gosta de vampiros, mas não tem nada contra sua professora lobisomem e adora de coração sua melhor amiga sereia).  Rodeada por seres antinaturais tudo o que ela mais quer é ser normal e a chegada do misterioso Lend à AICP quase proporciona essa sensação, afinal ele é o mais próximo de um adolescente que poderia ter por lá – isso se Evie deixar de lado o fato dele ser praticamente um Aquaman. Nesse ponto lemos sobre Evie tentando ser adolescente, simplesmente fazendo amizade com um cara legal, deixando-se envolver por ele sem restrições sobrenaturais e sem medo. Contudo, por mais que ela tente ser uma nova Evie a chegada de Lend a faz questionar várias coisas, ela se pergunta o que realmente é ser normal e, se não fosse suficiente, ainda precisa se preocupar com o que ELA realmente é – porque definitivamente tem algo de errado com seu coração, o que fazer com os pesadelos que a apavoram, e como lidar com a obsessão do seu ex-namorado fada em tomar sua alma. Pois é, e ela querendo ser normal.

“- Vou Sugar a vida do seu lindo pescoço branco. Suspirei. Odeio vampiros. Acham que são tão sofisticados. Para eles, não basta matá-la e comê-la como um zumbi faria. Não, ele também querem ser sexy. E acreditem em mim: vampiros? Nada. Sexy. Quero dizer, claro, o glamour pode ser muito sensual, mas o corpo de cadáver seco como um osso cintilando por baixo? Nada atraente. Não que mais alguém possa vê-los, porém. “

Outro ponto admirável é que o desenvolvimento do livro parece ser muito previsível: um possível triângulo amoroso, infinitos questionamentos sobre os seres sobrenaturais, muita ação e aventura, e claro um romance fofo, contudo a história não é nada do que esperamos. É claro que ela possui alguns clichês, mas de fato a obra é completamente nova aos olhos do leitor que precisa lidar com uma profecia enigmática, que não consegue deixar de se divertir com a forma irônica da autora retratar os seres sobrenaturais, que se envolve com a mocinha fofa e delicada que tem coragem para dar e vender, e que suspira com um casal cativante – eles são tão jovens, poderiam fazer inúmeras escolhas erradas, mas mesmo assim se envolvem como amigos, confiando, escutando e se ajudando mutuamente ♥.

Quando li esse livro pela primeira vez me deixei levar pela ação e pelas surpresas inesperadas dessa obra, porém ao relê-lo pude perceber também o bom-humor da escrita da autora. E quem é que não gosta de uma obra que além de nos deixar apreensivos ainda nos diverte?  Outra coisa que percebi na releitura é que existe algo nas entrelinhas dessa obra, uma luta indireta de bem versus mal, isso sem mencionar no fato de a autora deixar inúmeros ganchos para os próximos volumes da trilogia, nos fazendo refletir sobre o que afinal vai acontecer com nossa protagonista (eu mesmo já tenho várias teorias mirabolantes, risos).

Polícia Paranormal trata-se então de obra jovem engraçada e bem humorada, que fala sobre aceitação e reavaliação juvenil, sobre sonhos, família, beijos e bailes escolares, ao mesmo tempo em que narra uma história repleta de adrenalina e mistérios. Para quem gosta de surpresas e de literatura juvenil eis uma ótima opção de leitura, quase obrigatória ouso dizer.

Ps. Eu tentei diminuir a resenha, juro!

Sobre a Série

Polícia Paranormal é o primeiro volume da trilogia Paranormalcy, composta pelos livros: Paranormalcy; Supernaturally; e Endlessly. No Brasil ainda não temos previsão de lançamento dos próximos volumes.

PS1. Tem como não amar essas capas?

Outras Capas (+ aqui):
 

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

31 Comentários

  • Larissa Gaigher
    29 novembro, 2013

    Eu realmente tenho bastante vontade de ler esse livro, ainda mais porque sou viciada numa fantasia, e esse parece muito bom. Só não gostei muito da capa, que parece livro pra criança e ainda é feia, as capas estrangeiras são muito melhores, mas fazer o que né..
    A história parece ser muito boa, do tipo que eu gosto de ler, to muito empolgada pra ler esse livro, adoro livros sobrenaturais, não me canso nunca, rs.

  • Anne Viana
    28 novembro, 2013

    Esse livro parece ser bem legalzinho me lembrou um pc de Grota Tempestade..e que capas são essas?? lindaaaaaaaaaaaaas demais!!!! só não gostei da capa brasileira!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

  • Ana M. Vasconcelos
    27 novembro, 2013

    Que capas liiiiiindas *-* Por que não vieram para cá? rs.
    Adorei sua resenha! Mas infelizmente não faz muito meu estilo.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com/

  • Adriana
    25 novembro, 2013

    Faz um tempinho que não leio nada sobrenatural, mas ganhei esse livro essa semana no Sessão extra e depois de ler sua resenha, fiquei mega empolgada pra fazer essa leitura, tomara que eu goste tanto quanto voce! E que capas lindas são essas hein? Todas estão lindas, inclusive a brasileira, adorei! 🙂

  • Oliveira
    23 novembro, 2013

    A capa original é muito mais bonita do que a brasileira. Ainda não entendi o motivo de uma manequim com uma bolsa tiracolo tudo rosa…
    Esse livro parece ser muito bom, quero ler essa série!

  • Mallu Marinho
    20 novembro, 2013

    Pelo que me pareceu é um livro bem teen, mesmo não sendo fã desse tipo de literatura, acho que é uma boa pedida para quando eu quiser algo mais leve e divertido.
    Legal que é saber que é uma série e pelo tempo de publicação, me espantei por ainda não conhecer.
    Obrigada pela dica!

  • Suuh Cerqueiraa
    20 novembro, 2013

    AMEI essa historia eu preciso urgentemente dele pra ler, a premissa é muito boa e eu adoro essas coisas sobrenaturais e tal, e ainda é uma serie OMG.

  • Pamela Verdan
    20 novembro, 2013

    Encantada com a história. Vou procurar ele agora. Por que eu sempre me interesso por trilogia e sofro esperando pelos outros?

  • Jessinha Cruz
    19 novembro, 2013

    Esse livro também já saiu em Portugal com o nome "Paranormalidade" e agora que li esta resenha ele entrou para o meu cestinho de futuras compras *-*
    Beijos, Jessie*
    http://www.fofocas-literarias.blogspot.pt

  • Karina B.
    18 novembro, 2013

    Oii Pah!
    Eu quero muito ler esse livro!
    Tenho que admitir que já enjoei um pouco dos livros sobrenaturais. Estou evitando pegar novas séries para ler.
    Mas eu achei a premissa de "Polícia Paranormal" muito interessante. Estou muito curiosa para ler!
    As capas originais são tão bonitas!! É uma pena que mudaram.

    Adorei a resenha! Você escreve muito bem Pah!
    Beijos!

  • Sika Gennargh Pelegrino
    14 novembro, 2013

    Cheguei a cansar de ler sobre seres sobrenaturais bonzinhos e lindos. Agora poderia até iniciar uma leitura nesse tema, mas acho que não tenho coragem, rs. Então seria uma boa ler Polícia Paranormal, onde mostram a verdade por trás dos rostinhos bonitos, tem um romance, é levinho (ao meu ver), e o mais importante (o que estou procurando ultimamente), também é uma obra cheia de humor.
    E aliás, me identifiquei com a protagonista, porque, como ela, não sou chegada a vampiros, haha.
    Achei todas as capas muito lindas, tanto daqui br, quanto as originais. De verdade, me senti mal em saber que compraria o livro só pela capa, kkkk. Não gosto de fazer isso, porque pra mim é um tipo de preconceito… Enfim, o bom é que não me arrependeria porque tem conteúdo que aprovaria. 🙂

  • Caroline Melo
    13 novembro, 2013

    Que sinopse doida, um ex-namorado fada? Uma melhor amiga sereia? Omg! Morri k
    Apesar de ter achado bem fofa a nossa capa, a capa original é mil veZes mais linda.
    Enfim… Gostei da história, é exatamente o tipo de livro que me prende e só consigo parar de ler quando terminar.
    Vai para minha wishlist agora, i need!
    Beijos.

  • Mari Gomes
    12 novembro, 2013

    O tema sobrenatural já está um pouco desgastado para mim, acho que provavelmente foi o excesso de leituras do gênero. Porém a história de "Polícia Paranormal" para ser extremamente cativante, pelos trechos que você colocou aqui vejo que é uma leitura super leve e fácil de se levar. Sem contar que essa capa é linda (tenho um fraco enorme por capas). Com certeza está na minha lista de aquisições futuras!
    Adorei, beijos!
    http://d-eepblue.blogspot.com/

  • Mirelle Candeloro
    11 novembro, 2013

    Ai Pah, você ainda vai me levar à falência.. kkkk Eu já tinha amado a capa e a premissa da história desde que vi nos lançamentos do mês passado, mas depois da sua resenha, preciso lê-lo. Muito interessante a autora ter posto a protagonista como uma paranormal que enxerga além das aparências. Talvez seja terrivelmente assustador olhar por dentro daqueles vampiros sarados que tanto amamos.. kkk Valeu pela resenha, amei! Beijos, Mi

    http://www.recantodami.com

  • Polly
    11 novembro, 2013

    Quando vi a capa desse livro não liguei "o nome a pessoa" por assim dizer, agora lendo sua resenha e prestando atenção é que fui descobrir que uma das serie mais comentadas daquela época e que eu ouvi tanta gente falando dela. Com certeza entrou pra minha lista de livros desejados!
    P.S. As capas americanas deram de lavada na nossa, que não é feia, mas em comparação não tem nem o que falar…

  • Rayme
    11 novembro, 2013

    estou um pouco saturada já de histórias assim, e não pretendo ler este livro, apesar de achar a história um pouco interessante!
    a capa também é bem atrativa, mas mesmo assim, não me ganhou
    quem sabe mais pra frente eu leia, mas agora não pretendo não…

  • Ana Luisa Ricardo
    11 novembro, 2013

    kkkkkkkkkk Eu ri só naquele quote do vampiro não ser sexy! kkkkkkk Tenho que comprar esse livro, ai, para com essas resenhas que me fazem ficar falida 🙁

  • J. A. Santos
    11 novembro, 2013

    A maioria dos blogs fala muito bem sobre este livro, eu tô louco para lê-lo, pois amo o Paranormal. As capas são muito lindas. Só não gostei da brasileira. Minha primeira vez aqui. Passa lá no meu blog. Esperando a sua visita.
    Abraços!
    J. A. Santos

  • Jacqueline Braga
    11 novembro, 2013

    Oie Pah
    as capas americanas são tão divas, não sei porque a galera substitui por essa com cara de chick-lit…uma pena.
    Estou curiosa para ler o livro, tinha desanimado porque me falaram que o enredo era muito bobo, agora sua resenha me deixou mais curiosa.
    bjos
    http://www.mybooklit.com

  • Tamires Pina
    11 novembro, 2013

    Gostei… rsrs… Meu Deus, preciso arrumar tempo pra ler todos os livros que tenho colocado na listinha….
    Nossa amei as capas com a moça loira…. um luxo… já a versão brasileira… me remete a um livro bem juvenil…

    Bjuss

  • jay
    10 novembro, 2013

    Oi Pah faz tempo que não passo por aqui para comentar e ler as novidades do mundo literário adoro o seu blog mais essa ano foi muita coisa acontecendo ao mesmo tempo,agora tenho mais tempo para as resenhas maravilhosas que vc e as meninas escreve.

  • O Mistério de Hill Forls
    10 novembro, 2013

    seguindo ^^ Retribui ?

  • O Mistério de Hill Forls
    10 novembro, 2013

    oláaa! adorei seu blog, aproveitando a oportunidade e o espaço, já que seu blog é um blog literário, queria perguntar se não tem como me dar uma ajudinha na divulgação do meu livro. Meu sonho é ser escritora e eeu estou correndo atrás dos meus direitos autorais para pública-lo, por gentileza se gostar do meu blog, tem como me dar essa moralzinha na divulgação? bjs, desde já agradeço.

    http://omisteriodehillforls.blogspot.com.br/

  • Anônimo
    10 novembro, 2013

    Gostei muito do livro e da sua resenha, pelo fato de ter ressaltado que apesar do tema ser comumente abordado na época a obra não era "mais do mesmo", que ela possuía um grande diferencial. Já gostei da protagonista *-* Adoro quando elas são fofas mas sabem se impor. E esse parece ser o caso. O que é ótimo! rsrsrs

  • Seguindo!!!
    Adorei a Resenha o Blog esta lindo!!!

    Retribui??
    http://overdoselite.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/overdoselite

    Bjus

  • Suzi
    09 novembro, 2013

    Oi Pah!!
    Não conhecia o livro e achei a ideia da autora super criativa e diferente!!
    Adorei a resenha *-*
    Uma policia paranormal significa então que tem muitas pessoas com diferente tipos de paranormalidade néah!!
    Fiquei super animada com o livro adorei a capa e o tema me chamou muito a atenção!!
    Pretendo comprar logo logo!!
    Bjus

  • ✿Nessa✿
    09 novembro, 2013

    Oi Pah!
    Que livro diferente, eu não conhecia ele. Eu gosto da temática, mas confesso que faz tempo que não leio nada do tipo.

    Beijos*

  • Lanifer
    09 novembro, 2013

    esse livro deve ser muito bom e essas capas são lindas mesmo 🙂
    Bjos

  • Amanda T.
    09 novembro, 2013

    Oi Pah!

    Amei a sua resenha. Eu tava de olho no livro pela capa e sinopse desde que o lançamento foi anunciado, mas tava esperando sair algumas resenhas pra eu decidir se ia valer a pena pra mim ou nao. E agora estou convencida que sim. Parece bem meu tipo, e é realmente inovador.

    Um beijo
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br

  • Gabriel Andion
    08 novembro, 2013

    O livro parece ser bem diferente de todos os outros que envolvem vampiros e lobisomens, ver através da alma deles? Parece mesmo ser algo totalmente novo, ainda mais por misturar as coisas normais de um adolescente com sobrenatural, parece um pouco com Os Instrumentos Mortais, eu acho. Adorei a resenha e nem ficou tão grande assim! rs
    Abraços,
    Gabriel

    http://letrasdepijamas.blogspot.com.br/

  • Suellen Theindl
    08 novembro, 2013

    Sobrenatural? Adoro, apesar que depois que eu li a série dos Imortais, eu fiquei realmente balançada com a minha opinião sobre esse gênero, mas talvez seja apenas coisa da minha cabeça. Enfim, adorei a resenha Pah, a história parece ser bem legal, ainda mais com esse vampiro que chega quando o que Evie mais quer ser é normal (lembrei da Ever de Os Imortais, rs) estou bem curiosa pra ler esse livro.

    Ps: Adorei as capas, mas na minha opinião, a do Brasil ficou a melhor de todas (:

    Beijos Pah.