Você conhece a Kéfera? Pois deveria! Com 22 anos, Kéfera Buchmann reúne quase doze milhões de seguidores nas suas mídias sociais (YouTube, Facebook, Twitter e Instagram). Só o seu canal no YouTube, “5inco minutos” (procura aí na internet), tem cinco milhões de assinantes e é o quarto mais visto do Brasil. Tá achando pouco? Ela ainda recebe diariamente centenas de mensagens de fãs do Brasil todo e é parada na rua a todo momento. Se o YouTube é de fato a nova televisão, como acha muita gente, hoje Kéfera é o equivalente aos antigos astros globais. Tão conhecida e amada quanto eles. Neste livro, que tem literalmente a sua cara, Kéfera parte de sua vida para falar de relacionamentos, bullying, moda e gafes e conta uma série de histórias divertidas com as quais é impossível não se identificar.
Editora: Paralela l 144 Páginas l Biografia l Compare & Compre: Submarino • Saraiva • Amazon l Skoob l Resenha: Kamila Mendes l Classificação: 5/5
Quando comecei a ler o livro autobiográfico da Kéfera, pensei: “Nossa, ela é gente como a gente!”, até lagrimei de tanta emoção. Conheci a Kéfera e o seu canal no Youtube, 5inco minutos, em 2013 por indicação de uma prima e desde então acompanho a carreira dela. Mas caso você não a conheça, aqui vai um breve histórico: Kéfera começou a fazer vídeos aos 17 anos, mais especificamente após a Copa do Mundo de 2010, quando a vuvuzela se tornou viral. Pausa para questionamento: quem foi o ser “iluminado”, e com tempo de sobra, que inventou este instrumento maravilhoso?! Voltando ao assunto: No vídeo a adolescente criticava justamente o motivo de ser da bendita vuvuzela. E desde então ela só vem crescendo, tanto quanto youtuber quanto como pessoa. Sendo assim, o livro conta a trajetória ascendente da youtuber, desde a escola até a gravação do primeiro vídeo. E a narrativa é tão envolvente que só não terminei a leitura no mesmo dia em que comecei porque estudo e trabalho, senão teria devorado as páginas em uma tarde.
Com a simpatia que demonstra em seus vídeos, Kéfera mostra que é muito mais que um rostinho bonito. Ela aborda assuntos que ainda são tabus entre as meninas (e meninos também), como sofrer bullying por não se encaixar no padrão de beleza vigente, primeiro beijo, amores de infância e adolescência, primeiro fora e a depilação íntima. É com uma naturalidade absurda que ela vai contando detalhes da sua vida, como se sentia em relação ao próprio corpo e as dificuldades de se encaixar em círculos sociais. Todas as histórias são permeadas por conselhos bem humorados para aqueles que estão passando pelo mesmo.
“Bullying é coisa séria. É comum crianças se ofenderem e até xingarem na escola. É assim desde que o mundo é mundo. A diferença é que alguns meninos e meninas levam numa boa e deixam os xingamentos que ouviram para trás. Outros carregam isso para a vida toda. Sou assim. Levei para a vida todos xingamentos que recebi, como conto neste livro.”
O grande diferencial da história é que a autora usa momentos que viveu para mostrar ao leitor que as dificuldades não são o fim do mundo e que você pode se reerguer a partir delas. O livro é muito engraçado, cheio da personalidade bem humorada e até exagerada da Kéfera, que fala de assuntos sérios de forma irônica e que não tem vergonha de falar de seus próprios defeitos. Kéfera toca em assuntos delicados sem cair no clichê e sem se tornar piegas.
“É de certo modo normal julgar os outros. Seria hipocrisia minha dizer que não julgo. Se você vê alguém sendo diferente em público, estranha logo de cara e às vezes se sente constrangido pela atitude do outro. Talvez porque formos ensinados desde crianças que precisamos ser quadrados o tempo todo. Por isso estamos acostumados a achar um pouco perturbadora qualquer coisa que se mostre original”
O livro tem uma foto de referência no início de cada capítulo, ilustrando o tema abordado. E fora isso, tem uma foto da fofíssima Vilma Teresa, cadelinha de estimação da Youtuber e paixonite dos fãs.
Beijos!
Comente via Facebook