A britânica Ruth Ware alcançou as listas dos mais vendidos do The New York Times, USA Today e Los Angeles Times com este surpreendente romance de estreia que chega ao Brasil pela coleção de suspense Luz Negra. Em um bosque muito escuro é narrado por uma escritora reclusa que aceita o convite para a despedida de solteira de uma amiga de escola com a qual não tinha contato há anos. Quarenta e oito horas depois de chegar ao local da festa, uma casa de campo isolada, ela desperta numa cama de hospital, com a devastadora certeza de que alguém está morto. E mais do que tentar lembrar o que aconteceu no fatídico fim de semana, precisa descobrir o que fez. Com uma atmosfera inquietante, em que segredos do passado são revelados aos poucos e as relações se constroem pelo entrelaçamento de admiração, carinho, inveja e ressentimentos, Ruth Ware entrega um thriller arrebatador, que não à toa a colocou entre os principais nomes do novo suspense feminino, como Paula Hawkins e Gillian Flynn. Em um bosque muito escuro será adaptado para o cinema por Reese Whiterspoon.
Editora: Rocco l 288 Páginas l Policial l Compare & Compre: Saraiva • Submarino • Amazon l Skoob l Resenha: @mayeosvicios l Classificação: 4/5
A trama nos apresenta Leonora, uma escritora reclusa que vive em seu pequeno apartamento em Londres desenvolvendo seus romances policiais e efetuando revisões. Nora, como é mais conhecida, tem uma rotina pré-estabelecida até que num belo dia – entre escrever, responder e-mails, tomar café e fazer corridas – recebe um e-mail convidando-a para a despedida de solteira de Clare, sua melhor amiga no tempo da escola e com quem não conversa há dez anos. Num primeiro momento, Nora estranha o convite. Porém, movida pela curiosidade e também na intenção de saber como está Clare depois de tantos anos, ela e Nina – amiga em comum de Nora e Clare e que ambas mantêm contato, – decidem aceitar o convite e passar um final de semana em sua antiga cidade no interior de Londres.
A despedida de solteira de Clare acontecerá em uma casa de vidro no meio da floresta no alto de uma montanha, um cenário assustador que chega a dar arrepios tanto em nós leitores, quanto nas personagens. A festa foi organizada por Flo, madrinha de Clare, que tem uma estranha obsessão em ser o mais parecida possível com a amiga, e também de fazer deste final de semana o melhor da vida de solteira de Clare. Além de Flo, Nina, Nora e Clare, participam deste final de semana Tom e Melanie. Estranhos ligados por uma amizade em comum, que aos poucos vão buscando entender onde cada um se encaixa na atual vida de Clare. O final de semana programado prometia ser inesquecível, mas acaba tornando-se um momento estranho e constrangedor que trará à tona mágoas do passado e assuntos que ficaram inacabados. Além disso, quando as coisas parecem que não poderiam ficar pior, um assassinato acontece nesta estranha casa de vidro, tornando todos os participantes suspeitos. Ou seja, o que era para ser um final de semana agradável vira um verdadeiro pesadelo e uma tremenda enrascada para nossa protagonista.
Ruth Ware, em seu primeiro trabalho, me encantou completamente. Sua narrativa é fluida e prende o leitor, principalmente com o ar de mistério na trama que nos deixa ávidos por respostas e por entender o passado de nossa protagonista. O livro é curtinho e, confesso, senti falta de mais desenvolvimento em algumas partes da história; acredito que a autora poderia ter trabalhado e desenvolvido mais alguns plots inseridos. Entretanto, mesmo sentindo falta de alguns detalhes, me vi completamente rendida e imersa dentro da história, desenvolvendo mil teorias para a resolução do mistério e do assassinato – em alguns momentos achava que era uma coisa e depois outra, para no fim ser algo parecido, mas ainda assim diferente do que eu suspeitava em princípio, portanto, ponto para a autora que conseguiu surpreender com as reviravoltas da trama.
Em um Bosque Muito Escuro é uma história fluida e gostosa de ler, que está repleta de mistério e aventura. Em um cenário macabro e belo ao mesmo tempo ela traz intrigas, representatividade e fala sobre alguns tabus, mas principalmente sobre o sentimento de inveja e vingança que podem transformar uma pessoa e a levar a cometer atos impensáveis. É uma história rápida de ler e muito envolvente que recomendo a todos.
Beijos!
Comente via Facebook