outubro 22, 2018

SENAC FRANCA E O PODER DA LITERATURA

Faz um tempinho que queria compartilhar com vocês uma das experiências mais incríveis que vivi esse ano: a visita ao SENAC de Franca (interior de São Paulo).

O convite partiu do clube literário da unidade que, assim como eu, ama o poder de transformação que a leitura detém. A ideia era compartilhar minha experiência com os alunos do Senac: quando comecei a ler, os motivos por trás da criação do Livros e Fuxicos, minha jornada como escritora e, principalmente, todas as conquistas que a leitura trouxe para a minha vida. Nosso desejo com a visita era inflamar o desejo pela leitura ao mostrar minhas conquistas, mas confesso que após duas rodadas de bate-papo, e uma conversa com mais de trezentas pessoas, eu é que fui agraciada com uma enxurrada de valiosos ensinamentos.

Para quem não sabe, o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – oferece inúmeras modalidades de ensino: técnico, graduação, pós-graduação, educação à distância, cursos de idiomas e, claro, uma grade que inclui e apoia seus alunos.  A estrutura é moderna e completa e os cursos são perfeitos para quem quer unir teoria e prática. Mas, o que realmente encanta, são os valores da empresa: todos os funcionários visam criar oportunidades que permitam que toda a comunidade, sem qualquer tipo de discriminação, tenha acesso à educação.

Nunca conheci uma empresa tão inclusiva e preocupada com a sociedade: jovens carentes que encontram no Senac a oportunidade de avançar nos estudos e conseguir bons empregos; cursos incríveis voltados aos alunos com necessidades especiais – mentais ou motoras; atividades extracurriculares que visam à união e a igualdade; professores e funcionários que lutam pelos valores pregados pela empresa; e a busca pela disseminação da literatura (seja ao compartilhar livros ou ao publicá-los). Enfim, percebi que o Senac acredita nos alunos de uma maneira maravilhosa; os preços são realmente acessíveis e o número de bolsas sociais, destinadas à parcela mais carente da comunidade, é enorme. Assim, em um único dia de visita, fui capaz de sentir na pele o que realmente significa acreditar e apoiar o potencial do outro.

Acredito que fui conquistada por tudo o que o Senac representa para milhares de brasileiros: a oportunidade de construir um novo futuro. Só quem depende do ensino público sabe o quanto é difícil conquistar uma vaga de destaque no mercado de trabalho, então é incrível encontrar empresas que buscam verdadeiramente alcançar toda a população.

Algumas coisas que aprendi nesse dia: a importância de trabalhar em um ambiente que te valoriza como pessoa (e não como produto); o valor do ensino técnico na construção de uma juventude melhor posicionada no mercado de trabalho; a esperança por trás do acesso à educação em todos os níveis sociais e econômicos; e, principalmente, a atenção ao outro e a suas necessidades especiais. Fora isso, também aprendi sobre o poder dos audiolivros no acesso da leitura a todas as pessoas – principalmente entre aqueles com síndrome de Down e/ou espectro autista.

Encontrei pessoas incríveis, recebi abraços maravilhosos e vi no rosto dos jovens no Senac de Franca a vontade de aprender mais. Foi maravilhoso e, como tudo que é especial merece ser divulgado, achei importante contar mais para vocês sobre como a empresa funciona.

Então, se está procurando uma forma acessível de mudar seu futuro, lembre-se de buscar um Senac na sua cidade. Mas, mais que isso, valorize empresas que o acolham e apoiem. Hoje, em um mundo de competição e padronização constante, é bom lembrar que ser único é especial.

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

2 Comentários

  • jady santos
    23 outubro, 2018

    Podia ser aqui na minha cidade kkk
    O SENAC é realmente uma empresa muito boa, não é atoa que é uma das mais conhecidas quando se fala em cursos e na sociedade.
    Deve ter sido um dia incrível e cheio de aprendizados.

    Beijos Jady
    http://garotaeraumavez.blogspot.com

    • Paola Aleksandra
      06 novembro, 2018

      Foi um dia incrível! E eu ia amar ir na sua cidade – quem sabe dá certo? ♥