Anúncios
fevereiro 05, 2021

ADAPTAÇÕES LITERÁRIAS INDICADAS AO GLOBO DE OURO

Quem aí ama adaptações literárias? A cada ano que passa, o mercado dedica ainda mais atenção para essas histórias e fazem filmes/séries incríveis para que possamos nos apaixonar desde o primeiro minuto.

Além disso, as adaptações estão ganhando proporções gigantescas e conquistando todo esse meio cinematográfico. Ontem (3) a HFPA – Associação da Imprensa Estrangeira de Hollywood anunciou as categorias e indicados do Globo de Ouro de 2021, e adivinhem só quantas histórias literárias estão concorrendo neste evento super importante do Cinema e da Televisão?

O Livros & Fuxicos vai listar e falar tudo sobre eles para vocês!

 

MELHOR MINISSÉRIE OU FILME PARA TV

The Queen’s Gambit (mais conhecido no Brasil como “O Gambito da Rainha”) é uma minissérie inspirada no livro de mesmo nome e que tem Walter Tevis como autor. A adaptação conta a história de Beth Harmon, uma garota órfã que é prodígio do xadrez que chega no topo da carreira, mas tem que lidar com dependência de drogas, alcoolismo e problemas emocionais. 

A série foi lançada dia 23 de Outubro de 2020 e, depois de apenas 4 semanas, se tornou o conteúdo com script mais assistido da Netflix. O livro foi lançado em 1983 e hoje tem a estética reformulada de acordo com a série.

 

 

 

Normal Peoples (Pessoas Normais) é uma série totalmente inspirada no livro também chamado “Pessoas Normais” da Sally Rooney. A minissérie, assim como a obra original, conta a história de Marianne e Connell. Ambos estudam no mesmo colégio e, enquanto Connell é super popular, Marianne é a que se sente intimidada por todos. O que ninguém sabe é que eles já se conhecem e que, futuramente, esse cenário iria mudar totalmente. 

A adaptação estreou dia 28 de abril de 2020 na Amazon Prime, mas o livro foi lançado desde 2018.

 

 

Unorthodox (no Brasil: Nada Ortodoxa) é uma minissérie que foi inspirada é um pouco baseada no livro de fatos reais “Nada ortodoxa: Uma história de renúncia à religião” da autora Deborah Feldman. A adaptação conta a história de uma judia de 19 anos que se chama Esty e que decide fugir do seu casamento arranjado e da sua comunidade que é ultraortodoxa. Ela vai para a cidade de Berlim e tenta começar uma nova vida tendo aulas de música. Até que o seu marido descobre que ela está grávida e viaja para tentar encontrá-la. 

A série foi lançada na Netflix dia 26 de Março de 2020, porém o livro teve o seu lançamento em Outubro de 2012.

 

MELHOR SÉRIE DE COMÉDIA OU MÚSICA

The flight attendant é uma adaptação baseada no livro de Chris Bohjalian que tem o mesmo nome. A série traz a trajetória de Cassie Bowden, uma comissária de bordo e alcoólatra compulsiva. Ela bebe durante o seu trabalho e passa o tempo se relacionando com pessoas totalmente diferentes e desconhecidas. Até que ela acorda em Bangkok com um cadáver de um passageiro ao seu lado da cama. Com muito medo do que pode ter acontecido, ela segue a sua vida normalmente, mas é pega de surpresa ao ser recebida pelo FBI no aeroporto de New York e isso gera uma dúvida nela de: “Será que eu posso ter sido a assassina?”

A série, que teve a segunda temporada confirmada, está disponível na HBO, foi lançada em Dezembro de 2020, mas o livro teve seu lançamento em Março de 2018.

 

MELHOR SÉRIE DE DRAMA

Lovecraft Country é uma série de televisão inspirada na obra literária de Matt Ruff que também leva o nome de “Lovecraft Country”. A adaptação, assim como o livro, conta a história de Atticus Black que, junto com sua amiga Letitia e seu tio George, sai em uma viagem por estradas dos anos 50 procurando o seu pai. A partir de então eles entram em uma luta de sobrevivência contra monstros aterrorizantes que surgem no decorrer desta jornada. 

A série está disponível na HBO, teve sua estreia dia 16 de Agosto de 2020, mas o livro foi lançado em Março de 2020. No Brasil ele foi traduzido como “Território Lovecraft”.

 

MELHOR FILME DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

La vita davanti a sé é um filme italiano baseado no do livro “Vie Devant Soi” de Romain Gary (com pseudônimo de Émile Ajar). O enredo aborda a história de Madame Rosa, uma ex-prostituta que é sobrevivente do Holocausto. Ela é responsável em cuidar de filhos de “mulheres trabalhadoras”, até que conhece um menino seneglês de 12 anos que tenta assaltá-la, mas ela resolve acolher e o ajuda a encontrar o caminho da sua vida.

A adaptação completa teve sua estreia dia 13 de Novembro de 2020, está disponível na Netflix e é estrelado por Sophia Loren e Ibrahima Gueye. Mas o livro foi publicado desde 1975.

Apesar de italiano, o Brasil também ganhou a sua versão da obra depois do lançamento da tradução chamada “A vida pela frente”.

 

MELHOR FILME DE DRAMA

Nomadland é uma adaptação baseada no livro de Jessica Bruder “Nomadland: Surviving America in the Twenty-First Century” e conta a história de Fern, uma americana que, depois de um colapso econômico em uma cidade na Nevada, decide fazer as malas e partir com a sua van pela estrada. Ela resolve explorar uma vida moderna como nômade e longe dessa sociedade que ela acha ser tão convencional. 

O filme estreou em 11 de Setembro de 2020 e é estrelado por Frances McDormand (vencedora do Orcar), mas o livro já foi publicado desde Outubro de 2017.

 

 

MENÇÃO HONROSA: MELHOR FILME DE COMÉDIA OU MUSICAL

Para essa categoria, tivemos dois filmes que foram baseados em musicais de teatro, mas que também ganharam livros e hoje viraram adaptações literárias: 

“Hamilton”, um musical inspirado na biografia do político estadunidense Alexander Hamilton.

“The prom: A festa de formatura”, um musical que conta a história de 4 atores que, depois que fracassam na carreira, vão para a Indiana ajudar duas adolescentes homossexuais a irem juntas para o baile de formatura.

 

Então é isso, pessoal! Espero que vocês tenham gostado e se ficou faltando mais alguma adaptação, deixem aqui nos comentários. Não esqueçam de acompanhar e torcer muito por todas essas histórias maravilhosas. A cerimônia para anunciar resultado do Globo de Ouro vai ser dia 28 de Fevereiro e nós estaremos conferindo tudo.

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário