Anúncios
fevereiro 16, 2021

ETAPAS PARA A PUBLICAÇÃO DE UM LIVRO

Você já pensou por quantas pessoas um livro passa antes de ser publicado? Neste post vamos descobrir como se dá todo esse processo! 

Primeiro o autor escreve, contrata um revisor, um leitor crítico e, às vezes, um leitor sensível também. Depois do texto pronto e revisado, o escritor envia a história para uma editora. Pode ser por e-mail ou pelo correio e, é nesse ponto que a paciência aperta, porque a resposta pode vir tão rápida como um piscar de olhos ou pode demorar demais. 

Outra forma de enviar um livro para uma grande editora é ter um(a) agente literário(a), de forma que ele(a) será responsável por apresentar o seu trabalho. Ou seja, ele(a) vai lutar para ver a sua história ganhando vida no mercado.

Quando o livro é aceito pela editora, vem a parte da contratação e também a compra dos direitos autorais. É um contrato enorme que vai te explicar mais sobre como vai funcionar a sua parceria com a editora, como vai ser a remuneração e a porcentagem que você vai ganhar a cada livro vendido. 

Com o contrato de publicação assinado, começa a parte da edição. Se o livro é estrangeiro, é hora de contratar um tradutor, e sempre procurar um profissional que respeite e valorize todos os temas abordados na história. Agora, se o livro é nacional, ele vai direto para a fase de preparação. Muita leitura, revisão, corte, sugestões e modificações para que a editora e os revisores possam dar sugestões. É importante para tornarmos o texto mais comercial e gostoso de ler também. Esse é um ponto fundamental do processo. 

Com o texto revisado, é hora de começar a pensar no projeto gráfico. Em como vai ser a diagramação, o início dos capítulos, a capa, lombada, contracapa, as orelhas, toda a identidade visual da história. Quando a diagramação fica pronta, a história vai mais uma vez para a revisão e, dessa vez, eles analisam se foram passados erros ortográficos ou se a configuração está perfeita, porque ninguém quer ler livros sem parágrafos e marcação de capítulos, não é mesmo?

O projeto está todo pronto? É hora de ir para a gráfica! Primeiro é impressa uma boneca, um livro molde que enviamos para a editora conferir se a capa e o texto estão todos da forma que eles imaginaram. Em caso positivo, o projeto é aprovado e impresso em larga escala. Mil cópias, duas mil, três mil, dez mil, aqui depende muito do autor e da da editora também. 

Com o livro impresso, é hora de pensar em dois pontos: a distribuição e o marketing. Para onde enviaremos esses livros? Quais serão os pontos de venda? E quais serão os fatores principais para alavancar essa história? Aqui é pensando em como a pré-venda vai funcionar, quais serão os brindes que idealizaremos para o livro, como apresentaremos a história para os livreiros e, claro, em quais plataformas anunciaremos o livro para que mais leitores conheçam e tenham interesse. Uma dessas formas são os booktubers que falam dos seus livros favoritos e indicam novos títulos. 

Em resumo, muita gente sobrevive graças à publicação de um único livro. O importante é sermos gratos à eles toda vez que nós fomos conhecer uma história nova. 

Então, espero que vocês tenham gostado e aprendido um pouco sobre esse processo tão longo, mas que nos deixa tão felizes no final.

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

2 Comentários

  • Érika Silva
    28 abril, 2021

    Amei esse post! Tenho vontade de escrever mas ao mesmo tempo realmente dá muito medo. Eu me incomodo com a fase de preparação. Não gostaria que mexessem muito na história que eu escrevi senão ela perde o sentido dela.

    • Redação Livros & Fuxicos
      Redação Livros & Fuxicos
      28 abril, 2021

      Existem as publicações independentes na Amazon também, Érika! Você pode levar sua história para o mundo da forma que preferir ♥