Anúncios
março 18, 2021

O QUE SÃO AGENTES LITERÁRIOS?

Desde sempre muitos escritores não conhecidos ou com poucas formas de acessibilidade enfrentam muitos desafios para chegar nas grandes editoras e conseguirem publicar seus livros. Isso acaba fazendo com que vários deles desistam ao longo do caminho ou procurem formas mais fáceis de publicação. Com os agentes literários, facilitou um pouco mais as coisas. Eles trabalham junto com ambas as partes, além de auxiliar o autor com os textos, o andamento e a finalização da história. Por isso, no post de hoje, vamos explicar um pouco mais para vocês sobre esse trabalho e dar dicas de algumas agências que são bem conhecidas no Brasil. 

Agentes literários são profissionais ou empresas que têm a função de intermediar as histórias dos escritores com as editoras. Eles representam os interesses dos autores, negociam direitos autorais e várias outras cláusulas dos contratos editoriais. Para fazer parte desta profissão não precisa de um diploma específico, mas é fundamental um grande conhecimento sobre o mercado editorial, das leis necessárias neste ramo e também ter habilidade em negociar. 

Por exemplo, o agente precisa investigar os perfis das editoras com frequência, estudar os catálogos, pesquisar bastante sobre os seus títulos publicados, saber sobre as vitórias e os fracassos, além de acompanhar a experiência dos profissionais que trabalham por lá. Os agentes também precisam sempre estar por dentro não só das editoras, mas de todo o mercado de forma ampla. Por isso eles sempre estão nos eventos como bienais, feiras literárias e congressos. Então, essa também é uma maneira de estabelecer grandes relacionamentos. 

Tudo isso é importante para que os agentes possam encaminhar os autores e os livros para as empresas certas, de forma com que supra as necessidades e expectativas de ambos. Esse trabalho é como se fosse um filtro para vários projetos que, todos os dias, são enviados para várias editoras do país. Por isso que essa profissão tem se tornado cada vez mais valorizada e importante para o ciclo produtivo literário. 

De acordo com essas características, não tem exigência de diploma específico para esta atuação. Mas, os agentes podem acabar se especializando em certas áreas editoriais ou escolher trabalhar em todas elas. E, como acontece com as editoras, o agente pode sim rejeitar projetos. Mas, deve assumir um grande compromisso com os autores que resolverem agenciar. 

Em termos de remuneração, o dinheiro vem dos direitos autorais e o profissional recebe um percentual em cima do que foi destinado ao autor contratado. Normalmente, essa porcentagem é de 10%.

 

INCREASY

“A Increasy é uma empresa de consultoria literária formada por profissionais experientes e dedicadas à qualidade, com foco na prestação de serviços para autores e grupos editoriais. Nossa equipe é formada por quatro profissionais que atuam no mercado literário realizando análises de originais, revisão, tradução, coaching e agenciamento de autores. A agência acredita no trabalho de autores nacionais, com projetos que possam encantar leitores e o mercado. Nomes como Aimeé Oliveira (Invisível), Babi A. Sette (Lágrimas de Amor e Café), Clara Alves (Conectadas), Paola Aleksandra (Livre Para Recomeçar), Graciele Ruiz (Saga de Datahriun) e Larissa Siriani (As Bruxas de Oxford) compõem a lista de autores agenciados pela Increasy.”

 

AUTHORIA AGÊNCIA LITERÁRIA E STUDIO

“A AUTHORIA AGÊNCIA LITERÁRIA & STÚDIO foi fundada em 2018 por Alessandra J. Gelman Ruiz com a visão de ser um novo tipo de agência literária no Brasil. Combina a vocação por gerenciar estrategicamente a carreira de autores talentosos com a paixão pelo texto de qualidade e pelo storytelling. Uma agência literária especializada em representar autores nacionais, fazendo a ponte com editoras, produtoras e outros players do mercado. Mas também studio, pois oferecem serviços de leitura crítica, cursos e outros serviços para autores e pessoas que sonham em publicar livros. Thalita Rebouças (Confissões de Uma Garota Linda, Popular e (secretamente) Infeliz) é um exemplo de autora agenciada pela Authoria.”

 

PÁGINA 7

“A Agência Página 7 é responsável por buscar e lançar autores nacionais que escrevem para o público juvenil, jovem e adulto seja em ficção (contemporâneo, fantasia, ficção científica, terror, suspense, quadrinhos) ou não ficção (autoajuda, crônicas, quadrinhos, projetos encomendados). Atuando desde 2010 em agenciamento literário, Gui Liaga fundou a Agência Página 7 em agosto de 2015 em parceria com Taissa Reis, com o compromisso de publicar novos talentos da literatura nacional. Em 2020, a agente Mia Roman se juntou ao time de profissionais. Já agenciaram obras de autores como Babi Dewet e Iris Figueiredo (Perigo: Garotas Unidas!), Eric Novello (Sabor da Maré), Lucas Rocha e Vitor Martins (Todas das Cores do Natal), grandes nomes da literatura nacional contemporânea.”

 

OASYS CULTURAL

“A Oasys Cultural atua desde 2008 nos segmentos de agenciamento de escritores para divulgação e comunicação global – ou seja, enviando os livros para influenciadores, fazendo assessoria de imprensa, levando a obra para eventos, colocando em mais mídias sociais e dando orientação (coaching). A agência ainda dá suporte no momento do projeto editorial de uma nova obra, dentro das feiras de livro e em todas as etapas de curadoria em produção de eventos literários.”

 

MAGH AGÊNCIA LITERÁRIA

O trabalho é encontrar as melhores histórias brasileiras dentro do insólito, seja fantasia, ficção científica ou terror, e mostrá-las ao mundo, fazendo a ponte entre autores e editoras. No intuito de profissionalizar e expandir a literatura fantástica no Brasil, abarcam autoras e autores que se dedicam a esse gênero, viabilizando sua presença em eventos e dando visibilidade ao seu trabalho. Trabalham com romances e novelas para agenciamento. E o nome vem do proto-indo-europeu, Magh significa “ter poder, ser capaz”, além de ser a origem das palavras magia e máquina. Tem como combinar mais com histórias fantásticas? Nomes como Anna Fagundes Martino (A Casa de Vidro) e Lady Sybylla (Deixe as Estrelas Falarem) fazem parte do time de autores.

 

Então é isso galera, espero que tenham gostado! Portanto, caso ainda tenha ficado com alguma dúvida, deixe nos comentários, que nós faremos o possível para responder. E se você é um escritor em busca de aprimoramento, querendo crescer cada dia mais, entre em contato com essas agências que elas podem ajudar.

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário