Anúncios
abril 30, 2021

COADJUVANTES NOS LIVROS

Um enredo literário é criado por vários personagens e cada um tem a sua função dentro do papel que lhe foi determinado. Em destaque, temos os protagonistas que, normalmente, ocupam a atenção dos leitores e estão presentes na maior parte da história. Porém, em muitos casos, temos aqueles personagens que ficam em segundo plano mas, quando aparecem na cena, ofuscam o brilho de qualquer um que esteja presente.

Então, em homenagem a eles, preparamos um post exaltando a importância dos coadjuvantes nos livros! Vamos explicar para todos vocês quem são, qual o função e porque temos que valorizar essa categoria que é tão importante em várias histórias escritas. Preparados?

Coadjuvantes são personagens que participam ajudando ou servindo de apoio para o protagonista. Ou seja, ele assume um papel secundário e pode ter relação direta ou indireta com os principais da história. Normalmente, eles atuam em segundo plano, mas agem em prol do mesmo objetivo daquele que está em destaque (O Peeta de Jogos Vorazes é um grande exemplo disso).

A sua função principal é complementar o enredo que tem o foco e gira em torno do protagonista ou vilão, porque sim, temos coadjuvantes para os antagonistas também. Alguns são, até mesmo, um alívio cômico para aquele momento de tensão ou que tem uma história muito importante para contar. Isso conquista os leitores.

Na maioria dos casos, quando o autor vai escrever um livro e criar um personagem principal, ele adiciona um ou vários personagens secundários para que eles tenham uma função de apoio em relação ao protagonista. Só que pode acontecer do coadjuvante se tornar super marcante, interessante e atrair ainda mais atenção do que todos os outros. Esse acontecimento pode até gerar novos livros em que teremos ele como o principal. Alguns spin-offs são muito comuns quando alguém faz um enorme sucesso em uma história.

Depoimentos de leitores falando sobre o quanto amaram os coadjuvantes são recorrentes e muitos só continuam a leitura por causa deles. Sem contar os eternos comentários que ficam depois de tudo. Quem nunca fez um comentário sobre a Hermione e a bolsa dela? E como seria o Sherlock Holmes sem o Dr. Watson? E a chuva de pessoas que até hoje pedem um livro só da Malvina depois que lançamos Volte Para Mim?

A verdade é que os coadjuvantes podem ficar em segundo plano em algumas histórias, mas eles são protagonistas da própria vida. E essa vida, muitas vezes, nos conquistam de forma tão absurda que nós queremos vê-los assumindo um papel principal.

Então é isso, pessoal! Deixem aqui nos comentários quais coadjuvantes literários marcaram a vida de vocês, que mereciam uma história solo e que os acompanham até os dias atuais.

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário