Anúncios
agosto 04, 2021

DICAS PARA LER MAIS E MELHOR

Se você já é leitor, mas está procurando maneiras de aprimorar o seu hábito e se dedicar da melhor forma, está no post correto! Ser leitor assíduo, nem sempre significa uma ótima qualidade de leitura. Muitas vezes, ainda existe uma grande dificuldade de engajar na história e fazer tudo da maneira que fica melhor para quem está lendo.

É claro que ler é algo muito pessoal e individual! Porém, se você está em busca de coisas que possam proporcionar um ritmo bom e te ajudar a alavancar na leitura, é só descer a matéria e conferir as dicas que temos aqui.

 

LEIA DOIS LIVROS AO MESMO TEMPO (SE CONSEGUIR)

Ler duas histórias ao mesmo tempo pode ter muitas vantagens. Essa prática estimula a sua concentração, sua atenção, sua memória e, além disso, te ajuda na quantidade de leitura. Você, provavelmente, vai dividir o seu tempo, porém vai sempre estar em contato com algum livro.

 

PARTICIPE DE SPRINTS DE LEITURA

Manter o foco durante a leitura é algo fundamental! Além de aplicativos, existem diversas plataformas que oferecem esses momentos para ajudar os leitores e outras pessoas que precisam fazer outra atividade. Ou seja, o sprint tem o objetivo de proporcionar um tempo entre você e o livro, sem celular ou outras distrações.

 

LEIA COM MÚSICA INSTRUMENTAL

Ler ouvindo música é outra forma de estimular seus sentidos, além de ajudar no embalo da leitura. A versão instrumental é importante para que você consiga se concentrar nas palavras que está lendo e não no que está ouvindo. Apenas as notas musicais fluindo já passam uma sensação de paz e relaxamento neste momento.

 

FAÇA A LEITURA MENTALMENTE

Ler com os olhos já pode ser suficiente para te atrapalhar, imagine ler em voz alta? Sempre temos aquele momento em que lemos um parágrafo, não entendemos nada e acabamos voltando tudo de novo, não é mesmo? Pois, fazer leitura em voz alta pode aumentar as chances disso acontecer. Você pode acabar se perdendo nas palavras emitidas e perder a concentração total!

 

CRIE UM DIÁRIO DE LEITURA E FAÇA ANOTAÇÕES

Eternizar as suas leituras pode ser um estímulo para que você queira ler ainda mais. Às vezes, arrumando o armário ou a estante, encontramos aquele caderno com várias anotações legais. Isso faz você se lembrar de quanto foi empolgante fazer a leitura de determinada história e pode ser o gás necessário para embalar várias outras.

 

ABANDONE O LIVRO QUE NÃO ESTÁ FUNCIONANDO PARA VOCÊ

Exatamente! Não vale a pena insistir em uma história que não está funcionando para você só porque disseram que era boa ou porque você quer terminar a qualquer custo. Cada leitura é única e, se aquele livro não está rolando, abandone! Continuar só vai te deixar mais amarrada e sem disposição para ler. Largar uma obra não te faz menos leitor!

 

TENTE OUTROS FORMATOS DE LEITURA (SE VOCÊ NÃO TIVER O COSTUME)

Se você não está acostumado a ler livros digitais ou escutar através de audiobooks, vale a pena tentar. Baixe esses aplicativos no seu celular e faça assinaturas. Vai ter situações em que você realmente não vai poder levar um livro físico, então, ter uma obra no celular pode salvar demais em diversos momentos.

 

TENHA UMA LISTA DE LEITURA FLEXÍVEL

Você pode ter um planejamento, mas não seja resistente com isso! Se não der certo o que você pensou, TÁ TUDO BEM. Não tem problema nenhum passar aquele livro na frente ou adiantar aquela história que você está muito ansiosa para ler. Essa atitude só vai te deixar ainda mais empolgada para seguir!

 

Então é isso, meu amores! Espero que vocês tenham gostado do conteúdo que preparamos. Deixem nos comentários outras dicas que podem ser úteis neste momento de querer ler mais e melhor!

Beijos!

Anúncios

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário