novembro 04, 2021

VOCÊ PODE ABANDONAR UM LIVRO (E TÁ TUDO BEM!)

Hoje vou contar para vocês sobre alguns livros que acabei abandonando com o passar do tempo. Cada um tem seu motivo e entraram na minha vida em momentos diferentes. Porém, antes disso, vamos conversar um pouco sobre o ato de abandonar livros!

A ideia aqui não é falar que essas histórias são ruins e por isso eles foram abandonados. Muito pelo contrário, a mensagem que queremos passar é: LIBERTE-SE! Se a leitura não está fluindo, se está te fazendo mais mal do que bem, se está te deixando ansioso, porque você precisa terminar aquele livro, abandona!

Largar livros não quer dizer que “Meu Deus, eu abandonei o livro daquele autor super consagrado e nunca mais vou lê-lo”. Não! Significa que ele tá ali, paradinho e, quem sabe um dia, você possa dar uma segunda chance. Na minha lista tem histórias de alguns autores favoritos e, simplesmente, não estavam funcionando para mim. 

Então, pessoal, não se prendam! Insistir naquela obra que não está fluindo é perder tempo e se forçar a fazer algo que não está rolando. Não se sintam culpados se quiserem abandonar um livro. O importante é você ter em mente que a leitura não pode ser uma obrigação. Ela é feita para que todos possam se divertir e sentir prazer. Nunca se esqueçam disso, tá bom?

E para quem vocês possam entender que não estão sós nesta jornada haha, vamos deixar a minha lista de histórias abandonadas logo abaixo. Vamos lá!

 

IMAGINA-ME

Eu tentei ler esse livro umas 4 vezes e não estava funcionando! No começo, eu estava amando e achava que ia terminar super rápido. Porém, de repente eu travei! Porque é uma fantasia narrada em 1ª pessoa. Então, para trazer uma guerra e uma grande batalha, a autora fica transitando a narrativa entre alguns personagens e isso deixa muito confuso. Por isso, começou a me incomodar. Isso começou a gerar vários questionamentos sobre o motivo real dessa série ser tão querida para mim, mas esse volume não está funcionando mesmo.

 

JOGO DO AMOR “ÓDIO”

Também abandonei “Jogo do (amor) ódio”! Esse foi um livro que combinamos de ler com os membros do canal (beijo, membros), mas foi muito frustrante. Ele é um romance cão e gato, bem do estilo que eu amo, e eu vejo muita gente falando desse livro. Porém, eu fui até uns 60% MUITO forçada! Não estava funcionando, eu ainda tinha aquela angústia de ler com os membros e não tava gostando. Fiquei super incomodada com o personagem masculino, não estava curtindo algumas falas da autora, tem estereótipos que eu não gostei, falas gordofóbicas e isso me irritou demais. Preferi abandonar! Quem sabe um dia eu dê uma nova chance?

 

UMA NOIVA REBELDE

Teve uma época que eu estava vivendo uma grande frustração, porque não estava conseguindo ler romance de época. Todos pareciam mais do mesmo! Por isso, fiz várias tentativas de ler livros da Julia Quinn, justamente porque ela é a minha zona de conforto. Até que eu tentei esse e não funcionou. Tentei 3 vezes e sempre eu ficava incomodada com algum personagem! Então, eu não forcei porque a probabilidade de eu não gostar ia ser muito grande.

 

ESPLÊNDIDA

Também tentei esse outro da Julia e também não rolou! Tava muito bem até que chegou em um momento que pensei “Cara, é isso, não tô curtindo. Então, por que eu tô lendo?”. Por isso, fui atrás de romances de época diferentes, com personagens, tramas e cenários diferentes. Sendo assim, eu voltei a amar o gênero como antes. Agora eu sinto que é hora de voltar para a Julia Quinn!

 

O CAVALEIRO DE BRONZE

Esse livro é bem difícil pra mim porque eu fiz uma primeira tentativa e quase terminei ele. Na época, eu até gravei um tour no canal mostrando os romances históricos e falando o quanto amei. Mas então, chegou um momento da história, que desandou total e eu ainda não tinha terminado haha

Eu pensei “Tava amando, agora não estou mais amando” e nem eu mesma sei o que acontece, de verdade! Aí tentei fazer a leitura novamente e não saí dos primeiros capítulos. Fiz uma nova tentativa esse ano e não rolou para mim. Não sei se a minha resistência com a escrita da autora, se são os personagens que não me cativaram. Mas, quero tentar novamente porque eu sei que é uma escritora super aclamada e de sucesso!

 

FERIDA

Esse é um livro que vocês me recomendam muito e de uma autora que eu gosto bastante. A Nana tem o poder de escrever tramas bem dramáticas, sensuais e sobre liberdade, o que me cativa muito. Porém, essa é uma série dela que eu também já tentei começar e nunca me cativou. Talvez seja pela forma como começou a história e acabou me gerando uma resistência como leitora. Era uma série que eu já estava com vontade de ler antes mesmo de ser lançada pela Planeta, mas fiz várias tentativas e não rolou mesmo. Mas, tenho os 2 livros aqui na minha estante e um dia vou lê-los!

 

E NÃO SOBROU NENHUM

Já falei sobre ele antes e falei que eu abandonei. Era um livro que estava na minha meta de leitura do ano passado, onde coloquei como meta para ler mais histórias de suspense. É uma trama que tem vários personagens que vão levar o leitor até o resultado do grande acontecimento. E, acho que, essa narrativa que vai por tantos pontos de vista, acabou gerando uma resistência em mim. Cheguei a ler 20% do livro, mas ainda não funcionou pra mim! 

 

O FEITIÇO DOS ESPINHOS

Esse foi um livro de fantasia que eu abandonei! Estava com muita expectativa para essa leitura e acho que foi porque eu associei muito ela com “Corte de espinhos e rosas”. O erro foi meu, por causa da capa, por causa da premissa e achei que os livros iam ser semelhantes. Esse é outro grande problema nas leituras e pode ser algo que te faça desistir de uma obra. É um livro muito bonito, então eu queria amar ele. Mas, eu fui e não estava dando! E eu não leio mais nada por obrigação se não estiver gostando.

Enfim, essa foi a lista de livros que eu abandonei recentemente, estão paradinhos aqui na minha estante e eu pretendo dar uma segunda chance futuramente. Não existe história perfeita, então eu não tenho pretensão de encontrar isso. Mas, tem que ser uma obra que cative e faça bem! Deixem aqui nos comentários algum livro que vocês também já abandonaram e vamos mostrar cada vez mais para as pessoas que, sim, está tudo bem!

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário