fevereiro 08, 2022

DICAS PARA ESCREVER UM LIVRO

Desde quando lancei meus livros, uma das mensagens que mais recebo são de pessoas pedindo dicas de como escrever suas próprias histórias. Seria ótimo se tivesse uma fórmula única para isso! Mas, a verdade é que a escrita é um processo pessoal que envolve tempo, estudo e muita entrega.

Pensando nisso, preparamos uma matéria super legal onde damos algumas dicas que podem te ajudar neste momento. Porém, é importante lembrar que temos que começar e manter a consistência. Isso é o que vale. Então, vamos lá!

 

GRANDE IDEIA – INSIGHT

Às vezes, com uma grande ideia que não sai da sua cabeça, um personagem que viu em um sonho e precisa escrever sobre, ou até uma enxurrada de ideias variadas e soltas. Pegue tudo que você tem em mente, por menor sentido que faça, e deixe escrito/digitado.

A partir disso, você consegue lapidar e deixar a ideia do seu livro mais palpável e com mais sentido. Saiba que ter frases e conceitos soltos pode ser muito útil, não apenas para conseguir ligar algumas pontas soltas, mas também para momentos de falta de inspiração.

 

SE ORGANIZE

Separe um caderno, bloco de notas, o que preferir. Tenha um lugar onde possa consultar quando precisar. Divida tudo em partes baseado na necessidade, como ambientação ou personagens.

Escreva os pontos principais que quer abordar no livro.

Faça fichas para seus personagens com informações, desde o nome, até sua cor favorita. Não importa se não usará de fato tudo isso, mas quando o personagem é tão detalhado ao autor, isso reflete na escrita.

Separe cada capítulo e anote em resumo o que pretende que aconteça em cada um. A organização de acontecimentos ajuda muito na hora da escrita para saber qual rumo tomar.

 

PESQUISE MUITO

Seja seu livro contemporâneo, de época, de terror ou até de fantasia, é certo que suas vivências farão parte da história. Decida em qual gênero sua obra se encaixa, a narração e o público alvo. Conheça e pense como seu leitor. Estude o mercado!

Procure inspiração, conheça e estude lugares, culturas e pessoas diferentes. Temos um mundo rico e diverso para nos ensinar e, ao separar um tempo para aprender com ele, conseguimos representá-lo com respeito e representatividade.

Outra dica ótima é ler livros no nicho que pretende escrever. Aprenda com outros autores sobre seus erros e seus acertos.

 

FOCO E REVISÃO

Tenha foco! Leve sua escrita a sério. Escrever deve ser um hábito presente em sua rotina. Não entre na onda de ficar apenas dizendo que vai escrever. Vá lá e ESCREVA! Esqueça o perfeccionismo e deixe a sua escrita fluir. Com a primeira versão pronta, leia, mude, reescreva e olhe para o seu projeto com ótica de editor e leitor.

A escrita não precisa ser solitária! Existem diversos leitores betas e agentes literários que podem ser contratados para te ajudar com dicas e leituras críticas para melhorar seu texto. Esteja aberto a ouvir opiniões de pessoas especializadas para que o seu livro se torne o melhor que ele pode ser. Invista!

 

É isso, pessoal, espero que tenham gostado! Me contem aqui nos comentários se vocês tem vontade de escrever uma história também e quais outras dicas dariam para quem tem esse mesmo desejo.

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário