março 01, 2022

ME DIGA UM CLICHÊ E EU INDICO UM LIVRO

No post de hoje, vamos ter uma lista recheada de livros com os melhores clichês literários. Ano passado, montamos uma lista neste estilo, pedi para os leitores mandarem dicas dos seus clichês favoritos e fui indicando vários romances dignos de coração quentinho.

Hoje vamos ter algo muito semelhante, mas nós pedimos para que os membros do canal mandassem os seus preferidos e eu fomos caçar livros que se enquadram nas categorias. Pode ser repetitivo? Pode! Mas ainda assim são temáticas que têm o poder de aquecer os nossos corações.

 

ME APAIXONEI PELO MEU MELHOR AMIGO

Na série “As últimas horas” ela colocou, DE NOVO, melhores amigos se apaixonando. Tem gente sofrendo, porque tem um triângulo amoroso, e a gente fica com aquilo de saber com quem a mocinha vai ficar, mas tem um outro personagem que tá se apaixonando por ela. E detalhe, eles são todos melhores amigos! Então, se você quer sofrer lendo esse clichê, leia qualquer coisa da Cassandra Clare.

 

AMNÉSIA

Esse é um plot que pode ser abordado de várias maneiras e uma dos meus livros favoritos com esse tema é “A Oportunista”. Ele faz parte de uma trilogia de uma autora que é muito conhecida por escrever romance dark, então já fica o aviso de que são livros politicamente incorretos! E também são livros que li há muito tempo, então, hoje, poderia ser que eu não amasse tanto assim.

Essa é uma história que intercala passado e presente. Começa com os personagens se conhecendo na faculdade e volta para o presente com eles se reencontrando. Só que a grande chave é que, agora o protagonista masculino sofreu amnésia e não lembra mais quem é a mocinha, não lembra que eles tiveram um caso e não lembra o motivo de terem se separado. Sendo assim, a protagonista vai pensar “Agora é a minha hora. Já que ele esqueceu tudo, vou correr atrás da minha segunda chance!”.

 

REENCONTRO

Uma autora que adora trazer reencontro nas suas histórias é a Sheila Guedes e, um dos lançamentos recentes dela tem vários reencontros, não só um! Isso acontece no livro “Para o teu prazer”. Aqui a gente tem um mocinho que, para pagar a sua faculdade, vai ter que trabalhar usando o seu corpinho.

Aí, ele vai ser pago para sair com a mocinha, depois eles vão descobrir esse esquema e, para se vingar, eles vão começar a sair juntos de verdade. Fala sobre profissão, sobre romance e sobre prazer feminino. É um livro da Sheila, então não poderíamos esperar nada diferente, além de ser incrível.

 

RELACIONAMENTO FAKE

Tem o “De olho nela” que foge um pouco dos clichês que a gente tá acostumado a ver nos relacionamentos fakes, porque aqui a gente tem uma mocinha que vai participar de um reality show e toda essa participação é fake também. É como se fosse uma produção! E é muito bacana como a autora traz vários estigmas de beleza, porque a protagonista é gorda, e aborda essa temática do fake love, porque ela está participando de um reality onde todos vão concorrer pelo amor dela, mas ela está sentindo que é tudo uma grande mentira.

Tem também o “Aliança de casamento”, que é muito queridinho por aqui e já indicamos outras vezes. Aqui eles vão se encontrar em um elevador, o mocinho está indo para um casamento, mas não quer ir sozinho e aí ele vai convidar essa moça que está presa com ele para ser acompanhante na festa. E, desse convite, eles vão fingir que estão namorando. É muito legal e eu adoro esse romance!

 

CASADOS LOGO NO COMEÇO

Só nos últimos meses eu li dois romances de época que possuem esse mesmo plot, mas o meu favorito é “A esposa do londrino”. Não tem tanta gente que fala sobre ele, mas é muito legal porque se passa no final do século 18, então mostra uma realidade social e cultural diferente do que a gente já está acostumado a ver dentro da regência.

Ele também foge da parte dos salões londrinos, porque vai trazer uma mocinha que trabalha na fábrica de cerâmica do seu pai e um mocinho que não tem título, não tem grandes posses, mas ele tem vontade de empreender e crescer. Então, eles já começam casados. O engraçado é que ele faz um acordo para casar com a irmã mais velha, mas no dia do casamento ela vai fugir e ele vai ter que casar com a irmã mais nova. É muito bacana e vale a pena a leitura!

 

GRAVIDEZ INESPERADA

Gente, não achei nenhum romance de gravidez inesperada, mas tem um livro que traz filhos inesperados, serve? Espero que sim haha

O nome é “Eu só queria que você soubesse” e eu não vou falar mais nada  porque isso pode ser um grande spoiler, mas posso dizer que essa história tem uma família inteira inesperada. Ele tem um grande plot twist com relação à família.

 

INIMIGOS QUE SE APAIXONAM

Uma leitura recente que eu estou fazendo e tem essa vibe é o “Metanóia”. Vai ter aqui um treinador que está passando por um momento difícil e precisa superar o fato de que a carreira e os sonhos dele mudaram por completo. E tem uma jogadora de futebol que não tem uma relação muito amistosa com ele. Eles, simplesmente, se odeiam!

Mas vai ter um fake dating, vão ter vários clichês que são abordados e estou amando o clima de inimigos que se apaixonam. A escrita da autora é muito gostosa, é super envolvente e de um jeito que tem o poder de deixar o coração do leitor quentinho.

 

AMIGOS DE INFÂNCIA QUE SE APAIXONAM

“Doce tentação” foi uma leitura que eu fiz no final do ano passado e eu adorei! É um livro que eu não dava nada, por causa da capa, mas me surpreendi porque traz aqui dois melhores amigos que vão se apaixonar ainda muito jovens e vão se separar depois do ensino médio.

Porém, eles vão se reencontrar um tempão depois, quando ela acabou de terminar o seu noivado. Um tempo depois essa mocinha recebe o mesmo convite do casamento que seria dela, mas com o nome da noiva diferente. É claro que ela vai querer ir nessa festa para se mostrar superior, né? E adivinha quem ela vai convidar para ir com ela? Exatamente!

 

APENAS UMA CAMA

Quando eu penso em clichê de apenas uma cama, eu só lembro de “Teto para dois”, sério. Inclusive, deixem dicas aí nos comentários porque eu não conheço outros. Aí eu pensei que “mais perto de apenas uma cama” é “apenas uma casa” e encontrei dois livros que se passam nesse clima de que os personagens não se gostam, mas vão ter que dividir o mesmo ambiente.

O primeiro é “Um verão na Itália”, que tem esses personagens que brigam um monte, mas são obrigados a morarem juntos. E “Guia de mecânica celeste para damas” que são duas mulheres que não vivem brigando, porém elas têm uma química tão forte e elas vivem fugindo disso. Só que elas estão morando juntas e vai ter um momento que não vai dar para escapar mais.

 

NÃO QUERIA ME APAIXONAR, MAS ME APAIXONEI

Aqui eu escolhi “De sangue e cinzas” para te dizer que, se você ainda não leu essa fantasia, leia! O casal aqui é muito “não queria me apaixonar, mas me apaixonei e me ferrei” haha

É até um pouco problemático o relacionamento deles, só que é legal porque a autora não passa pano para isso. Até a personagem feminina tem a completa ciência de que a relação e química entre eles é muito complicada. Mas essa história traduz totalmente esse clichê.

 

ERA PARA SER SÓ UMA VEZ

Um romance que eu li recentemente, e que tem esse plot, é “A sedução da duquesa”. Esse livro é muito legal porque o que ela quer é engravidar, então ela vai em um clube para mulheres do mocinho e vai tentar seduzir ele de máscara, deixando um mistério no ar.

Só que o protagonista é muito emocionado, ele é coração mole, ele quer paixão e não quer ser usado. E ele fala isso na cara dela!!! Sério, eu adoro essa série, adoro os livros dessa autora, eu gosto muito dos clichês que ela aborda e recomendo demais.

 

SOLTEIRÃO CONVICTO

“Bilhetes de ódio” tem um personagem que está, extremamente, quebrado e não quer se envolver. A mocinha também, porque os dois terminaram relacionamentos de formas muito difíceis. Então eles vão acabar se aproximando por causa disso, mas ele não quer se apaixonar de jeito nenhum. Porém, a gente já sabe onde isso vai acabar!

 

MOCINHA DA CIDADE GRANDE QUE ENCONTRA MOCINHO DO INTERIOR

Um livro que eu li e que tem essa pegada é “A garota que eu desejo” da Sara Fidélis. Ele tem muito a cara dessa história com uma mocinha de salto alto, dona de si, dona do seu próprio negócio, que está indo para a cidade do interior para recomeçar e que realmente sabe o que ela quer da vida.

E tem o mocinho do interior, cowboy, vaqueiro, que está de boa e vivendo a sua vida. Eles vão se conhecer, vão brigar muito porque são extremamente diferentes, mas vão se apaixonar. Eu adorei essa leitura!

 

VIZINHOS QUE SE APAIXONAM

A gente adora um bom vizinho que se apaixona, né? Em “Show de vizinho” tem uma mocinha que mora com as amigas e ela fica ali olhando pela janela e pensando que, com certeza, ele é um garoto de programa. Isso porque, toda vez ele está com uma mulher diferente. Até que surge a oportunidade dela precisar de um acompanhante de luxo e ela pensa “Vou contratar ele”.

É muito legal o plot, os temas que são trabalhados e a parte profissional. O filho do protagonista tem espectro autista e o autor aborda isso de uma maneira incrível. É um livro que tem um clichê, mas também tem assuntos que são trabalhados de uma forma bem gostosa.

 

MOCINHO MAIS VELHO

Temos “Proibida pra mim” da Tayana Alvez, que o mocinho não é só mais velho, mas também é pai da melhor amiga da protagonista. Mas a mocinha não sabe , porque ela não conhecia ele. Ambos vão se encontrar em Nova York, ter uma noite tórrida e aí quando ela volta para o Brasil, ele também volta e eles vão se reencontrar no aniversário da amiga dela. Ou seja, caos! Ou talvez não rs

 

CEO

O último que li e adorei foi “Teseu”, porque achei que foge do estigma do CEO que a gente está acostumado. Vai mostrar muito mais da rotina dele dentro de casa, do sonho dele de ser pai  e da forma que ele se relaciona com as pessoas que ama. É bem legal acompanhar esse lado de histórias assim, recomendo bastante!

 

CONTRATO DE CASAMENTO

“Glória da manhã” está disponível no Kindle Unlimited e é muito legal porque ele começa com uma protagonista que é considerada louca na sociedade, mas ela não está nem aí para o que pensam dela. Ela só sabe que precisa de um homem porque, nessa época em que ela vive, existem coisas que só uma figura masculina conseguiria providenciar dentro de uma rotina.

Sendo assim, ela anuncia no jornal que precisa de um marido. Então, o homem que vai se candidatar é uma pessoa também excluída da sociedade, que não tem amigos porque ele é um ex-presidiário. É muito incrível as temáticas que a autora aborda, super emocionante e muito lindo!

 

AMOR DE FAMÍLIA: MOCINHA COM FILHO

“Mapa do coração”, “A filha do CEO” E “Amante britânico” são três histórias que falam sobre família, que mostra personagens femininas com filhos e também trazem personagens masculinos que agregam e crescem nessa vida. São livros muito lindos! Bem diferentes, uma mais clichê que a outra, uma mais sensual que a outra, mas todas tem essa temática da família.

 

MOCINHO VIRGEM

Esse eu fiquei muito curiosa, fui pesquisar, procurar, não achei muitas opções, mas eu lembrei de “Match imperfeito”, que li ano passado e amei. Nosso personagem masculino tem o sonho de casar, construir uma família e acredita no amor de uma maneira incrível. É um livro que até narra a primeira vez do casal e como a autora aborda isso é muito bonito!

 

CÃO E GATO

“Missão romance” é o segundo volume da série Clube do Livro dos Homens e posso dizer que é cão e gato puro. O casal briga demais, se estranha demais, mas a gente torce por eles do início ao fim. Porque a gente ama uma boa confusão!

 

Essa foi a lista de hoje! Espero que vocês tenham gostado das indicações, mas também deixem outras nos comentários e vamos aumentar todas essas dicas!

Beijos!

confira também

Posts relacionados

Comente via Facebook


Deixe seu comentário

4 Comentários

  • Viviane
    03 março, 2022

    Gosto muito desse tipo de post! Um livro que tem mocinho virgem e que me surpreendeu por ser romance de época é o Uma noiva rebelde, da Julia Quinn. Achei bem gostosinho de ler. Abraços

    • Redação Livros & Fuxicos
      15 abril, 2022

      Que bom que gostou, Vivi! Beijoos <3

  • Amostra grátis
    02 março, 2022

    Amei as dicas, separei 2 para devorar. Sempre acompanhando, beijos!

    • Redação Livros & Fuxicos
      15 abril, 2022

      Obrigada pelo carinho <3