Fuxicando Sobre Chick-Lits: Gemma Townley


"Chick-lit" é um gênero literário que abrange a vida da mulher moderna, sendo voltado, principalmente, para o sexo feminino. São romances leves, com um toque de humor, que narram o quotidiano e entram fundo nas dúvidas e emoções das personagens, transmitindo, normalmente, a sensação de estar lendo o relato de uma amiga. As história nesses livros poderiam facilmente ser uma conversa entre garotas ou mulheres, na qual há compartilhamento de sonhos, segredos, confissões.




Biografia


Gemma Townley começou sua carreira de escritora aos 16 anos com uma resenha de um livro na revista Harpers & Queen. Frequentou a Reading Univerity, onde também era cantora, violoncelista e baixista, tendo encontrado tempo para gravar dois álbuns com sua banda Blueboy, que chegou a fazer tours pelo Reino Unido, França e Japão.
Ainda em sua vida acadêmica, Gemma ficou chocada com o jornal periódico oficial da universidade, o Spark, e acabou fundando um periódico rival, o Spank (que significa "espancar"), com a intenção de satirizar o oficial. Ela o editou por um ano antes de assumir como editora assistente do próprio Spark e editora de recursos do South-East Student,
Depois de formada, ela trabalhou e contribuiu com diversas revistas, dentre elas Homes and Ideas, Pay Magazine, Expat Investor Company. Futuramente, tornou-se editora na Financial Management.


Atualmente, ela é chefe de comunicações na Chartered Institute of Management Accountants e membro da Royal Society of Arts, além de estudar para o título de MBA (mestrado em administração de empresas) na Henley Management College.
Gemma Townley mora em West London e é a irmã mais nova de Sophie Kinsella. Nenhuma das duas um dia imaginou se tornar escritora, isso foi algo que aconteceu. Contudo, elas acreditam que seus pais tiveram uma influência direta nisso por conta da criação dadas a elas: ao invés de lerem histórias para elas quando crianças, eles as criavam. Além disso, sempre encorajaram as filhas em projetos escolares, o que fortaleceu a educação de caráter criativo das duas.
Publicou seu primeiro chick-lit, Quando Em Roma, em 2004, lançado no Brasil pela Editora Record em 2005 (resenha: aqui). Apesar do título ser o mesmo, o livro não tem ligação com o filme Quando Em Roma, estrelado por Kristem Bell e Josh Duhamel.


Obras publicadas


When in Rome...: A Novel of Piazzas and PassionQuando em Roma…



Little White Lies: A Novel of Love and Good IntentionsMentirinhas Inocentes



Learning Curves: A Novel of Sex, Suits, and Business AffairsCurvas de Aprendiz


The Hopeless Romantic's Handbook: A NovelManual para Românticas Incorrigíveis


Série "Jessica Wild" - não publicada no Brasil

The Importance of Being Married: A Novel (Jessica Wild, #1)A Wild Affair: A Novel (Jessica Wild, #2)An Ideal Wife: A Novel



Curiosidades

  • Gemma teve a ideia para escrever Quando Em Roma ao encontrar, por acaso, um ex-namorado na rua - o início da história do livro. Apesar de todo o sofrimento passado com o término do namoro, ela percebeu que esse foi o melhor desfecho para a história de ambos. No mesmo dia, voltando para casa, ela pensou em como as coisas seriam se ela não tivesse chegado a essa conclusão, se ainda houvesse alguma centelha entre os dois. Assim, surgiu a história de Georgie. 
  • Sophie Kinsella diz admirar a capacidade de Gemma de tomar decisões e de liderar as pessoas, bem como sua capacidade de fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Também, diz admirar a capacidade da irmã de se desfazer tão facilmente de suas roupas e, com isso, manter seu guarda-roupa sempre organizado. Ainda, Sophie diz admirar completamente a coleção de sapatos de Gemma, em especial a de mules Louis Vitton, os quais ela adoraria que servissem nela.


Fontes: 
1, 2, 3


Meu contato com Gemma Townley foi bastante ambíguo: li Manual Para Românticas Incorrigíveis e amei, a ponto de estar entre meus chick-lits favoritos, e li Quando Em Roma e odiei. Como esse foi o primeiro livro da autora, acredito que houve um amadurecimento em sua escrita de um livro para outro. De qualquer maneira, ainda quero ler os outros dois livros dela publicados por aqui!
Retirei as curiosidades de um bate-papo entre Gemma e Sophie na época dos lançamentos de Quando em Roma e O Segredo de Emma Corrigan (my precious ♥). Ele está em inglês, mas recomendo muito que vocês leiam, porque ele é super divertido e dá um panorama interessante entre o relacionamento das irmãs e sobre suas personalidades! Leiam aqui!


Espero que tenham gostado!


Beijos a todos,




12 comentários:

  1. Adoro seus posts !!!

    Eu ia comprar o Quando em roma, mas agora vou começar com o Manual Para Românticas Incorrigíveis, para não errar ao conhecer a autora!!!

    bjão

    ResponderExcluir
  2. Manual Para Românticas Incorrigíveis está na minha lista do Desafio Fuxicando sobre Chick lit, fiquei mais curiosa agora pra ler! Beijão

    Michelle Boyd
    The Little Things

    ResponderExcluir
  3. Eu conheço ela de nome a amo as capas dos livros, mas nunca li nada dela.
    Pretendo!

    liliescreve.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ainda não conheço a Gemma mas fiquei com vontade de ler o "Manual para românticas incorrigíveis". Adorei saber o que a outra irmã também escritora disse sobre ela, deu um toque super fofo à sua resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Manual Para Românticas Incorrigíveis parece ser a minha cara O.o haha
    Adorei o post Mi. Beijos flor.

    ResponderExcluir
  6. aaah, adorei! *-*
    caramba, não sabia que as duas era irmãs :O
    pena que nunca li nenhum livro delas :'(

    ResponderExcluir
  7. Tenho dúvidas se leio ou não o livro "Quando em Roma".
    Alguma dica?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!
      Ai vai depender de você!
      Eu não gostei do livro porque não gostei da protagonista e das decisões dela, então a história não funcionou pra mim. Se você já tem o livro ou se você tem muita vontade de lê-lo, leia, você pode gostar! Eu indico mais o Manual Pra Românticas Incorrigíveis, mas temos que lembrar que cada leitor tem uma experiência diferente com os livros, então você pode gostar de um que eu não gostei e não gostar de um que gostei!
      Veja, se quiser, minha resenha do Quando em Roma pra ver com mais detalhes minha opinião: http://www.livrosefuxicos.com/2012/01/fuxicando-sobre-chick-lits-resenha.html
      Mas, como falei, se você já tem o livro ou quer muito lê-lo, dê uma chance :)
      Beijos!

      Excluir
  8. Nunca tinha ouvido falar dessa autora, adorei a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  9. Adoro seus post's são bem informativos, não conhecia esta autora e estou curiosa para conferir alguns de seus livros.

    BEIJOSS

    ResponderExcluir
  10. Eu ainda não li nada dessa autora, mas já me interessei por algumas sinopses.
    Agora, fiquei bege com esse informação de que ela é irmã da minha autora preferida Shophie Kinsella. Como eu nunca soube disso? Será que ela é tão boa quanto a irmã?
    Agora estou mega curiosa pra ler um livro da Gemma!
    Parabéns pelo post. muito legal!!

    ResponderExcluir
  11. Estou lendo e gostando muito de "UM MILHAO DE MOTIVOS PARA CASAR" , desta escritora da Editora Records. Acho que é mais recente. #FICADICA

    ResponderExcluir