[Resenha] Mar de Rosas - Nora Roberts

Emma Grant é a decoradora da Votos, empresa de organização de casamentos que fundou com suas três melhores amigas de infância – Mac, Parker e Laurel. Ela passa os dias cercada de flores, imersa em seu aroma, criando e montando arranjos e buquês. Criada em uma família tradicional e muito unida, Emma cresceu ouvindo a história de amor dos pais. Não é de espantar que tenha se tornado uma romântica inveterada, cultivando um sonho desde menina: dançar no jardim, sob a luz do luar, com seu verdadeiro amor. Os pais de Jack se separaram quando ele era garoto, e isso lhe causou um trauma muito profundo. Ele se tornou um homem bonito e popular entre as mulheres, porém incapaz de assumir um compromisso. Quando Emma e suas três amigas fundaram a Votos, foi Jack, o melhor amigo do irmão de Parker, quem cuidou de toda a reforma para transformar a propriedade no melhor espaço para casamentos do estado.
Romance  || 288 Páginas || Cortesia Editora Arqueiro || Skoob || Compare & Compre|| Classificação: 4/5
Emma e Jack são amigos há muito tempo. Inseridos em um grupo de amigos de longa data (do tipo considerado parte da família), os dois sempre se trataram com amor e companheirismo fraterno, principalmente quando perceberam que o que sentiam estava mais para desejo do que para afeto entre irmãos de criação. Contudo, cansado oprimir seu desejo por Emma, Jack dá um passo perigoso e rouba dela um beijo poderoso e devastador – e é aqui que as coisas se complicam. Antes ambos se desejavam sem saber se eram correspondidos, porém após esse fantástico beijo se torna impossível reprimir o anseio de experimentar mais. O problema é que eles são amigos, possuem amigos/família em comum, e se conhecem bem o suficiente para saber que isso – seja lá o que for – não vai dar certo. Afinal, eles não combinam, já que enquanto Emma é sonhadora e quer um final feliz, Jack é prático e arredio a relacionamentos. Sem contar que, mesmo que eles topem um relacionamento puramente físico, sem amarras e/ou expectativas quanto ao futuro, eles sabem que um passo em falso pode mudar o que têm. E se tem uma coisa com a qual eles concordam é que não estão dispostos a abrir mão da amizade que possuem.
Fazer sexo não é a mesma coisa que dar um beijo na escada. Mesmo que seja um beijo incrível. Então, temos que pensar duas vezes antes de decidir qualquer coisa. Eu me recuso a deixar de ser sua amiga, só porque agora adoraria que estivesse nu, Jack. Você é muito importante para mim.
Sendo assim, o ponto de conflito do livro é o esforço que Jack e Emma fazem para engatar um relacionamento amoroso que não comprometa a amizade entre eles, o que sem dúvida seria clichê se não fosse a personalidade inusitada (ou seria bem explorada?) desses personagens. Jack é sim o típico homem avesso a relacionamentos, mas isso não significa que ele seja um mulherengo egoísta, muito menos que Emma não conheça esse lado dele. Fora que Emma não faz o estilo de heroína confusa e insegura, muito pelo contrário, quando o assunto é homens e relacionamentos ela sempre sabe o que fazer e/ou qual atitude tomar. Isso, somado ao laço de amizade entre os dois, faz com que eles falem abertamente sobre o que estão sentido, o que esperam um do outro, e sobre seus sonhos e medos. Assim, temos um casal inteligente, bem-humorado, que conversa sobre tudo, e que nos cativa por se conhecerem bem o suficiente para construir uma relação praticamente sem neuras. E eu digo praticamente porque, mesmo de forma relutante, eles descobrem que estão ligados por um sentimento que vai além da amizade e do desejo, o que os assusta de maneiras completamente diferentes. Temos então romance, diversão e boas doses de emoção e superação – ou seja, um romance com a cara da Nora Roberts. 

Eu já disse isso na resenha do volume anterior dessa série (veja aqui) e vou repetir: antes mesmo do romance e dos casamentos, a série Quarteto das Noivas fala sobre amizade – sobre amigos que cresceram juntos, que se uniram para criar uma empresa organizadora de casamentos, e que se amam e se apoiam de uma maneira contagiante. Sabe a tal da amizade verdadeira? É a respeito disso que a autora escreve, e de uma maneira incrível se me permitem dizer. Então, mesmo que o romance não seja surpreendente ou emocionante ao extremo (o que não é o caso, porque eu gostei bastante do desenvolvimento romântico dessa história), contamos com o bônus da descrição de momentos simples e verdadeiros na rotina de grandes amigos – e eu simplesmente amo isso. Adoro como essas amigas se entendem e se apoiam, como o relacionamento entre elas me faz lembrar das minhas próprias amigas, como me divirto e me identifico com elas, e como seus laços amorosos fazem parte de um mesmo círculo de amizade. O que significa também que, mesmo que os volumes da saga possuam início, meio é fim, é indispensável lê-los em ordem para compreender e aceitar os relacionamentos românticos que surgem entre esses amigos, pois cada livro já prepara o leitor para o próximo volume da saga, de forma que assim como percebi em Álbum de Casamento que a Emma sentia algo pelo Jack, em Mar de Rosas também fica claro com quem a protagonista do próximo livro ficará.
Desta maneira, fica claro que o que eu mais gostei no livro foi, sem dúvida, o romance nascido da amizade. Tal característica deixa a trama mais intensa e compreensível, já que levamos em conta o fato de que o casal se conhece há um tempo. Assim, me envolvi com o a história de Emma e Jack, torci bastante por eles, e mesmo achando que a autora poderia ter se aprofundado um pouco mais nos medos de Jack, gostei de como as coisas se desenrolaram: entre amigos, sob o luar, com a simplicidade de palavras especiais e verdadeiras. O fato é que a Nora tem o dom para falar de trabalho, amizade e amor de uma maneira única, pois além de nos fazer mergulhar no romance, ela também nos envolve com os laços fraternos que rodeiam seus personagens principais, e com a maneira especial deles verem o mundo e trabalharem para fazê-lo melhor – seja como o arquiteto Jack, que constrói sonhos em formatos de casas, ou como a florista Emma, que por meio das flores realiza o sonho de inúmeras noivas.
Fácil de se ler, leve a sua maneira, e envolvente por ir além da construção do romance. Um livro perfeito para nos fazer suspirar e acreditar na força do verdadeiro amor (o entre amantes, amigos, e familiares).
Viver comigo. Acordar comigo, plantar flores para mim e provavelmente me lembrar de regá-las. Vamos fazer planos e muda-los à medida que o tempo for passando. Vamos construir um futuro. Vou lhe dar tudo o que eu tiver e, se precisar de mais alguma coisa, vou buscar e lhe dar também.
 Sobre a Série 
Mar de Rosas é o segundo volume da saga Quarteto das Noivas composta pelos livros: Álbum de Casamento, Mar de Rosas, Bem-Casados, e Happy Ever After – Sendo que os dois últimos ainda não foram publicados no Brasil. Cada um desses livros narra a história de amor de uma das integrantes do Quarteto, um grupo de amigas que se mantém unido desde a infância.







Participe Aqui

28 comentários:

  1. Oi, Paola
    Gosto muito dessa série, pois a Nora Roberts é uma das minhas escritoras favoritas. Concordo com você, além do romance, esta série nos mostra o valor da amizade. Estou ansiosa pelos próximos livros.

    ResponderExcluir
  2. Oi Pah!
    Nora é Nora! Adoro os livros dela, acho sua escrita muito gostosa de se ler. Estou adorando esse série dela, devorei o primeiro livro e não tenho dúvidas que isso vai acontecer no segundo.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Não podemos deixar de comentar que Nora Roberts é a rainha dos romances épicos! Para mim ela é a melhor autora desses livros de banca.
    Esse livro "Mar de Rosas" fez/está fazendo, muito sucesso. A história que a Emma se envolve é QUASE original (sem muitos clichês).
    Parabéns para Nora e para a Pah que fez a resenha maravilhosa :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Não podemos deixar de comentar que Nora Roberts é a rainha dos romances épicos! Para mim ela é a melhor autora desses livros de banca.
    Esse livro "Mar de Rosas" fez/está fazendo, muito sucesso. A história que a Emma se envolve é QUASE original (sem muitos clichês).
    Parabéns para Nora e para a Pah que fez a resenha maravilhosa :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Gostei, pelo jeito é um livro bem gostosinho de ler. Pena que os dois últimos ainda não foram lançados aqui no Brasil... Não gosto de ler assim... hihih Então, o que me resta é esperar ansiosa!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Não importa qual livro seja, desde que seja da Nora Roberts: eu vou gostar.
    E não sei se gostei mais da história retratada ou da resenha em si! Kkkk
    Achei bem legal o casal ser bem humorado e aberto a todas as questões. Assim que bons relacionamentos são construídos, né? Awn, é tudo tão lindo, todo esse negócio de amizade pura e verdadeira! Estou babando aqui, hihi.

    ResponderExcluir
  7. Oi Pah! Eu realmente estou mega interessada na série, só vejo resenhas maravilhosas! E quero muito conhecer mais sobre estas três amigas! E que romances né? <3

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  8. Que capas lindas todas combinando , nunca li esta serie mas pareçe ser otima pelos comentarios :) :) achei super fofa ..-_-

    ResponderExcluir
  9. adoro os romances da Nora, e confesso que esse tipo de romancezinho clichê, que nasce de uma amizade e tudo o mais, me agrada demaaaais! hahahaha
    estou muito curiosa para conhecer esta série. espero conseguir lê-los logo! *-*

    ResponderExcluir
  10. Achei bem fofinho, e pelas resenhas que li acho que eu gostaria do livro. E fiquei assustada com a quantidade de gente elogiando os romances da Nora Roberts... Só eu nunca li nada da autora??

    ResponderExcluir
  11. Oii Pah, eu simplesmente estou amando essa serie, li o primeiro e estou esperando a chagada do segundoo! *o* ansiosa para ler, pois apesar de nao ter lido muuuitos livros da Nora, o que eu li me conquistou e simplesmente estou amando a sua escrita e tudo mais haha É verdade que a autora descreve muito forte a amizade nesses livros e é uma coisa que me deixa mais absorta nesta serie, é muito lindo como um amigo se segura no outro <3 Me faz lembrar uma serie que fala de um laço forte tambem que é a Serie Sullivan<3 Que eles falam do valor da familia e eu amo isso, essas lindas escritoras que descrevem um laço forte, que infelizmente hoje nao estao dando tanto valor como antigamente. Entao, estou amando essa serie. #NoraDiva

    ResponderExcluir
  12. Oii Pah, eu simplesmente estou amando essa serie, li o primeiro e estou esperando a chagada do segundoo! *o* ansiosa para ler, pois apesar de nao ter lido muuuitos livros da Nora, o que eu li me conquistou e simplesmente estou amando a sua escrita e tudo mais haha É verdade que a autora descreve muito forte a amizade nesses livros e é uma coisa que me deixa mais absorta nesta serie, é muito lindo como um amigo se segura no outro <3 Me faz lembrar uma serie que fala de um laço forte tambem que é a Serie Sullivan<3 Que eles falam do valor da familia e eu amo isso, essas lindas escritoras que descrevem um laço forte, que infelizmente hoje nao estao dando tanto valor como antigamente. Entao, estou amando essa serie. #NoraDiva

    ResponderExcluir
  13. Oi.
    Nora Roberts é uma das minhas escritoras preferidas.
    A amizade entre os personagens é ''algo'' forte.O que mais gostei no livro também foi o romance nascido da amizade.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Estou louca para ler essa série desde que eu vi o lançamento do primeiro. Nunca li nada da Nora (#shame) e acho que essa série é uma boa forma de começar.
    Assim como a você, acredito que a amizade das 4 garotas irá me cativar bastante, pois sempre gosto de ver esse elemento em um livro.
    E acho que gostarei mais desse livro que do primeiro, pois aqui temos um amor nascido de uma amizade e os conflitos gerados por isso. Acho que vai ser bem legal ver como os protagonistas vão lidar com isso e a insegurança.

    ResponderExcluir
  15. Sabe Pah, nunca tinha pensado nisso, dos livros focarem na amizade. Eu achava que eram romances bem focados na busca do amor e do casamento e gostei de saber desse detalhe. Nunca li nada da Nora, mas quero começar por essa série. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  16. Eu estou com esse livro na estante e paquero ele sempre que passo por ela hahaha
    Adoro a forma como a Nora desenvolve seus livros, sempre falando de amizade e de fortes laços. Pelo menos todos os livros dela que li são assim, risos. Adorei a resenha e deu vontade de correr para o livro e inicia-lo *-*
    Mas sim, acho que irei terminar o atual e correr para ele =)

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nada da Nora e confesso que nao tenho vontade nenhuma, os livros dela não fazem o meu tipo, nao consigo ver algo que me atraia neles, será que sou o único?? kkkkkkk

    ResponderExcluir
  18. Não li os livros anteriores da saga, mais fiquei bem curiosa para ler esse livro pois tenho lido várias coisas positivas sobre e o tema me agrada bastante.. Pare ser uma história fofa e bem envolvente, adoro livros românticos. Os livro da Nora Roberts são sempre muito bons, ela escreve de maneira que te prende a cada página do livro. Não vejo a hora de me jogar neles, só estou esperando a oportunidade para comprar e começar!!

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nenhum livro da Nora, mas tenho vontade de ler. Seus livros são muito elogiados. Parece ser um livro bem gostoso de ler. As capas da série estão lindas, espero que sejam lançados os outros volumes logo.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  20. Não li os livros anteriores da saga, mais fiquei bem curiosa para ler esse livro pois tenho lido várias coisas positivas sobre e o tema me agrada bastante.. Pare ser uma história fofa e bem envolvente, adoro livros românticos. Os livro da Nora Roberts são sempre muito bons, ela escreve de maneira que te prende a cada página do livro. Não vejo a hora de me jogar neles, só estou esperando a oportunidade para comprar e começar!!

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada da autora, mas tenho muita vontade...
    Super elogiada, e estava na dúvida em qual livro dela começar. Quando vi esses lançamentos da Arqueiro, ahhhhhhhhhh fiquei desejando tanto. E com certeza começarei com eles.

    ResponderExcluir
  22. Eu desesti de ler a Nora quando descobri o método usado por ela para escrever mas quero ler quarteto de noivas por falar de amizade.

    ResponderExcluir
  23. Os livros da Nora são todos muito bons. Dessa série, as capas chamam muito a atenção, todas são muito lindas também.
    A história de Jack e Emma parece ser linda e outro fato que achei bem legal nesse livro, é que trata além do amor, da amizade também.

    Bjok

    ResponderExcluir
  24. Nunca li nada da Nora, e estou pensando seriamente em começar por essa série das noivas. A capa desses livros são lindas!

    ResponderExcluir
  25. Meu primeiro contato com Nora Roberts foi com "Álbum de casamento" e adorei a escrita e a trama e o romance.. ahh amo os romances e ponto rs!! e terminando este primeiro livro da saga já estava louca pelo segundo, preciso conhecer esse Jack direito! rsrs

    ResponderExcluir
  26. Oii Pah!
    É uma das minha próximas leituras!
    Estou tão ansiosa para conhecer a história da Emma ( e das outras também! kk).
    Também adoro livros com o romance nascido da amizade! E adoro livros da Nora, não vejo a hora de ler esse!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Eu nunca tive nenhum contato com a Nora Roberts, já tinha ouvido falar sobre a série mais não me interessei muito.
    Achei muito legal o fato de cada livro mudar de protagonista pra mostrar o romance de cada uma das amigas, amei isso.
    Não fazia ideia que a série era tão interessando quanto me pareceu através da resenha. Fiquei com muita vontade de ler.
    Resenha ótima como sempre. Bjoos!

    ResponderExcluir