[Resenha] O Códex dos Caçadores de Sombras – Cassandra Clare, Joshua Lewis

A Clave tem o prazer de anunciar a mais nova edição no mais antigo e famoso manual dos Nephilim: o Shadowhunters’ Codex. Desde o século XIII, o códex vem sendo o mais jovem amigo de todo Caçador de Sombras. Quando você está cercado por demônios, é muito fácil esquecer os pontos mais obscuros da linguagem demoníaca ou a maneira mais rápida de parar um ataque de demônios Raum. Com o códex, entretanto, você nunca vai precisar se preocupar. Agora em sua vigésima sétima edição, o códex abrange tudo: a história e as leis do nosso mundo; como identificar, conviver com, ou se preciso, matar a maioria dos coloridos habitantes deste mundo; qual ponta da estela você deve usar para se marcar. Suas tentativas de matar um vampiro ou um feiticeiro não serão mais atrasadas por intermináveis perguntas de seus recrutas: O que é um Pyxis? Por que não usamos armas de fogo? Se não posso ver um símbolo de um feiticeiro, há alguma forma educada de perguntar a ele onde a marca está? Onde conseguimos toda nossa água benta? Apostilas de geografia, história, magia e zoologia, todas juntas em uma só, o códex está aí para ajudar novos Caçadores de Sombras a navegar no belo, às vezes brutal, mundo que habitamos.
Sobrenatural; Jovem Adulto|| 288 Páginas || Cortesia Galera Record || Skoob || Compare & Compre|| Classificação: 4/5 || Leia um Trecho
O Códex dos Caçadores de Sombras é um manual de introdução ao mundo Nephilim. Feito para acompanhar e preparar os jovens caçadores de sombras que acabaram de descobrir sobre o mundo sobrenatural, o livro traz dicas valiosas sobre a história, as diretrizes, os objetivos e a luta que permeia a vida dos Shadowhunters. Dividido em oito módulos o manual responde as perguntas básicas de um novo caçador de sombras, revelando os mistérios do mundo dos Nephilins, dos integrantes do submundo, e até mesmo dos demônios. Portanto, se você é um caçador de sombras em iniciação – ou se pretende se tornar um – esse manual servirá para tirar suas dúvidas a respeito do que realmente é ser um caçador de sombras.
Bem vindo e Parabéns. Você foi escolhido para se tornar um dos Nephilim. Em breve, se é que ainda não o fez, beberá do Cálice Mortal, ingerindo o sangue dos anjos, e se tornará um dos “Caçadores de Sombras”, batizados com o nome do fundador da nossa ordem. Você é protetor, defensor, cavaleiro errante em nome dos anjos. Será treinado para combater demônios, proteger mundanos e negociar com a complexa variedade de integrantes do Submundo. Sua vida será dedicava à busca do angelical contra o demoníaco. E quando morrer, será com glória.
O mais legal dessa obra é que ela foi escrita como se fosse um manual de iniciação autêntico. Por esse motivo o Códex fala com o leitor supondo que ele seja um caçador de sombras iniciante, o que torna a leitura mais real e envolvente – em certos momentos parecia que eu estava mesmo ingressando nesse mundo como uma guerreira Nephilim! Por meio dessa leitura aprendemos o que são os caçadores de sombras, contra o que eles lutam e para quê foram criados, quais são suas armas e instrumentos de batalha, qual o papel dos integrantes do submundo no trabalho de um caçador (de quebra descobrimos também um pouco mais sobre esses seres sobrenaturais), e as leis geográficas, mágicas e políticas que ditam as ações de um caçador de sombras. Para quem já acompanha as séries da Cassandra Clare, seja Instrumentos Mortais ou As Peças Infernais, essa leitura técnica enche os olhos por detalhar e matar nossa curiosidade a respeito desse mundo tão rico e surpreendente. 

Contudo é fato que – mesmo para os fãs de carteirinha – uma leitura tão explicativa e histórica quanto essa, ou seja lenta e detalhista em demasia, poderia facilmente desagradar o leitor que prefere narrativas alucinantes com começo, meio e fim. Assim, para surpreender e cativar seu telespectador a autora fez uso de dois artifícios que me encantaram completamente: a inserção de muitas imagens e de comentários a respeito do texto feitos por, ninguém mais ninguém menos que, Clary, Simon e Jace . Esse último ponto funcionou de uma maneira inesperada, afinal é como se o Códex que estamos lendo tivesse passado pelas mãos desses três amigos que, concordando ou não com o texto escrito, deixaram várias notações sobre seus respectivos pontos de vista. Resumindo, o leitor não conversa apenas com o Códex, ele participa também das anotações irônicas e bem-humoradas desses personagens. Não deu bem para entender? Dá uma espiadinha nesses exemplos (a letra cursiva é da Clary, em negrito é do Jace, e em maiúscula é do Simon):

 
Tem como não se divertir com esses três? Além de diversão os comentários deles rendem muitas reflexões a respeito da história que eles viveram, então aqui vai uma dica: Só leia o Códex se você já tiver lido pelo menos os três primeiros volumes da série Os Instrumentos Mortais, se não você vai pegar muitos spoilers indesejados.  Agora sobre o segundo artifício usado, o das figuras, a autora deixou a obra rica com ilustrações feitas para o próprio manual (como imagens de guerreiros lutando, de marcas e de personagens históricos para os caçadores de sombras), como também de figuras rabiscadas pela Clary – mais uma vez é como se estivéssemos com o exemplar da personagem, que rabiscou o livro com imagens de seus amigos caçadores. Dá mais uma espiadinha para matar a curiosidade:




Bacana né? No geral eu adorei o livro. Ele matou minha curiosidade a respeito da história dos caçadores de sombras, mas também me rendeu muitas risadas e lembranças sobre as aventuras que Clary, Simon e Jace viveram (até mesmo de As Peças Infernais eu lembrei, já que o livro tem a citação de vários casos e objetos daquele período). Ainda assim, é fato que se trata de uma leitura especial, propícia para quem já é fã da Cassandra Clare, e dualística na relação de seus textos históricos mais elaborados e antigos versus os comentários modernos e irreverentes rabiscados ao longo da obra. Em suma é uma leitura densa e divertida, na medida certa para os Caçadores de Sombras espalhados pelo mundo.
• De olho na diagramação .
Nem preciso falar que o trabalho de diagramação e ilustração desse livro está incrível, certo? Mas ainda assim, como sou muito boazinha, vou mostrar mais alguns detalhes do livro. Confere aí:












Participe Aqui

31 comentários:

  1. Oi Paola, comprei O Códex mas ainda não li. Achei a edição muito linda, com desenhos e a ''opinião'' dos personagens principais. Comprei todos os livros de Os Instrumentos Mortais e As Peças infernais, mas não consegui me envolver na história, apesar de ser boa. Como já li os outros vou ler O Códex também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Paola, comprei O Códex mas ainda não li. Achei a edição muito linda, com desenhos e a ''opinião'' dos personagens principais. Comprei todos os livros de Os Instrumentos Mortais e As Peças infernais, mas não consegui me envolver na história, apesar de ser boa. Como já li os outros vou ler O Códex também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá Pah!
    Eu tenho esse livro e amei ele. Ele me ajudou muito em entender algumas coisas que não haviam ficado claro para mim. Gostei muito das figuras, da forma que a Cassandra e o Joshua escreveram, acho que se não tivesse esses elementos não iria me prender no enredo. Li o livro em inglês, e a edição desse livro importado é com capa muito grossa, o que achei um máximo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Muito bacana, gosto bastante de livros assim, com desenhos e coisaradas hehe
    Mas, como ainda não li a série "os instrumentos mortais", esse livro ficará para ser lido bem mais tarde...

    beijos, adoro seu blog :)

    ResponderExcluir
  5. aaah amei as figuras que tem nas paginas , eu ja estava querendo esse livro faz tempo so falta o dinheiro , amo a cassandra os livros dela sao otimoos *-* e esse com certeza vai ser otimo ..

    ResponderExcluir
  6. "Tá, tá, tá. Vamos logo para a parte que eu aprendo Kung Fu".
    Esse livro é simplesmente lindo!
    Tem como qualquer Shadowhunter não babar nele?
    Eu comecei a ler o meu hoje e estou amando. Confesso que se não fosse pelas anotações da Clary, Jace e Simon acharia a leitura um pouco chata e maçante e demoraria mais pra ler por ser algo muito cheio de normas. Isso foi uma ótima maneira de tornar o livro mais divertido e a leitura mais fluida.
    E os desenhos? Gente, são perfeitos! Tanto os que a Clarry "fez" quanto os do próprio Códex.

    ResponderExcluir

  7. Oi Pah,

    Preciso desse Codex para minha coleção *.*
    Achei a ideia muito boa e a diagramação então, parece perfeita.

    Bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Paola
    Estou louca para comprar esse livro. Além de todo o conteúdo, as ilustrações estão incríveis. Adorei as anotações, deram um charme ao livro. Quero muito ler.

    ResponderExcluir
  9. Oi Pah,
    já vi várias resenhas positivas deste livro, mas não faz muito o meu estilo de leitura =/
    a diagramação do livro esta realmente de parabéns. vi ele esses dias na livraria e meu namorado deu uma folheada. adorei!

    ResponderExcluir
  10. To numa relação difícil com esse livro. Quero muito comprar porem tem tantos esperando há mais tempo na minha lista que acho que vai demorar viu. Mas adorei a resenha e achei muito legais as ilustrações

    ResponderExcluir
  11. Que livro mais lindo!!! *-*
    Não faz muito meu "estilo" mas dá vontade de comprar só pra exibir na estante..

    ResponderExcluir
  12. Que vergonha, eu nunca li nenhum livro da Cassandra Clare, já ouvi falar super bem de todos eles, vou começar a ler Cidades Dos Ossos, tomara que seja bom como too mundo diz. Mais amei o livro, estou doida com ele a um tempão, ele é muito lindo, essas imagens e a diagramação, awwn, perfeitas!
    Bjoos <3

    ResponderExcluir
  13. Oi Pah!
    Amei as imagens do Codex! O que só aumenta minha vontade de te-lo, mas estou esperando sair o último livro dos Instrumentos e fazer um pacote só..hehehe
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Pah, que livro lindooo! A Editora caprichou demais. Também achei engraçadas as anotações dos personagens. A Dany que é viciada na série leu e gostou, mas achou que faltou um algo mais.. eu como ainda não li, nem tenho ideia de como deva ser, com exceção de que sou apaixonada por essas capas divas.. kkk Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  15. Livro lindíssimo! O livro deve ser fantástico, amei essa ideia dos comentários. Adorei as ilustrações uma mais linda que outra, estou doida para ter o meu. Sou muito fã da série e a editora caprichou nessa edição, e a capa é maravilhosa. Mal posso esperar pra ter o meu ''O códex dos caçadores de sombras''!

    ResponderExcluir
  16. Cassandra Clare ♥ é amor, e essa edição ? Ta linda, a editora fez um trabalho ótimo, a premissa do livro também é muito contagiante.

    ResponderExcluir
  17. Não posso falar muito porque não tive nenhum contato com a obra da Clare ainda, mas a ideia e a estética do livro é de babar!

    ResponderExcluir
  18. Bem, tinha me interessado anteriormente por esse livro e ele já estava na lista de desejos. E com a resenha confirmei isso! Só que precisaria ler Os Instrumentos Mortais também... Comprei e ainda nem abri.
    Enfim. As figuras são lindas de morrer! E adoro esses ‘’guias’’ sobrenaturais.

    ResponderExcluir
  19. Nossa que livro perfeito ._. preciso muito ler essa série!!!

    ResponderExcluir
  20. Oii Pah!
    AH! Eu quero esse livro na minha coleção AGORA! *.* kk
    É muito lindo! A Editora arrasou!
    Estou doida para ler!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Eu só li o primeiro livro da série Cidade dos ossos e adorei, pena que não deu pra ler o resto.
    O codex dos caçadores parece ser um ótimo livro pros fãs da série, sem contar que ficou lindo né?
    Adorei a diagramação e a arte.

    Bjok

    ResponderExcluir
  22. Ganhei o meu Códex de aniversário e fiquei sem ar quando vi as inúmeras ilustrações....é lindo demais!
    Ainda não li porque quero relembrar os 03 primeiros livros e também porque quero o último da série pra poder completar a minha coleção linda e lê-los em sequência !
    Sou super fã dessa série e achei a ideia da autora muito interessante!

    ResponderExcluir
  23. Está lindíssimo esse livro! Amei as ilustrações e os comentários então... super divertidos. Ainda não terminei de ler os 3 primeiros livros, mas assim que terminar pretendo ler esse.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  24. Aí, esse livro -suspiros eternos-!! Estou muito ansiosa pela minha cópia deste livro, e sinceramente, eu leria até lista de compras da Cassandra Clare, se necessário. O livro ta lindo, não é mesmo??! Beijinhos.

    respirelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Ainda não li nenhum livro da serie ,mas achei bem interessante esse manual e claro que quando eu conseguir os livros vou comprar esse junto

    ResponderExcluir
  26. Olha pH, estou louca para ler Completo Instrumentos mortais, é o meu gênero preferido, mas este não me chamou atenção nem um pouquinho..... talvez depois de todos os livros lidos, eu consiga dar uma chance á este, mas por enquanto fico com sua resenha bem explicada......

    Bjsss Pah

    ResponderExcluir
  27. Que livro lindo!!! Pena que esse gênero não é o meu favorito (apesar de eu já estar começado a deixar os preconceitos?! de lado e investindo em algumas leituras do tipo) =]

    ResponderExcluir
  28. Eu simplesmente amei o trabalho gráfico desse livro! Fico namorando ele sempre que passo em uma livraria.. Não vejo a hora de poder comprar o meu exemplar <3

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  29. Não é meu gênero favorito, não curto mesmo, mas confesso que estou começando a ter vontade de sai da "zona de conforto" e me aventuras em outros gêneros, outros títulos e assim poder formar uma opinião melhor!
    Abs

    ResponderExcluir
  30. Esse livro parece ser MUITO bom e as ilustrações são excelentes, né?
    Nem penso em comprar agora porque não li nada da série, então kkkkkk mas depois, comprarei sim.

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho que agiizar e começar a ler essa série logo, mas so tenho o primeiro livro, vou ver se consigo os outros, enquanto isso vou lendo as series que ja comecei e que estao inacabadas, nao quero começar outra por agora

    ResponderExcluir