[Resenha] Rainha das Sombras - Sarah J. Maas

"Todos que Celaena Sardothien amou lhe foram tirados. Mas finalmente chegou a hora da retribuição. A vingança promete ser tão dura quanto o aço da Espada de Orynth — a espada de seu pai. Finalmente Celaena retornou ao império; por justiça, para resgatar seu reino e confrontar as sombras do passado. A assassina está morta. Ela abraçou a identidade de Aelin Galathynius, rainha de Terrasen. Mas antes de reclamar o trono, precisa lutar. E ela vai lutar. Por seu primo, a Puta de Adarlan, o general do Norte... um guerreiro preparado para morrer por sua soberana; por seu amigo Dorian, um príncipe preso em uma inimaginável prisão; por seu povo, escravizado por um rei cruel e à espera do retorno triunfante de sua líder; por seu carranam e a libertação da magia. Ao avançar em seu plano, no entanto, Aelin precisa tomar cuidado com velhos inimigos. E abrir o coração para novos e improváveis aliados. Tudo isso enquanto os valg continuam trabalhando nas sombras. E Manon Bico Negro, a Líder Alada das Treze, treina suas bestas voadoras. Mas é de Morath, a fortaleza montanhosa do Duque de Perrington, que uma ameaça como nenhuma outra promete destroçar seu grupo de rebeldes e sua corte recém-formada"
Fantasia | 644 Páginas | Cortesia Galera Record | Skoob Compare & Compre | Classificação: 5 estrelas + Favorito | Resenha da May


Resenha sem spoilers

Arrebatada...Rainha das Sombras simplesmente me arrebatou para dentro de suas quase 700 páginas e deixou um gostinho de quero mais. O quarto volume da saga de Celaena Sardothien, agora Aelin Ashryver Gathynius, vem para dar um novo e espetacular caminho a jornada de nossa protagonista e heroína, herdeira do fogo, amada de Mala, Portadora da Luz e rainha de Terrasen. Minha leitura foi frenética desde as primeiras palavras ao ponto de nem perceber as páginas passarem, pelo contrário, eu lia vorazmente e com o coração na mão ansiosa e temerosa do que aconteceria em seguida com minhas personagens favoritas, os rumos que cada um tomaria, como Aelin, que retorna mais letal e objetiva do que nunca, reivindicaria seu reino, salvaria o príncipe Dorian, resolveria sua situação com Chaol e derrotaria o temido Rei de Adarlan.

São tantos acontecimentos ao longo deste livro, tantos caminhos que surgem na medida em que vamos desvendando os mistérios do Reino de Erilea e as novas personagens – que vão crescendo e revelando seu passado, sua origem e sua missão dentro da trama – que ficamos embasbacados e completamente fascinados com a forma como a autora nos conduz nesta aventura eletrizante, cheia de surpresas e reviravoltas, e com a forma como nos apegamos a essas personagens e torcemos por elas, mesmo sabendo que não é possível todos saírem ilesos em meio à guerra que é certa. Sarah criou um universo único, encantador e mais, desenvolveu personagens tão críveis e únicas, principalmente as femininas, que é impossível não adorar a cada uma delas.

Entre as personagens destacam-se mais uma vez Aedion, primo de Aelin, que nos encanta com seu carisma e humor, mas principalmente sua devoção a sua rainha ao se reencontrarem; e o príncipe guerreiro Rowan, carranam da Rainha Aelin, que enfim conquista meu coração (mesmo ainda sendo #teamchaol), e que é um personagem de extrema importância na trama – ele possuem uma ligação profunda e inexplicável, cada dia mais forte, que vai muito além da amizade, paixão e amor, muito além do laço carranam e além do que conseguimos explicar em palavras, uma ligação pura, única e que pouco a pouco nos conquista e envolve. Além destes dois e dos já conhecidos Chaol e Dorian, temos finalmente a aparição de Arobyn, rei dos assassinos, personagem que forjara Celaena Sardothien e reaparece para um acerto de contas com nossa rainha; e ainda temos mais personagens femininas inseridas na história e ressalto o quão belamente Saraj J. Maas desenvolve cada uma delas, nos tocando com sua personalidade forte e única, com suas histórias distintas, mas similares quando se trata das dores e perdas pelas quais passaram, ligando-as numa trama repleta de reviravoltas, surpresas e emoção.

 “- Como era? _ perguntou Manon, baixinho. – Amar? – Era como morrer um pouquinho a cada dia. Era como estar viva também. Era alegria tão plena que doía. Aquilo me destruiu e me desfez e me forjou. Eu odiava sentir isso, porque sabia que não podia escapar, e sabia que me mudaria para sempre. [...]”

Temos ainda neste quarto volume um encontro épico de duas personagens badass (quem já leu Herdeira das Sombras imagina de quem estou falando...) e que tem cada uma um lugar especial em meu coração, pois ambas são distintas, fortes e guerreiras e foi um encontro e uma luta épica e que mais uma vez muda as coisas no destino de delas, um encontro inevitável e que nos deixa com o coração na mão por estarem em lados opostos mas com esperança renovada para que, quem sabe, possam lutar lado a lado no futuro.


E o final? O que falar do rumo que a autora criou e da cartada final que mostrou nos fazendo questionar tudo aquilo que tínhamos como certo e apresentando um personagem mais vil e cruel ainda do que imaginávamos? Confesso que sofri durante toda a leitura, li com o coração na mão, tendo certo em minha mente o caminho que eu imaginava que a autora criaria, mas sem entender como isso seguiria nos próximos dois volumes, mas eis que surge algo totalmente inesperado que nos choca, e nos dá pena também, abala as estruturas não só de nós como leitores, mas de nossa Rainha Aelin que nem imagina que sua luta está apenas começando. Eu também sofri por Chaol e, principalmente, por Dorian e fiquei angustiada sem saber o que esperar para o destino do príncipe que se encontra em uma situação terrível envolto em sobras e maldade.

Meu coração encontra-se em um mix de amor infinito pela saga que tanto me conquistou, e paz por ter solucionado algumas pontas soltas dos livros anteriores, mas também está repleto de angústia e ansiedade e precisa desesperadamente da continuação, mesmo que o final não tenha sido um cliffhanger daqueles, mas um ponto final na primeira das muitas e terríveis batalhas que ainda estão por vir. Termino a leitura temerosa com o que pode e vai vir a acontecer, temo não só por Aelin, Rainha de Terrasen, mas por Manon no seu conflito interno de certo e errado, por Elide em sua missão em busca de sua rainha perdida, por Chaol em mais uma provação que terá de superar... E preciso desesperadamente saber o que acontece em seguida, como enfim estas personagens poderão encontrar paz e enfim viver sem que uma guerra esteja prestes a eclodir. Para a sequência, que está tão longe de chegar no Brasil, eu espero mais e mais reviravoltas e surpresas, romance, e reencontrar estas personagens fortes e destemidas que tem um lugar todo especial no meu coração, além de mais batalhas pois as forças de Morath, embora debilitadas, voltarão com mais força ainda, talvez mais letais do que nunca.

• Sobre a Série •

Rainha das Sombras é o quarto volume da série Trono de Vidro.





 

Beijos,












Participe Aqui

32 comentários:

  1. Oi, Mayara
    Morro de curiosidade de ler essa série e adorei sua resenha super empolgada. POrém, estou bem atrasada para a leitura dos livros.
    Fico feliz que tenha amado esse volume e espero que mate sua curiosidade logo pelo próximo volume, por esse final aberto. A publicação desses livros geralmente demora para vir ao Brasil né!?
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh eu estou apaixonada por essa série!!! Comecei Rainha das Sombras hj... Que vontade de dar um murro na cara do Chaol no reencontro com Aelin! Que raiva que me deu rs.. Sou #teamRowan !
    Ótima resenha!! Tô sempre acompanhando aqui. Parabéns!!
    ..agora vou terminar o livro... A madrugada promete rsrs

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Acabei de ler agora e logo corri aqui para ler sua resenha e comentar!
    Bom, vamos lá...
    Sim, eu concordo com você com relação a Chaol e Celaena. Do jeito que as coisas terminaram no livro anterior eu só conseguia pensar que não tinha mais nada a ver eles juntos. Claramente o relacionamento dos dois acabou. A autora colocou muitos indícios disso e não achei que eles estavam agindo fora de contexto.
    Gostei muito do casal Rowan e Aelin, porém achei tudo muito enrolado e adolescente demais entre eles.

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que saga enorme !! E muitas paginas pra quem gosta de se deliciar nesse livro. Vi que tem muita aventura, não é muito meu estilo, mas vi o quanto você gostou.
    Boa noite!

    ResponderExcluir
  6. Oi Mayara tudo bem?
    Acredita que eu ainda nem comecei a ler essa série?! E pior, eu tenho o primeiro livro :X
    Pois é, nem acredito que ele esteja aqui na minha frente e eu não tenha coragem de ler. O problema é que nem acredito que já tenham mais 3 livros, e como tenho certeza que não vou conseguir terminar e ficar sem os outros, estou esperando para comprar e ler tudo de uma vez!
    é incrível como as pessoas falam muito bem da Celaena (tenho uma leve curiosidade para saber como se pronuncia esse nome...) e da trama em si!
    Infelizmente ainda vou esperar pelo money pra poder me aventurar nessa incrível saga!
    Adorei a resenha, parabéns!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Hey, tudo bom?
    A cada resenha que eu leio sobre os livros dessa série fico ainda mais ansiosa e curiosa para começar. Confesso que esses livros já estão na minha lista há um bom tempo, porém ainda não tive a oportunidade de ler. A Celaena parece ser uma personagem bem interessante, adoro protagonistas com personalidade forte.

    ResponderExcluir
  8. Quero demais ler essa série, e confesso que só li o último parágrafo, em que você fala do sentimento pessoal sobre este volume para não correr o risco de pegar spoilers sobre a trama. Inclusive acho que seria uma ideia simples e viável anunciar no cabeçalho do post se vai conter spoiler sobre o livro anterior (quando se tratar de resenhas de séries).
    Fiquei ainda mais entusiasmada para ler com o seu "mix de amor infinito", Mayara! kkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, tudo bem?

      Ah, desculpe a falha (já atualizei no post), mas não tem spoiler sobre a série não. Você apenas irá saber os nomes de personagens que ainda não aparecem no livro um, mas não tem spoiler fica tranquila. <3

      Se ainda não leu corra para ler e depois me conta o que achou, vale super a pena girl. *-*



      Beijos ;*
      May - http://mayeosvicios.blogspot.com.br/

      Excluir
  9. Oi Mayara
    Fiquei muito curiosa quando vi a capa do primeiro livro, Trono de Vidro, enquanto comprava outros livros e agora com a sua resenha do quarto livro estou ainda mais.
    Confesso que vou esperar para comprar e ler a série toda de uma vez, mas espero me apaixonar por essa série tanto como você.
    Adorei a resenha está ótima, parabéns!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eu sou apaixonada por essa série e só li até o segundo volume, fiquei encantada pelo mundo criado pela autora, pelos personagens e claro pela heroína! Celaena é incrível e mal posso esperar para ler os próximos volumes!
    Li somente o primeiro parágrafo da resenha porque fiquei com medo de spoilers... haha mas concordo que essas séries nos arrebata para suas páginas!

    beijos
    Livromaníaca / Tielle So

    ResponderExcluir
  11. Oii, o que falar dessa serie, eu também amo, terminei ler este livro mês passado, e já sinto uma saudades enorme de cada um deles, e me pego sempre pensando na historia, quero logo a continuação, preciisamoooos!
    Mas este livro com certeza foi maravilhoso, como você, não vi as páginas passando, e quando estava no final, não queria terminar de ler, pois sabia que iria acabar, e já sentia falta! =,( rs,
    Mas fazer o que agora é aguardar a continuação, e continuar lembrando dos nossos queridos personagens. (L)

    ResponderExcluir
  12. Essa saga é bem interessante, Celaena é forte e determinada, e gostei bastante do Aedion e Rowan, muito curiosa para saber o final e apaixonada por essa série, beijos...

    ResponderExcluir
  13. Amo essa saga!!!! Não li esse ainda, mas quero muito! SOS

    ResponderExcluir
  14. Terminei de ler o 1º livro as unas duas semanas e estou com essa mesma sensação, simplesmente amei!
    Já querendo tempo pra ler o restante da saga

    ResponderExcluir
  15. Oi Mayara!! Nunca tinha ouvido falar da série, e mesmo este sendo o quarto livro sua resenha me deixou muito interessada :D Gosto muito desse genero literário, mais fantasia e ficção... Adorei! Já coloquei na minha lista de desejados hahahaha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  16. Para ser sincera ainda não conheço essa serie... li algumas coisas paralelas pela internet, mas nunca fui atras para ler...
    Lendo a resenha fiquei interessada mesmo se tratando do quarto volume.
    Quem sabe um dia abro um espacinho na minha estante pra ele né??
    bj bj

    ResponderExcluir
  17. Nunca li um livro assim, rainha, guerra, tabem não conhecia a série, nunca me chamou atenção esse tipo de livros, mas pela resenha parece ser emocionante, quem sabe eu não leia algum dia...

    ResponderExcluir
  18. Já vi essa série, mas não tinha me convencido a comprar, parece uma saga que não fazia meu tipo, mas depois da resenha do curiosa e da uma chance aos livros dessa autora.

    ResponderExcluir
  19. Oi Mayara,
    Estou doida por essa série! No post especial da série Trono de Vidro eu fui completamente fisgada, pois adoro histórias criadas na época medieval, cheia de reviravoltas, sem falar na magia, batalhas e romance, que nunca pode faltar, é claro. Adorei saber que os personagens são bem criados e desenvolvidos, isso me deixou bem empolgada pra iniciar a leitura o quanto antes, e estou ansiosa pra conhecer essa protagonista forte e guerreira. A série já faz parte da minha lista de desejados.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Ouvi falar desta serie aqui no livrso e to super animada pra ler... parece ser um livro de fantasia bem bacana

    ResponderExcluir
  21. Há um tempo atrás eu descobri essa saga, e fiquei curiosa, mas não dei muita bola. Só agora, depois de muito tempo, que eu relembro e a conheço melhor. Já imaginava que era muito massa, mas não tanto. Quer dizer, pela resenha eu fiquei impressionada. Assim que percebi que a autora (deve ser uma linda <3) dá destaque para mulheres fortes e guerreiras minha pupila já dilatou, preciso ler! Sem contar que parece ser daquelas histórias cheias de altos e baixos, alegrias e tristezas, drama pra dar e vender, tensão forte, tudo que eu preciso depois de tanto tempo sem ler um livro com esse enfoque!

    ResponderExcluir
  22. Oi May!
    Sinceramente, eu não me identifico com esses livros e não curto essas fantasias. Parece que a série é maior do que eu imaginava, então pra quem gosta deve ser ótimo. E na resenha deu pra ver como vc realmente adora essa série, já que leu um livro super grosso sem nem perceber. É muito bom quando isso acontece, né? Eu compartilho desse seu sentimento com outras séries rsrs. Espero que os próximos livros estejam à altura e vc curta tanto quanto ;)

    ResponderExcluir
  23. Já é a segunda resenha que leio dessa série que é tão positiva que me deu até vontade de ler.Não é o tipo de livro que costumo ler ,mas com uma história tão cheia de aventuras e personagens fortes não tem como não ficar curiosa.
    Só o que me desagrada,são séries longas demais...

    ResponderExcluir
  24. Nunca vii falar dessa sériiee.. mais gosteeii bastante..♥ ! quem sabe eu leia algum diia :3

    ResponderExcluir
  25. May,não li ainda essa série da saga de Calaena,ou seja Trono de Vidro,mas só leio resenhas o favoritando que entrou para minha lista.Legal a gente ficar embasbacados e completamente fascinado com a forma que a autora conduz o leitor nessa eletrizante aventura.Amei o quote.Fiquei curiosa com o acontecimento que lhe chocou.Que bom que seu amor pela Saga é um mix de amor infinito.Amei saber que além de muitas aventuras,batalhas...tem romance.Beijos!!!

    ResponderExcluir
  26. Olá Mayara
    Só escuto maravilhas dessa guerreira! Essa Saga já está na minha lista de leituras faz uns dias, mas esse mês to pegada nos romances de época. :)
    PS: Adorei a ambientação da foto! :)
    Um super abraço

    ResponderExcluir
  27. Olá,
    Nunca li essa serie, mas as capas são lidas e as historias parecem muito emocionante. Gosto muito de livros onde as mocinhas são fortes e decididas e não tem medo de enfrentar o perigo. Apesar de ser louca por romance acho que vou da uma chance para esse livro que parece ser de aventura.
    Resenha maravilhosa!
    P.S. Se vocês poderem fazer uma resenha ou um vídeo dos os outros livro seria bem legal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thais! Fizemos um especial sobre a série (com mini resenhas) aqui: http://www.livrosefuxicos.com/2016/04/fuxicos-e-vicios-especial-serie-trono.html

      Excluir
  28. Tenho este livro no cell mais nunca parei ler, baixei só pela capa que gostei e esta la ate hoje nem li uma pagina rsrs

    Jesse Lira - http://www.jesselira.com.br

    ResponderExcluir
  29. As capas são bem diferentes né?! Nunca tinha ouvido falar dessa série.

    ResponderExcluir
  30. Série magnifica! já li e estou aguardando a continuação, a cada livro fica melhor, e as mudanças que a autora faz são sempre para melhor, mostrando como os protagonistas vão amadurecendo e os laços que vão se formando (estou amando especialmente Aelin e Rowan).

    ResponderExcluir