[Resenha] O Caderninho de desafios de Dash & Lily - David Levithan e Rachel Cohn

“O novo livro de David Levithan e Rachel Cohn que juntos escreveram Nick e Nora Uma noite de amor e música acompanha a dupla Lily e Dash. Ela está doida pra se apaixonar e, pra encontrar o par perfeito, decide criar um caderninho cheio de tarefas e deixá-lo na livraria mais caótica de Manhattan. Quem encontra o moleskine é Dash, e os dois começam a se corresponder e trocar sonhos, desafios e desejos no caderninho, que vai se perdendo nos mais diversos lugares de Nova York.
Jovem Adulto | 256 Páginas | Cortesia Galera Record | Skoob | Compare: Submarino  Saraiva  Amazon | Classificação: 4/5 | Resenha da May

Há muito tempo atrás eu conheci este livro através de uma blogueira que o havia lido em inglês, e desde então tenho a curiosidade e a vontade de conhecer tal história – que mesmo simples, parece tocar corações mundo a fora. Os anos se passaram e finalmente a Galera Record trouxe o livro para nós, então claro que fiquei extremamente ansiosa para conferir, e não me decepcionei.


O Caderninho de Desafios de Dash e Lily nos conta a história de dois adolescentes que ao mesmo tempo em que são bem diferentes um do outro também encontram muitas semelhanças entre si. Lily ama o Natal, é uma boa garota, anda sempre de bem com a vida e mesmo não tendo muitos amigos é feliz com sua vida do jeito que está. O problema é que neste ano, com seus pais viajando, seu Natal estaria arruinado, não fosse a ideia de seu irmão de deixar um caderninho vermelho na livraria mais caótica da cidade de Nova York com uma série de desafios para o garoto que o encontrar, na esperança de talvez encontrar um namorado para Lily. Claro que ela não acredita que através desta brincadeira encontrará um namorado de fato, porém quando Dash, o garoto que encontra o seu caderninho, a responde desafiando-a também, ela não resiste a respondê-lo. Num jogo que os leva por uma incrível aventura pela cidade de Nova York, aos poucos eles vão se conhecendo melhor através da troca de desafios, peripécia que marca este Natal de uma forma única na vida de cada um deles e nos faz mergulhar em uma história fofa e reflexiva.

O livro possui uma narrativa fluída e gostosa, fácil de ler e se apaixonar. Além disso, gostei do fato de que não é possível diferenciar qual autor escreveu qual parte, pois as partes estão combinas perfeitamente. Confesso que se eu tivesse lido o livro quando o descobri, anos atrás, o teria favoritado no Skoob, porém hoje já sou mais madura e mesmo adorando a história não posso ignorar que ela é destinada a um público um pouco mais jovem. O foco está na fase de descobrir a si mesmo, ou seja, no período de mudanças e escolhas que todo jovem enfrenta. Em poucas páginas o livro nos ensina e faz refletir, em meio às ironias dos protagonistas, sobre as mudanças que inevitavelmente ocorrem em nossa vida e que devemos aceitar e aprender com elas, sempre tirando algo bom de tudo para levarmos para a vida. Gostei bastante desses pontos de reflexão e do amadurecimento dos personagens ao longo das páginas.

O trabalho gráfico da editora está divino e minha única ressalva são as folhas brancas. Agora resta torcer para a Galera Record trazer a continuação do livro logo para nós, e confesso que estou muito curiosa com a continuação, pois nunca é demais ter uma dose de Dash e Lily e deste romance fofo e cheio de mensagens para refletir. Recomendo sim a leitura, vale a pena.

• Sobre a Série 
O Caderninho de Desafios de Dash e Lily é o primeiro volume da duologia, sendo que o segundo The Twelve Days of Dash and Lily ainda não tem previsão de lançamento no Brasil.





Beijos,








Participe Aqui

13 comentários:

  1. AHHHHH eu necessito ler esse livro !!! Parece ser muuuito legal !!! Um beeeijo !

    http://extintadoplanetablog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nosso que lindo, verdade é para um público mais adolescente que esta descobrindo as coisas, mais não deixa de nos ensinar algumas lições.

    ResponderExcluir
  3. É um romance bem adolescente, achei bem fofinho, a capa está linda demais, gostei da história, fiquei bem curiosa, beijos...

    ResponderExcluir
  4. Lily parece ser uma daquelas garotas bem certinhas!! E parece que ela e Dash são os opostos!! Fiquei curiosa para saber qual dos dois foi quem se decepcionou tanto assim no momento em que eles realmente se conhecem!! Torço para um final feliz entre eles!! Deve ser bem divertido ler este livro, o modo como eles vão se conhecendo através dos desafios impostos por ambos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi May!
    Terminei de ler esse livro ontem e só tenho uma palavra para descrevê-lo: fofo. Também tive a sensação de não saber qual autor estava narrando cada capítulo e isso mostra o belo trabalho que eles fizeram. No entanto, não gostei muito da Lily. Dash, por outro lado, é um personagem que me conquistou. Adorei as reflexões dele sobre a vida e sobre as pessoas, além do seu jeito culto em falar rs.
    Não sabia que o livro teria uma continuação e agora vou torcer para que ele seja logo publicado por aqui. Quero mais desse casal! ^^
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. To com muita vontade de ler esse livro! Parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Coo assim eu não conhecia este livro rsrs. Nossa eu li um livro do David e amei, amei e verdade estou louca para ter a sua coleção inteira em casa. E com certeza este livro vai estar no meio, apesar de você ter falado que é um romance mais jovens, eu adorei inclusive a ideia de deixar um caderno de desafios para outra pessoa realiza. Amei rsrs

    ResponderExcluir
  8. Linda essa capa, amei, é a primeira vez que vejo sobre esse livro e já me causou uma excelente primeira impressão, ainda não li nada do David Lavithan, mas pretendo ler um dos livros dele na maratona MLI que irei participar.
    Pelo jeito a editora fez um excelente trabalho, estarei torcendo para eles trazerem logoa continuação

    ResponderExcluir
  9. Oi Mayara,
    Estou doida pra ler algum livro do David Levithan, e a escolha está pesando para o livro Todo Dia. Já vi alguns comentários bem contraditórios a respeito dessa parceria entre os dois autores, então é claro que estou bem curiosa para ver qual vai ser a minha opinião.
    Esse livro entrou para a minha lista de desejados desde quando vi o lançamento, pois adorei a sinopse, e agora fiquei ainda mais interessada para conhecer essa história fofa, apaixonante e cativante. Espero ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Caramba, como essa história fugiu do clichê (tirando o final, já que ela realmente encontra o amooorrrzão hahah)!!! Adorei a pegada de desafios, afinal já brinquei tanto de verdade ou desafio na infância e tenho tantas recordações boas sobre isso. Estou mega ansiosa para conhecer o livro de perto ♥

    ResponderExcluir
  11. Capa fofa, história fofa, mas confesso que histórias destinadas a leitores mais jovens não me agradam tanto quanto antes, apesar de ter gostado da ideia do desafio do caderno vermelho.

    ResponderExcluir
  12. Esaa capa é lindaaaaa, adoro a escrita do David Levithan e gostei mto do livro!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    A historia parece ser legal, gostei de ler um livro leve e uma leitura envolvente e achei a ideia interessante mesmo sendo um pouco maluca, mas não foi um livro que me conquistou !!

    ResponderExcluir