[Resenha] Azeitona – Bruno Miranda

Ian e Emília não trocaram mais que duas palavras desde que começaram a estudar juntos, mas é o nome dela que vem à mente dele quando precisa de uma parceira para um plano mirabolante: participar de um reality show sobre casais adolescentes que vão ser pais. Isso em troca de um cachê capaz de resolver todos os seus problemas. Ian tem dezesseis anos e foi criado pela irmã, Iris, que precisou abrir mão de oportunidades na vida para cuidar dele. Agora, quando ela finalmente vai conseguir se formar na faculdade, ele se sente na obrigação de retribuir de alguma maneira. Emília, aos dezessete anos, não quer retribuir nada a ninguém – pelo contrário, seu sonho é sair de casa o quanto antes para não discutir mais com a mãe, com quem sempre teve uma relação conturbada. O fato de que eles não são um casal nem têm planos de ter um bebê de verdade parece apenas um detalhe. Mas a vida reserva surpresas, nem sempre boas, para quem acredita que é fácil inventar a própria história. O romance de estreia de Bruno Miranda, criador do canal Bubarim, no Youtube, é uma história divertida e tocante sobre relacionamentos familiares.
Jovem Adulto | 352 Páginas | Cortesia EditoraPlaneta | Skoob | Compare: SubmarinoSaraivaAmazon| Resenha da DayFarias
Quando fui escolher minha próxima leitura – entre tantos livros lindos e desejados – confesso que Azeitona não foi o primeiro a me atrair. Com uma capa simples e um nome do qual não podemos tirar lá muitas informações, precisei ler a sinopse para ser cativada por essa história. Até porque a ideia de dois jovens fingindo uma gravidez para fazer parte de um reality show de Novos Pais, tendo que driblar uma produtora cheia de energia e guardar esse segredo de sua família e amigos, é para lá de curiosa. Antes de iniciar a leitura imaginei uma história leve, mas definitivamente envolvente. E foi exatamente isso que encontrei.

Ian foi criado pela irmã desde a morte da mãe e o abandono do pai, e vê nela a figura materna que lhe foi tirada. Ele sabe que a irmã fez muitos sacrifícios para criá-lo e, exatamente por isso, se sente em dívida com ela. Tanto é que quando (por causa de uma tremenda confusão) a produtora de um reality entra em contato por acreditar que ele é um pai adolescente, Ian só consegue pensar em sua família. Mesmo não querendo ser desonesto, o jovem vê nesse programa a oportunidade financeira de enfim retribuir tudo que a irmã fez por ele e ajudá-la na nova fase de sua vida. Já Emilia, o outro lado dessa moeda e alguém com quem Ian mal conversa, enxerga no programa uma maneira de conquistar sua independência e se libertar do relacionamento distante e frio que tem com a mãe. Por isso, mesmo que inicialmente a ideia pareça mirabolante demais, Ian e Emilia decidem arriscar tudo em troca do que tanto desejam. E em meio a confusões, mal entendidos e situações engraçadas, somos levados por uma história leve que diverte e entretém do início ao fim. Quando tudo o que os dois tem feito ultimamente é mentir, será que eles conseguirão mudar o futuro e construir seus sonhos a partir de verdades?
Com leveza e toques de humor é impossível não identificar a personalidade do próprio autor em sua história. Aliás, tenho mesmo que dedicar um parágrafo a Bruno Miranda: eu não o conhecia, mas ao ler a contra capa do livro e ver que ele é dono de um canal no YouTube chamado Bubarim tive que ir até lá conferir. Resultado: acabei encontrando um dos meus canais preferidos! Com um humor único e cativante, ele faz vídeos cômicos a respeitos de situações comuns com as quais é impossível não se identificar e, principalmente, se divertir muito. E antes que alguém ‘torça o nariz’ para mais um livro de Youtuber, acredite: eu também fazia isso. No entanto, Azeitona não tem nada a ver com a vida pessoal do Bruno. A obra é uma história divertida e leve de alguém que, como vários leitores, amou tanto os livros que quis um que nascesse de si.

Além da irreverencia do autor estar presente na obra, os personagens criados por ele – que refletem um pouco de sua própria personalidade, principalmente o Ian – tiveram suas histórias e características muito bem construídas. Fora que existe uma temática familiar incrível que envolve todos os personagens e toma conta da leitura, característica que eu adoro e que mostra o quanto o autor se dedicou para criar uma base válida, cativante e envolvente tanto para os seus personagens quanto para a história como um todo. E eu adorei esse fato. Outro ponto positivo é que a escrita do Bruno é rápida, o que torna Azeitona um daqueles livros de leitura fluída que com leveza nos leva a um final simples, mas satisfatório.
Indico a obra para quem gosta de histórias rápidas, divertidas e envolventes.
Alguém já leu? Estão curiosos para conferir essa história?
Beijos,




Participe Aqui 

29 comentários:

  1. Oiee Pah ! ♡♡
    Nossa parece ser uma trama super descontraída e cheia de aventuras.
    Você tem razão, pela capa e pelo título não da pra se tirar nada da história, mas sempre me senti cativada pelo livro apesar de nunca ter lido nada sobre ele.
    Diferente de tudo que já li !! Parece ser uma história gostosa e cativante. Quero mt ler !
    Boa indicação. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Nunca tinha ouvido falar, mas gostei bastante. Nunca tinha ouvido nada do tipo! Amo livros com comédia e que fluem bem!
    Amei a Resenha, muito boa e simples! Dá uma vontade de sair comprando livros, rsrs!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Quero tanto esse livro <3
    Eu acompanho o Bruno desde o canal literário dele, e fiquei muito feliz ano passado quando ele anunciou que iria lançar livro! :)
    Tô muito ansiosa pra conhecer a história, sabia que ia ter humor porque vem do Bruno hahaha que bom que tu gostou do canal dele!
    Enfim, ótima resenha, só me fez ficar com mais vontade :33
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. adorei!!! Assim como você olhei a capa e não me atraiu. Mas lendo a resenha, fiquei super curiosa pra conhecer essa história!

    ResponderExcluir
  5. adorei a resenha, já tinha ouvido falar do livro mas nunca me aprofundei. Parece ser bem interessante a história de Ian e Emilia. Gostei de ler sobre o autor, o site dele é bem interessante dei uma passadinha lá :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Day! Sinceramente se fosse pelo nome e pela capa, eu nunca leria o livro. Achei muito feia e sem graça.
    O nome azeitona tem algo relacionado a gravidez? Pq parece um nome bem aleatório quanto ao tema proposto. Seria tipo : "quando a mulher fica grávida o homem coloca uma azeitona na barriga dela"? haha teorias mirabolantes.
    Bom, quanto a história, parece divertidinha e me deixou curiosa, será que eles acabam tendo um filho juntos no fim? Mas só isso também, se for uma leitura fluída até me chama um pouco de atenção, mas vontade de ler, não fiquei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Boa noite, Day! Realmente de cara quando você se depara com a capa do livro, você já imagina que deve ser aquele tipo de leitura cansativa e sem fim, mas ao ler sua resenha dá pra notar que a história tem muito mais que isso, como uma mistura de drama familiar e ao mesmo tempo sendo bem divertida por levarem jovrns a se meterem em suas " aventuras" porum bem comum....kkkkk
    ...enfim....eu curto livros com histórias rapidas e quando elas sao divertidas, melhor ainda.
    Ainda não li esse livro,mas gostei da parte que os jovens entram num reality show fingindo serem pais...kkkkk ja ri so de imaginar em quantas coisas eles vao passar por isso....vou anotar esse livro na mibha agenda e assim que passar numa livraria vou conferir de perto esse livro. Um super beijo.

    ResponderExcluir
  8. Já tenho a minha escolha perfeita para a próxima viagem e e estou super animada para conhecer uma obra desse tipo de um autor brasileiro

    ResponderExcluir
  9. Ou Day, como você falou, Azeitona não é mesmo um nome que chama a atenção. Já vi varias vezes essa sinopse em alguns lugares, mas não me interessei pelas resenhas, a sua é a primeira que leio. Imagino que a historia seja mesmo divertida; criar mentiras diante de situações inusitadas deve ser bem difícil e hilário, ao mesmo tempo. Eu tenho curiosidade de ler, sim. Mas não é o primeiro da lista!! Mesmo assim, gosto de leituras rápidas e descontraídas.
    Abraços 😃

    ResponderExcluir
  10. Oi, Day
    Confesso que a sinopse desse livro me deixaria mais curiosa também do que a capa e o título.
    Fico feliz que tenha sido uma leitura proveitosa e que o Bruno se saiu bem no desenvolvimento dos personagens e da obra como um todo.
    Eu já conhecia o Bruno e já vi alguns vídeos dele. Sempre achei ele muito divertido!
    Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  11. kkkkkkkkkkkkkkkk, gente um bbb com um menino que acreditam que vai ser pai adolescente, já amei, muito melhor que muitos reality que tem por aí, e mais legal ainda porque ele não vai ser pai! Muito criativo. Já eu adorei a capa achei ela bem divertida, mas também não entendi o título...

    ResponderExcluir
  12. Oi Day! Adorei a resenha!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, mas não conhecia muito bem a história. Mas só de ler a sinopse, já fiquei muito curiosa pela leitura, pois achei a proposta diferente e interessante. Eu adoro livros leves, envolventes e divertidos e, após ler a sua resenha, fiquei com muita vontade de apostar na leitura dessa obra :)

    ResponderExcluir
  13. Eu li o/
    Confesso que esperava muito mais do livro por causa da sua própria premissa. Mas mesmo assim gostei bastante da leitura e da escrita do Bruno. Dei boas risadas e me emocionei tbm. Mas quis estrangular a Emilia!! (hahaha)
    E que final foi aquele hein???

    xoxo

    ResponderExcluir
  14. Poxa, eu fiquei imensamente feliz em ler sua resenha, realmente ficou maravilhosa. Fiquei feliz em saber que é uma leitura rápida e divertida, quem sabe isso me faça ler, mas no momento. Mesmo assim, anotei a dica.
    Bijinhos

    ResponderExcluir
  15. Deu vontade de ler...
    Parece leve e fácil, despertou a minha curiosidade!

    ResponderExcluir
  16. Confesso que super julguei esse livro pela capa quando vi na livraria, mas adorei a resenha. Quem sabe eu não d~e uma chance a ele. Bjss

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li nada do Bruno, gostei muito da temática do livro: conflitos familiares, a capa está muito bonita, fiquei bem interessada, beijos...

    ResponderExcluir
  18. GOsto muito do canal do Bruno, então fiquei com vontade de ler esse livro, Parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  19. Oi Day,
    Desde quando vi o lançamento desse livro fiquei curiosa para ler, pois adoro livros que tratam sobre relacionamentos familiares. Porém, confesso que não sabia o que esperar, isso se deve principalmente ao fato de ser mais um livro de Youtuber; mas foi uma grata surpresa descobrir que a história além de ser fluída, é envolvente e divertida. Adorei o conteúdo abordado no livro, e como estou buscando ler mais autores nacionais, provavelmente vou dar uma chance ao Bruno Miranda. Também vou dar uma conferida no canal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Sempre leio bons comentários a respeito desse livro, mas não me chama muito a atenção. Não é meu gênero favorito, mas se tiver oportunidade, vou ler. Gostei muito da sua resenha e por suas palavras sobre o livro, fiquei curiosa pelo enredo. Parece uma leitura leve e divertida. Obrigada pela dica. Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Achei tudo na resenha e na sinopse bem satisfatório, mas nada muito envolvente que me faça realmente querer colocá-lo na estante. Desejo sucesso ao autor; mas é uma pena que eu não tenha me identificado tanto.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  22. Oiiee, tudo bom?
    Realmente devo dizer que olhando a capa eu jamais que iria pensar em ler o livro, mas ele parece ser uma leitura gostosa, gosto de livros leves, e sem contar que eu estou super curiosa para ver no que vai dar essa mentira dos dois, inventar uma gravidez hahahaha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  23. Oi tudo bem.
    Ja li bons comentarios sobre o livro mas a primeira vez que leio alguma resenha,nao sabia que era de um youtuber,e pra falar a verdade nunca li nada de algum youtuber ,nao por acha que o conteúdo vá ser ruim,mas por nao ter achado um que me interessasse e esse nao foi diferente ele nao me conquistou apesar da sua resenha ser otima.
    UM abraço e muito sucesso :)

    ResponderExcluir
  24. Oi Day, eu acompanho o trabalho do Bruno a muito tempo, acho que desde que ele começou a fazer os vídeos no youtube. Ele é super divertido e adorei quando ele anunciou o livro dele,vi o vídeo em que ele leu o primeiro capítulo e fiquei com mais vontade ainda de ler.
    Beijos
    Quanto Mais Livros Melhor

    ResponderExcluir
  25. Day que bacana, não li ainda, mas chamou muito minha atenção. Com uma história cativante, parece ser engraçada, amei a resenha.

    ResponderExcluir
  26. Acompanho o Bruno desde da época do "Minha Estante", mas mesmo assim não fiquei tão entusiasmada com o livro. Não gosto de azeitona, não gosto de amarelo, porém gosto do Bruno. Li sua resenha e confesso que despertou uma chama de curiosidade a respeito da história. Não estou empolgada, mas sim curiosa.

    ResponderExcluir
  27. Eu gostei, parece até filme da sessão da tarde. Bom, a capa e o título não são chamativos, achei bem simples, mas a história parece ser até divertida.

    ResponderExcluir
  28. Amei a resenha, confesso também que essa capa nunca me atraiu. Incluindo na lista de desejados.

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia o livro ainda, e pelo nome e capa achei estranho, mas amei sua resenha, fiquei morrendo de vontade de ler!
    Muito legal, parece ser bem divertido, fofo, sensível e fluido.
    Mais que anotado aqui!
    Logo comprarei.
    bjss

    ResponderExcluir