Newsletter

assine a newsletter!

E receba a notificação de novos posts por e-mail

novembro 16, 2017

Como usar post-its?

Por Paola Aleksandra


Um fato: todo leitor gosta de marcar suas leituras de alguma forma. Muitos grifam o texto – com lápis, caneta ou marca-texto –, outros preferem blocos de anotação (cadernos para anotar seus pensamentos sobre a leitura), e existem ainda aqueles que são fanáticos por post-its. E é óbvio que eu faço parte desse último grupo!

Não vou negar. Quando comecei a ler tinha o terrível hábito de dobrar a pontinha da página que continha algum trecho impactante. Criei esse vício por conta do blog, pois adorava colocar nas resenhas as frases mais marcantes da leitura. Entretendo, não demorei para perceber que dobrar as folhas estava maculando meus livros. E foi aí que os post-its entraram na jogada.

Post-its: Papéis colantes usados para anotações, lembretes, marcações de páginas e grifos em geral.
Sinto que os post-its são a maneira perfeita de marcarmos uma página, ou um trecho preferido, sem estragar o livro. Até porque, quando a qualidade do post-it é alta a cola não acaba e muito menos agride a página. Além disso, post-its são ótimos na hora de anotarmos lembretes (na geladeira, no espelho e em agendas) e até mesmo nos estudos (quando você quer escrever uma nota e deixar seu caderno mais visual).


Como sei que MUITOS de vocês têm curiosidade sobre o uso desse instrumento de leitura/estudo, resolvi falar quais são meus modelos preferidos e as maneiras que os utilizo em meu dia a dia.
Modelos
Existem duas classes de post-its: os de marcação e os de anotação.


No primeiro caso você encontra modelos fofinhos ou básicos (alguns com animais, caretas e emojis, e outros apenas com uma faixa de cor). A ideia desse tipo de post-it é marcar uma página.


E no segundo caso encontramos inúmeros tamanhos e cores: pequeno, grande, quadrado, retangular, com linhas e até em formato de coração. Aqui, o uso é voltado para anotações, recados e lembretes.
Como Usar

Mostrei nesse vídeo o planner que criei para o ano de 2017. Uma espécie de agenda que me acompanha ao longo do dia e me ajuda tanto na criação de metas quanto na listagem das tarefas. Antes fazia tudo ao mesmo tempo, mas com o Planner ficou mais fácil elencar prioridades, ideias e planejar a semana, o mês e até o ano. Fora que escrever ajuda MUITO na hora de organizar o tempo e definir o que realmente é importante para você.



Gosto dos post-its no planner para: marcar páginas importantes (nesse caso uso os post-its fofinhos e com carinhas engraçadas) e para escrever pequenas tarefas que são urgentes (para isso uso os post-its no estilo bloco e vou variando entre cores e tamanhos).

Você pode seguir essa mesma linha de raciocínio para usar os post-its no seu caderno de estudos.


Sabe aquela página importante para o seu estudo? Ou aquela que tem um trecho, ou informação, essencial para a leitura? TACA POST-IT NELA!



Vale de tudo: marcar uma página que você amou, um trecho que te impactou (nesse caso uso esses post-its transparentes, assim consigo ler o trecho quantas vezes quiser sem precisar tirar o post-it do lugar), uma informação importante ou um capítulo amorzinho do seu coração.

Por aqui, AMO lotar meus livros favoritos com post-its. Não tenho costume de reler livros, mas sempre leio – quando bate aquela saudade – os trechos marcados. E isso é uma das melhores coisas, as memórias e emoções por trás de cada post-it.


 Onde Comprar
No eBay você encontra vendedores incríveis e inúmeros estilos – principalmente desses mais fofinhos.

Além disso, você também acha post-its em qualquer livraria e em vários sites online. O da marca Post-it, apesar de ser mais caro, é o de melhor qualidade. Indico de olhos fechados! Não precisa ficar com medo, pois a cola dura e ao mesmo tempo não estraga seus livros ou cadernos. 

Vou deixar o link de algumas lojas que eu indico (lembrando que ao comprar através desses links vocês ajudam na manutenção do canal).

Post-its em: AmericanasFnacLivraria Cultura Saraiva

E aí, gostaram do post? Espero que tenha ajudado! E deixem seu comentário caso queiram mais postagens nesse estilo.

Beijos

Comentários via Facebook

10 comentários:

  1. Que amor.
    Amo colecionar e tenho de vários tipos tbm, mas confesso que sinto dó de usar alguns huahuahuah

    Adorei a publicação
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Nada amei , ja pode fazer posts assim sempre ❤😉 , eu não sou d esta é marcando meus livros kkk escrevo anotações e frases no caderno . achei muito lindo e fofo, vou comprar 😉

    ResponderExcluir
  3. Também AMO post-its! <3 Uma pena que os que mais gosto, são mais caros.
    Você tem uma mais lindo que o outro. Amo esses de bichinhos.

    ResponderExcluir
  4. Nunca usei post-it, mas tenho uma enorme vontade de começar a usar.
    Amei as ideias e modelos <3

    https://garotaeraumavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Pah!
    Adorei saber a diferença dos post its e para que servem.
    Uso muito e é sempre bem importante para marcar os quotes ou partes importantes dos livros.
    Cada um mais lindo que o outro, né?
    Um final de semana carregado de luz e paz!
    “A arte de ser sábio é a arte de saber o que ignorar.” (William James)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA novembro 3 livros, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  6. Ótimas dicas Pah. Se eu já gostava de post-its imagina agora que descobri ter vaaarios modelos ��. Bjos linda.

    ResponderExcluir
  7. Se eu já amava post-its imagina agora q acabei de descobrir esses lindos modelos... bjos Pah 😙

    ResponderExcluir
  8. Eu amo post-it, principalmente para os estudos. Mas tenho dó de usar os mais fofos :)

    ResponderExcluir
  9. Nossa ficou bem lindo e uma fofura..

    ResponderExcluir

Resenhas

© Livros & Fuxicos – Desenvolvimento com por Subir